TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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J.Ricardo
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71266 Mensagem por J.Ricardo » Sáb Jun 07, 2014 2:54 pm

cabeça de martelo escreveu:Salvo erro o "vosso" será maior que esse aí.
Sim, esta foto é da época do FX-1...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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EDSON
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71267 Mensagem por EDSON » Dom Jun 08, 2014 12:50 am

Wolfgang escreveu:A desistência dos suíços foi benéfica para nós. :wink:
Como ? :shock:




Hector0352
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71268 Mensagem por Hector0352 » Dom Jun 08, 2014 5:44 pm

Alguém pode ajudar um leigo em uma duvida ?

Aproveitando o tópico, nosso gripen ng teria alguma chance contra um F22 em combate BVR ? Me surgiu essa duvida pelo fato de ter ouvido que o melhor caça para combate BVR é o F22.

Desculpem se falei besteira, tenho pouco conhecimento.

Desde já grato pelas respostas.




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andrelemos
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71269 Mensagem por andrelemos » Dom Jun 08, 2014 6:43 pm

Hector0352 escreveu:Alguém pode ajudar um leigo em uma duvida ?

Aproveitando o tópico, nosso gripen ng teria alguma chance contra um F22 em combate BVR ? Me surgiu essa duvida pelo fato de ter ouvido que o melhor caça para combate BVR é o F22.

Desculpem se falei besteira, tenho pouco conhecimento.

Desde já grato pelas respostas.
Hector,

Não que eu seja um grande especialista, sou apenas um entusiasta como muitos aqui, mas creio que a resposta à sua pergunta é tranquila. Não. O F-22 é um avião feito para ser quase indetectável por radares inimigos, e os EUA não mediram esforços no sentido de fazê-lo capaz de enfrentar qualquer oponente atual ou futuro. Um avião tão caro que nem os EUA aguentaram pagar a conta, e pararam a produção após cerca de 190 produzidos (custo unitário de $150 milhões, "pelado"). Mas é espetacularmente bom.

O Gripen é um avião feito mais ao longo de um conceito "bom, bonito e barato". O foco é entregar uma boa capacidade militar a um preço de aquisição, e principalmente de manutenção, mais em conta. Portanto é um bom avião pras nossas necessidades, mas não pode ser comparado aos "top de linha" da aviação de combate mundial, F-22, PAK-FA e J-20.




Hector0352
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71270 Mensagem por Hector0352 » Dom Jun 08, 2014 6:56 pm

andrelemos escreveu:
Hector0352 escreveu:Alguém pode ajudar um leigo em uma duvida ?

Aproveitando o tópico, nosso gripen ng teria alguma chance contra um F22 em combate BVR ? Me surgiu essa duvida pelo fato de ter ouvido que o melhor caça para combate BVR é o F22.

Desculpem se falei besteira, tenho pouco conhecimento.

Desde já grato pelas respostas.
Hector,

Não que eu seja um grande especialista, sou apenas um entusiasta como muitos aqui, mas creio que a resposta à sua pergunta é tranquila. Não. O F-22 é um avião feito para ser quase indetectável por radares inimigos, e os EUA não mediram esforços no sentido de fazê-lo capaz de enfrentar qualquer oponente atual ou futuro. Um avião tão caro que nem os EUA aguentaram pagar a conta, e pararam a produção após cerca de 190 produzidos (custo unitário de $150 milhões, "pelado"). Mas é espetacularmente bom.

O Gripen é um avião feito mais ao longo de um conceito "bom, bonito e barato". O foco é entregar uma boa capacidade militar a um preço de aquisição, e principalmente de manutenção, mais em conta. Portanto é um bom avião pras nossas necessidades, mas não pode ser comparado aos "top de linha" da aviação de combate mundial, F-22, PAK-FA e J-20.

