TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55241
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2750 vezes
- Agradeceram: 2430 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Comitiva brasileira visitará fabricante de caças na Suécia
Cooperação internacional
Delegação deve se reunir com governantes do país nórdico e visitar a companhia responsável pelo desenvolvimento do futuro caça da FAB
por Portal Brasil
Publicado: 01/04/2014 15:49
Última modificação: 01/04/2014 15:49
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, acompanha o ministro da Defesa, Celso Amorim, em viagem oficial à Suécia nesta quinta (3) e sexta-feira (4).
A comitiva brasileira se encontra com dirigentes do país nórdico e visita a fábrica da Saab, companhia responsável pelo desenvolvimento dos aviões de combate Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em Estocolmo, a delegação tem encontros marcados com a ministra sueca da Defesa, Karin Enström, que esteve no MCTI em novembro de 2011; o primeiro-ministro do país, Fredrik Reinfeldt; e a rainha Silvia da Suécia.
No segundo dia, o grupo parte para a cidade de Linköping, onde conhece as instalações da Saab e simuladores de voo do Gripen NG, além de se reunir com o presidente da companhia, Håkan Buskhe, que participou, em fevereiro, do primeiro encontro com o governo federal a respeito do processo de transferência de tecnologia para empresas e instituições brasileiras.
Também devem integrar a comitiva o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Siqueira, o comandante da FAB, Juniti Saito, a secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, e o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecn ... -na-suecia
Cooperação internacional
Delegação deve se reunir com governantes do país nórdico e visitar a companhia responsável pelo desenvolvimento do futuro caça da FAB
por Portal Brasil
Publicado: 01/04/2014 15:49
Última modificação: 01/04/2014 15:49
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, acompanha o ministro da Defesa, Celso Amorim, em viagem oficial à Suécia nesta quinta (3) e sexta-feira (4).
A comitiva brasileira se encontra com dirigentes do país nórdico e visita a fábrica da Saab, companhia responsável pelo desenvolvimento dos aviões de combate Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em Estocolmo, a delegação tem encontros marcados com a ministra sueca da Defesa, Karin Enström, que esteve no MCTI em novembro de 2011; o primeiro-ministro do país, Fredrik Reinfeldt; e a rainha Silvia da Suécia.
No segundo dia, o grupo parte para a cidade de Linköping, onde conhece as instalações da Saab e simuladores de voo do Gripen NG, além de se reunir com o presidente da companhia, Håkan Buskhe, que participou, em fevereiro, do primeiro encontro com o governo federal a respeito do processo de transferência de tecnologia para empresas e instituições brasileiras.
Também devem integrar a comitiva o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Siqueira, o comandante da FAB, Juniti Saito, a secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, e o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecn ... -na-suecia
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, todo mundo pode reclamar ... espernear ... dá birrinha ... fazer beicinho ... desenho animado ... chorar ... repito O MUNDO INTEIRO ... portugueses, franceses, russos ... até argentinos podem !P44 escreveu:
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- cassiosemasas
- Sênior
- Mensagens: 2700
- Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
- Agradeceu: 87 vezes
- Agradeceram: 86 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
kirk escreveu:Comitiva brasileira visitará fabricante de caças na Suécia
Cooperação internacional
Delegação deve se reunir com governantes do país nórdico e visitar a companhia responsável pelo desenvolvimento do futuro caça da FAB
por Portal Brasil
Publicado: 01/04/2014 15:49
Última modificação: 01/04/2014 15:49
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, acompanha o ministro da Defesa, Celso Amorim, em viagem oficial à Suécia nesta quinta (3) e sexta-feira (4).
A comitiva brasileira se encontra com dirigentes do país nórdico e visita a fábrica da Saab, companhia responsável pelo desenvolvimento dos aviões de combate Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em Estocolmo, a delegação tem encontros marcados com a ministra sueca da Defesa, Karin Enström, que esteve no MCTI em novembro de 2011; o primeiro-ministro do país, Fredrik Reinfeldt; e a rainha Silvia da Suécia.
No segundo dia, o grupo parte para a cidade de Linköping, onde conhece as instalações da Saab e simuladores de voo do Gripen NG, além de se reunir com o presidente da companhia, Håkan Buskhe, que participou, em fevereiro, do primeiro encontro com o governo federal a respeito do processo de transferência de tecnologia para empresas e instituições brasileiras.
Também devem integrar a comitiva o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Siqueira, o comandante da FAB, Juniti Saito, a secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, e o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecn ... -na-suecia
não é por nada não, mas acredito que depois desse processo concluído, não precisaremos de mais ninguém para fabricarmos os nossos próprios caças fudereitors!!!
...
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Só torcendo para que os aspectos "políticos" não atrapalhem a assinatura do contrato no prazo (2014).
[]'s
[]'s
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55241
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2750 vezes
- Agradeceram: 2430 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
kirk escreveu: Sim, todo mundo pode reclamar ... espernear ... dá birrinha ... fazer beicinho ... desenho animado ... chorar ... repito O MUNDO INTEIRO ... portugueses, franceses, russos ... até argentinos podem !
kirk
ui, tou cá com uma inveja de um caça imaginário
Triste sina ter nascido português
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Americanos poderão ter acesso as comunicações do Gripen NG
Se usarmos o Google para pesquisar sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), com certeza encontraremos muitas notícias sobre suas falcatruas e espionagens.
Recentemente vazou a informação que a NSA espionou os telefonemas de 122 líderes mundiais, inclusive de aliados próximos como a chanceler alemã Angela Merkel e o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.
Mas você deve estar se perguntando por que o Michel está falando da espionagem da NSA em um post sobre o Gripen?
Pois bem, senhores (as), no final de semana vazou a informação na Suíça de que o sistema de comunicação do Gripen NG, o qual será fornecido pela empresa americana Rockwell Collins, é um sistema certificado pela NSA, que diga-se de passagem não deveria homologar esse tipo de equipamento.
Segundo uma pesquisa que fiz, a Rockwell Collins foi selecionada pela SAAB em junho de 2007 para fornecer uma suíte de novos aviônicos para o Gripen NG. Atualmente, a Rockwell Collins já fornece os seguintes equipamentos para a família JAS-39 Gripen: O HUD (s Head up Display Syste), o receiver ARN-147 Very High Frequency (VHF) Omni Ranging/Instrument Landing System (VOR/ILS) e o Sistema de Navegação Aérea Tática (TACA, por sua sigla em inglês) ARN-153.
As pessoas que desenvolveram a nossa Estratégia Nacional de Defesa (END), queriam que o Brasil adquirisse conhecimentos para desenvolvermos nossa indústria bélica, a fim de tornar o Brasil cada vez menos dependentes de outros países nessa área. Essa estratégia fora formulada pelos próprios militares, militares esses, me refiro aos da FAB, que ignoram as ameaças e os problemas futuros ao não atentarem para esses “detalhes” que estamos a tratar. Hoje em dia, nosso países é um dos mais vigiados do mundo, desta feita, iremos facilitar a espionagem para nossos inimigos?
Lá na Suíça disseram que os americanos podem ter acesso a toda comunicação do caça, bem como acesso as imagens feitas pelo Gripen NG. Isso não é nada, pois os americanos podem deixar o caça as cegas e, inclusive, “paralisar” o caça.
Também chama a atenção que anteriormente a SAAB tinha escolhido a empresa suíça Roschi Rohde & Schwartz para fornecer o sistema de comunicação do Gripen NG, mas depois selecionou a Rockwell Collins. Na Suíça afirmam que, caso eles optem por comprar 22 caças Gripen NG, as chaves de criptografia serão de origem suíça, ao passado que a “caixa” e o software de controle da aeronave serão feitos nos EUA.
A seguir deixo na íntegra a nota da revista suíça “O Amanhã”, a qual gerou toda essa polêmica:
“A segurança futura das comunicações do Gripen E pode ser comprometida. No verão passado, a empresa de Berna Roschi Rohde & Schwarz, a qual esta na vanguarda no campo da criptografia, deveria fornecer o módulo de rádio da nova aeronave suíça. Mas, de repente, a SAAB decidiu confiar esta parte do dispositivo para a empresa americana Rockell Collins, que é muito próxima ao Departamento de Defesa (dos EUA). Problema: os suíços não terão acesso ao código-fonte e não pode garantir que o módulo não tenham backdoors para descodificação. "Com os norte-americanos, seria surpreendente se não houvesse backdoors”, diz Richard Morva, presidente da Swiss Crows, uma associação suíça de especialistas em guerra eletrônica.”
Até Ueli Maurer, líder do Partido Democrata Cristão da Suíça, partido que apoia a compra da aeronave, disse que agora quer uma explicação do ministro da Defesa do seu país.
Ainda sobre a parceira entre a SAAB e a Rockwell Collins, os americanos fornecerão ao novo jato: O computador de gerenciamento de voo, que apresenta a transferência e troca de dados, capacidade de processamento de vídeo, três avançadas telas de 6 polegadas do tipo AMLCD e HDD.
Como se não fosse trágico, em abril de 2011 a empresa brasileira EMBRAER selecionou a Rockwell Collins para fornecer ao cargueiro KC-390: 5 telas de cristal liquido de 15 polegadas, o sistema integrado de informação de voo com cartas eletrônicas e mapas aprimorados, um avançado sistema de gerenciamento de voo, WAAS (Wide Area Augmentation System), o sistema de gerenciamento de informação. Já em março de 2012 a Rockwell Collins anunciou que fornecera o radiogoniômetro DF-430 e o rádios de alta frequência HF-9000 para o KC-390.
Viram por que eu sou um defensor ferrenho do Rafale? Só um adendo: Sou defensor do Rafale e não recebo dinheiro da Dassault, sua fabricante, para isso. Defendo o Rafale por considerá-lo o melhor caça de sua geração atualmente. Agora, gostaria de ver os sites e blogs entreguistas, que recebem dinheiro da SAAB, dar essa notícia.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... nformante)
Se usarmos o Google para pesquisar sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), com certeza encontraremos muitas notícias sobre suas falcatruas e espionagens.
Recentemente vazou a informação que a NSA espionou os telefonemas de 122 líderes mundiais, inclusive de aliados próximos como a chanceler alemã Angela Merkel e o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.
Mas você deve estar se perguntando por que o Michel está falando da espionagem da NSA em um post sobre o Gripen?
Pois bem, senhores (as), no final de semana vazou a informação na Suíça de que o sistema de comunicação do Gripen NG, o qual será fornecido pela empresa americana Rockwell Collins, é um sistema certificado pela NSA, que diga-se de passagem não deveria homologar esse tipo de equipamento.
Segundo uma pesquisa que fiz, a Rockwell Collins foi selecionada pela SAAB em junho de 2007 para fornecer uma suíte de novos aviônicos para o Gripen NG. Atualmente, a Rockwell Collins já fornece os seguintes equipamentos para a família JAS-39 Gripen: O HUD (s Head up Display Syste), o receiver ARN-147 Very High Frequency (VHF) Omni Ranging/Instrument Landing System (VOR/ILS) e o Sistema de Navegação Aérea Tática (TACA, por sua sigla em inglês) ARN-153.
As pessoas que desenvolveram a nossa Estratégia Nacional de Defesa (END), queriam que o Brasil adquirisse conhecimentos para desenvolvermos nossa indústria bélica, a fim de tornar o Brasil cada vez menos dependentes de outros países nessa área. Essa estratégia fora formulada pelos próprios militares, militares esses, me refiro aos da FAB, que ignoram as ameaças e os problemas futuros ao não atentarem para esses “detalhes” que estamos a tratar. Hoje em dia, nosso países é um dos mais vigiados do mundo, desta feita, iremos facilitar a espionagem para nossos inimigos?
Lá na Suíça disseram que os americanos podem ter acesso a toda comunicação do caça, bem como acesso as imagens feitas pelo Gripen NG. Isso não é nada, pois os americanos podem deixar o caça as cegas e, inclusive, “paralisar” o caça.
Também chama a atenção que anteriormente a SAAB tinha escolhido a empresa suíça Roschi Rohde & Schwartz para fornecer o sistema de comunicação do Gripen NG, mas depois selecionou a Rockwell Collins. Na Suíça afirmam que, caso eles optem por comprar 22 caças Gripen NG, as chaves de criptografia serão de origem suíça, ao passado que a “caixa” e o software de controle da aeronave serão feitos nos EUA.
A seguir deixo na íntegra a nota da revista suíça “O Amanhã”, a qual gerou toda essa polêmica:
“A segurança futura das comunicações do Gripen E pode ser comprometida. No verão passado, a empresa de Berna Roschi Rohde & Schwarz, a qual esta na vanguarda no campo da criptografia, deveria fornecer o módulo de rádio da nova aeronave suíça. Mas, de repente, a SAAB decidiu confiar esta parte do dispositivo para a empresa americana Rockell Collins, que é muito próxima ao Departamento de Defesa (dos EUA). Problema: os suíços não terão acesso ao código-fonte e não pode garantir que o módulo não tenham backdoors para descodificação. "Com os norte-americanos, seria surpreendente se não houvesse backdoors”, diz Richard Morva, presidente da Swiss Crows, uma associação suíça de especialistas em guerra eletrônica.”
Até Ueli Maurer, líder do Partido Democrata Cristão da Suíça, partido que apoia a compra da aeronave, disse que agora quer uma explicação do ministro da Defesa do seu país.
Ainda sobre a parceira entre a SAAB e a Rockwell Collins, os americanos fornecerão ao novo jato: O computador de gerenciamento de voo, que apresenta a transferência e troca de dados, capacidade de processamento de vídeo, três avançadas telas de 6 polegadas do tipo AMLCD e HDD.
Como se não fosse trágico, em abril de 2011 a empresa brasileira EMBRAER selecionou a Rockwell Collins para fornecer ao cargueiro KC-390: 5 telas de cristal liquido de 15 polegadas, o sistema integrado de informação de voo com cartas eletrônicas e mapas aprimorados, um avançado sistema de gerenciamento de voo, WAAS (Wide Area Augmentation System), o sistema de gerenciamento de informação. Já em março de 2012 a Rockwell Collins anunciou que fornecera o radiogoniômetro DF-430 e o rádios de alta frequência HF-9000 para o KC-390.
Viram por que eu sou um defensor ferrenho do Rafale? Só um adendo: Sou defensor do Rafale e não recebo dinheiro da Dassault, sua fabricante, para isso. Defendo o Rafale por considerá-lo o melhor caça de sua geração atualmente. Agora, gostaria de ver os sites e blogs entreguistas, que recebem dinheiro da SAAB, dar essa notícia.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... nformante)
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não consigo postar a reportagem original do jornal suíço:
http://www.tagesanzeiger.ch/schweiz/sta ... y/21191301
http://www.tagesanzeiger.ch/schweiz/sta ... y/21191301
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Duka
- Avançado
- Mensagens: 691
- Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
- Localização: Lajeado, RS
- Agradeceu: 358 vezes
- Agradeceram: 156 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uma dúvida, essa questão de criptografia não depende mais do software que do hardware? Pergunto isso pois meus conhecimentos em eletrônica são limitados.
Abraços
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37868
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5702 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Todas as comunicações do Gripen E/F, dente outros sistemas de bordo, serão selecionados sob critérios de razoabilidade técnica e estratégica. Ninguém na FAB sai escolhendo um equipamento apenas e tão somente porque gostou dele.
Ademais, a maioria dos sistemas de comunicação hoje em dia são pautados em tecnologia criptografada e modular em termos de software, o que significa que haverá um "padrão brasileiro" de funcionalidades a ser adotado no equipamento em questão, sob domínio nacional.
Então, todos os sistemas que chegarem a ser escolhidos para fazer parte do conteúdo do Gripen E/F assim como do KC-390 que não sejam extremamente relevantes para o efetivo cumprimento da missão, estarão na categoria de material adquirido de 'prateleira', ou seja, podem ser "adquiridos em qualquer esquina", posto que não comprometem a capacidade de a FAB utilizar em sua integralidade os seus aviões, de modo que cumpram a sua missão. Neste sentido, tudo o mais que intervenha nesta questão, será manutenido e formatado no Brasil, a partir de contratos de off set e tot's referentes ao projeto FX-2.
abs.
Ademais, a maioria dos sistemas de comunicação hoje em dia são pautados em tecnologia criptografada e modular em termos de software, o que significa que haverá um "padrão brasileiro" de funcionalidades a ser adotado no equipamento em questão, sob domínio nacional.
Então, todos os sistemas que chegarem a ser escolhidos para fazer parte do conteúdo do Gripen E/F assim como do KC-390 que não sejam extremamente relevantes para o efetivo cumprimento da missão, estarão na categoria de material adquirido de 'prateleira', ou seja, podem ser "adquiridos em qualquer esquina", posto que não comprometem a capacidade de a FAB utilizar em sua integralidade os seus aviões, de modo que cumpram a sua missão. Neste sentido, tudo o mais que intervenha nesta questão, será manutenido e formatado no Brasil, a partir de contratos de off set e tot's referentes ao projeto FX-2.
abs.
Carpe Diem
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Amigos, boa tarde.
Atualmente, a maioria dos dispositivos eletrônicos vêm com software proprietário que gerencia as funções internas do próprio equipamento. Esse software é inacessível para o usuário (a não ser para substituição por versão atualizada) e é chamado comumente de firmware.
Provavelmente a discussão trata eventuais capacidades escondidas nesse firmware, potencialmente danosas para os usuários dos equipamentos.
Abraços,
Justin
Atualmente, a maioria dos dispositivos eletrônicos vêm com software proprietário que gerencia as funções internas do próprio equipamento. Esse software é inacessível para o usuário (a não ser para substituição por versão atualizada) e é chamado comumente de firmware.
Provavelmente a discussão trata eventuais capacidades escondidas nesse firmware, potencialmente danosas para os usuários dos equipamentos.
Abraços,
Justin
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uma das acusações dessa reportagem seria de que os americanos poderiam controlar as aeronaves remotamente. Não sei se existe mesmo essa capacidade, mas no episódio da repressão dos protestos quando houve participação militar no golpe contra o Mursi, os americanos avisaram os egípcios que se aeronaves AH-64 Apache e F-16 fossem usados contra a população, como Kadafi havia feito, essas aeronaves seriam desligadas remotamente.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Que ironia...rodrigo escreveu:Americanos poderão ter acesso as comunicações do Gripen NG
Se usarmos o Google para pesquisar sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), com certeza encontraremos muitas notícias sobre suas falcatruas e espionagens.
Recentemente vazou a informação que a NSA espionou os telefonemas de 122 líderes mundiais, inclusive de aliados próximos como a chanceler alemã Angela Merkel e o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.
Mas você deve estar se perguntando por que o Michel está falando da espionagem da NSA em um post sobre o Gripen?
Pois bem, senhores (as), no final de semana vazou a informação na Suíça de que o sistema de comunicação do Gripen NG, o qual será fornecido pela empresa americana Rockwell Collins, é um sistema certificado pela NSA, que diga-se de passagem não deveria homologar esse tipo de equipamento.
Segundo uma pesquisa que fiz, a Rockwell Collins foi selecionada pela SAAB em junho de 2007 para fornecer uma suíte de novos aviônicos para o Gripen NG. Atualmente, a Rockwell Collins já fornece os seguintes equipamentos para a família JAS-39 Gripen: O HUD (s Head up Display Syste), o receiver ARN-147 Very High Frequency (VHF) Omni Ranging/Instrument Landing System (VOR/ILS) e o Sistema de Navegação Aérea Tática (TACA, por sua sigla em inglês) ARN-153.
As pessoas que desenvolveram a nossa Estratégia Nacional de Defesa (END), queriam que o Brasil adquirisse conhecimentos para desenvolvermos nossa indústria bélica, a fim de tornar o Brasil cada vez menos dependentes de outros países nessa área. Essa estratégia fora formulada pelos próprios militares, militares esses, me refiro aos da FAB, que ignoram as ameaças e os problemas futuros ao não atentarem para esses “detalhes” que estamos a tratar. Hoje em dia, nosso países é um dos mais vigiados do mundo, desta feita, iremos facilitar a espionagem para nossos inimigos?
Lá na Suíça disseram que os americanos podem ter acesso a toda comunicação do caça, bem como acesso as imagens feitas pelo Gripen NG. Isso não é nada, pois os americanos podem deixar o caça as cegas e, inclusive, “paralisar” o caça.
Também chama a atenção que anteriormente a SAAB tinha escolhido a empresa suíça Roschi Rohde & Schwartz para fornecer o sistema de comunicação do Gripen NG, mas depois selecionou a Rockwell Collins. Na Suíça afirmam que, caso eles optem por comprar 22 caças Gripen NG, as chaves de criptografia serão de origem suíça, ao passado que a “caixa” e o software de controle da aeronave serão feitos nos EUA.
A seguir deixo na íntegra a nota da revista suíça “O Amanhã”, a qual gerou toda essa polêmica:
“A segurança futura das comunicações do Gripen E pode ser comprometida. No verão passado, a empresa de Berna Roschi Rohde & Schwarz, a qual esta na vanguarda no campo da criptografia, deveria fornecer o módulo de rádio da nova aeronave suíça. Mas, de repente, a SAAB decidiu confiar esta parte do dispositivo para a empresa americana Rockell Collins, que é muito próxima ao Departamento de Defesa (dos EUA). Problema: os suíços não terão acesso ao código-fonte e não pode garantir que o módulo não tenham backdoors para descodificação. "Com os norte-americanos, seria surpreendente se não houvesse backdoors”, diz Richard Morva, presidente da Swiss Crows, uma associação suíça de especialistas em guerra eletrônica.”
Até Ueli Maurer, líder do Partido Democrata Cristão da Suíça, partido que apoia a compra da aeronave, disse que agora quer uma explicação do ministro da Defesa do seu país.
Ainda sobre a parceira entre a SAAB e a Rockwell Collins, os americanos fornecerão ao novo jato: O computador de gerenciamento de voo, que apresenta a transferência e troca de dados, capacidade de processamento de vídeo, três avançadas telas de 6 polegadas do tipo AMLCD e HDD.
Como se não fosse trágico, em abril de 2011 a empresa brasileira EMBRAER selecionou a Rockwell Collins para fornecer ao cargueiro KC-390: 5 telas de cristal liquido de 15 polegadas, o sistema integrado de informação de voo com cartas eletrônicas e mapas aprimorados, um avançado sistema de gerenciamento de voo, WAAS (Wide Area Augmentation System), o sistema de gerenciamento de informação. Já em março de 2012 a Rockwell Collins anunciou que fornecera o radiogoniômetro DF-430 e o rádios de alta frequência HF-9000 para o KC-390.
Viram por que eu sou um defensor ferrenho do Rafale? Só um adendo: Sou defensor do Rafale e não recebo dinheiro da Dassault, sua fabricante, para isso. Defendo o Rafale por considerá-lo o melhor caça de sua geração atualmente. Agora, gostaria de ver os sites e blogs entreguistas, que recebem dinheiro da SAAB, dar essa notícia.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... nformante)
01 de Abril, 2014 - 16:51 ( Brasília )
ROCKWELL COLLINS ENTREGA 1º RÁDIO PRODUZIDO NO BRASIL
http://www.defesanet.com.br/ec725/notic ... no-Brasil/
Rockwell Collins entrega o primeiro rádio produzido no Brasil Fot - Rockwell Collins
A Rockwell Collins disponibilizou recentemente seu rádio HF-9087D para a Helibras, marcando o primeiro rádio fabricado e entregue pela unidade da companhia no Brasil.
“Acreditamos que este seja o primeiro de muitos rádios que iremos produzir aqui no Brasil, já que continuamos aumentando nosso investimento e presença no país, além de gerar empregos e transferir tecnologia,” afirmou Nelson Aquino, presidente da Rockwell Collins do Brasil. “Ter a capacidade de produzir, entregar e oferecer suporte aos nossos produtos e sistemas localmente irá atender melhor às necessidades dos nossos clientes no Brasil”.
A Rockwell Collins tem um contrato com a Helibras para fornecer aviônicos e comunicações para as plataformas Panther, Fennec, Cougar e EC-725.
O sistema de comunicação de alta frequência (HF) Rockwell Collins HF-9087D é parte da família de rádios HF aerotransportados da empresa, que permitem comunicações de longo alcance e em grandes altitudes, incluindo a transmissão e recepção de mensagens e imagens, enquanto fornece comunicações de voz HF para e a partir de locais remotos. As aplicações para o rádio incluem contato de controle de tráfego aéreo, avisos de clima e de tempestade marítima, avisos de ameaça de segurança e serviço de radiotelefonia.
Sobre a Rockwell Collins
A Rockwell Collins é pioneira no desenvolvimento e na implantação de soluções eletrônicas inovadoras de aviação e comunicação para aplicações governamentais e comerciais. Nosso conhecimento especializado em aviônicos de cabine de pilotagem, sistema eletrônico de cabine, comunicações de missão, simulação e treinamento, bem como nossos serviços de gestão da informação, são oferecidos por uma força de trabalho global e uma rede de suporte e serviços que abrange mais de 150 países. Para saber mais, acesse http://www.rockwellcollins.com.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Que eu saiba, o Gripen "BR" usará o rádio Rohde & Schwarz M3AR 6000 Series, já padronizado nas aeronaves de combate da FAB.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"