Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Lucas Lasota
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9721 Mensagem por Lucas Lasota » Qua Abr 23, 2014 6:21 am

sapao escreveu:
EDSON escreveu:E agora José? Vai ou não ter REVO?
Interessante notar que o grau de "imparcialidade" de todos, inclusive dos "imparciais", é tão grande que não se questiona mais o "por que" e sim se o "por quem"...

Não haverá.

Assim como não haverá o casulo com o GIAT 20mm (se não me engano M621), não haverá FN .50 para a porta lateral e nem o MAWs ativo, apesar de homologados para operação.
Que é exatamente o que temos hoje: uma homologação.

Compare uma foto do 8913 na fabrica sendo homologado e na entrega e entenderá o que estou dizendo.
Pesquise sobre a diferença do curso de formação com o modelo de C-295 entregue e entenderá o que estou dizendo.

Caro sapao, poderia trazer mais informações a respeito da configuração dos novos Caracais? Apesar dessa foto que apareceu com um H-36 todo completo para operações C-SAR ter uma inscrição numérica da FAB não significa que essa configuração será adotada pela força?
Algumas reportagens feitas por diferentes meios jornalísticos, entre os quais se incluem a Tecnologia e Defesa, o Estadão e até o Defesa Aérea e Naval, afirmaram já há algum tempo que metade da frota de Caracais da FAB seriam na configuração C-SAR. O que mudou desde então?

Desde já agradeço.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9722 Mensagem por NovaTO » Qua Abr 23, 2014 7:51 am

Deu no PA, finalmente uma notícia boa para essa compra:
EASA certifica reprojeto da engrenagem do eixo vertical do Airbus Helicopters EC225/725

EC225

O eixo de engrenagens cônicas verticais redesenhado para o EC225 da Airbus Helicopters foi certificado, permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste tipo em operação no mundo, bem como aqueles que estão sendo produzidos.

A certificação foi concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e terá sua validação seguida por outras autoridades de aeronavegabilidade internacionais.

A fabricação da engrenagem do eixo redesenhado está em andamento, permitindo a implementação mundial em aeronaves em serviço e na produção, a partir do segundo semestre de 2014.

“A Airbus Helicopters colocou uma prioridade muito alta no desenvolvimento deste novo eixo para o EC225. A certificação da EASA é um marco importante para a fazer nossos clientes voarem com a solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus Helicopters – Engenharia.

O novo projeto elimina todos os três fatores que, em conjunto, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical. Ele oferece resistência à corrosão, compensa o stress residual e elimina estresse pontos quentes.

Após dois pousos controlados na água do EC225 no Mar do Norte em 2012 e a suspensão de parte da frota de aeronaves, medidas de precaução e de prevenção foram imediatamente desenvolvidas pela Airbus Helicópteros e implementadas com sucesso por parte dos operadores, levando a um retorno completo ao serviço.

Como a mais recente evolução da família Super Puma da Airbus Helicopters, mais de 200 aeronaves EC225/725s foram entregues a 35 operadores, acumulando mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os operadores mais exigentes, o EC225 é um helicóptero burro de carga de 11 toneladas integrando todas as últimas inovações tecnológicas.


FONTE: http://www.airbushelicopters.com

Isso, claro se essa troca for feita graciosamente pela Airbus Helicopters para os Helis do MD.

[]'s




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9723 Mensagem por kirk » Qua Abr 23, 2014 4:56 pm

Saiba mais sobre o novo eixo vertical da transmissão do EC225/725

[img]http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... -cópia.jpg[/img]

Novo projeto do eixo vertical destacado em ilustração da transmissão dos helicópteros EC225/EC725 – recorte a partir de imagem Airbus Helicopters
A Airbus Helicopters divulgou um poster bastante didático sobre as alterações feitas no projeto do eixo vertical (engrenagem cônica) da transmissão dos helicópteros EC225/725, em inglês.

[img]http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... -cópia.jpg[/img]

Abaixo, algumas imagens destacadas a partir do poster, com foto da nova peça, ilustração que mostra onde ela se situa dentro da transmissão (MGB) e desenho com os itens modificados (em infográfico do tipo antes e depois).

[img]http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... -cópia.jpg[/img]

Por fim, o poster completo, que reduzimos para publicar no site. Clicando na imagem abaixo, você acessa o original em arquivo pdf, na seção do site da Airbus Helicopters dedicada às mudanças e novidades das aeronaves EC225/725, que também traz um resumo dos passos para os operadores trocarem a peça antiga pela nova.

Para os leitores que quiserem mais detalhes técnicos divulgados (em inglês), além do detalhamento sobre como se dará a troca das peças para os operadores existentes da aeronave, basta clicar aqui para acessar documento em pdf da Airbus Helicopters, publicado em março (antes da certificação por parte da EASA). O sistema provisório de monitoramento e aviso sobre problemas com a antiga peça, denominado MOD45, deverá ser retirado.

http://www.ec225news.com/site/docs_wsw/ ... 0Shaft.pdf

Para mais documentos relacionados, acesse http://www.airbushelicopters.com/techpub (é necessário preencher um cadastro para acessar a documentação).

COLABOROU: Justin Case




[] kirk

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9724 Mensagem por sapao » Qua Abr 30, 2014 6:38 pm

Lucas Lasota escreveu:
sapao escreveu: Interessante notar que o grau de "imparcialidade" de todos, inclusive dos "imparciais", é tão grande que não se questiona mais o "por que" e sim se o "por quem"...

Não haverá.

Assim como não haverá o casulo com o GIAT 20mm (se não me engano M621), não haverá FN .50 para a porta lateral e nem o MAWs ativo, apesar de homologados para operação.
Que é exatamente o que temos hoje: uma homologação.

Compare uma foto do 8913 na fabrica sendo homologado e na entrega e entenderá o que estou dizendo.
Pesquise sobre a diferença do curso de formação com o modelo de C-295 entregue e entenderá o que estou dizendo.

Caro sapao, poderia trazer mais informações a respeito da configuração dos novos Caracais? Apesar dessa foto que apareceu com um H-36 todo completo para operações C-SAR ter uma inscrição numérica da FAB não significa que essa configuração será adotada pela força?
Algumas reportagens feitas por diferentes meios jornalísticos, entre os quais se incluem a Tecnologia e Defesa, o Estadão e até o Defesa Aérea e Naval, afirmaram já há algum tempo que metade da frota de Caracais da FAB seriam na configuração C-SAR. O que mudou desde então?

Desde já agradeço.
A numeração indica que a célula deve ser destinada a FAB, mas isso só é fato quando o comprador recebe. Esse é o primeiro ponto.

Homologar a aeronave para tal configuração não obriga o comprador a compra-la, e as vezes ele pode querer apenas que o modelo venha homologado mas sem o equipamento no momento; como é o caso do H-60 que está homologado e preparado para o HMD e REVO (no segundo lote). Esse e o segundo ponto.

A previsão, como o nome já diz, é uma previsão. Em resumo ela foi feita levando-se em conta determinadas variáveis do momento e projeções futuras que podem vir a acontecer ou não. Esse é o terceiro ponto.

O ultimo ponto: vir configurada para C-SAR não quer dizer necessariamente vir com REVO.

E aqui devolvo a você uma pergunta: possuir REVO é mais importante para o C-SAR ou para o SAR?
Ou em outras palavras: REVO em um helicóptero de C-SAR é uma vantagem ou desvantagem?
E sendo mais especifico: REVO no 725 da FAB é uma vantagem para o fim que se destina?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9725 Mensagem por WSANTANA » Qua Mai 28, 2014 4:23 pm

Prezados,

725 da Marinha girando por Natal!
Helicóptero bonito.

Abraço.

Wsantana.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9726 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 30, 2014 5:42 pm

Legal o video :D
Helibras – Retrospectiva EC725 made in Brazil para a Marinha do Brasil
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=43174

[]s
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9727 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 31, 2014 5:55 pm

Alguém sabe informar se a PR ainda vislumbra substituir os VH-36 por outro helo na função VVIP do GTE ou se a idéia foi abandonada de vez em pró do material francês, já que o problema com o eixo do rotor principal parece estar definitivamente sanado?

abs




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9728 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 31, 2014 5:56 pm

Moderação, favor deletar. Post repetido.

abs.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Set 10, 2014 6:10 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9729 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 31, 2014 5:59 pm

Moderação, favor deletar. Post repetido.

abs.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Set 10, 2014 6:12 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9730 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 31, 2014 6:15 pm

Moderação, favor deletar. Post repetido.

abs.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Set 10, 2014 6:13 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9731 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 09, 2014 9:09 pm

3 UH-60 "M" para o Brasil...

Serão para o EB? ou C-SAR?

http://www.dsca.mil/major-arms-sales/br ... elicopters
Media/Public Contact:


pm-cpa@state.gov


Transmittal No:


14-36




WASHINGTON, Sep 9, 2014 - The State Department has made a determination approving a possible Foreign Military Sale to Brazil for UH-60M Black Hawk helicopters and associated equipment, parts, training and logistical support for an estimated cost of $145 million. The Defense Security Cooperation Agency delivered the required certification notifying Congress of this possible sale on September 8, 2014.

The Government of Brazil has requested a possible sale of 3 UH-60M Black Hawk helicopters with 8 T-700-GE-701C engines (6 installed and 2 spares), 12 M-134 7.62mm Machine Guns, 8 H765GU Embedded Global Positioning System/Inertial Navigation Systems, spare and repair parts, tools and support equipment, publications and technical data, personnel training and training equipment, U.S. Government and contractor engineering and technical support services, and other related elements of logistics support. The estimated cost is $145 million.

This proposed sale will contribute to the foreign policy and national security of the United States by helping to improve the security of Brazil, which has been, and continues to be, an important force for political stability and economic progress in South America.

Brazil needs these aircraft to fulfill its strategic commitments for additional search and rescue and internal security capabilities. This procurement will upgrade its air mobility capability and provide for the defense of vital installations and close air support for ground forces. Brazil will have no difficulty absorbing these helicopters into its armed forces.

The proposed sale of this equipment and support will not alter the basic military balance in the region.

The principal contractors will be Sikorsky Aircraft (United Technologies) Corporation in Stratford, Connecticut; General Electric Engines in Lynn, Massachusetts; and Dillon Aero Systems in Mesa, Arizona. There are no known offset agreements proposed in connection with this potential sale.

Implementation of this proposed sale may require the assignment of one contractor representatives to Brazil for a period of up to three years to support the fielding, maintenance, and personnel training.

There will be no adverse impact on U.S. defense readiness as a result of this proposed sale.

This notice of a potential sale is required by law and does not mean the sale has been concluded.

All questions regarding this proposed Foreign Military Sale should be directed to the State Department's Bureau of Political Military Affairs, Office of Congressional and Public Affairs, pm-cpa@state.gov.

-30-
;)

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9732 Mensagem por henriquejr » Ter Set 09, 2014 9:20 pm

Carlos Lima escreveu:3 UH-60 "M" para o Brasil...

Serão para o EB? ou C-SAR?

http://www.dsca.mil/major-arms-sales/br ... elicopters
Media/Public Contact:


pm-cpa@state.gov


Transmittal No:


14-36




WASHINGTON, Sep 9, 2014 - The State Department has made a determination approving a possible Foreign Military Sale to Brazil for UH-60M Black Hawk helicopters and associated equipment, parts, training and logistical support for an estimated cost of $145 million. The Defense Security Cooperation Agency delivered the required certification notifying Congress of this possible sale on September 8, 2014.

The Government of Brazil has requested a possible sale of 3 UH-60M Black Hawk helicopters with 8 T-700-GE-701C engines (6 installed and 2 spares), 12 M-134 7.62mm Machine Guns, 8 H765GU Embedded Global Positioning System/Inertial Navigation Systems, spare and repair parts, tools and support equipment, publications and technical data, personnel training and training equipment, U.S. Government and contractor engineering and technical support services, and other related elements of logistics support. The estimated cost is $145 million.

This proposed sale will contribute to the foreign policy and national security of the United States by helping to improve the security of Brazil, which has been, and continues to be, an important force for political stability and economic progress in South America.

Brazil needs these aircraft to fulfill its strategic commitments for additional search and rescue and internal security capabilities. This procurement will upgrade its air mobility capability and provide for the defense of vital installations and close air support for ground forces. Brazil will have no difficulty absorbing these helicopters into its armed forces.

The proposed sale of this equipment and support will not alter the basic military balance in the region.

The principal contractors will be Sikorsky Aircraft (United Technologies) Corporation in Stratford, Connecticut; General Electric Engines in Lynn, Massachusetts; and Dillon Aero Systems in Mesa, Arizona. There are no known offset agreements proposed in connection with this potential sale.

Implementation of this proposed sale may require the assignment of one contractor representatives to Brazil for a period of up to three years to support the fielding, maintenance, and personnel training.

There will be no adverse impact on U.S. defense readiness as a result of this proposed sale.

This notice of a potential sale is required by law and does not mean the sale has been concluded.

All questions regarding this proposed Foreign Military Sale should be directed to the State Department's Bureau of Political Military Affairs, Office of Congressional and Public Affairs, pm-cpa@state.gov.

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Isso da pra equipar mais 3 UH-60, além desses novos, caso confirmem a aquisição. Somado com mais 6 que a FAB possui, do último lote adquirido, já dá uma força C-SAR respeitável.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9733 Mensagem por Bolovo » Ter Set 09, 2014 9:30 pm

A FAB não possuí já 16 UH-60?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9734 Mensagem por gogogas » Ter Set 09, 2014 9:34 pm

Não me lembro em qual revista saiu (se não me engano a ASAS ) ,que o EB pretendia comprar 3 UH-60 M para usar nas olímpiadas ...




Gogogas !
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9735 Mensagem por Alitson » Qua Set 10, 2014 12:51 pm

Bolovo escreveu:A FAB não possuí já 16 UH-60?
Isso ai, 16 UH-60L.




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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