Valeu ai :D

É que eu estava lendo em uma materia que o F22 supera qualquer avião atualmente em combate BVR mas em dogfight ou em combates onde ele ja tenha sido detectado ele não seria tão imbativel assim.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71271 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jun 08, 2014 7:36 pm

Hector0352 escreveu:É que eu estava lendo em uma materia que o F22 supera qualquer avião atualmente em combate BVR mas em dogfight ou em combates onde ele ja tenha sido detectado ele não seria tão imbativel assim.
O F-22 participou de exercícios contra forças aéreas europeias e mesmo contra outros aviões americanos, para realmente poder treinar ao invés de "você foi abatido pelo F-22" também fizeram dogfights, o resultado basicamente é: Eventualmente alguém ganha do F-22, mas o F-22 ainda é um p#$@ avião mesmo após ser detectado.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71272 Mensagem por Hector0352 » Dom Jun 08, 2014 7:51 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Hector0352 escreveu:É que eu estava lendo em uma materia que o F22 supera qualquer avião atualmente em combate BVR mas em dogfight ou em combates onde ele ja tenha sido detectado ele não seria tão imbativel assim.
O F-22 participou de exercícios contra forças aéreas europeias e mesmo contra outros aviões americanos, para realmente poder treinar ao invés de "você foi abatido pelo F-22" também fizeram dogfights, o resultado basicamente é: Eventualmente alguém ganha do F-22, mas o F-22 ainda é um p#$@ avião mesmo após ser detectado.
:( . É, o jeito é não enfrentar um F22




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71273 Mensagem por NovaTO » Seg Jun 09, 2014 8:24 am

Hector0352 escreveu:Alguém pode ajudar um leigo em uma duvida ?

Aproveitando o tópico, nosso gripen ng teria alguma chance contra um F22 em combate BVR ? Me surgiu essa duvida pelo fato de ter ouvido que o melhor caça para combate BVR é o F22.

Desculpem se falei besteira, tenho pouco conhecimento.

Desde já grato pelas respostas.
Caro Hector,

O BVR é a ARENA de combate do F-22. Ele foi feito para isso. Sua furtividade, sua capacidade de detecção, supercruise, tudo foi pensado para ele ser capaz de detectar primeiro, atirar primeiro e claro, destruir antes que um eventual adversário.

Um Gripen E x F-22 "mano a mano" seria um combate interessante. Mas as chances estariam todas com o Raptor.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71274 Mensagem por Penguin » Seg Jun 09, 2014 8:54 am

Exercício no Reino Unido
WVR: 1 Gripen C (Iris-T) vs 2 Typhoon (ASRAAM + AMRAAM)

http://blogg.forsvarsmakten.se/flygvape ... erspektiv/

Imagem
The picture is from Henry's HMD camera (Helmet Mounted Display) and shows a Typhoon in sight.


Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71275 Mensagem por Alcantara » Seg Jun 09, 2014 9:43 am

Penguin escreveu:Exercício no Reino Unido
WVR: 1 Gripen C (Iris-T) vs 2 Typhoon (ASRAAM + AMRAAM)

http://blogg.forsvarsmakten.se/flygvape ... erspektiv/

Imagem
The picture is from Henry's HMD camera (Helmet Mounted Display) and shows a Typhoon in sight.
Tradução tosca, mas com boa vontade, inteligível!

Aproximadamente táticas realistas desenvolvimento do JAS 39 na Inglaterra. MEATBALL da perspectiva de um piloto.
O quarto dia de samövningen "MEATBALL-14" começa com uma revisão dos meus adversários. Coloquei sozinho no meu JAS 39 Gripen contra um Typhoon rote da 41 ª Test and Evaluation Squadron, equipado com 4 ASRAAM do (Advanced Short Range Air to Air Missile, mísseis em busca de calor) e 4 AMRAAM do (Advanced Medium Range Air to Air Missile, Radar robô) eram. Seu único trabalho é para me tirar do céu.

