Bom, o fabricante do Pirate e do Skyward é o mesmo. Uma hora dessas a SELEX esclarece a diferença entre os dois sistemas.knigh7 escreveu:Penguin escreveu:Observe que nesse material da Selex diz que o Skyward-G opera em Mid OR Long Wave IR.Penguin escreveu:
Algumas informações sobre o Skyward...
Bill Sweetman relatou o que a Selex disse:
Sim, e isso já estava publicado em material de divulgação da SELEX antes do artigo de Bill Sweetman. Nesse material diz também que o sistema pode ser equipado no futuro com duas bandas.
O Skyward-G não tem nada garantido.Como bem reconheceu o Bill Sweetman, "is a potential upgrade"Penguin escreveu:
Isso é a situação hoje ou daqui a 5 anos?
Fonte: Source: Aviation Week & Space Technology
March 17, 2014
http://www.aviationweek.com/Article.asp ... 671791.xml
Exatamente como citado no material da própria SELEX.
Lembrar que o Gripen E/F entrará em operação apenas a partir de 2018. Daqui a 5 anos. Nesse tempo todo, a SELEX nada fará?
O calor gera mais radiação IR de banda média. Para detecção de aeronaves que tem mecanismos de mitigação da temperatura como é o caso do F-22, B2, F117, é mais indicado um IRST de banda longa. Nesse artigo que vc colocou do Bill Sweetman, ele falou outra besteira reducionista, desta vez sobre o PIRATE: desprezando as condições atmosféricas (pois aí as variáveis seriam gigantescas) e considerando uma média das turbinas de caças de 4a geração, a distância de detecção desse IRST pode ter uma variação de 50% dependendo da localização do alvo relativo a ele (turbina voltada a ele com pós-combustão, distância máxima).
O ATFLIR do SH opera em 2 bandasPenguin escreveu: Qual o IRST que hoje opera com as duas bandas simultaneamente?
http://www.ausairpower.net/SP/NCW-101-6.pdf
Desculpe, mas vc está fazendo confusão. O ATFLIR não é um IRST. É um pod FLIR com designador e telêmetro laser semelhante ao Litening e ao Sniper. Eles operam em duas bandas mesmo: FLIR e TV CCD. O Democles não possui o canal TV CCD.
Os FLIRs operam geralmente na faixa de 3-5 microns (ondas infravermelhas médias).
Um caça com IRST + um pod com FLIR e CCD TV (Litening por exemplo) estará na prática equipado com 3 sensores operando em bandas IR diferentes.
No caso do PIRATE há boas fontes que dizem que ele opera nas 2 bandas. Vou reproduzir um trecho do livro "Military Avionics System", página 227, do Allan Seabridge e do Ian Moir (aliás, esse livro é bastante completo, tem mais de 500 páginas, aconselho leitura):
http://www.helitavia.com/books/Mil%20Av ... ystems.pdfA state-of-the-art implementation of IRSTS is the passive infrared airborne tracking
equipment (PIRATE) developed by the EUROFIRST consortium which will be fitted to
the Eurofighter Typhoon. Figure 5.20 shows the PIRATE unit and the installation on
Typhoon of the left side of the fuselage. The equipment uses dual-band sensing operating
in the 3–5 and 8–11 mm bands.
Vi que o Roberto Colistete também havia colocado outras fontes...
Desconfio que a 2a banda do Pirate (3-5 microns) permite que ele tb funcione como FLIR.
De qualquer forma o Typhoon necessita de um pod com telêmetro e designador laser e a maioria desses pods tb possuem FLIR que tb opera na faixa 3-5 microns e tb CCD TV.
[]s