TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71146 Mensagem por henriquejr » Sex Abr 25, 2014 8:16 pm

Na minha opinião a Africa do Sul é um parceiro em potencial, pois já existe uma boa relação economica e militar entre os dois países, as necessidades são bem parecidas e ambos tem o Gripen (terá, no caso do Brasil). Outro que também considero forte candidato é a própria Suécia, que também precisará substituir seus Gripens no futuro, ou seja, vejam que os três países precisarão de um novo caça praticamente na mesma ordem cronológica, já possuem parcerias na área de defesa, e possuem um bom parque tecnológico.




.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71147 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 25, 2014 8:22 pm

Isso daqui a 30 anos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71148 Mensagem por henriquejr » Sex Abr 25, 2014 8:38 pm

Carlos Lima escreveu:Isso daqui a 30 anos.

[]s
CB_Lima
Daqui a 30 anos o novo caça precisará operacional para substituir os atuais. Como sabemos que o desevolvimento de caças de ultima geração é complexo e leva tempo, em media 10 a 15 anos do inicio a entrada em operação, creio que não deve demorar muito para começarem as conversações, se é que já não se iniciaram, com esse contrato com a Suécia.

Acho que isso foi o que pesou mais na decisão da FAB em favor do Gripen NG: americanos, franceses e russos não precisam de ninguém para seus futuros projetos de caças, já a Suécia, o que os especialistas já afirmavam na época do lançamento do Gripen, é que este, provavelmente, seria o último projeto de caça que os suecos tocariam sozinhos!




Editado pela última vez por henriquejr em Sex Abr 25, 2014 8:45 pm, em um total de 1 vez.
.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71149 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 25, 2014 8:42 pm

henriquejr escreveu:
Carlos Lima escreveu:Isso daqui a 30 anos.

[]s
CB_Lima
Daqui a 30 anos o novo caça precisará operacional para substituir os atuais. Como sabemos que o desevolvimento de caças de ultima geração é complexo e leva tempo, em media 10 a 15 anos do inicio a entrada em operação, creio que não deve demorar muito para começarem as conversações, se é que já não se iniciaram, com esse contrato com a Suécia.
De qual geração?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceram: 11 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71150 Mensagem por pampa_01 » Sex Abr 25, 2014 10:50 pm

Lima, de sétima geração. Afinal já foi dito que o NG é de sexta, não é mesmo?




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71151 Mensagem por Penguin » Seg Abr 28, 2014 8:21 pm

Imagem
http://www.forcaaerea.com.br/atual.asp

Editorial

Assim como as elevações davam aos combatentes do passado a vantagem estratégica no terreno, a onipresença de câmeras e radares sobre uma determinada fatia de um teatro de operações permite uma vigilância constante de uma área de interesse militar.

Hoje, aviões-robô como, por exemplo, o Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk, podem ficar sobre uma área de interesse por até 24 horas ininterruptas transmitindo imagens, contatos radar e sinais eletrônicos para operadores a milhares de quilômetros de distância.

Convém lembrar que no já longínquo ano de 2001, um desses aviões voou mais de 13 mil quilômetros entre a Califórnia e a Austrália cruzando o Oceano Pacífico em 22 horas de voo ininterrupto. Sete anos mais tarde, a Força Aérea Americana manteve um desses aviões a 60 mil pés por 33 horas sobre um ponto fixo validando publicamente a importância do conceito de permanência que passou a ser possível com as aeronaves não tripuladas. O que antes eram alvos de aeronaves Lockheed U-2 (alcance 10 mil km/autonomia 12 horas) ou SR-71 Blackbird (alcance 5 mil km +) hoje são vigiados por robôs. Espera-se para 2015, a entrada em serviço do Northrop Grumman RQ-180 uma aeronave não tripulada capaz de reagir a necessidades de inteligência dentro de um espaço aéreo hostil uma vez que incorpora características furtivas. Além da vigilância e do reconhecimento, projetamse para aquela aeronave missões de ataque eletrônico contra redes computacionais de defesa aérea e de infraestrutura. A chegada de aeronaves de ataque não tripuladas, furtivas e possivelmente com velocidades hipersônicas num futuro previsível, mudará completamente a maneira como se conduzirá a guerra, e muito antes do que se imagina. A geração de aviões sem piloto atualmente em uso por norte-americanos, britânicos, israelenses e outros países, incluindo o Brasil, já transformaram a maneira de pensar de suas Forças Aéreas tanto tática quanto estrategicamente. Por mais que as aeronaves hoje em uso ainda estejam num estágio inicial de desenvolvimento, a meio caminho do que veremos daqui a 10 ou 15 anos, e ainda incapazes de se defenderem contra jatos de combate tripulados e sistemas antiaéreos avançados, já permitem que seus operadores consigam vislumbrar o seu uso quando dotados de capacidades mais avançadas, e caras. Todas, por sinal, já existentes e provadas em aviões tripulados. O voo autônomo, a furtividade, a transferência de dados de forma discreta, o controle satelital, o reabastecimento em voo e muitas outras tecnologias que já estão em uso há muito tempo. Na verdade, essa geração de aviões-robô já validou diversos conceitos que há 20 anos eram coisa de um futuro tido como distante. Não é à toa que nos principais países geradores de tecnologia aeroespacial, a próxima geração de caças de primeira linha não inclui necessariamente no comando o homem na cabine. Os norte-americanos já correm atrás de dois programas de aeronave de sexta geração, o F-X ou Next Generation Tactical Aircraft (Next Gen TACAIR) da USAF, para substituir o F-22 Raptor e a US Navy estuda o Air Dominance Fighter para o lugar do F/A-18E/F Super Hornet. Ambos têm uma entrada em serviço projetada para 2025/30.

