TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70951 Mensagem por kirk » Qui Mar 13, 2014 11:58 pm





[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18795
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1977 vezes
Agradeceram: 2506 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70952 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 14, 2014 1:04 am

Marino escreveu:Não amigo, eles não sabem.
No site da FAB, do CECOMSAER, está o valor de 4,5 k, que não é cumprido nem pelo Gripen C na Suécia.
O site da FAB copiou e colou as informações do site do Gripen. Pode observar lá.

Acho que o custo da hora-voo do caça calculado pela FAB é de US$ 8,000.00. Foi informado pela Eliane Catanhêde com base no relatório da COPAC, segundo ela. E deve ser verdade, pois o que ela havia informado da parte financeira da proposta da SAAB (valor e condições de financiamento em 2010), revelaram-se verdadeiras.

O custo de hora-voo do caça em US$8.000,00, ou em US$ 10,000.00 no caso do Super Hornet, estão próximos dos custos do A-1 e do F-5M operados pela Força.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70953 Mensagem por Marino » Sex Mar 14, 2014 1:12 am

NA apresentação da FAB no Congresso o Brig Crepaldi disse que a Hv do Gripen NG está em torno de 4,5 k.
Link: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/pl ... deo=326306




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18795
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1977 vezes
Agradeceram: 2506 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70954 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 14, 2014 1:18 am

frankbr escreveu:Uma pergunta,

No peso vazio houve erro de digitação ?

20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.

abraço
Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:

Imagem

Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.




frankbr
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Dez 24, 2013 11:58 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70955 Mensagem por frankbr » Sex Mar 14, 2014 8:34 am

knigh7 escreveu:
frankbr escreveu:Uma pergunta,

No peso vazio houve erro de digitação ?

20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.

abraço
Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:

Imagem

Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
Obrigado pela info ! Confirma que houve erro de digitação no texto.




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70956 Mensagem por Thor » Sex Mar 14, 2014 12:51 pm

Marino escreveu:NA apresentação da FAB no Congresso o Brig Crepaldi disse que a Hv do Gripen NG está em torno de 4,5 k.
Link: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/pl ... deo=326306
Comandante, obrigado pelo link da apresentação. Achei bem interessante.
Entretanto, não vi essa afirmação no que tange ao valor da hora de voo. Apenas em 18:20 ele passa rapidamente pelo item "menor custo operacional", sem especificar valores.
Abraços e peço desculpas antecipadamente se eu dormi em alguma parte da palestra.




Editado pela última vez por Thor em Sex Mar 14, 2014 11:24 pm, em um total de 1 vez.
Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70957 Mensagem por Luís Henrique » Sex Mar 14, 2014 1:51 pm

knigh7 escreveu:
frankbr escreveu:Uma pergunta,

No peso vazio houve erro de digitação ?

20% de 16.5 dá 3.3t. Impossível esse ser o peso vazio da aeronave. Eu imagino que o correto seria 1/2 half ou 50%, pois 8.25t seria um valor coerente com o Gripen NG, 3t não.

abraço
Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:

Imagem

Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
Nossa, o mais interessante para mim não foi nem o peso, que já era dito em torno de 7,2 T.
Agora falam em 7,6T.

O mais interessante foi o comprimento que no caso do Gripen C é de 14,1m
para o Gripen D = 14,9m

Já neste site diz que o Gripen E terá: 15,2m
e o F: 15,5m
Se for verdade é estranho. Porque nas versões C/D a diferença de 80cm e nas versões E/F apenas 30cm de diferença para o segundo assento.

Outra coisa, a envergadura ampliou de 8,4m para 8,6m




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
frankbr
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Dez 24, 2013 11:58 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70958 Mensagem por frankbr » Sex Mar 14, 2014 3:17 pm

Eu perguntei direto pro autor do artigo em relação à informação de peso vazio de 3t.

Eis que recebo a resposta :"Apologies - on reading my notes the roughly 3t weight is for the empty airframe structure. Now corrected online!"

Agora ta respondido.

abraço




Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70959 Mensagem por angelogalvao » Sex Mar 14, 2014 4:41 pm

EU queria entender pq a FAB continua a chamar o Gripen de NG e não fala logo Gripen E/F




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70960 Mensagem por Alitson » Sex Mar 14, 2014 8:36 pm

Porque é mais fashion!!!!!!!!!! hehehe




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70961 Mensagem por irlan » Sex Mar 14, 2014 8:44 pm

Pra minha mente é mais fácil chamar pelo nome de Gripen NG doque de E/F, pelo menos até ver alguma autoridade chamando ele assim. :mrgreen:




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18795
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1977 vezes
Agradeceram: 2506 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70962 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 14, 2014 9:37 pm

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Revista da SAAB do final de 2012.
Aponta para um peso vazio de 7,600kg e capacidade interna de combustível de 3.400kg:

Imagem

Fonte%20http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Já o Depto de Defesa e Proteção Social da Suíça aponta para um peso vazio de 200kg a mais.
Nossa, o mais interessante para mim não foi nem o peso, que já era dito em torno de 7,2 T.
Agora falam em 7,6T.

O mais interessante foi o comprimento que no caso do Gripen C é de 14,1m
para o Gripen D = 14,9m

Já neste site diz que o Gripen E terá: 15,2m
e o F: 15,5m
Se for verdade é estranho. Porque nas versões C/D a diferença de 80cm e nas versões E/F apenas 30cm de diferença para o segundo assento.

Outra coisa, a envergadura ampliou de 8,4m para 8,6m
Olá, Luiz Henrique.

Vale ressaltar que esse comprimento é contando com o tubo de pitot.

O Gripen E será cerca de 37cm maior que a versão "C".




Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70963 Mensagem por NovaTO » Sex Mar 14, 2014 10:33 pm

Esse aumento do peso vazio é preocupante. Qual seria o motivo?? :?




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18795
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1977 vezes
Agradeceram: 2506 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70964 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 14, 2014 11:15 pm

O Gripen E tem um peso vazio maior. Pelo menos é o que indica o Depto de Defesa Suíço e talvez a FAB.

Segundo o presidente da COPAC, o Gripen E tem uma capacidade de 5.200kg de cargas externas.

MTOW 16.500 kg
-comb. interno 3.400kg
-cargas externas 5.200kg
-peso do piloto 100kg
-------
peso vazio 7.800kg

Isso bate com o informado pelo Suíça.


Obs: tem de abater dos 5.200kg o peso dos pilones subalares e ventrais, lançadores e ejetores: são menos 660kg a 550kg dependendo da configuração......




Avatar do usuário
Hammer-Nikit
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 290
Registrado em: Qui Jul 21, 2005 9:36 pm
Localização: Niteroi, RJ, Brasil
Agradeceram: 76 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70965 Mensagem por Hammer-Nikit » Sáb Mar 15, 2014 1:22 am

angelogalvao escreveu:EU queria entender pq a FAB continua a chamar o Gripen de NG e não fala logo Gripen E/F
Imagino que seja porque na PROPOSTA entregue pela Saab deva estar escrito "Gripen NG". Se esta proposta foi selecionada como vencedora, agora FAB deve ter que seguir chamando do avião disso até assinar o novo contrato, se não, um dos derrotados pode alegar que o modelo proposto era um e que o efetivamente contratado era outro.... ;) Detalhes, detalhes!

[]s Hammer




Responder