TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71116 Mensagem por Thor » Ter Abr 22, 2014 8:46 am

Justin Case escreveu:Caçadores, a la chasse!

22 de abril, Dia da Aviação de Caça.
Abraços,

Justin
Bordel !
Parabéns a todos os pilotos de caça e àqueles que possuem o espírito caçador.




Brasil acima de tudo!!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71117 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 22, 2014 9:53 am

Só para lembrar. A FAB tem a pretenção de obter cerca de 120 caças apenas a título de substituição da frota atual. Se levarmos em conta as necessidades que temos, tendo em vista os atuais esqaudrões, e mantendo-se o atual padrão do prgrama FX para os esquadrões de caça, nossa demanda real chega a 162 caças. Não me consta que este seja um número inatingível ou mesmo pribitivo a nossa capacidade de investimento, em havendo decisão e vontade política para isso.

Se considerarmos que a MB tem uma demanda inical para mais 48 caças, temos então um potencial mercado inteno para cerca de 210 caças no curto/médio prazo. Este número também não me consta ser algo proibitvo ou inatingível. Novamente, em havendo vontade e decisão política para tanto.

Dito isso, as potenciais demandas ulteriores que serão sentidas ao longo do tempo, e que precisarão ser atendidas, tanto em relação à FAB como à aviação naval, podem nos levar facilmente para números superiores as 300 undes citas.

Ex: se a FAB obtiver os caças suficientes para cobrir todos os 7 COMAR com 1 GAvCa - que mais do que o ideal, é o necessário em relação a nossa demanda por defesa aérea - sob o atual padrão FX teremos então uma demanda para cerca de 252 caças.

Da mesma forma a aviação naval, a depender do projeto escolhido para o PRONAE, pode ver os números de seus caças mais do que dobrados com vista a atender plenamente sua potencialidades e reais demandas.

Não é impossível. Não é inalcançável. Não é inatingível. É apenas questão de consciência e responsabilidade. Temos alguma delas sobre defesa o Brasil hoje? E amanhã?

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71118 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 22, 2014 1:16 pm

120 caças, 160 caças é até plausível, mas desde o início estou falando de FAB, marinha é outra história, não dá pra contar ainda com encomenda da MB sem antes eles definirem concretamente o programa de obtenção do novo (ou novos) PAs. Podem me criticar mas nessa história de 02 PAs vou ser igual a Tomé... Até agora duvido que chegaremos a 20 SBRs...

Quanto quantidade de caças, esqueçam qualquer coisa fora dos números acima, fora disso é sonhar... e se for pra sonhar prefiro sonhar com outras coisas...




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Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71119 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 22, 2014 2:24 pm

É aquele velho problema nosso de sempre J. Ricardo. Demanda x capacidade de oferta x percepção de ameaça x consciência x vontade.

Como disse, temos que ver primeiro se há verdadeiramente vontade e decisão para se chegar, mesmo, aos menores números indicados pela FAB. Sem isso, o mais provável a acontecer é que tenhamos 36 Gripen E/F e mais uns C/D quebrando o galho pelos próximos 40 anos. Com a MB operando F-18 reciclado para além de 2030.

Mas isso, claro, se o pensamento reinante não modificar-se. Ou a realidade não vier modificar-nos primeiro.

Aí, nem 120, 160 ou 200 irão fazer diferença. Pois não teremos nada disso mesmo para contar. Só os lamentos e auto-piedade de sempre :?

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71120 Mensagem por Luís Henrique » Ter Abr 22, 2014 11:07 pm

Marino escreveu:Peraí, é a famosa Estratégia da Derrota Preventiva (@CM)?
Se vamos perder mesmo arrega logo?
É isso, ou seu post é irônico e nao entendi (e já me desculpo se foi assim)?
Claro que é irônico.

Mas é também um protesto. Não é porque o Brasil sempre foi irrelevante em capacidade militar que deverá continuar assim para sempre.

Há 20 anos não figurávamos entre as maiores economias do mundo. Não tínhamos (descoberto) o petróleo que temos hoje.
O mundo brigava por petróleo e hoje já prevemos que as guerras futuras serão por recursos naturais.
etc. etc. etc.

