TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O site da FAB copiou e colou as informações do site do Gripen. Pode observar lá.Marino escreveu:Não amigo, eles não sabem.
No site da FAB, do CECOMSAER, está o valor de 4,5 k, que não é cumprido nem pelo Gripen C na Suécia.
Acho que o custo da hora-voo do caça calculado pela FAB é de US$ 8,000.00. Foi informado pela Eliane Catanhêde com base no relatório da COPAC, segundo ela. E deve ser verdade, pois o que ela havia informado da parte financeira da proposta da SAAB (valor e condições de financiamento em 2010), revelaram-se verdadeiras.
O custo de hora-voo do caça em US$8.000,00, ou em US$ 10,000.00 no caso do Super Hornet, estão próximos dos custos do A-1 e do F-5M operados pela Força.
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
NA apresentação da FAB no Congresso o Brig Crepaldi disse que a Hv do Gripen NG está em torno de 4,5 k.
Link: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/pl ... deo=326306
Link: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/pl ... deo=326306
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Revista da SAAB do final de 2012.frankbr escreveu:Uma pergunta,
No peso vazio houve erro de digitação ?
20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.
abraço
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:
Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf
Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
-
- Novato
- Mensagens: 7
- Registrado em: Ter Dez 24, 2013 11:58 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Obrigado pela info ! Confirma que houve erro de digitação no texto.knigh7 escreveu:Revista da SAAB do final de 2012.frankbr escreveu:Uma pergunta,
No peso vazio houve erro de digitação ?
20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.
abraço
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:
Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf
Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Comandante, obrigado pelo link da apresentação. Achei bem interessante.Marino escreveu:NA apresentação da FAB no Congresso o Brig Crepaldi disse que a Hv do Gripen NG está em torno de 4,5 k.
Link: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/pl ... deo=326306
Entretanto, não vi essa afirmação no que tange ao valor da hora de voo. Apenas em 18:20 ele passa rapidamente pelo item "menor custo operacional", sem especificar valores.
Abraços e peço desculpas antecipadamente se eu dormi em alguma parte da palestra.
Editado pela última vez por Thor em Sex Mar 14, 2014 11:24 pm, em um total de 1 vez.
Brasil acima de tudo!!!
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Nossa, o mais interessante para mim não foi nem o peso, que já era dito em torno de 7,2 T.knigh7 escreveu:Revista da SAAB do final de 2012.frankbr escreveu:Uma pergunta,
No peso vazio houve erro de digitação ?
20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.
abraço
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:
Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf
Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
Agora falam em 7,6T.
O mais interessante foi o comprimento que no caso do Gripen C é de 14,1m
para o Gripen D = 14,9m
Já neste site diz que o Gripen E terá: 15,2m
e o F: 15,5m
Se for verdade é estranho. Porque nas versões C/D a diferença de 80cm e nas versões E/F apenas 30cm de diferença para o segundo assento.
Outra coisa, a envergadura ampliou de 8,4m para 8,6m
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Novato
- Mensagens: 7
- Registrado em: Ter Dez 24, 2013 11:58 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu perguntei direto pro autor do artigo em relação à informação de peso vazio de 3t.
Eis que recebo a resposta :"Apologies - on reading my notes the roughly 3t weight is for the empty airframe structure. Now corrected online!"
Agora ta respondido.
abraço
Eis que recebo a resposta :"Apologies - on reading my notes the roughly 3t weight is for the empty airframe structure. Now corrected online!"
Agora ta respondido.
abraço
- angelogalvao
- Intermediário
- Mensagens: 339
- Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
EU queria entender pq a FAB continua a chamar o Gripen de NG e não fala logo Gripen E/F
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
- Alitson
- Sênior
- Mensagens: 4327
- Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Porque é mais fashion!!!!!!!!!! hehehe
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- irlan
- Sênior
- Mensagens: 2757
- Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pra minha mente é mais fácil chamar pelo nome de Gripen NG doque de E/F, pelo menos até ver alguma autoridade chamando ele assim.
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá, Luiz Henrique.Luís Henrique escreveu:Nossa, o mais interessante para mim não foi nem o peso, que já era dito em torno de 7,2 T.knigh7 escreveu: Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:
Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf
Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
Agora falam em 7,6T.
O mais interessante foi o comprimento que no caso do Gripen C é de 14,1m
para o Gripen D = 14,9m
Já neste site diz que o Gripen E terá: 15,2m
e o F: 15,5m
Se for verdade é estranho. Porque nas versões C/D a diferença de 80cm e nas versões E/F apenas 30cm de diferença para o segundo assento.
Outra coisa, a envergadura ampliou de 8,4m para 8,6m
Vale ressaltar que esse comprimento é contando com o tubo de pitot.
O Gripen E será cerca de 37cm maior que a versão "C".
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esse aumento do peso vazio é preocupante. Qual seria o motivo??
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18795
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1977 vezes
- Agradeceram: 2506 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O Gripen E tem um peso vazio maior. Pelo menos é o que indica o Depto de Defesa Suíço e talvez a FAB.
Segundo o presidente da COPAC, o Gripen E tem uma capacidade de 5.200kg de cargas externas.
MTOW 16.500 kg
-comb. interno 3.400kg
-cargas externas 5.200kg
-peso do piloto 100kg
-------
peso vazio 7.800kg
Isso bate com o informado pelo Suíça.
Obs: tem de abater dos 5.200kg o peso dos pilones subalares e ventrais, lançadores e ejetores: são menos 660kg a 550kg dependendo da configuração......
Segundo o presidente da COPAC, o Gripen E tem uma capacidade de 5.200kg de cargas externas.
MTOW 16.500 kg
-comb. interno 3.400kg
-cargas externas 5.200kg
-peso do piloto 100kg
-------
peso vazio 7.800kg
Isso bate com o informado pelo Suíça.
Obs: tem de abater dos 5.200kg o peso dos pilones subalares e ventrais, lançadores e ejetores: são menos 660kg a 550kg dependendo da configuração......
- Hammer-Nikit
- Intermediário
- Mensagens: 290
- Registrado em: Qui Jul 21, 2005 9:36 pm
- Localização: Niteroi, RJ, Brasil
- Agradeceram: 76 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Imagino que seja porque na PROPOSTA entregue pela Saab deva estar escrito "Gripen NG". Se esta proposta foi selecionada como vencedora, agora FAB deve ter que seguir chamando do avião disso até assinar o novo contrato, se não, um dos derrotados pode alegar que o modelo proposto era um e que o efetivamente contratado era outro.... Detalhes, detalhes!angelogalvao escreveu:EU queria entender pq a FAB continua a chamar o Gripen de NG e não fala logo Gripen E/F
[]s Hammer