ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 682
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 154 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2821 Mensagem por Duka » Sex Jun 13, 2014 2:21 pm

Alguém sabe quantas baterias de ASTROS 2020 foram adquiridas?




Abraços
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2822 Mensagem por Clermont » Sex Jun 13, 2014 3:00 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
henriquejr escreveu:Eu compraria algumas centenas daqueles Maders que o exército alemão disponibilizou para venda, e com isso padronizaria a logística com os alemãs.
Esta realmente seria a melhor solução, mas eu acho que infelizmente o EB ainda quer o M113 por suas caracteristicas anfibias.
Outra coisa é que, aparentemente, alguns não aprovam o fato do "Marder" só comportar seis soldados (com mais três tripulantes). Isso forçaria o Exército a rever sua organização tática de grupos de combate e pelotões.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2823 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jun 13, 2014 4:52 pm

Clermont escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Esta realmente seria a melhor solução, mas eu acho que infelizmente o EB ainda quer o M113 por suas caracteristicas anfibias.
Outra coisa é que, aparentemente, alguns não aprovam o fato do "Marder" só comportar seis soldados (com mais três tripulantes). Isso forçaria o Exército a rever sua organização tática de grupos de combate e pelotões.
Clermont, o VCTP argentino da família TAM tem dimensões quase idênticas as do Marder e tem uma tripulação de 3+9.

Lembrem-se que ambos derivam de um mesmo veículo base.

Na minha opinião o EB usou esta questão da tripulação como desculpa, para não abandonar um VBTP com característica anfíbia.

Na minha opinião este foi o maior (talvez único) erro do EB nos últimos anos.

Podiam ter comprado um numero suficiente de Marders para mobiliar os 4 BIBs integrantes das 2 brigadas blindadas, e continuar usando o M113 em outros BIBs, bem como em outras unidades.

Exatamente como faz o exército dos EUA, que usa os Bradley como parceiro direto do Abrams, e os M113 para outros usos.

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2824 Mensagem por Túlio » Sex Jun 13, 2014 5:23 pm

Notar que o MARDER não é da KMW e sim da Rh... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2825 Mensagem por jauro » Sex Jun 13, 2014 7:27 pm

Na minha opinião o EB usou esta questão da tripulação como desculpa, para não abandonar um VBTP com característica anfíbia.
Essa é a explicação para o uso do M 113, a sua característica anfíbia.
A justificativa é a grande incidência de cursos d'água no território brasileiro. A cada 30 ou 40 km encontra-se um rio não vadeável.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2826 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jun 13, 2014 8:16 pm

jauro escreveu:
Na minha opinião o EB usou esta questão da tripulação como desculpa, para não abandonar um VBTP com característica anfíbia.
Essa é a explicação para o uso do M 113, a sua característica anfíbia.
A justificativa é a grande incidência de cursos d'água no território brasileiro. A cada 30 ou 40 km encontra-se um rio não vadeável.
Jauro, eu sei muito bem disto.

O que eu não entendo, é o que um M113 anfíbio, vai fazer sem um carro de combate anfíbio, sem um obuseiro auto propulsado anfíbio, como parceiros???

Se você me disser que deve-se ter alguns BIBs mobiliados com viaturas anfíbias, eu consigo entender.

Mas, não aceitar, em função disto, um VBTP (que na verdade é um VBCI) acompanhante de um carro de combate não anfibio, de um obuseiro auro propulsado não anfibio, componentes de 2 brigadas blindadas, que são o PUNHO DE AÇO do EB, eu sinceramente, não posso entender!!!

Apesar de todo o excelente trabalho do competentíssimo corpo técnico do EB, o mesmo vai continuar com uma viatura não ao nível do Leopard 1A5!!!

Bacchi




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2827 Mensagem por Clermont » Sex Jun 13, 2014 9:36 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:O que eu não entendo, é o que um M113 anfíbio, vai fazer sem um carro de combate anfíbio, sem um obuseiro auto propulsado anfíbio, como parceiros???

(...)

