Perguntas: E as V-1 e V-2? E a gasolina "artificial" ("ersatz benzin") a partir do carvão? E a borracha buna? E os aviões a jato e por impulsão por foguetes (se bem que o avião a jato não foi uma invenção essencialmente alemã mas o Me-262 é até hoje considerado uma das maravilhas da engenharia aeronáutica)?pt escreveu:A Alemanha tinha liderança em algumas áreas, mas quanto a capacidade tecnológica, inovação etc... eu não sei se os alemães estavam assim tão à frente.A liderança alemã em tecnologia e capacidade industrial não tinham rivais até a segunda guerra mundial. O única que chegava perto eram os norte-americanos que tiveram uma dinâmica de industrialização e construção do mercado interno muito diferente, mas que vai brigar pela liderança no pós-guerra, quando não tinha rivais. Os americanos imitaram muitas soluções alemãs, como imitar o sistema educacional, importar técnicos, engenheiros e acadêmicos de humanas desde idos do século XIX. Durante a Guerra, muitos equipamentos e processos eram incompreendidos pelas universidades e empresas americanas, coisas corriqueiras para os alemães como alumínio prensados
Na tecnologia automovel, os franceses já mostravam superioridade tecnologica, quando por exemplo lançaram o Citroen TA, introduzindo a traçao à frente. A superioridade de conceitos franceses está patente na superioridade dos tanques franceses quando comparados aos alemães.
Os ingleses, quando perceberam que havia uma tendência para a superioridade dos aviões alemães apressaram o desenvolvimento de um avião superior a tudo o que os alemães pudessem desevolver (aparecimento do Spitfire).
Os alemães copiaram desenvolvimentos ingleses para introduzir nos seus primeiros carros de combate.
Os alemães estavam completamente a leste do desenvolvimento e aplicação operacional dos sistemas de radar ingleses.
Nos mares o desenvolvimento do ASDIC facilitou a deteção de submarinos alemães.
Nos ares, em termos de aviões pesados os britânicos e os americanos sempre foram superiores aos alemães e mesmo a industria aeronáutica francesa era suficientemente boa para fornecer motores de aviões aos alemães.
A verdade, é que uma grande parte da massa cinzenta da Alemanha era constituida por judeus. Calcula-se que até 50% dos investigadores alemães erak judeus ou de ascendência judaica. O caso mais flagrante e conhecido é o Eistein, mas houve milhares de outros casos.
A perseguição aos judeus, condicionou tremendamente a capacidade de desenvolvimento e a ciência alemã.
A somar a isto, está o facto de a Alemanha ter utilizado até ao fim centenas de milhares de trabalhadores escravos. Ao contrário da Grã Bretanha e da América, que desde a primeira hora recrutaram as mulheres para a produção de armamento, Hitler, pelo menos até 1943, queria manter as mulheres alemãs em casa a cuidar dos filhos e a cozinhar.
A Alemanha, não é um país especialmente inovador. Eles fazem coisas bem feitas, e aperfeiçoam o que fazem, mas não gostam de correr riscos.
No vosso entender não seriam inovações?
Quanto à referência aos judeus, teria então acontecido na Alemanha Nazista o mesmo que (guardadas as devidas proporções de local e época...) ocorreu na Península Ibérica por ocasião das grandes navegações?
SDS,
Wingate