Apresentação dos AH-2 da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1006 Mensagem por Marino » Qui Mai 22, 2014 8:40 pm

Porra, vc acredita em 4k né?
Post falacioso este seu acima, nao?
Tudo a ver com o que estamos discutindo.
Só está criando flame hoje Santiago.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1007 Mensagem por Sniper » Qui Mai 22, 2014 9:34 pm

Com todo respeito Penguin, a Venezuela importa até papel higiênico... :roll:

Não tem o menor cabimento sua comparação.




Imagem
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1008 Mensagem por Penguin » Qui Mai 22, 2014 10:09 pm

Marino escreveu:Porra, vc acredita em 4k né?
Post falacioso este seu acima, nao?
Tudo a ver com o que estamos discutindo.
Só está criando flame hoje Santiago.
Reafirmo, espero que não tenhamos que enviar nossos Mi-35 à Rússia a cada 1.000h como fazem os Venezuelanos.

Quanto ao custo da hora de voo, sem saber os detalhes, o que está sendo computado, não se pode afirmar que não seja verdadeiro.
Vc sabe o que está sendo computado para se chegar a esse valor?

Agora, usar esse valor, calculado de uma determinada forma e utilizá-lo para comparar com outro valor calculado de outra forma completamente diferente é que é falácia. Isso sim é comparar banana com laranja.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1009 Mensagem por Marino » Qui Mai 22, 2014 10:11 pm

A falácia é vc mudar o foco.
Mas tudo bem, vc está com chilique hoje.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1010 Mensagem por Penguin » Qui Mai 22, 2014 10:13 pm

Sniper escreveu:Com todo respeito Penguin, a Venezuela importa até papel higiênico... :roll:

Não tem o menor cabimento sua comparação.
Comparação? :lol:
Espero que não tenhamos que passar por isso.
Essa frase não foi uma comparação. Foi um desejo sincero!




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1011 Mensagem por rodrigo » Sex Mai 23, 2014 11:44 am

Marino escreveu:Nao sao só bons indícios Rodrigo.
Os filmes foram feitos pelo canal da FAB, basta procurar.
Eu sei, e não esperava que a FAB fizesse algum vídeo crítico mesmo.
Marino escreveu:Os helis sao novos, os únicos com mísseis ar x terra da FAB, os Ataka, além de foguetes e possuir o canhão de proa.
O único especializado em ataque.
Sao blindados, operam a noite, sao testados em combate real, etc.
Isso são fatos, não cabem argumentos, e compartilho a empolgação com a aquisição e operação do vetor. Mas acreditar no empolgação do autor é outra coisa. 100% de acerto não acredito nem na última versão do F-22.
Marino escreveu:A ideologia que citei foi por um dos críticos ter escrito que NENHUM MATERIAL RUSSO JAMAIS VOARÁ NA FAB.
Se isso nao é ideologia, nao sei como nomear.
Eu não entendo como pode ser caracterizado como ideologia. A Rússia deixou de ser comunista há muitos anos. E mais impressionante ainda, sua indústria de armamento tem um dos marketings e pessoal de venda mais agressivos do mercado. Além disso o Brasil é usuário de sistemas russos, como mísseis IGLA, e nunca ouvi alguém dizer que é ruim porque é russo.
Marino escreveu:Repito: se possui algum indício de falha no artigo, e nao opinião particular, mostre para nós.
Em matéria de crença, cada um respeita a do outro.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1012 Mensagem por Alcantara » Sex Mai 23, 2014 11:48 am

Penguin escreveu:A cada de 1.000h de uso, os Mi-35 da Venezuela devem ser enviados à Rússia para manutenção.
Espero que não tenhamos que passar por isso.

Los Mi-35M2 del Ejército de Venezuela viajarán a Rusia para su mantenimiento
04/02/2014
http://www.infodefensa.com/latam/2014/0 ... i35m2.html

Venezuela reparará en Rusia los helicópteros de combate Mi-35M2
16:09 04/02/2014
http://sp.ria.ru/Defensa/20140204/159144926.html
Marino escreveu:Santiago, qual a capacidade industrial da Venezuela e a nossa?
O que estava previsto no contrato venezuelano e no nosso?
Que tipo de contrato de manutenção fizemos?
Temos CLS?
Nao compare laranjas e bananas. Sem saber estes detalhes é o que vc está fazendo.
Na própria matéria citada tem, pelo menos, parte da resposta. No que tange aos motores, a resposta é SIM, a manutenção no intervalo questionado terá que ser feita na Rússia. :roll:

