WalterGaudério escreveu:alex escreveu:Mas foi comprovado que o Harpoon foi realmente homologado no A4? Os A4 estavam saindo da US navy e os Harpoon estavam entrando. Se foi não tem que discutir, compra-se Harpoon para A4 e P3. São aviões para 15 e 20 anos, com unidades decrementando no mundo inteiro, sem mercado para um missil brasileiro,
O A 4 foi homologado para o Harpoon com o objetivo de facilitar as coisas para Israel. No fim das coisas, foi a Malásia que encomendou os Harpoon para os Skyhawk. E israel tb integrou os Gabriel aos A 4E.
Walter,
Desculpa eu ser chato, mas essa é mais uma daquelas lendas que vemos por aí. De acordo com o pessoal do VX-4 que era o esquadrão de teste de armamento reponsável pelo A-4 e que fazem parte da Skyhawk Association, o A-4 nunca utilizou o Harpoon.
O que aconteceu foram testes no A-4 do esquadrão VX-4 ("Evaluators") para ver se atraia interessados dispostos a $$$ pagar pela integração.
Nova Zelândia, Malásia, Singapura (Super Skyhawk) eram os alvos, mas como nada aconteceu e ninguém resolveu pagar a coisa ficou na foto e 3 vôos para ver se o Harpoon (de ensaio) cabia debaixo do A-4.
Mas não existiu nenhuma integração com o míssil, ou teste, ou nada foi 'energizado'.
Caso optemos pelo Harpoon para o A-4 o trabalho terá que ser feito praticamente do Zero.
Até porque os sistemas em uso em 1982 (data da foto do A-4 com o Harpoon) e 2014 são completamente diferentes.
Quanto ao Gabriel, sim, existiu a integração, mas novamente os sistemas eletrônicos daquela época e a diferença com relação aos dos nossos A-4M indicam que praticamente teremos que começar do Zero.
[]s
CB_Lima