Portanto eu pergunto:

Nossas forças armadas serão melhoradas para termos a capacidade de nos defendermos de nossos vizinhos apenas???

Ou o objetivo é dissuadir QUALQUER possível adversário???

Pois com esta mentalidade não dissuadiremos nenhuma potência militar.

Não estou dizendo que precisamos ter forças iguais às russas, estou dizendo que ECONOMICAMENTE poderíamos ter se quiséssemos.
Talvez não seja necessário chegar a tanto, mas também do jeito que esta não pode ficar.

Muitos países BEM MENORES que o Brasil possuem frotas com 200, 300 ou 400 caças.
Se o Brasil em 2050 possuir apenas 100 caças, é uma piada mesmo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71121 Mensagem por Luís Henrique » Ter Abr 22, 2014 11:11 pm

J.Ricardo escreveu:Luís comparar Brasil e Rússia é forçar a barra... Eles tem problemas de fronteiras, e principalmente de égo, querem defender um status quo da época da guerra fria, nós não temos essas megalomanias russas, nós precisamos de FA do tamanho da nossa necessidade, não precisamos de 360 mas precisamos de mais de 36... Não precisamos de 20 SNA, mas precisamos de mais de 01... não precisamos de 50 fragatas de 6000T mas precisamos de mais de 06, é por aí...
Não estou dizendo que temos que ter as mesmas quantidades, etc.
Estou dizendo que ECONOMICAMENTE estamos no mesmo nível.
Portanto, ECONOMICAMENTE, poderíamos sim ter forças armadas em um nível EQUIVALENTE.

Agora, se você quer dissuadir QUALQUER adversário, fique sabendo que EUA e China possuem 3.000 caças cada um.
Fora os drones.....

Nem com 36, nem com 100 vamos dissuadir tal poder.

Agora, com uma defesa antiaérea em camadas, com sistemas nacionais similares ao S-400, Pechora, Pantsir, etc. Em grande quantidade.
Com radares e sensores no estado-da-arte em grande quantidade e nacionais.
E com MÍSEROS 360 caças modernos e com o CONHECIMENTO para produzir mais.
Ai nós dissuadimos QUALQUER um.

Se for para dissuadir a Bolívia, o Paraguai, o Equador ou qualquer outro vizinho.
Ai não precisa de 360, nem de 100.
Os 36 ja estão de bom tamanho.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71122 Mensagem por Luís Henrique » Ter Abr 22, 2014 11:15 pm

Sóstenes Arruda escreveu:Desculpem o atrevimento de um membro recém admitido dando palpite entre tantos veteranos, mas não pude resistir a respeito da discussão sobre o processo de modernização da FAB e o quanto isso resolveria na hipótese de um conflito com nossos vizinhos ou com potências do Hemisfério Norte.

Antes de qualquer consideração a respeito do tema é importante considerar que o Brasil ainda tem algumas pendências sérias com a definição de alguns pontos de nossas fronteiras terrestres; além disso, alguns de nossos vizinhos digladiam entre si por causa de disputas territoriais. Isso, evidentemente, pode gerar conflitos armados de proporções imprevisíveis que podem comprometer diretamente os interesses regionais brasileiros e afetar nossa segurança. Por outro lado, o território brasileiro (inclusive a Amazônia Azul) é privilegiado em recursos naturais escassos em outras nações e isso poderia, em algum momento, despertar a cobiça de potências habituadas a tomar na força o que lhes interessa.

Tanto num quanto noutro caso o Brasil deve estar preparado para dissuadir eventual agressão à nossa soberania, e para tanto nossas Forças Armadas devem estar preparadas, capacitadas e dotadas do mínimo necessário para oferecer à nossa diplomacia o tempo necessário para movimentar os mecanismos internacionais de mediação de conflitos. A propósito, a simples capacidade de infligir danos e tornar custosa e cara uma campanha militar pode dissuadir com eficiência as pretensões belicosas até de povos com tradição guerreira.

Desse modo, equipar adequadamente nossas Forças Armadas e capacitar seus quadros é um investimento indispensável para assegurar não só nossa soberania, mas sobretudo nossa cultura, tradições e modo de vida, no melhor interesse dos brasileiros. Cabe ao Estado brasileiro a difícil e complexa tarefa de equacionar as variáveis "necessidade" e "disponibilidade de recursos".
Bem vindo.

Concordo. Mas a questão é discutir qual seria este MÍNIMO necessário para oferecer tempo à nossa diplomacia.
Primeiro temos que definir o que realmente queremos...
1) dissuadir qualquer vizinho
2) dissuadir qualquer potência média
3) dissuadir qualquer país do mundo, incluindo as super-potências

Se a resposta for a 1), é como eu brinquei no outro post. Não precisa fazer muita coisa. Deixa do jeito que esta que esta de bom tamanho.
Se a resposta for a 2), temos que avançar bastante.
Se a resposta for a 3), temos que mudar RADICALMENTE esta mentalidade de que meia dúzia disso e aquilo já esta bom porque afinal estamos em uma região pacífica, não temos vizinhos poderosos, etc....




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71123 Mensagem por gabriel219 » Ter Abr 22, 2014 11:26 pm

Uns 22 S-400/500, 22 S-350M/Paraná, 44 TOR-M2, 44 SHORAD (1 RBS 90NG, 1 MANTIS e 1 Igla-S Strelets em cada), junto com conjunto de radares M-60, M-200 e desenvolver o M-600. Isso tudo reunido com 10 aeronaves AEW&C (5 de alta capacidade, da classe de A-50 ou E-767 e outros de média, tipo o atual E-99 ou E/L-2080), 90 caças Stealth e 144/160 Gripens NG dissuariria qualquer Força Aérea do Mundo.

Se tivermos mais dinheiro, 192 Gripens NG e 120 caças Stealth.

Abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71124 Mensagem por NovaTO » Qua Abr 23, 2014 7:56 am

gabriel219 escreveu:Uns 22 S-400/500, 22 S-350M/Paraná, 44 TOR-M2, 44 SHORAD (1 RBS 90NG, 1 MANTIS e 1 Igla-S Strelets em cada), junto com conjunto de radares M-60, M-200 e desenvolver o M-600. Isso tudo reunido com 10 aeronaves AEW&C (5 de alta capacidade, da classe de A-50 ou E-767 e outros de média, tipo o atual E-99 ou E/L-2080), 90 caças Stealth e 144/160 Gripens NG dissuariria qualquer Força Aérea do Mundo.

Se tivermos mais dinheiro, 192 Gripens NG e 120 caças Stealth.

Abs.
Como exercício de idealização tudo bem, mas não vejo isso tudo no curto, médio e mesmo longo prazo.
Se chegarmos a ter 1/3 disso tudo, já seria um sonho de entusiasta. :)

A não ser que as condições geopolíticas no futuro mudem de tal forma que OBRIGUEM o GF a repensar como trata questões de DEFESA, vai continuar sendo um exercício de idealização (sonho).


[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71125 Mensagem por Penguin » Qua Abr 23, 2014 9:20 am





Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71126 Mensagem por Justin Case » Qua Abr 23, 2014 9:53 am

Amigos, bom dia.

Excelente a entrevista do piloto de ensaios.
Pena que escreveram um monte de besteiras em torno do que ele disse.
Certamente ele não fez dez horas de voo avaliando os sistemas e o desempenho do "Grippen" NG, pois somente havia um demonstrador de conceito parcialmente equipado àquela época.
Impressionante como conseguem matar a credibilidade do que poderia ser uma ótima fonte de informações, anexando algumas poucas inverdades no texto acessório.
Abraços,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71127 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 23, 2014 3:58 pm

Luís Henrique escreveu:Sem querer me meter na conversa mas já me metendo. :mrgreen:
Concordo.

Mas a questão é discutir qual seria este MÍNIMO necessário para oferecer tempo à nossa diplomacia.
Primeiro temos que definir o que realmente queremos...
1( ) dissuadir qualquer vizinho
2( ) dissuadir qualquer potência média
3(X) dissuadir qualquer país do mundo, incluindo as super-potências - ps: é o que diz a END. :roll:

Se a resposta for a 3), temos que mudar RADICALMENTE esta mentalidade de que meia dúzia disso e aquilo já esta bom porque afinal estamos em uma região pacífica, não temos vizinhos poderosos, etc...

FAB = necessidade real: 162 caças para a estrutura existente.
necessidade desejável: 252 caças para 7 GavCa com um grupo por COMAR

fonte: FAB
Tal número de 252 caças nos daria demanda industrial, comercial e orçamentária para intuir uma linha de produção para um futuro caça de 5a G tupiniquim junto aos Gripen E/F da FAB.
Se juntarmos os números reais e potenciais da Aviação Naval para os próximos vinte anos, isso se torna mais factível ainda.
É questão de juntar vontade e investimento.
A primeira nós até temos. Já a segunda é algo a totalmente repensado, enquanto ainda é tempo de fazermos isso tranquila e sofregamente, como de costume.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71128 Mensagem por Penguin » Qua Abr 23, 2014 5:04 pm

Selex ES Advances Gripen Systems

AIN DEFENSE PERSPECTIVE » APRIL 18, 2014, http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... en-systems
by DAVID DONALD

Imagem
Saab Gripen 39-7
The Skyward G IRST system first flew at the end of March, installed in Gripen 39-7, which is acting as the technology demonstrator and systems prototype for the Gripen E. (Photo: Saab)

Selex ES announced it recently carried out successful end-to-end trials of its BriteCloud expendable decoy program, launched last November in conjunction with partner Saab, which is pitching BriteCloud as an electronic warfare option for the Gripen fighter. The April 16 announcement comes days after Saab revealed it had begun flight-tests with Selex ES’s Skyward G infrared search and track (IRST) system. The Finmeccanica group company is also supplying the ES-05 Raven AESA radar for the new-generation Gripen E.

BriteCloud is an expendable, digital radio frequency memory (DRFM) jamming decoy intended for a range of fast jets, but is being offered as an option for Gripen in the first instance. It is available as a retrofit option for current Gripen versions, as well as being an option for the Gripen E.

With a form-factor that matches that of a standard 55mm flare cartridge, BriteCloud detects fire-control radars that are tracking the fighter and jams them with its embedded DRFM system. Using a “non-Gripen” testbed and a ground-based threat radar, Selex ES undertook a series of trials in the first week of February. All were successful, and in each case the jammed radar tracked the decoy all the way to the ground rather than following the launch aircraft.

Meanwhile, Saab has begun testing the Skyward G IRST on Gripen 39-7, the first flight taking place on March 31. Skyward G allows the Gripen to silently track and identify targets at long ranges. The flight-test produced good results, according to test pilot Hans Einerth. “Multiple targets were detected, tracked and identified and the system works perfectly as expected.”

Aircraft 39-7 has demonstrated and tested many of the features for the new generation of Gripen. Along with the Skyward G, it is now fitted with a production-standard Raven radar, and has had an avionics upgrade with digital head-up display. Whereas 39-7 is a heavily modified JAS 39D two-seater, Saab is currently assembling a more representative prototype of the next-generation Gripen (39-8) that is due to fly next year, with platform testing as its primary function. 39-9 is due to join the test fleet in 2016 as a primary system testbed, while 39-10 is due to fly in 2017 with the production-standard weight. It will test both platform and systems as the Gripen NG approaches its initial delivery date of 2018.

So far Sweden has signed for 60 aircraft, which will essentially be new-build machines, albeit using some components from current aircraft. Having selected the Gripen E in 2011, Switzerland is holding a referendum on May 18 over whether to proceed with a fighter acquisition. Last December Brazil selected the aircraft to fulfill a 36-aircraft requirement, and contract negotiations are ongoing. It is likely that a Brazilian order will include the short-term leasing of Gripen C/Ds, notably to provide airspace policing during the 2016 Olympic Games.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71129 Mensagem por kirk » Qua Abr 23, 2014 5:13 pm

Justin Case escreveu:Amigos, bom dia.

