TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71161 Mensagem por Penguin » Dom Mai 04, 2014 9:41 pm

Marino escreveu:Vi, na pág 21 da apresentação, o gráfico.
Mas lá nao diz com qual configuração.
Diz: com armas, que pode ser um 45 do piloto. [003] [003] [003]
Estou brincando, claro, mas ninguém pode responder, HOJE, o alcance da aeronave com 2 Íris-T, 5 Meteor e dois tanques, pois ela ainda nao existe.
Isto é fato.
Ah tá, então ninguém pode responder porque a aeronave ainda não existe, é de papel... :roll:
Tenho a impressão que a empresa que desenvolve e os potenciais compradores sabem sim e com uma boa margem de certeza. O fabricante conhece a capacidade de combustível, as características aerodinâmicas e os coeficientes de arrasto da aeronave e de suas cargas externas, os detalhes de desempenho do motor, o consumo do mesmo em função da potência utilizada, altitude, dentre outras informações. Me parece que o fabricante sabe sim o alcance da aeronave com a citada carga externa e outras. Ele pode não ter o interesse em tornar essas informações públicas, pois isso é uma aeronave militar e muita informação é e continuará a ser sigilosa, como ocorre em qualquer lugar.

Veja a Embraer por exemplo. O KC390 tb não existe, mas não é que ela teima em divulgar algumas informações sobre o desempenho dessa aeronave? Como vc acha que ela faz isso? Chutando?

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71162 Mensagem por kirk » Dom Mai 04, 2014 10:46 pm

Penguin escreveu:
Marino escreveu:Saindo de Santa Cruz chega a Teresópolis? [003] [003] [003]
Com certeza chega a Itaguaí. :wink:

Imagem

Fonte:
Muito interessante...
Apresentação da Saab, em audiência no Senado, 11 de agosto de 2011: http://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ ... _Janer.pdf
Interessante questionar se a aeronave vai de Sta. Cruz a Teresópolis ... pois o gráfico acima é de "combate radius" e não de translado como faz parecer o questionamento ... assim, o Gripen armado não somente vai de Sta. Cruz a Teresópolis como retorna sem reabastecer ... pois a demonstração acima é de raio de ação.

Abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71163 Mensagem por Penguin » Dom Mai 04, 2014 10:58 pm

kirk escreveu:
Penguin escreveu: Com certeza chega a Itaguaí. :wink:

Imagem

Fonte:
Muito interessante...
Apresentação da Saab, em audiência no Senado, 11 de agosto de 2011: http://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ ... _Janer.pdf
Interessante questionar se a aeronave vai de Sta. Cruz a Teresópolis ... pois o gráfico acima é de "combate radius" e não de translado como faz parecer o questionamento ... assim, o Gripen armado não somente vai de Sta. Cruz a Teresópolis como retorna sem reabastecer ... pois a demonstração acima é de raio de ação.

Abs
kirk
Da BASC até Teresópolis dá uns 100km em linha reta.
Representa um raio de 100km.
1700km/100km=17
17 vezes.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71164 Mensagem por kirk » Dom Mai 04, 2014 11:03 pm

Penguin escreveu:
kirk escreveu: Interessante questionar se a aeronave vai de Sta. Cruz a Teresópolis ... pois o gráfico acima é de "combate radius" e não de translado como faz parecer o questionamento ... assim, o Gripen armado não somente vai de Sta. Cruz a Teresópolis como retorna sem reabastecer ... pois a demonstração acima é de raio de ação.

