knigh7 escreveu: ↑Sex Jan 07, 2022 8:05 pm
PORTARIA – EME/C Ex Nº 627, 29 DE DEZEMBRO DE 2021
Cria o Grupo de Trabalho para propor linhas de ação
para a desativação e transformação da Viatura
Blindada de Transporte de Pessoal EE-11 URUTU
(VBTP EE-11 URUTU).
Art. 1º Fica criado o Grupo de Trabalho (GT) para propor linhas de ação para a desativação
e transformação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal EE-11 URUTU (VBTP EE-11 URUTU).
...
Art. 7º O GT terá duração de 01 (um) ano a contar da sua data de publicação.
....
Bom, alguns destes blindados já estão sendo usados, por transformação, como veículos ambulância nos btl inf mec. Não sei se eles também estão sendo utilizados da mesma forma nas OM de cav mecanizada.
O reaproveitamento de muitos destes Urutu com certeza é em virtude da incapacidade do EB em prover o apronto das VBE previstas no projeto Guarani, assim como o atraso no seu desenvolvimento.
Por enquanto apenas a VBE Engenharia está em testes de avaliação, enquanto a VBE Morteiro ainda carece de verba para decidir-se um vencedor dentre as várias propostas feitas e realizar as necessárias adaptações do blindado.
Outras VBE como a PC, Comunicações e Orientação de Tiro não tem prazo e nem previsão de desenvolvimento. As versões oficina e recuperação serão substituídas por caminhões blindados, ainda a ser definido. Provavelmente uma variação do Tectran/Tatra da Avibras.
Por enquanto estas são as únicas versões informadas das VBE que podem vir a ser desenvolvidas no curto e médio prazo. Há outras demandas, mas que só serão atendidas na medida em que os modelos acima forem sendo inseridos em serviço, o que deve demorar bastante.
A ver.