Os americanos ainda não descartaram de vez o piloto em voo, mas já aventam a possibilidade de as novas aeronaves serem híbridas, podendo ser tripuladas ou não. Os russos já anunciaram que estão desenvolvendo uma aeronave de combate não tripulada de sexta geração, e a França já decidiu que irá saltar diretamente do Dassault Rafale, de geração 4.5 para um caça não tripulado de sexta geração provavelmente fruto de sua recentemente anunciada colaboração com o Reino Unido. Entre os aviões-robô de hoje, e os avançados caças não tripulados do futuro, invisíveis ao radar, capazes de “jamear” defesas muito mais avançadas do que as atuais, de carregar armas laser ou eletromagnéticas e com capacidade de atacar a infraestrutura de um país inimigo com muito mais eficiência do que as atuais, certamente existem algumas décadas de distância. Talvez duas, talvez três. Mas se nos lembrarmos que muitos destes passos já estão sendo dados hoje, e que programas como o F-X brasileiro ou o F-35 norteamericano levaram mais de 10 anos para serem definidos, podemos entender que o futuro próximo a que nos referimos, já não é tão distante assim...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71152 Mensagem por kirk » Seg Abr 28, 2014 8:29 pm

Meio off tópic ... mas ...

Sea Gripen: Marinha deverá participar da próxima reunião entre FAB e SAAB

http://www.naval.com.br/blog/2014/04/25 ... -e-a-saab/

abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71153 Mensagem por henriquejr » Qui Mai 01, 2014 11:25 pm

Imagem
Imagem
Imagem




.
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71154 Mensagem por NovaTO » Dom Mai 04, 2014 9:03 am

Deu no PA: GRIPEN E em Detalhes
Imagem
8-]

[]'s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71155 Mensagem por Penguin » Dom Mai 04, 2014 12:17 pm

NovaTO escreveu:Deu no PA: GRIPEN E em Detalhes
Imagem
8-]

[]'s
Os "wing tip stations" e o "fin pod" também irão abrigar antenas do sistema de guerra eletrônica (EW).

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71156 Mensagem por Penguin » Dom Mai 04, 2014 4:13 pm

Configuração interessante:

2 Iris-T
5 Meteor
2 Tanques externos

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71157 Mensagem por Marino » Dom Mai 04, 2014 5:08 pm

Saindo de Santa Cruz chega a Teresópolis? [003] [003] [003]




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71158 Mensagem por Penguin » Dom Mai 04, 2014 5:40 pm

Marino escreveu:Saindo de Santa Cruz chega a Teresópolis? [003] [003] [003]
Com certeza chega a Itaguaí. :wink:

Imagem

Fonte:
Muito interessante...
Apresentação da Saab, em audiência no Senado, 11 de agosto de 2011: http://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ ... _Janer.pdf




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71159 Mensagem por Marino » Dom Mai 04, 2014 8:47 pm

Vi, na pág 21 da apresentação, o gráfico.
Mas lá nao diz com qual configuração.
Diz: com armas, que pode ser um 45 do piloto. [003] [003] [003]
Estou brincando, claro, mas ninguém pode responder, HOJE, o alcance da aeronave com 2 Íris-T, 5 Meteor e dois tanques, pois ela ainda nao existe.
Isto é fato.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71160 Mensagem por Marino » Dom Mai 04, 2014 8:50 pm

Ah, Itaguaí é mais perto que Teresópolis, fica do lado de Santa Cruz.
Previne pane seca. :lol: :lol: :lol:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder