Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Projeto VANT

#991 Mensagem por Justin Case » Sex Fev 28, 2014 10:16 am

Thor escreveu:
denilson escreveu: Hoje eu estava trocando os pneus do meu carro, quando chegou um militar com uniforme do esquadrão horus, puxei conversa falando que eu havia tirado umas fotos de um Hermes, perguntei sobre o modelo com radar, me apresentei falando onde trabalho e que trabalho com sensoriamento remoto e tal.
Bom perguntei que tipo de radar era, aí ele me falou que era um radar sar aí perguntei p ele por que do "bojo" (radome) se era um radar sar, aí ele me falou que era para o giro da antena, (para melhor entendimento, o radar ou modo radar sar não pode haver giro, a antena tem que ser estática e voltada a lateral da aeronave, tive inclusive que explicar isso a ele) aí entendi que o radar tem um modo sar além além de outros modos, aí ele deixou escapar que ele possui um modo aéreo, não "imageando" mas mostrando na tela as aeronaves dentro do alcance, ou seja, esse uav é também um mini AWACS !!!!!!!
Abraço
Denílson,
Embora a teoria básica sobre SAR fale que é o aproveitamento do deslocamento da aeronave para simular uma antena de maiores dimensões, quase todos os radares SAR hoje em dia possuem antenas móveis. O R-99 por exemplo, além daquelas 2 laterais (Banda L) que atendem essa premissa básica que você deve ter visto na faculdade, o radome abriga duas antenas da banda X, rotatórias, e compõem o sistema SAR, e são usadas nos modos Spot, Wide Area Search e A2A, em complemento ao Strip da banda L. Da mesma maneira é o SAR do Hórus RQ-450, e também deve ser o do Global Hawk, e todos os demais SAR modernos.
Tenho, também, curiosidade em saber porque só vemos essa definição básica de SAR e há pouca explicação desses modos de antenas móveis.
Abraços
Amigos,

Pelo que entendi, o modo SAR é basicamente fundamentado em software. Com antena lateral ou frontal, estática ou girando, o sistema sabe para onde o radar estava "olhando" a cada momento. De cada um desses momentos considerados, é guardada uma imagem. Essas imagens individuais são depois somadas, focadas, de modo a criar a imagem a ser apresentada ao piloto/operador/analista. É como se faz hoje com câmeras fotográficas profissionais. Com várias fotos tiradas em rápida sequência se consegue montar uma panorâmica, ajustar foco, cor, luminosidade, etc.
Quanto mais imagens se puder obter no tempo, melhor. Quanto maior a qualidade ou resolução, melhor. Quanto maior a semelhança com a imagem precedente e a sucessiva, melhor.
A capacidade de processamento do sistema também interfere no resultado. Se quisermos gravar em voo e processar em laboratório depois, podemos ter resultado muito melhor do que aquele possível de ser apresentado alguns segundos após o sensor receber as imagens.
Mas isso é uma visão muito genérica (ou leiga), pois nunca trabalhei com SAR nem estudei o assunto.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Projeto VANT

#992 Mensagem por denilson » Sex Fev 28, 2014 1:11 pm

Thor escreveu:
denilson escreveu: Hoje eu estava trocando os pneus do meu carro, quando chegou um militar com uniforme do esquadrão horus, puxei conversa falando que eu havia tirado umas fotos de um Hermes, perguntei sobre o modelo com radar, me apresentei falando onde trabalho e que trabalho com sensoriamento remoto e tal.
Bom perguntei que tipo de radar era, aí ele me falou que era um radar sar aí perguntei p ele por que do "bojo" (radome) se era um radar sar, aí ele me falou que era para o giro da antena, (para melhor entendimento, o radar ou modo radar sar não pode haver giro, a antena tem que ser estática e voltada a lateral da aeronave, tive inclusive que explicar isso a ele) aí entendi que o radar tem um modo sar além além de outros modos, aí ele deixou escapar que ele possui um modo aéreo, não "imageando" mas mostrando na tela as aeronaves dentro do alcance, ou seja, esse uav é também um mini AWACS !!!!!!!
Abraço
Denílson,
Embora a teoria básica sobre SAR fale que é o aproveitamento do deslocamento da aeronave para simular uma antena de maiores dimensões, quase todos os radares SAR hoje em dia possuem antenas móveis. O R-99 por exemplo, além daquelas 2 laterais (Banda L) que atendem essa premissa básica que você deve ter visto na faculdade, o radome abriga duas antenas da banda X, rotatórias, e compõem o sistema SAR, e são usadas nos modos Spot, Wide Area Search e A2A, em complemento ao Strip da banda L. Da mesma maneira é o SAR do Hórus RQ-450, e também deve ser o do Global Hawk, e todos os demais SAR modernos.
Tenho, também, curiosidade em saber porque só vemos essa definição básica de SAR e há pouca explicação desses modos de antenas móveis.
Abraços
Thor, tu está fazendo uma confusão, SAR Synthetic Aperture Radar, é um modo radar, os radares dedicados ao SAR, são estáticos, agora, tem radares que possuem vários modos ou funções, dentre elas o SAR, os que tu citou e outros.
Mas por favor SAR é SAR aqui ou na China, na faculdade no doutorado no pós doutorado... No modo SAR a antena tem obrigatoriamente que ficar apontada para a lateral da aeronave, satélite o que for... Quando o levantamento está em outro modo, aí sim a antena vai girar, pular, fazer ziguezague. :wink:




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Projeto VANT

#993 Mensagem por Thor » Sáb Mar 01, 2014 10:21 pm

denilson escreveu:
Thor escreveu: Denílson,
Embora a teoria básica sobre SAR fale que é o aproveitamento do deslocamento da aeronave para simular uma antena de maiores dimensões, quase todos os radares SAR hoje em dia possuem antenas móveis. O R-99 por exemplo, além daquelas 2 laterais (Banda L) que atendem essa premissa básica que você deve ter visto na faculdade, o radome abriga duas antenas da banda X, rotatórias, e compõem o sistema SAR, e são usadas nos modos Spot, Wide Area Search e A2A, em complemento ao Strip da banda L. Da mesma maneira é o SAR do Hórus RQ-450, e também deve ser o do Global Hawk, e todos os demais SAR modernos.
Tenho, também, curiosidade em saber porque só vemos essa definição básica de SAR e há pouca explicação desses modos de antenas móveis.
Abraços
Thor, tu está fazendo uma confusão, SAR Synthetic Aperture Radar, é um modo radar, os radares dedicados ao SAR, são estáticos, agora, tem radares que possuem vários modos ou funções, dentre elas o SAR, os que tu citou e outros.
Mas por favor SAR é SAR aqui ou na China, na faculdade no doutorado no pós doutorado... No modo SAR a antena tem obrigatoriamente que ficar apontada para a lateral da aeronave, satélite o que for... Quando o levantamento está em outro modo, aí sim a antena vai girar, pular, fazer ziguezague. :wink:
Bem, pode ser que eu esteja usando uma terminologia não comum ou correta no meio científico, mas tenho certeza que no meio prático/operacional é assim que vemos e empregamos. Para mim, SAR é um sistema RADAR, como o nome diz Radar de Abertura sintética, e os modos de operação variam de sistema para sistema. Falei de alguns modos do radar SAR que a FAB tem mais experiência, que são os do R-99, e nessa avião não existe o modo SAR daquele radar, e sim Stripmap L, Strip L+X, WAS, A2A, Spot, polarizações HH, HV, VV, etc.
Continuo com a dúvida por que a definição básica de SAR não contempla antenas giratórias (ou por que os usuários e fabricantes chamam os equipamentos de radar de abertura sintética mesmo sendo giratórios)?
Abraços e sucesso nos estudos.

Na internet tem alguma coisa sobre SAR com antena giratória:
Patente US5379041 - Synthetic aperture radar having rotating antennas

Número da publicação US5379041 A
Tipo de publicação Concessão
Número do pedido US 08/131,634
Data de publicação 3 jan. 1995
Data de depósito 5 out. 1993
Data da prioridade 5 out. 1992
Status da taxa Pagas
Também publicado como DE4233416A1, DE4233416C2, EP0591652A1, EP0591652B1

Inventores Helmut Klausing
Cessionário original Deutsche Aerospace Ag
Exportar citação BiBTeX, EndNote, RefMan
Citações de patente (4), Citada por (6), Classificações (7), Eventos legais (4)

Links externos: USPTO, Cessão do USPTO, Espacenet

Synthetic aperture radar having rotating antennas
US 5379041 A

Resumo

A rotating antenna synthetic aperture radar apparatus having a module in the processor circuit in which are stored image definition values for reducing image errors. The module acts upon process circuits to subdivide the distance range illuminated by the antenna into individual distance intervals and to determine the reference functions in these distance intervals.




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Projeto VANT

#994 Mensagem por denilson » Seg Mar 03, 2014 1:01 pm

A diferença básica é o produto do levantamento, no caso o ROSAR, note que foi modificado o nome, quando a antena está girando ele não tem como "produto" final uma matriz (imagem) cartográfica (pelo menos nada que eu tenha encontrado na literatura), esse é o "produto" do modo SAR com visada lateral, nos outros modos os produtos são outros (mesmo utilizando a tecnologia SAR).
Abraço




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Projeto VANT

#995 Mensagem por denilson » Qua Mar 26, 2014 3:35 pm

26 de março de 2014
Brasil adquire Hermes 900
No dia 26 de março de 2014, a empresa israelense Elbit Systems Ltd. anunciou o recebimento de um contrato para o fornecimento à FAB de um VANT Hermes 900 (Foto: Elbit). A aeronave, equipada com um novo a avançado sistema de coleta de inteligência, será operado pela FAB com missões combinadas com a frota de Hermes 450 já em operação, e já será empregado durante a Copa do Mundo. O Hermes 900 tem grande autonomia, pode voar a 30.000 pés e tem grande capacidade de carga útil. Pode ser controlado — em conjunto com o Hermes 450 — a partir de uma mesma estação terrestre. AEL Sistemas S.A., subsidiária brasileira da Elbit Systems, fornecerá suporte técnico e de engenharia, bem como serviços logísticos e de manutenção.
Imagem
http://www.segurancaedefesa.com/Hermes_900_FAB.html




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Projeto VANT

#996 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 26, 2014 4:17 pm

crescendo a passos largos o setor de vant's no Brasil. Só que até agora, nenhuma nacional emplacou qualquer venda significativa neste setor. E isso apesar dos inúmeros projetos.

O que será que está faltando, além de verba? :roll:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Projeto VANT

#997 Mensagem por denilson » Qua Mar 26, 2014 4:46 pm

A Santoslab já fez algumas vendas para a marinha.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Projeto VANT

#998 Mensagem por LeandroGCard » Sex Mar 28, 2014 11:12 am

Notícia interessante sobre o uso de VANT's no Brasil:
PF usa drone para prender traficante

Thaise Constancio / RIO - O Estado de S.Paulo - 28 de março de 2014 | 2h 04

A Polícia Federal (PF) usou um drone - avião não tripulado com câmera - para monitorar os passos do traficante Marcelo Santos das Dores, de 32 anos, conhecido como Menor P, preso anteontem.

Em depoimento à polícia, ele afirmou ser "o dono" do tráfico de 11 favelas controladas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), no Complexo da Maré, no Rio. O equipamento também será usado na ocupação do conjunto de favelas por tropas federais, em 7 de abril.

Em 2013, o drone foi usado unicamente para acompanhar o criminoso, um dos bandidos mais procurados do Rio. Após um ano de investigação, ele foi preso na noite de quarta-feira, em Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense.

Apesar de ter 9,3 m de comprimento e 16,6 m entre as asas, é quase impossível detectar o drone, que pode alcançar 10 mil metros de altura e voar por 37 horas contínuas. A câmera infravermelha de alta precisão permitiu que o veículo fosse usado de dia e à noite como mecanismo de vigilância e monitoramento da área por onde o traficante circulava.

/ COLABOROU MARCELO GOMES
Leandro G. Card




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: Projeto VANT

#999 Mensagem por Brasileiro » Qua Abr 16, 2014 1:01 am

O que houve? Nunca mais se falou nada...

http://harpiasistemas.com.br/
Imagem

Harpia = Embraer + Avibras + AEL


abraços




----------------
amor fati
Avatar do usuário
rafafoz
Avançado
Avançado
Mensagens: 414
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 1:09 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 4 vezes

Re: Projeto VANT

#1000 Mensagem por rafafoz » Sex Abr 25, 2014 9:29 am

Não sei se já foi postado e me desculpem aos portugueses frequentadores do fórum. Mas tive que rir, kkkkkkkkkkkkkkk.

Teste de Drone da Marinha Portuguesa





“melhor seria viver sozinho, mas isso não é possível: precisamos do poder de todos para proteger o de cada um e dos outros” (Francis Wolff)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Projeto VANT

#1001 Mensagem por rodrigo » Sex Abr 25, 2014 11:07 am

LeandroGCard escreveu:Notícia interessante sobre o uso de VANT's no Brasil:
PF usa drone para prender traficante

Thaise Constancio / RIO - O Estado de S.Paulo - 28 de março de 2014 | 2h 04

A Polícia Federal (PF) usou um drone - avião não tripulado com câmera - para monitorar os passos do traficante Marcelo Santos das Dores, de 32 anos, conhecido como Menor P, preso anteontem.

Em depoimento à polícia, ele afirmou ser "o dono" do tráfico de 11 favelas controladas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), no Complexo da Maré, no Rio. O equipamento também será usado na ocupação do conjunto de favelas por tropas federais, em 7 de abril.

Em 2013, o drone foi usado unicamente para acompanhar o criminoso, um dos bandidos mais procurados do Rio. Após um ano de investigação, ele foi preso na noite de quarta-feira, em Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense.

Apesar de ter 9,3 m de comprimento e 16,6 m entre as asas, é quase impossível detectar o drone, que pode alcançar 10 mil metros de altura e voar por 37 horas contínuas. A câmera infravermelha de alta precisão permitiu que o veículo fosse usado de dia e à noite como mecanismo de vigilância e monitoramento da área por onde o traficante circulava.

/ COLABOROU MARCELO GOMES
Leandro G. Card
Um dos muitos sindicatos da DPF disse que o uso do drone era mentira.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rafafoz
Avançado
Avançado
Mensagens: 414
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 1:09 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 4 vezes

Re: Projeto VANT

#1002 Mensagem por rafafoz » Sáb Abr 26, 2014 2:31 pm

rodrigo escreveu:
LeandroGCard escreveu:Notícia interessante sobre o uso de VANT's no Brasil:
Leandro G. Card
Um dos muitos sindicatos da DPF disse que o uso do drone era mentira.
Creio que não seja mentira, não é incomum aqui em Foz do Iguaçu, conter informações e imagens de drones utilizados pela Policia Federal em processos da Justiça Federal, para crimes de tráfico e contrabando e descaminho. Não são um, nem dois, processos que possuem fotos do(e) vant(s) da PF, certas informações são tratadas com sigilo por força de não prejudicar futuras e eventuais investigações, mas o uso é verdadeiro na região.




“melhor seria viver sozinho, mas isso não é possível: precisamos do poder de todos para proteger o de cada um e dos outros” (Francis Wolff)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38219
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2649 vezes

Re: Projeto VANT

#1003 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 26, 2014 2:46 pm

rafafoz escreveu:Não sei se já foi postado e me desculpem aos portugueses frequentadores do fórum. Mas tive que rir, kkkkkkkkkkkkkkk.

Teste de Drone da Marinha Portuguesa

Em três tópicos diferentes.

Já agora:





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Projeto VANT

#1004 Mensagem por Lord Nauta » Dom Abr 27, 2014 3:04 pm

rafafoz escreveu:Não sei se já foi postado e me desculpem aos portugueses frequentadores do fórum. Mas tive que rir, kkkkkkkkkkkkkkk.

Teste de Drone da Marinha Portuguesa



Bem! Talvez este vídeo explique um pouco aquilo que somos. Afinal de contas somos descendentes da inteligência lusitana.
[003] [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003]


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: Projeto VANT

#1005 Mensagem por hotm » Seg Abr 28, 2014 4:33 pm

Calma o drone é muito bom e é uma empresa portuguesa.
O lançamento foi muito infeliz e aconteceu na pior altura, Lei de Murphy. Mas é um grande video :lol: :lol: :lol:
Percebo porque ele usou mascara.




Responder