Motores
A aeronave é motorizada por duas turbinas Klimov VK-2500, quem vem a ser a versão aperfeiçoada da afamada RV-3117VMA-SB3. Exibindo a conhecida robustez desta família de motores, a série VK-2500 equipa também os helicópteros de ataque Mi-28 e Ka-50/52. A VK-2500 apresenta uma vida útil da ordem de 6.000 horas e as suas inspeções se dão no intervalo de 50, 100, 200, 1000 e 2000 horas. As inspeções até 200 horas deverão ser feitas no Brasil, e aquelas de 1000 horas ou mais dar-se-ão junto ao fabricante.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1013 Mensagem por Marino » Sex Mai 23, 2014 12:46 pm

Em matéria de crença, cada um respeita a do outro.
Perfeito, fim de discussão.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1014 Mensagem por Marino » Sex Mai 23, 2014 12:47 pm

Alcantara escreveu:
Penguin escreveu:A cada de 1.000h de uso, os Mi-35 da Venezuela devem ser enviados à Rússia para manutenção.
Espero que não tenhamos que passar por isso.

Los Mi-35M2 del Ejército de Venezuela viajarán a Rusia para su mantenimiento
04/02/2014
http://www.infodefensa.com/latam/2014/0 ... i35m2.html

Venezuela reparará en Rusia los helicópteros de combate Mi-35M2
16:09 04/02/2014
http://sp.ria.ru/Defensa/20140204/159144926.html
Marino escreveu:Santiago, qual a capacidade industrial da Venezuela e a nossa?
O que estava previsto no contrato venezuelano e no nosso?
Que tipo de contrato de manutenção fizemos?
Temos CLS?
Nao compare laranjas e bananas. Sem saber estes detalhes é o que vc está fazendo.
Na própria matéria citada tem, pelo menos, parte da resposta. No que tange aos motores, a resposta é SIM, a manutenção no intervalo questionado terá que ser feita na Rússia. :roll:

Motores
A aeronave é motorizada por duas turbinas Klimov VK-2500, quem vem a ser a versão aperfeiçoada da afamada RV-3117VMA-SB3. Exibindo a conhecida robustez desta família de motores, a série VK-2500 equipa também os helicópteros de ataque Mi-28 e Ka-50/52. A VK-2500 apresenta uma vida útil da ordem de 6.000 horas e as suas inspeções se dão no intervalo de 50, 100, 200, 1000 e 2000 horas. As inspeções até 200 horas deverão ser feitas no Brasil, e aquelas de 1000 horas ou mais dar-se-ão junto ao fabricante.
Pronto, respondido.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5240
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1015 Mensagem por delmar » Sex Mai 23, 2014 1:12 pm

A revisão das turbinas junto ao fabricante, na Russia, pode ou não ser um problema. Se nós tivermos algumas turbinas de reserva no Brasil, para usar como "estepe" e pessoal treinado para fazer a troca, estará tudo tranquilo. Agora se os helicópteros ficarem parados, sem turbina, esperando o equipamento retornar da Russia, penso que será problemático. Espero que a primeira solução seja a que vá a acontecer.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1016 Mensagem por lynx » Sex Mai 23, 2014 3:12 pm

O artigo é interessante. Eu que não conheço muito bem esse helicóptero aprendi algumas coisas. Não sei se é o melhor e com os dados que li, acho que eu teria escolhido outro, mas é o que temos e está longe de ser ruim.
Há sim no artigo alguns erros básicos. Dizer que helicóptero com cabeça de rotor semi-rígida tem pouca manobrabilidade é um deles. Na verdade, é ao contrário! Eles manobram mais do que os articulados. Para não entrar em dados técnicos, cito dois exemplos de helicópteros com cabeça semi-rígida: Lynx e Esquilo. Por acaso são restritos em manobrabilidade?
Também acho que o autor poderia ter omitido a parte sobre mitos. Primeiro porque é perda de tempo ficar alimentando bobagens. Se são mitos, então são bobagens. Mas, se vai querer rebatê-los, então confronte-os com fatos realmente e não dados não comprováveis pelos leitores ou de fontes não declaradas. Do jeito que está, ninguém vai mudar a opinião que já formou.
Os helicópteros dotados de partida pneumática dos motores, como é o caso do MI-35, estou sabendo agora, têm um problema em relação aos de partida elétrica. Eles não partem na bateria. Esta não é suficiente para a partida dos compressores de partida. Só o APU ou uma fonte externa podem fazê-lo. E se o APU não funcionar e a fonte externa for incompatível? O helicóptero está indisponível. Isso acontece todos os dias aqui na minha empresa. Principalmente porque as aeronaves ficam ao relento e, com a umidade noturna, é relativamente comum o sensor de umidade do APU bloquear a partida. É só plugar a fonte externa. Imagine na Amazônia!...
Todo helicóptero tem ferramentas que só servem para ele. Até de um mesmo fabricante. Na MB sofremos isso na troca do Lynx para o Super-Lynx. Quem for da força, pergunte sobre as chaves "four wing" que não compramos antes do recebimento dos Super-Lynx. Portanto, não vejo mito algum quanto às ferramentas, principalmente em se tratando de uma linha completamente nova de fornecimento. Mas alguém limitou esse problema a sistema métrico x imperial...
Embora eu ache que a tal remoção de motor com apenas uma grua e uma chave esteja para lá de exagerada, vou dar crédito, pois não conheço...
A Atlas faz a manutenção dos seus MI-171 na Colômbia, por ser mais barato e a logística de envio e recebimento mais simples. Será que os colombianos fazem a manutenção dos motores do MI-35? Tomara, porque aqui no Brasil não há empresa capacitada.
O fato de não possuir blindagem para a cabine de carga, na minha opinião, indica que nem os russos transportam tropas ali em zonas quentes. Responde algumas dúvidas que li por aqui.
No geral, um belo helicóptero. Tomara que sua operação seja bem sucedida.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1017 Mensagem por Sniper » Sex Mai 23, 2014 9:44 pm

Penguin escreveu:
Sniper escreveu:Com todo respeito Penguin, a Venezuela importa até papel higiênico... :roll:

Não tem o menor cabimento sua comparação.
Comparação? :lol:
Ok, acho que provocação seria mais adequado... :wink:




Imagem
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1018 Mensagem por Penguin » Sex Mai 23, 2014 10:32 pm

Sniper escreveu:
Penguin escreveu: Comparação? :lol:
Ok, acho que provocação seria mais adequado... :wink:
Provocação por desejar que não tenhamos que enviar os helicópteros à Rússia para manutenção como faz a Venezuela?!
Me parece que apenas algum representante da Rosoboronexport ou da Klimov poderia se sentir provocado com esse desejo. :roll:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1019 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mai 24, 2014 11:48 pm

https://farm6.staticflickr.com/5038/14042790687_050b9b6342_o.jpg

:mrgreen: 8-]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1020 Mensagem por Marino » Dom Mai 25, 2014 11:57 am

Ilya Ehrenburg escreveu:Recebi de um amigo aqui do Fórum as mensagens do Fórum SSDB, de onde escorre raiva, veneno e rancor no que tange ao Mi-35... :lol: :lol: :lol: :lol:

Os amigos que de lá não foram expulsos, poderão ver que as emoções afloraram...

Posso comentar o seguinte:
A FAB fez o anuncio publico que o Mi-35M obteve 100% em um exercício. No caso o Zarabatana iV, realizado no Campo de Provas Brigadeiro Veloso. No Zarabatna V, exercício noturno e realizado com NVG, o índice de acerto também foi alto.

Em um fórum você pode duvidar, falar que não corresponde a realidade e etc... Em uma publicação a responsabilidade se impõe, além disso não vejo motivo para duvidar da informação veiculada pela FAB.

O Mi-35 conta com todo apoio necessário em solo: APU externa, peças sobressalentes e mecânicos, do esquadrão e do fabricante, bem como de tradutores. Os manuais foram impressos em inglês, mas pelo andar da carruagem é capaz que se tenha, por agora, os mesmos impressos na língua pátria. De qualquer forma o Google Translator está aí...

A revisão dos motores será feita na Rússia quando os mesmos atingirem 1000 horas... Isto eu informei na matéria. A Odebrecht Defesa se movimenta para fornecer assistência para helicópteros Mil e motores Klimov... O empecilho seria o baixo número de helis russos em operação no Brasil...

Apesar de não ter abordado na matéria, a FAB opera os helis com capacetes americanos, sem problema algum de áudio.

Não sei mais o que dizer...

Sei apenas que ficar longe de ambientes estressantes é bom para você focar em coisas importantes.
Abraços.
;)
Para contestações, façam diretamente com o autor do texto no fórum irmão:
http://defesa.forums-free.com/viewtopic ... 187#p88187




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder