Saito falará a parlamentares sobre compra de novos caças para FAB
Marcos Magalhães
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, comparecerá na próxima quinta-feira (27) à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para falar sobre a recente decisão do governo brasileiro de adquirir 36 caças suecos Grippen, para reequipar a Força Aérea Brasileira. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que presidiu a reunião da comissão.
Requerimento assinado pela própria senadora – e aprovado ao final da reunião da CRE – estabelece que a audiência pública para tratar do tema, com a presença do comandante da Aeronáutica, será feita em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
Manifestações
A comissão aprovou também requerimento de informações ao ministro-chefe do Gabinete Institucional da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira, a respeito de denúncias de monitoramento de partidos e organizações populares por parte da Agência Brasileira de Informações (Abin), com a finalidade de coletar informações sobre manifestações populares ocorridas recentemente no país.
Inicialmente Randolfe havia apresentado um requerimento de convite a Elito para comparecer à comissão e apresentar pessoalmente uma explicação a respeito das denúncias. O senador disse ter aceitado, após conversar com assessores da Abin, transformar sua proposta inicial em um pedido de informações ao governo. Mesmo assim, ele criticou o monitoramento de partidos e movimentos sociais.
- Me causou espécie quando vi nos jornais a noticia de que a Abin estaria acompanhando manifestações, para avaliar o risco de intensificação dos protestos, especialmente mais perto da Copa do Mundo. Gato escaldado tem medo de água fria, e neste ano o país completa 50 anos de interrupção de seu processo democrático – afirmou Randolfe.
Bachelet
A comissão aprovou ainda voto de congratulações e aplauso a Michelle Bachelet, eleita como nova presidente do Chile. A autoria do requerimento é da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ela recordou que a candidata eleita, que já ocupou anteriormente a presidência do Chile, conduziu com “muita competência” a ONU Mulher, nos anos entre seu governo anterior e seu retorno ao Chile, para disputar as eleições.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
http://www12.senado.gov.br/noticias/mat ... cas-da-fab