A ameaça pode parecer esmagadora, uma vez que todos possam manobrar suas aeronaves para o limite com a única restrição que não atirar até que passamos uns aos outros no ar. Em outras palavras, nós simulamos que nós não vimos um ao outro antes da reunião, um grupo chamado pop dentro da distância visual.

Fazemos isso para testar a nossa capacidade de corpo a corpo contra múltiplos e prestandaöverlägsna objetivos. Isto, em um ambiente onde não fui capaz de detectar o adversário com radar ou com atribuição alvo contra o inimigo com a ajuda de comando de combate. Este cenário pode ser muito possível em um ambiente severamente perturbada com uma capacidade de comando de combate degradada e uma reduzida capacidade de realizar monitoramento aéreo.

No entanto, tenho uma vantagem! Eu estou usando um monitor Montada HMD, Capacete e junto com meu 4 IRIS-T (Infra Red Imaging System-Thrust vetorização, em busca de calor mísseis) sob as asas, eu posso disparar mísseis em quase tudo dentro do meu campo de visão. O problema é que eu não posso olhar para trás e eu me encontro com duas aeronaves que tem como uma potencial operação cruel do Typhoon, é sobre o segundo antes que um deles me pega em sua mira e com sistemas de armas de hoje assim que tem agora muito pouca chance de sobrevivência.

Minha única chance é para chegar na minha visão o mais rápido possível em um deles e disparou e depois mudar as metas para tentar fazer o mesmo com o outro.

Começamos a partir de RAF Coningsby e de cabeça para o Mar do Norte e, uma vez dentro da área de formação, para que nos separamos, Typhoon contra Griffin. É isso aí! Dirijo-me de volta para a corrida por cerca de 25 quilômetros e bloqueios no radar. Eu vejo que o meu detector de radar indica inimigos anflygande e deixar meus sistemas de sistemas de guerra eletrônica trabalhar efetivamente para interromper radar aeronaves do adversário.

Os britânicos estão saindo das nuvens sobre o lado e nós nos encontramos em uma velocidade de aproximação de mais de 1100 nós e eu deixei o meu contramedida seringa da aeronave (simuladas por razões técnicas de exercício) para evitar pålåsning de dispositivo homing infravermelho do ASRAAM.

Maxsväng contra um dos casos, o capacete se sente como ele é feito de chumbo. Eu não tenho tempo, mude sua vez e encontra outro subindo verticalmente para colocar sua energia em altura. Ele ainda está no céu e rapidamente obter uma IRIS-T na empresa. Vire cartas de volta, depois que eu fui na vertical permite que eu tome uma incrivelmente grande mudança de ângulo de volta para a primeira aeronave. Isso significa que eu perder toda a energia e eu sinto falta agora eu sou um pássaro de asas cortadas.

Far out na periferia posso encontrá-lo, eu viro a cabeça para fora ao máximo e chegar na sua mira, mas sem tom. De exercício razões técnicas que eu uso apenas um robô e é nessa manobra do lado errado da aeronave e homing é protegido pela fuselagem. Eu continuo a manobra em um papel com a aeronave invertida e homing em seguida, encontrar o alvo. A batalha é mais de 9 segundos. Mas mantemos contato por causa do exercício e, no caso dos robôs falhar, então eu devo ser capaz de acompanhar com tiros robô adicionais e possivelmente também com canhão automático.

Antes do exercício, temos naturalmente discutidas várias possibilidades de sobreviver a este tipo de batalha, e nós testamos nosso caminho metodicamente para encontrar as táticas que nos dão a melhor chance de chegar ao primeiro tiro.

A experiência que levamos conosco na forma de instruções e regulamentos para o IRIS-T táticas junto com HMD e também para realimentar o sistema. Tudo a fim de desenvolver os sistemas e levá-los para nos dar melhores condições para ser o mais rápido e melhor, que é a única coisa que funciona para este tipo de atividade. Além da avaliação operacional para que os métodos também são extremamente importantes e educação ea quantidade de exercício é mais acentuada quando cada erro leva ao desastre.

A introdução do HMD com instruções e pacotes de treinamento e TTP (Technics, táticas e procedimentos, táticas JAS39 regulamentos) vão apostar as divisões no ano que vem e vai proporcionar uma maior capacidade e possibilidade de sobrevivência para nossas forças aéreas.

Mj Henrik "monstro" Lahti
DC TU JAS




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71276 Mensagem por Hector0352 » Seg Jun 09, 2014 9:21 pm

O Rafale ou o F/A-18SH teria alguma chance contra o F22 ? ( tenho quase certeza que não, mas posso estar engano)




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71277 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 09, 2014 9:34 pm

Hector0352 escreveu:O Rafale ou o F/A-18SH teria alguma chance contra o F22 ? ( tenho quase certeza que não, mas posso estar engano)
Chance sempre tem, mas o que temos que levar em consideração é que vai seria bem díficil porque o F-22 não iria lutar sozinho e iria jogar sujo fazendo uso de todo tipo de tática que possa valorizar a sua rídicula :lol: assinatura de radar e a sua super manobrabilidade além dos seus sensores.

A super manobrabilidade é o "plus" que em conjunto com "Stealth" tornam o F-22 um alvo díficil de abater.

De vez em quando vemos por aí imagens que mostram o F-22 'na mira de alguém', mas a 'taxa' de abatimentos do F-22 é muito superior a dos seus adversários. ;)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71278 Mensagem por Hector0352 » Seg Jun 09, 2014 9:40 pm

Carlos Lima escreveu:
Hector0352 escreveu:O Rafale ou o F/A-18SH teria alguma chance contra o F22 ? ( tenho quase certeza que não, mas posso estar engano)
Chance sempre tem, mas o que temos que levar em consideração é que vai seria bem díficil porque o F-22 não iria lutar sozinho e iria jogar sujo fazendo uso de todo tipo de tática que possa valorizar a sua rídicula :lol: assinatura de radar e a sua super manobrabilidade além dos seus sensores.

A super manobrabilidade é o "plus" que em conjunto com "Stealth" tornam o F-22 um alvo díficil de abater.

De vez em quando vemos por aí imagens que mostram o F-22 'na mira de alguém', mas a 'taxa' de abatimentos do F-22 é muito superior a dos seus adversários. ;)

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É... o jeito é esperamos para termos um caça a altura. Acho estranho essa coisa do F22 ser díficil de detectar por que li uma noticia que um F22 havia sido abatido por uma bateria anti-aérea que supostamente não devia detecta-lo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71279 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 09, 2014 9:47 pm

Hector0352 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Chance sempre tem, mas o que temos que levar em consideração é que vai seria bem díficil porque o F-22 não iria lutar sozinho e iria jogar sujo fazendo uso de todo tipo de tática que possa valorizar a sua rídicula :lol: assinatura de radar e a sua super manobrabilidade além dos seus sensores.

A super manobrabilidade é o "plus" que em conjunto com "Stealth" tornam o F-22 um alvo díficil de abater.

De vez em quando vemos por aí imagens que mostram o F-22 'na mira de alguém', mas a 'taxa' de abatimentos do F-22 é muito superior a dos seus adversários. ;)

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É... o jeito é esperamos para termos um caça a altura. Acho estranho essa coisa do F22 ser díficil de detectar por que li uma noticia que um F22 havia sido abatido por uma bateria anti-aérea que supostamente não devia detecta-lo.
Sempre vai existir essa possibilidade.

A idéia é justamente essa ... ele é em determinados cenários "mais díficil" de detectar do que as demais aeronaves de 4 geração, etc.

Mas não é impossível.

E a aeronave que foi abatida foi um F-117 na Sérvia em 1999.

http://en.wikipedia.org/wiki/1999_F-117A_shoot-down

Convém lembrar que o F-117A perteceu a uma outra geração de "Stealth" bem mais rudimentar do que o F-22 que é definitivamente um Sr Caça ultra manobrável que ainda conta com a baixa visibilidade para ajudar enquanto que o F-117 era uma aeronave experimental transformada em aeronave operacional tendo ínumeras limitações em termos de 'baixa visibilidade'.

Mas como eu disse, não é impossível abater um F-22, só é mais díficil ;).

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71280 Mensagem por Boss » Qua Jun 11, 2014 7:39 am

11/06/2014 às 05h00
Suíça cancela compra de jato e ajuda fornecedor brasileiro

Por Virgínia Silveira | Para o Valor, de São José dos Campos

A decisão da Suíça de cancelar a compra de 22 caças Gripen NG, da fabricante sueca Saab, no mês passado, aumentou as oportunidades de participação das empresas brasileiras na fase de desenvolvimento do avião, afirmou o brigadeiro José Augusto Crepaldi, presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate) e coordenador do programa F-X2.

"De novo a Saab se volta para o Brasil com mais força ainda, mas para que a participação da indústria e a sua capacitação sejam garantidas é necessário que haja constância orçamentária", afirmou o brigadeiro após participar de um debate sobre "O novo caça da Força Aérea Brasileira e seu impacto na indústria aeronáutica".

O governo da Suíça chegou a anunciar, em 2011, a decisão de adquirir o Gripen por US$ 3,4 bilhões, mas a compra foi rejeitada nas urnas pela população. Embora os analistas tenham afirmado que a decisão dos suíços gera incertezas sobre a continuidade do programa, a Saab garantiu que já está em negociação com outros países e que a encomenda do Brasil seria um primeiro passo importante.

A Akaer, especializada em engenharia aeronáutica, foi a primeira brasileira a se beneficiar do desenvolvimento do Gripen, pois havia sido contratada para fazer partes da fuselagem do avião antes mesmo de o governo brasileiro anunciar a sua opção pelo caça sueco.

O presidente da Akaer, Cesar Augusto Silva, disse que a Saab, que está formalizando a compra de 15% das ações da empresa brasileira, já garantiu maior responsabilidade da brasileira no projeto, com o desenvolvimento de toda a fuselagem da aeronave. Até então, a Akaer era responsável pelo projeto da fuselagem central e dianteira. A brasileira será uma das líderes no desenvolvimento da versão biplace (de dois assentos) do Gripen, que será inteiramente desenvolvida no Brasil.

Pelo acordo feito pela Saab com o governo federal e a FAB, 80% do Gripen será produzido no país. Além da Akaer, a Embraer, Mectron, Atech, AEL Sistemas e a subsidiária da GE no país vão participar do fornecimento das partes mais complexas do caça, envolvendo integração de sistemas e armamentos, montagem final, data-link, componentes e manutenção de motores, sistemas aviônicos e desenvolvimento de aeroestrutura.

O Brasil, segundo o presidente da Copac, não pode ser considerado um mero comprador do avião sueco. "A Saab precisa do Brasil como parceiro estratégico deste programa e por essa razão adiou ao máximo a compra que foi aprovada pelo governo do seu país, para que as oportunidades de desenvolvimento conjuntas fossem mais amplas", disse.

A assinatura do contrato de aquisição de 36 caças para a FAB, avaliada em US$ 4,5 bilhões, deve acontecer até o fim do ano, informou o brigadeiro. Mesmo antes da assinatura do contrato, todas as indústrias brasileiras do setor aeroespacial e de defesa já estão discutindo com a Saab forma de participação no projeto.

Embora a Saab já tenha iniciado o desenvolvimento do avião, tendo em vista o atraso e as indefinições do processo de compra pelo governo brasileiro, o coordenador do F-X2 disse que o projeto não avançou muito e ainda está em uma fase inicial.


Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/358073 ... z34KGZKvGw




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