Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12631 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 04, 2014 2:57 pm

Clermont escreveu:
IvanOTerrivel escreveu:Parabéns à PMSP. Muito superior à do RJ. Aqui é difícil ver um sargento gordo!!!!
Uma coisa que sempre me chamava a atenção é que, assistindo a jogos de futebol do campeonato paulista pela televisão, lá por volta dos anos 1980-1990, os soldados da PM fazendo a segurança no campo, sempre estavam de costas para o jogo, vigiando os torcedores.

Já nos jogos do Rio de Janeiro, os PMs, sempre, estavam de braços cruzados, de costas para a torcida e assistindo a partida, porque ninguém é de ferro.

Eu ficava me perguntando: será que isso é um sinal inequívoco da superioridade de disciplina e adestramento de uma polícia sobre a outra?
A PMESP é muito mais disciplinada e doutrinada que a PMERJ (que no geral não tem boa fama neste quesito).




.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12632 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 04, 2014 3:07 pm

Ziba escreveu:
moura escreveu:Senhores, o trabalho da PMSP é formidável, se não temos um situação de guerra como o Rio agradecemos aos heróis da Policia Militar de São Paulo.
Agora essa patrulha no Rio já tinha ido pro saco a muito tempo e tudo junto, nota para conduta de patrulha em favela, 0 ZERO, mas graças a deus essa não a realidade deles.
Uma guarnição de quatro policiais com um fuzil é ridículo, se bater de frente com um bonde no veneno vai enfiar o fuzil no c...., agora para inglês e vagabundo pé de chinelo, vê parece a pic.. das galáxias.
Cada local com a sua realidade.
Hahahahaha!!! A diferença é que em SP não há favelas e, principalmente, morros como no RJ... só isso! Policial de SP não dura meio minuto no RJ. Tanto que diversos companheiro da FNSP, mesmo ganhando diárias gordas, não querem vir para o RJ.
Amigo, pode ter certeza que o crime enfrentado em Sâo Paulo é muito pior que o do RJ. A diferença é que no Rio a ausência do poder público e muitas vezes a conivência da própria polícia (aí entra a corrupção também) com o tráfico abriu espaço para que este criasse, nas comunidades, territórios de domínio. A situação do Rio hoje é culpa, em grande parte, do próprio poder público, incluindo-se ai a polícia.

Já em São Paulo o crime é muito mais organizado, capaz de impor ao estado cenas como as que já vimos no passado recente, como rebeliões em série de presídios, assassinato PLANEJADO de policiais, etc... Já pensou o caus que seria se o PCC resolvesse atacar políticos, autoridades do estado, e seus familiares? Alguém acha que isso não é um fator considerado pela cúpula do governo e da segurança pública?

O PCC tem muito mais poder do que muita gente imagina, e está cada vez mais enraizado em outros estados brasileiros.




.
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 435
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12633 Mensagem por Ziba » Dom Mai 04, 2014 3:23 pm

henriquejr escreveu:
Ziba escreveu: Hahahahaha!!! A diferença é que em SP não há favelas e, principalmente, morros como no RJ... só isso! Policial de SP não dura meio minuto no RJ. Tanto que diversos companheiro da FNSP, mesmo ganhando diárias gordas, não querem vir para o RJ.
Amigo, pode ter certeza que o crime enfrentado em Sâo Paulo é muito pior que o do RJ. A diferença é que no Rio a ausência do poder público e muitas vezes a conivência da própria polícia (aí entra a corrupção também) com o tráfico abriu espaço para que este criasse, nas comunidades, territórios de domínio. A situação do Rio hoje é culpa, em grande parte, do próprio poder público, incluindo-se ai a polícia.

Já em São Paulo o crime é muito mais organizado, capaz de impor ao estado cenas como as que já vimos no passado recente, como rebeliões em série de presídios, assassinato PLANEJADO de policiais, etc... Já pensou o caus que seria se o PCC resolvesse atacar políticos, autoridades do estado, e seus familiares? Alguém acha que isso não é um fator considerado pela cúpula do governo e da segurança pública?

O PCC tem muito mais poder do que muita gente imagina, e está cada vez mais enraizado em outros estados brasileiros.
Caro companheiro Henrique. Corroboro sua afirmação, mas é necessário colocar um pingo no "i". O PCC começou a dar as caras apenas no ano 2000! A facção criminosa mais "nova" no RJ é o ADA que foi fundado antes de 1994! São mais de quatro décadas de disputas territoriais com uma ressalva: O RJ é uma cidade esprimida entre o Mar e a Serra.

Logo, não tem essa da PMESP ser melhor do que a PMERJ ou vice-versa. Combatemos apenas "crimes" diferentes. Com certeza em São Paulo a polícia é muito mais organizada, disciplinada e equipada mas tirando a questão do efetivo a PMERJ conseguiria, sem muitas dificuldades, trabalhar em São Paulo tranquilamente, mas eu duvido que os PMs de São Paulo conseguiriam trabalhar aqui no RJ. E digo isso baseado em depoimentos de alguns colegas da FNSP que não quiseram trabalhar aqui, mesmo ganhando gordas diárias!

Como Policial Militar do RJ me senti realmente ofendido. São questões diferentes demais para colocar dentro da mesma panela. Cada um no seu quadrado.

Quanto ao PCC, concordo 100% contigo! Já tive acesso a um RELINT por intermédio de um colega que trabalha num setor de inteligência e o que a gente percebe é que o PCC é o verdadeiro crime organizado. Diferente do RJ onde gostam de pintar o crime como "organizado" mas que de organizado não tem nada.

Nosso problema no RJ é simples e pontual, mas devemos entender que esse problema já perdura quatro décadas e nós temos uma dificuldade grande em relação a geografia da nossa cidade. A incidência de outros tipos de crimes (Sequestro por exemplo) por aqui é quase nada e nem por isso digo que a PMERJ e a PCERJ são melhores do que as polícias de outros Estados.

[]s




Editado pela última vez por Ziba em Dom Mai 04, 2014 3:28 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12634 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 04, 2014 3:25 pm

Alitson escreveu:
gabriel219 escreveu:Falar é fácil, quero ver está lá no lugar do Policial. Criticar legal, mas se colocar no lugar dele que é bom... Nada!
Veja e aprenda!!!

https://www.youtube.com/watch?v=gOuAYs1vGGA

Grandes amigos...
Sinceramente não vi nada demais nesse vídeo que desabone a conduta dos policiais militares em questão. Não tem como comparar os procedimentos de uma unidade de operações especiais, que vivem aquartelados, cada um treinando com SUA EQUIPE praticamente todos os dias. Quando vão pra uma operação real (algo esporádico) é mais do que obrigação deles manterem o padrão e o sincronismo da equipe na incursão. Se você for analisar a conduta de outras unidades do tipo, como BOPE(PM), ROTAM(PM), CORE(PC), CHOQUE (PM), verá que atuam todos de forma parecidas!

É diferente você pegar policiais de radiopatrulha, que muitas vezes se encontram nessas operações e nunca treinaram juntos, e que é uma rotina DIÁRIA, querer que ajam da mesma forma. Todos saem da academia querendo ser padrão BOPE, mais com o tempo e a rotina, os policiais vão adaptando seus conhecimentos a uma realidade de rotina, entram nessas favelas como se fosse a coisa mais normal do mundo.




.
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 435
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12635 Mensagem por Ziba » Dom Mai 04, 2014 3:26 pm

henriquejr escreveu:
Clermont escreveu: Uma coisa que sempre me chamava a atenção é que, assistindo a jogos de futebol do campeonato paulista pela televisão, lá por volta dos anos 1980-1990, os soldados da PM fazendo a segurança no campo, sempre estavam de costas para o jogo, vigiando os torcedores.

Já nos jogos do Rio de Janeiro, os PMs, sempre, estavam de braços cruzados, de costas para a torcida e assistindo a partida, porque ninguém é de ferro.

Eu ficava me perguntando: será que isso é um sinal inequívoco da superioridade de disciplina e adestramento de uma polícia sobre a outra?
A PMESP é muito mais disciplinada e doutrinada que a PMERJ (que no geral não tem boa fama neste quesito).
Sinceramente? É uma questão até mesmo CULTURAL. Os Paulistas, em sua maioria, são muito mais "educados" do que os Cariocas. Tenho parentes em São Paulo e me lembro muito bem de odiar ir à São Paulo na minha infância, justamente pela rigidez da educação no gera.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12636 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 04, 2014 3:36 pm

A atividade de policial aqui em São Paulo é ingrata pra cacet#.
E também acho que esse problema deve haver em outro lugares: tempos atrás um alto oficial da PM daqui disse que a Polícia prende mas a Justiça solta. E é agravado quando até mesmo o delegado solta. Isso ocorreu com um amigo meu algumas semanas atrás. Ele foi assaltado por um desses "manos" com canivete em Itaquera. Havia uma viatura da polícia na região e prendeu o cara em flagrante. Quando esse meu amigo estava na DP, ele perguntou ao delegado o que iria ocorrer com o bandido. Ele respondeu: "você vai sair por uma porta e ele vai sair por outra". Embora a prisão tenha sido em flagrante, eu acho que iriam soltar o bandido para responder pelo crime em liberdade por menor potencial ofensivo+superlotação nas delegacias, acho que por aí... :?

A polícia em São Paulo enxuga gelo...




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Mai 04, 2014 3:40 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12637 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 04, 2014 3:40 pm

Ziba escreveu:
henriquejr escreveu: Amigo, pode ter certeza que o crime enfrentado em Sâo Paulo é muito pior que o do RJ. A diferença é que no Rio a ausência do poder público e muitas vezes a conivência da própria polícia (aí entra a corrupção também) com o tráfico abriu espaço para que este criasse, nas comunidades, territórios de domínio. A situação do Rio hoje é culpa, em grande parte, do próprio poder público, incluindo-se ai a polícia.

Já em São Paulo o crime é muito mais organizado, capaz de impor ao estado cenas como as que já vimos no passado recente, como rebeliões em série de presídios, assassinato PLANEJADO de policiais, etc... Já pensou o caus que seria se o PCC resolvesse atacar políticos, autoridades do estado, e seus familiares? Alguém acha que isso não é um fator considerado pela cúpula do governo e da segurança pública?

O PCC tem muito mais poder do que muita gente imagina, e está cada vez mais enraizado em outros estados brasileiros.
Caro companheiro Henrique. Corroboro sua afirmação, mas é necessário colocar um pingo no "i". O PCC começou a dar as caras apenas no ano 2000! A facção criminosa mais "nova" no RJ é o ADA que foi fundado antes de 1994! São mais de quatro décadas de disputas territoriais com uma ressalva: O RJ é uma cidade esprimida entre o Mar e a Serra.

Logo, não tem essa da PMESP ser melhor do que a PMERJ ou vice-versa. Combatemos apenas "crimes" diferentes. Com certeza em São Paulo a polícia é muito mais organizada, disciplinada e equipada mas tirando a questão do efetivo a PMERJ conseguiria, sem muitas dificuldades, trabalhar em São Paulo tranquilamente, mas eu duvido que os PMs de São Paulo conseguiriam trabalhar aqui no RJ.

Como Policial Militar do RJ me senti realmente ofendido. São questões diferentes demais para colocar dentro da mesma panela. Cada um no seu quadrado.

Quanto ao PCC, concordo 100% contigo! Já tive acesso a um RELINT por intermédio de um colega que trabalha num setor de inteligência e o que a gente percebe é que o PCC é o verdadeiro crime organizado. Diferente do RJ onde gostam de pintar o crime como "organizado" mas que de organizado não tem nada.

Nosso problema no RJ é simples e pontual, mas devemos entender que esse problema já perdura quatro décadas e nós temos uma dificuldade grande em relação a geografia da nossa cidade. A incidência de outros tipos de crimes (Sequestro por exemplo) por aqui é quase nada e nem por isso digo que a PMERJ e a PCERJ são melhores do que as polícias de outros Estados.

[]s
Colega, entenda que não estou aqui querendo dizer que o POLICIAL (ser humano) paulista é melhor que o POLICIAL do Rio. Estou falando em termos de instituição, de doutrina, disciplina, recursos tecnológicos, inteligência, infraestrutura no geral.

Com relação a longevidade do problema do tráfico no Rio, só confirma o que eu disse com relação a incapacidade do poder público resolver a situação. Como você mesmo disse, o problema do Rio é conhecido, todo policial sabe quem são os líderes do tráfico, quem são os gerentes, quem são os informantes, etc... isso nunca foi resolvido todos nos sabemos o porque, e não falo apenas a nível de polícia, onde cai apenas migalhas.




.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12638 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 04, 2014 3:51 pm

knigh7 escreveu:A atividade de policial aqui em São Paulo é ingrata pra cacet#.
E também acho que esse problema deve haver em outro lugares: tempos atrás um alto oficial da PM daqui disse que a Polícia prende mas a Justiça solta. E é agravado quando até mesmo o delegado solta. Isso ocorreu com um amigo meu algumas semanas atrás. Ele foi assaltado por um desses "manos" com canivete em Itaquera. Havia uma viatura da polícia na região e prendeu o cara em flagrante. Quando esse meu amigo estava na DP, ele perguntou ao delegado o que iria ocorrer com o bandido. Ele respondeu: "você vai sair por uma porta e ele vai sair por outra". Embora a prisão tenha sido em flagrante, eu acho que iriam soltar o bandido para responder pelo crime em liberdade por menor potencial ofensivo+superlotação nas delegacias, acho que por aí... :?

A polícia em São Paulo enxuga gelo...
Isso é uma situação que ocorre no Brasil inteiro e, na minha opinião, é o principal (impunidade) motivador da situação de insegurança pública que vivemos hoje!

Dois anos atrás a secretaria de segurança pública do meu estado (RN) fez um levantamento do nível de reincidência dos elementos presos pela PM, e o resultado foi de quase 80% (a média nacional também segue neste patamar). Ou seja, 80% dos criminosos presos pela PM já foram presos presos outras vezes! Qual a leitura que pode-se fazer disso? Que a PM prende muito, que faz sua parte, mas o sistema penal do país não colabora, não dá uma resposta a altura em termos de punição, fazendo com que os criminosos se sintam a vontade para agir quantas vezes quiser, com a certeza da impunidade.
Essa situação gera uma série de outros problemas, como homicídios, roubos, etc...além dos crimes de vingança, linchamentos por parte da população, e até mesmo a violência policial, pois por não acreditar que a justiça vai punir, termina o policial querendo fazer justiça com as próprias mãos.




.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12639 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 04, 2014 4:09 pm

Eu acho que não precisaria aumentar as penas, mas sim o tempo de progressão para o regime semiaberto e aberto. Fica-se muito pouco tempo na cadeia no Brasil. Muitos argumentam que a prisão não regenera ninguém, etc, etc, etc.
Uma das soluções é sim o aumento do tempo em prisão: primeiro que reduz o número de bandidos na rua o que dá mais tempo da PM lidar com os bandidos que estão fora. Segundo é o aspecto da retribuição punitiva pelo o que fez. Hoje em dia o crime vale a pena, em especial crimes contra o patrimônio, que é o mais comum e ficam pouco tempo presos.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8658
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12640 Mensagem por prp » Dom Mai 04, 2014 7:13 pm

Eu estou até agora tentando achar o erro do PM. :roll:




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12641 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Mai 04, 2014 9:36 pm

Ler certas coisas aqui dá até vergonha alheia.
Era de se esperar mais de quem frequenta fórum de defesa na hora de falar sobre segurança e suas instituições.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12642 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 05, 2014 12:19 am

Vc poderia ser mais claro, Jumentodonordeste?




Avatar do usuário
rafafoz
Avançado
Avançado
Mensagens: 414
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 1:09 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12643 Mensagem por rafafoz » Seg Mai 05, 2014 11:14 am

A progressão de regime quando crime for hediondo ou equiparado (Tortura, tráfico ou terrorismo) será de 2/5 da pena cumprida no regime quando não reincidente, se reincidente será de 3/5 da pena cumprida para progredir. Sempre verificando os casos de remição.
Para crimes que não sejam hediondos ou equiparados, será de 1/6 no regime respectivo para progredir, observado também a remição.

Ex: Se for condenado com 7 anos, 11 meses e 29 dias no crime de ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO, que é diferente do crime de tráfico de drogas, o réu ingressará direto no regime semi-aberto, e com apenas 1/6 da pena poderá progredir para o aberto, isso porque a porra do STF não considera o crime de associação ao tráfico como hediondo, uma vergonha.




“melhor seria viver sozinho, mas isso não é possível: precisamos do poder de todos para proteger o de cada um e dos outros” (Francis Wolff)
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12644 Mensagem por Ricardo Rosa » Seg Mai 05, 2014 11:16 am

Bom dia a todos,

Não gostaria de exacerbar a discussão, porém, na minha opinião, o grande erro está no próprio surgimento das polícias militares estaduais. Os antigos "Corpos de Permanentes", nasceram para defender os interesses econômicos e políticos de nobres e das elites das províncias do Império. Posteriormente, com o advento da República, tornaram-se "verdadeiros exércitos estaduais", com corpos de artilharia e alguns até com aviação. Basta lembrar que, até pouco tempo atrás, ainda eram consideradas como forças de reserva do Exército Brasileiro. Sinceramente, o dia em que os governantes e os "próprios policiais militares", perceberem a real função de uma força policial, no meu entender, a situação começará a melhorar.

Abraços.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12645 Mensagem por Clermont » Seg Mai 05, 2014 11:29 am

Ricardo Rosa escreveu:(...) Basta lembrar que, até pouco tempo atrás, ainda eram consideradas como forças de reserva do Exército Brasileiro (...).
As PMs ainda são força auxiliar e reserva do Exército de acordo com a constituição.




Responder