Abs
kirk
Da BASC até Teresópolis dá uns 100km em linha reta.
Representa um raio de 100km.
1700km/100km=17
17 vezes.
Me confundi falei em Sta. Cruz e pensei em Sta. Maria (RS) a BASM ... perguntinhas assim ... eu já deveria saber ! :roll:

abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71165 Mensagem por Marino » Dom Mai 04, 2014 11:24 pm

Pois é Spock, eu brincando e vc levando na ponta da faca.
Sintomático.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71166 Mensagem por Marino » Dom Mai 04, 2014 11:28 pm

Penguin escreveu:
Marino escreveu:Vi, na pág 21 da apresentação, o gráfico.
Mas lá nao diz com qual configuração.
Diz: com armas, que pode ser um 45 do piloto. [003] [003] [003]
Estou brincando, claro, mas ninguém pode responder, HOJE, o alcance da aeronave com 2 Íris-T, 5 Meteor e dois tanques, pois ela ainda nao existe.
Isto é fato.
Ah tá, então ninguém pode responder porque a aeronave ainda não existe, é de papel... :roll:
Tenho a impressão que a empresa que desenvolve e os potenciais compradores sabem sim e com uma boa margem de certeza. O fabricante conhece a capacidade de combustível, as características aerodinâmicas e os coeficientes de arrasto da aeronave e de suas cargas externas, os detalhes de desempenho do motor, o consumo do mesmo em função da potência utilizada, altitude, dentre outras informações. Me parece que o fabricante sabe sim o alcance da aeronave com a citada carga externa e outras. Ele pode não ter o interesse em tornar essas informações públicas, pois isso é uma aeronave militar e muita informação é e continuará a ser sigilosa, como ocorre em qualquer lugar.

Veja a Embraer por exemplo. O KC390 tb não existe, mas não é que ela teima em divulgar algumas informações sobre o desempenho dessa aeronave? Como vc acha que ela faz isso? Chutando?

Imagem
Santiago, com qual configuração a aeronave vai até o alcance divulgado na apresentação ao Congresso?
Vc nao sabe responder.
Com "boa margem de certeza" a SAAB diz que a hora de voo do Gripen NG será < 4.000 dólares.
Acredite se quiser.
Eu quero saber tudo sobre a nova aeronave da FAB e nao mais gráficos, PowerPoint, marketing pago, etc.
Sobre a Embraer, se ela divulga dados e aceitam, ótimo para ela, mas meu interesse é no Gripen.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71167 Mensagem por kirk » Seg Mai 05, 2014 1:27 am

Marino escreveu:Pois é Spock, eu brincando e vc levando na ponta da faca.
Sintomático.
Vc continua "brincando" com o caça da FAB e provavelmente da MB ... bastante sintomático também ... porque não vai "brincar" de flanker e Rafale que queria tanto para a MB ?

kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71168 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 05, 2014 2:10 am

Srs...

Vamos maneirar, senão é post apagado e tópico trancado.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71169 Mensagem por Penguin » Seg Mai 05, 2014 8:57 am

Marino escreveu:
Penguin escreveu: Ah tá, então ninguém pode responder porque a aeronave ainda não existe, é de papel... :roll:
Tenho a impressão que a empresa que desenvolve e os potenciais compradores sabem sim e com uma boa margem de certeza. O fabricante conhece a capacidade de combustível, as características aerodinâmicas e os coeficientes de arrasto da aeronave e de suas cargas externas, os detalhes de desempenho do motor, o consumo do mesmo em função da potência utilizada, altitude, dentre outras informações. Me parece que o fabricante sabe sim o alcance da aeronave com a citada carga externa e outras. Ele pode não ter o interesse em tornar essas informações públicas, pois isso é uma aeronave militar e muita informação é e continuará a ser sigilosa, como ocorre em qualquer lugar.

Veja a Embraer por exemplo. O KC390 tb não existe, mas não é que ela teima em divulgar algumas informações sobre o desempenho dessa aeronave? Como vc acha que ela faz isso? Chutando?

Imagem
Santiago, com qual configuração a aeronave vai até o alcance divulgado na apresentação ao Congresso?
Vc nao sabe responder.

O fato de eu, vc e os entusiastas no assunto não saberem, não significa que o fabricante e os operadores não saibam.
Acho que vc terá que se contentar com restrições na divulgação de informações relacionadas a sistemas militares.


Com "boa margem de certeza" a SAAB diz que a hora de voo do Gripen NG será < 4.000 dólares.
Acredite se quiser.

Esse é um ponto que a Saab e a FAB terão que esclarecer em algum momento.
O que realmente importa é que o Gripen, qualquer versão, possui os menores custos de operação entre os caças de 4a.


Eu quero saber tudo sobre a nova aeronave da FAB e nao mais gráficos, PowerPoint, marketing pago, etc.
Sobre a Embraer, se ela divulga dados e aceitam, ótimo para ela, mas meu interesse é no Gripen.
Vc e todos os entusiastas de assuntos militares. :mrgreen:
E não apenas sobre a nova aeronave de FAB, mas sobre todos os novos sistemas militares das Forças Armadas brasileiras.
No entanto, vc como militar, sabe muito bem que nem tudo ou a maioria dos detalhes sobre desempenho nunca serão tornados públicos, por razões óbvias.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71170 Mensagem por Marino » Seg Mai 05, 2014 11:14 am

kirk escreveu:
Marino escreveu:Pois é Spock, eu brincando e vc levando na ponta da faca.
Sintomático.
Vc continua "brincando" com o caça da FAB e provavelmente da MB ... bastante sintomático também ... porque não vai "brincar" de flanker e Rafale que queria tanto para a MB ?

kirk
Pq o Flanker e o Rafale nao tem mais a menor importância, afinal nao sao o caça do Brasil, de sua Força Aérea.
Típica manobra, ou melhor, falácia sua, a fim de desviar o foco.
Sintomático que vc nao queira saber detalhes do que estamos comprando, os reais sistemas, a real capacidade da aeronave e fique repetindo como um mantra o marketing de uma empresa estrangeira.
Chega de marketing, de gráficos, de PowerPoint.
Vou ficar cobrando sim Spock, quero saber como lutará a FAB se preciso for e nao há nada que vc possa fazer.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71171 Mensagem por Marino » Seg Mai 05, 2014 11:17 am

Penguin escreveu:
Marino escreveu: Santiago, com qual configuração a aeronave vai até o alcance divulgado na apresentação ao Congresso?
Vc nao sabe responder.

O fato de eu, vc e os entusiastas no assunto não saberem, não significa que o fabricante e os operadores não saibam.
Acho que vc terá que se contentar com restrições na divulgação de informações relacionadas a sistemas militares.


Com "boa margem de certeza" a SAAB diz que a hora de voo do Gripen NG será < 4.000 dólares.
Acredite se quiser.

Esse é um ponto que a Saab e a FAB terão que esclarecer em algum momento.
O que realmente importa é que o Gripen, qualquer versão, possui os menores custos de operação entre os caças de 4a.


Eu quero saber tudo sobre a nova aeronave da FAB e nao mais gráficos, PowerPoint, marketing pago, etc.
Sobre a Embraer, se ela divulga dados e aceitam, ótimo para ela, mas meu interesse é no Gripen.
Vc e todos os entusiastas de assuntos militares. :mrgreen:
E não apenas sobre a nova aeronave de FAB, mas sobre todos os novos sistemas militares das Forças Armadas brasileiras.
No entanto, vc como militar, sabe muito bem que nem tudo ou a maioria dos detalhes sobre desempenho nunca serão tornados públicos, por razões óbvias.
Sim, vc está correto, mas então que nao mintam.
Que omitam os dados considerados confidenciais, mas nao enganem com marketing mentiroso.
Vc viu a resposta que o Manuel teve do "maravilhoso" IRST, vemos o custo da HV, etc.
Isto é que nao pode ocorrer, concorda?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71172 Mensagem por Marino » Seg Mai 05, 2014 11:43 am

Marino escreveu:
kirk escreveu: Vc continua "brincando" com o caça da FAB e provavelmente da MB ... bastante sintomático também ... porque não vai "brincar" de flanker e Rafale que queria tanto para a MB ?