Excelente a entrevista do piloto de ensaios.
Pena que escreveram um monte de besteiras em torno do que ele disse.
Certamente ele não fez dez horas de voo avaliando os sistemas e o desempenho do "Grippen" NG, pois somente havia um demonstrador de conceito parcialmente equipado àquela época.
Impressionante como conseguem matar a credibilidade do que poderia ser uma ótima fonte de informações, anexando algumas poucas inverdades no texto acessório.
Abraços,

Justin
Na pressa do amigo em criticar deve ter despercebido que em nenhum momento foi dito que o piloto tenha havaliado os sistemas """do "Grippen" NG""" ... reveja o vídeo ... disse literalmente ""testou e avaliou os caças "Grippen" para o Brasil"" ... exatamente o que foi feito pelo Ten. Cel. Carlos Afonso.

Portanto não "matou a credibilidade de absolutamente nada ... muito menos disse quaisquer inverdades ... o Piloto de fato vôou 10 horas em avaliações do sistema Gripen.

O único "erro" da matéria ... se pode se chamar de erro foi a grafia do "Grippen" com dois "P"s ...

Agora eu é quem não entendi onde que se ""matou a credibilidade com inverdades no texto" ... nas buenas ... não entendi também porque o Lima aplaudiu esse comentário ... aliás eu sei ... aplaude-se tudo que se coloca em questão a credibilidade do novo vetor da FAB ...

É soda irmãos ! 8-]

kirk

Veja em 0,09 sec ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71130 Mensagem por Penguin » Qua Abr 23, 2014 5:30 pm

Penguin escreveu:Selex ES Advances Gripen Systems

AIN DEFENSE PERSPECTIVE » APRIL 18, 2014, http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... en-systems
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Saab Gripen 39-7
The Skyward G IRST system first flew at the end of March, installed in Gripen 39-7, which is acting as the technology demonstrator and systems prototype for the Gripen E. (Photo: Saab)

Selex ES announced it recently carried out successful end-to-end trials of its BriteCloud expendable decoy program, launched last November in conjunction with partner Saab, which is pitching BriteCloud as an electronic warfare option for the Gripen fighter. The April 16 announcement comes days after Saab revealed it had begun flight-tests with Selex ES’s Skyward G infrared search and track (IRST) system. The Finmeccanica group company is also supplying the ES-05 Raven AESA radar for the new-generation Gripen E.

BriteCloud is an expendable, digital radio frequency memory (DRFM) jamming decoy intended for a range of fast jets, but is being offered as an option for Gripen in the first instance. It is available as a retrofit option for current Gripen versions, as well as being an option for the Gripen E.

With a form-factor that matches that of a standard 55mm flare cartridge, BriteCloud detects fire-control radars that are tracking the fighter and jams them with its embedded DRFM system. Using a “non-Gripen” testbed and a ground-based threat radar, Selex ES undertook a series of trials in the first week of February. All were successful, and in each case the jammed radar tracked the decoy all the way to the ground rather than following the launch aircraft.

Meanwhile, Saab has begun testing the Skyward G IRST on Gripen 39-7, the first flight taking place on March 31. Skyward G allows the Gripen to silently track and identify targets at long ranges. The flight-test produced good results, according to test pilot Hans Einerth. “Multiple targets were detected, tracked and identified and the system works perfectly as expected.”

Aircraft 39-7 has demonstrated and tested many of the features for the new generation of Gripen. Along with the Skyward G, it is now fitted with a production-standard Raven radar, and has had an avionics upgrade with digital head-up display. Whereas 39-7 is a heavily modified JAS 39D two-seater, Saab is currently assembling a more representative prototype of the next-generation Gripen (39-8) that is due to fly next year, with platform testing as its primary function. 39-9 is due to join the test fleet in 2016 as a primary system testbed, while 39-10 is due to fly in 2017 with the production-standard weight. It will test both platform and systems as the Gripen NG approaches its initial delivery date of 2018.

So far Sweden has signed for 60 aircraft, which will essentially be new-build machines, albeit using some components from current aircraft. Having selected the Gripen E in 2011, Switzerland is holding a referendum on May 18 over whether to proceed with a fighter acquisition. Last December Brazil selected the aircraft to fulfill a 36-aircraft requirement, and contract negotiations are ongoing. It is likely that a Brazilian order will include the short-term leasing of Gripen C/Ds, notably to provide airspace policing during the 2016 Olympic Games.
O Gripen 39-7 (Demo) já está equipado com o radar Raven de produção.
Apenas a partir da versão 39-10, que voará em 2017, se chegará ao peso final.




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