Mas, não aceitar, em função disto, um VBTP (que na verdade é um VBCI) acompanhante de um carro de combate não anfibio, de um obuseiro auro propulsado não anfibio, componentes de 2 brigadas blindadas, que são o PUNHO DE AÇO do EB, eu sinceramente, não posso entender!!!
Talvez, o Exército raciocine de que ao encontrar algum obstáculo fluvial intransponível para tanques e artilharia autopropulsada, talvez possa caber à infantaria, montada em viaturas com capacidade anfíbia, atravessar o rio. E, depois disso, tomar algum vau que permita a travessia das restantes forças blindadas. Ou, melhor ainda, alguma ponte ou coisa do gênero. Ou então, a infantaria tendo conquistado uma cabeça-de-ponte, possa dar apoio a construção de alguma portada pela engenharia de combate.

Pelo menos, uma parte da brigada blindada teria condições de vadear o rio por seus próprios meios, o que é melhor do que nada.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2828 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jun 13, 2014 9:49 pm

Clermont escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:O que eu não entendo, é o que um M113 anfíbio, vai fazer sem um carro de combate anfíbio, sem um obuseiro auto propulsado anfíbio, como parceiros???

(...)

Mas, não aceitar, em função disto, um VBTP (que na verdade é um VBCI) acompanhante de um carro de combate não anfibio, de um obuseiro auro propulsado não anfibio, componentes de 2 brigadas blindadas, que são o PUNHO DE AÇO do EB, eu sinceramente, não posso entender!!!
Talvez, o Exército raciocine de que ao encontrar algum obstáculo fluvial intransponível para tanques e artilharia autopropulsada, talvez possa caber à infantaria, montada em viaturas com capacidade anfíbia, atravessar o rio. E, depois disso, tomar algum vau que permita a travessia das restantes forças blindadas. Ou, melhor ainda, alguma ponte ou coisa do gênero. Ou então, a infantaria tendo conquistado uma cabeça-de-ponte, possa dar apoio a construção de alguma portada pela engenharia de combate.
Pelo menos, uma parte da brigada blindada teria condições de vadear o rio por seus próprios meios, o que é melhor do que nada.
Clermont, excelente raciocínio. É um prazer ver alguém discordar de minha opinião!!!

Apresentar argumentos!!! À favor, contra!!! Em suma, tomar uma posição firme.

É para isto que eu acredito que deve servir este sítio!!!

Clermont, este é um bom argumento.

É o suficiente para justificar a decisão do EB? Eu não acho.

Bacchi




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2829 Mensagem por eligioep » Sex Jun 13, 2014 9:49 pm

Breve verei o Marder em Santa Maria......via RLS!!!!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2830 Mensagem por Túlio » Sex Jun 13, 2014 9:52 pm

Restless Legs Syndrome? :lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2831 Mensagem por saullo » Sáb Jun 14, 2014 1:52 pm

eligioep escreveu:Breve verei o Marder em Santa Maria......via RLS!!!!
O que significa isso ?

Abraços




Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2832 Mensagem por Hermes » Sáb Jun 14, 2014 4:49 pm

Travessia de curso d'água na Rússia, aqui teríamos A1M e Mi35 fazendo cobertura, Guepard e Igla AA e os Léo e M113 atravessando. Os nossos Leopards possuem snorkel como os tanques russos? Eles também tem uma espécie de CLAnf que transportam caminhões para o outro lado.





...
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2833 Mensagem por Hermes » Sáb Jun 14, 2014 4:53 pm





...
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2834 Mensagem por eligioep » Sáb Jun 14, 2014 6:17 pm

Hermes escreveu:................................................
Os nossos Leopards possuem snorkel como os tanques russos? Eles também tem uma espécie de CLAnf que transportam caminhões para o outro lado.
Não, os nossos não possuem este sistema.
Aliás, é coisa de livro/manual, pois somente nos primórdios do uso do Leo 1 A1 existiram alguns destes na Bundesheer.
Hoje, só em museu, à exemplo do Münster Panzer Museum.

À propósito, muito show o vídeo........ :)




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2835 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jun 14, 2014 8:10 pm

saullo escreveu:
eligioep escreveu:Breve verei o Marder em Santa Maria......via RLS!!!!
O que significa isso ?
Abraços
´
Já que eligioep não responde, vou tentar:

RLS=Rheinmetall Land Systems.

Que apresentou recentemente na Alemanha o Revolution, uma nova versão do Leopard 2 com torre de controle remoto com carregamento automático (16 tiros+22 no interior do chassi).

O mesmo é mobiliado com o canhão 120 mm LLR-47 de sua fabricação.

Bacchi




Responder