kirk
Pq o Flanker e o Rafale nao tem mais a menor importância, afinal nao sao o caça do Brasil, de sua Força Aérea.
Típica manobra, ou melhor, falácia sua, a fim de desviar o foco.
Sintomático que vc nao queira saber detalhes do que estamos comprando, os reais sistemas, a real capacidade da aeronave e fique repetindo como um mantra o marketing de uma empresa estrangeira.
Chega de marketing, de gráficos, de PowerPoint.
Vou ficar cobrando sim Spock, quero saber como lutará a FAB se preciso for e nao há nada que vc possa fazer.
Ah, antes que eu me esqueça, muito obrigado por citar que o Gripen pode ser o caça da MB.
Agora, criticando minha Força, nao preciso ter mais os cuidados que tinha, posso criticar abertamente o que considerar obscuro.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71173 Mensagem por Penguin » Seg Mai 05, 2014 2:47 pm

Marino escreveu:
Penguin escreveu: Vc e todos os entusiastas de assuntos militares. :mrgreen:
E não apenas sobre a nova aeronave de FAB, mas sobre todos os novos sistemas militares das Forças Armadas brasileiras.
No entanto, vc como militar, sabe muito bem que nem tudo ou a maioria dos detalhes sobre desempenho nunca serão tornados públicos, por razões óbvias.
Sim, vc está correto, mas então que nao mintam.
Que omitam os dados considerados confidenciais, mas nao enganem com marketing mentiroso.
Vc viu a resposta que o Manuel teve do "maravilhoso" IRST, vemos o custo da HV, etc.
Isto é que nao pode ocorrer, concorda?
Curioso, o problema era o alcance. Ora é a HV, o IRST, a turbina americana etc etc. Daqui a pouco o problema é o próprio caça e a FAB...
Onde está a mentira Marino? Que os departamentos de marketing exageram, isso é fato e vale para qualquer empresa. Mas isso teve alguma relevância na decisão aqui no Brasil?!

Com relação ao IRST, o do Gripen deriva do IRST do Typhoon. Ambos da SELEX.
Segundo a própria SELEX...
Selex Galileo is pushing forward with the Skywards-G IRST—the first system of its type to operate in dual IR bands
http://aviationweek.com/aw/generic/stor ... Sky&next=0
Ou seja, será o primeiro IRST com capacidade de operar com duas bandas, embora hoje, esteja equipado com uma banda.

Para comparar, a atual versão do Rafale (F-3) nem está equipada mais com IRST, pois o último IRST do Rafale (até o F-2) foi considerado obsoleto e não havia recursos para desenvolver um novo. A partir de agora, caso o contrato seja assinado, os indianos irão pagar por isso.
O IRST que equipará o SH, deriva do que equipava o F-14D.

Por que o IRST da Selex é "maravilhoso"? Qual foi a resposta que o Manuel teve e de quem?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71174 Mensagem por Marino » Seg Mai 05, 2014 4:31 pm

Veja lá no fórum irmão.
Vc é membro ativo e eu respeito muito seus posicionamentos.
A questão do alcance foi broma minha aqui, coloquei até smiles para deixar claro.
O resto, vc sabe que temos problemas para resolver e que nao estamos no "país das maravilhas".
Volto a repetir que nao questiono mais a opção, que os outros da short list se danem, nao sao mais variáveis válidas em qualquer discussão.
Mas eu, e tenho certeza que vc tb, quero saber a que tipo de limitações estaremos submetidos.
É do interesse de todos nós.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71175 Mensagem por Penguin » Seg Mai 05, 2014 5:02 pm

Marino escreveu:Veja lá no fórum irmão.
Vc é membro ativo e eu respeito muito seus posicionamentos.
A questão do alcance foi broma minha aqui, coloquei até smiles para deixar claro.
O resto, vc sabe que temos problemas para resolver e que nao estamos no "país das maravilhas".
Volto a repetir que nao questiono mais a opção, que os outros da short list se danem, nao sao mais variáveis válidas em qualquer discussão.
Mas eu, e tenho certeza que vc tb, quero saber a que tipo de limitações estaremos submetidos.
É do interesse de todos nós.
Ninguém está afirmando que é tudo maravilha.
Mas é claro que quero saber. No entanto, tenho consciência que não saberemos tudo aquilo que queremos. E quem sabe não poderá dizer tudo.
No mais, toda escolha está atrelada a compromissos.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder