TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70876 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 18, 2014 8:26 pm

Penguin escreveu: Citei esse artigo do Wiki, pois além de resumir muito bem um assunto que está espalhado por diversas fontes, também está muito bem embasado bibliograficamente.

As perdas israelense em confrontos ar-ar e para a artilharia anti-aérea em todos os conflitos que participou desde a sua criação são conhecidas e não foram poucas. Como em qualquer conflito, os números de um lado são diferentes dos números do outro lado. No caso do Vale de Bekaa, foi o 1o conflito em que os israelenses atestaram que não perderam aeronaves em confrontos ar-ar. Isso pode ser verdade ou não.

Em conflitos é comum não haver palavra final de governos.

No site oficial da IAF há alguma informação sobre suas perdas, por conflito, ainda que superficial: http://www.iaf.org.il/42-en/IAF.aspx
Legal :)

Então eles passaram a aceitar os números divulgados :)

Obrigado pela informação.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70877 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 18, 2014 9:12 pm

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:A pergunta que não se cala: QUEM ... repito QUEM em sã consciência vai comprar um caça de 4ª Geração pagando MAIS CARO que um caça de 5ª Geração ?????????

O futuro não dirá !
Bem, existem mais coisas a considerar que apenas os preços.

- Um dos caças de quinta geração existentes não será vendido para mais ninguém, e nem é mais fabricado.

- O outro, que está entrando em operação agora, tem desempenho dinâmico (velocidade, aceleração, etc...) nitidamente inferior aos caças de quarta geração, e nem é assim tão furtivo quanto o primeiro. Será que realmente será superior aos Rafales e Typhoons da vida?

- Os demais estão no máximo em fase de protótipo, sabe-se lá qual será o desempenho e o preço reais.

Acho que ainda vamos ter que aguardar um pouco para realmente como fica esta história.


Leandro G. Card
O F-35 tem um raio de combate de 1080 km (584 milhas náuticas) apenas com combustível interno.

O problema é que comparam a manobrabilidade e a aceleração dele com caças igualmente sem tanques externos que só voam com eles. Gostaria de ver a comparação dele com aqueles com tanques para um raio de combate na mesma ordem...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70878 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 18, 2014 9:21 pm

knigh7 escreveu:O F-35 tem um raio de combate de 1080 km (584 milhas náuticas) apenas com combustível interno.

O problema é que comparam a manobrabilidade e a aceleração dele com caças igualmente sem tanques externos que só voam com eles. Gostaria de ver a comparação dele com aqueles com tanques para um raio de combate na mesma ordem...
Na hora do "pau" os tanques vão embora, por isso são chamados "alijáveis". Aí os aviões ficam apenas com os mísseis, que em termos de aerodinâmica e peso tem muito pouca influência no desempenho, e é assim que eles combatem. Nenhum piloto em sã consciência vai entrar em combate carregando tanques semi-vazios na barriga. Por isso as comparações são feitas deste jeito.

Mas se o F-35 tem o mesmo desempenho dos outros aviões com os tanques ainda pendurados, então está mesmo mal... .


Leandro G. Card




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70879 Mensagem por Penguin » Ter Fev 18, 2014 9:35 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: Citei esse artigo do Wiki, pois além de resumir muito bem um assunto que está espalhado por diversas fontes, também está muito bem embasado bibliograficamente.

As perdas israelense em confrontos ar-ar e para a artilharia anti-aérea em todos os conflitos que participou desde a sua criação são conhecidas e não foram poucas. Como em qualquer conflito, os números de um lado são diferentes dos números do outro lado. No caso do Vale de Bekaa, foi o 1o conflito em que os israelenses atestaram que não perderam aeronaves em confrontos ar-ar. Isso pode ser verdade ou não.

Em conflitos é comum não haver palavra final de governos.

No site oficial da IAF há alguma informação sobre suas perdas, por conflito, ainda que superficial: http://www.iaf.org.il/42-en/IAF.aspx
Legal :)

Então eles passaram a aceitar os números divulgados :)

Obrigado pela informação.

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Não. Eles sempre divulgaram os números deles. É esse que eles aceitam.
Os árabes têm outros números.
Os pesquisadores e historiadores podem chagar a números tb diferentes dos demais.

No artigo do Wiki por exemplo, são citados os números de diversas fontes, inclusive de Tom Cooper e do ACIG (http://www.acig.info/CMS/index.php?opti ... &Itemid=47).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70880 Mensagem por henriquejr » Qua Fev 19, 2014 11:33 am

Não sei se já foi postado.





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70881 Mensagem por arcanjo » Qua Fev 19, 2014 11:38 am

19/02/2014
F-X2: Brasil recebe transferência de tecnologia de caças suecos

Para ministro, encontro serviu como ponto de partida para colaboração do MCTI com estrutura do país nórdico

Defesa Aérea & Naval - By Guilherme Wiltgen

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, recebeu nesta terça-feira (18) o presidente da companhia sueca Saab, Håkan Buskhe, para iniciar a organização do governo federal para a transferência de tecnologia associada ao desenvolvimento dos aviões de combate Gripen NG, anunciados em dezembro como futuro caça da Força Aérea Brasileira.

Segundo Raupp, o encontro serviu como ponto de partida para a colaboração do MCTI com toda a estrutura do país nórdico por trás do programa de compra dos caças. “A pasta vai ter um papel importante na organização, diretamente com a Defesa, da parte de transferência de tecnologia para empresas e instituições brasileiras”, explicou.

A participação está prevista no pacote negociado entre a Saab e os governos de Brasil e Suécia, mas, na visão do ministro, a presença do MCTI também se deve ao fato de o ministério articular o Plano Inova Empresa e o programa Inova Aerodefesa, pelos quais “nós ofertamos para companhias brasileiras recursos para elas desenvolverem tecnologia e inovação, que, obviamente, devem abranger as áreas relativas à industrialização dessa aeronave aqui no País”.

Durante a reunião, Raupp definiu o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, como interlocutor do MCTI nas discussões com a Saab. Também pediu ao secretário executivo, Luiz Antonio Elias, e ao chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta (Assin), Franklin Netto, que acompanhem de perto os desdobramentos da cooperação.

Além de Buskhe, a delegação estrangeira presente no encontro incluiu o embaixador da Suécia em Brasília, Magnus Robach, entre outros executivos e diplomatas. Do lado brasileiro, compareceram ainda a diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Liane Hentschke, e o coronel-aviador Paulo Roberto de Barros Chã, representante do Ministério da Defesa.

Inovação

Para o secretário Prata, a escolha da presidente Dilma Rousseff pelo Gripen NG recaiu sobre uma empresa internacionalmente forte. “A Saab tem muita tradição em investir em pesquisa e desenvolvimento, com um portfólio muito grande associado a invenções”, disse, após a reunião, ao citar como exemplo o air bag, concebido pela companhia sueca, inicialmente para uso militar.

“A intenção é aliar os nossos interesses para ampliar essas parcerias à luz desse convênio chapéu e dessa grande justificativa, que é a transferência de tecnologia associada aos caças”, definiu Prata. De acordo com ele, a parceria deve envolver o uso de instrumentos do ministério “num contexto maior do que aquele restrito exclusivamente à transferência de tecnologia associada a um determinado produto de uma determinada empresa sueca”.

O secretário lembrou a tradição de parceria entre os dois países, expressa atualmente pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb), em São Bernardo do Campo (SP), e por eventos conjuntos, como um seminário organizado pela Finep/MCTI em maio de 2013, quando Raupp recebeu a ministra sueca de Empresas, Energia e Comunicações, Annie Lööf.

Alvaro Prata conheceu Estocolmo em agosto de 2012, em comitiva chefiada pelo vice-presidente Michel Temer. A delegação visitou agências de fomento, empresas, ministérios e universidades do país nórdico. “A Suécia tem um sistema muito harmônico entre o setor industrial e as instituições de ensino e pesquisa”, observou, na reunião desta terça.

Na viagem, o secretário se reuniu com Håkan Buskhe e toda a direção da Saab. “Discutimos aspectos relacionados a uma possível escolha do Brasil pelo caça da Suécia”, recordou. “Claro que seria uma decisão presidencial, mas, naquela ocasião, buscamos possíveis contornos de uma colaboração.” A fim de ilustrar a relevância do país nórdico no cenário mundial da inovação, Prata citou as empresas Electrolux, Ericsson, Scania, Tetra Pak e Volvo. “A Suécia é um dos países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D), e a Saab é uma das empresas suecas que mais investem em P&D.”

Intercâmbio

O ministro Raupp apontou o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como instrumento fundamental para viabilizar a absorção de tecnologia na fabricação dos caças Gripen NG. “Temos que levar em conta a questão das pessoas, o intercâmbio de gente, porque é através disso que se faz essa transferência”, disse.

De acordo com a página Bolsistas pelo Mundo, o programa de mobilidade acadêmica do governo federal concedeu, até o momento, 170 bolsas para a Suécia, com 99 alunos brasileiros já enviados ao país.

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=37575

abçs

arcanjo




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70882 Mensagem por Penguin » Qua Fev 19, 2014 3:31 pm

Fim da especulação...


Saab Exec Says Gripen E ‘Will Never Be Trainer’
By Jen DiMascio
Source: Aerospace Daily & Defense Report

September 13, 2013

A top executive at Saab sought to deflect speculation Sept. 12 that its Gripen fighter would be offered for the U.S. Air Force’s T-X future trainer requirement.

With the new development of the Gripen E version we expect it to remain in that position for many years to come. But a great fighter aircraft does not necessarily make a good trainer. We remain focused on the continued development of the Gripen E and the fighter will never be a trainer,” said Lennart Sindahl, Saab’s executive vice president and head of Saab’s Business Area Aeronautics, in an emailed statement to Aviation Week.

“As we stated previously, Saab always keeps its doors open to new business opportunities, and if any of those should be further realized, they would be announced at the appropriate time.”

On Sept. 11, Aviation Week reported that Boeing and Saab planned to announce “in weeks rather than months” that the two companies would together offer the JAS 39 Gripen for T-X, citing sources familiar with the deal. (Aerospace DAILY, Sept. 12).

Neither Boeing nor Saab has denied that they would join forces to vie for the contract to replace the Northrop Grumman T-38 with about 350 new trainers. But the companies have not confirmed they are working together either.

“Boeing is evaluating U.S. Air Force T-X requirements and continuing with our effort to develop a new, purpose-built aircraft that will provide the most affordable and effective solution to the Air Force’s advanced flight training needs. We have conducted extensive studies of both new and existing platforms as well as many industry teaming approaches. Any teaming relationship will be announced at the appropriate time,” says Boeing’s statement. “We are in discussions with many companies at any given time on a number of matters. As it says in our statement, any teaming relationship we may enter into will be announced at an appropriate time.”




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70883 Mensagem por rodrigo » Qua Fev 19, 2014 4:05 pm

LeandroGCard escreveu:
Iceman Brasil escreveu:Várias unidades de F-16 abatidas por Mig-23 ??? Eu pensava que os F-16 nunca haviam sofrido baixas em combates aereos...
Para maiores informações segue abaixo a descrição de alguns abates e o link de origem. Mas existem muitas outras fontes na internet, é só procurar um pouco:

"On 7 June 1982, three MiG-23MFs flown by the pilots Hallyak, Said, Merza respectively engaged a formation of Israeli F-16s. Captain Merza detected the F-16s at a distance of 25 km and shot down two F-16s with R-23 missiles, one from a distance of 9 km, and another within the distance of 7 km or 8 km, before himself was shot down. On the 8 of June 1982, two MiG-23MFs again met with F-16s. Major Hau's MiG-23 detected an F-16 at a distance of 21km and shot it down with an R-23 from a distance of 7km. Again, the Syrian pilot was himself shot down by an AIM-9 Sidewinder, fired from another F-16. On the 9 of June 1982, two MiG-23MFs, piloted by Dib and Said, engaged a group of F-16s. Dib shot down an F-16 from a distance of 6km with an R-23, but was then shot down, most likely by a Sidewinder.

Later that day a pair of MiG-23MFs manned by the Syrian pilots Nahaz and Zeno, shot down an additional F-16, Nahaz detected the F-16 at the distance of 9 km and fired an AAM at the distance of 5 km however this time, Nahaz got involved in a dogfight with another F-16 and was shot down."


Fonte: http://backfiretu-22m.tripod.com/id11.html

Perceba que os sírios operavam em grande desvantagem, já que os F-16 israelenses em geral tinham apoio de aeronaves AEW e cobertura de F-15's, mas ainda assim os Falcon não saíram incólumes das escaramuças. Estes abates especificamente foram confirmados, e existem muitas outras informações sobre abates de F-16, só que nem Israel nem os EUA reconhecem a maioria delas. São sempre quedas por "falha mecânica", "acidentes", "fogo amigo", etc... . Nestes casos fica muito difícil saber quem diz a verdade.


Um F-16 turco também foi abatido por um Mirage 2000 grego:

http://sgforums.com/forums/1164/topics/181024


Um grande abraço,


Leandro G. Card
Esse site do MIG-23 não tem a menor credibilidade. E as derrotas israelenses estão muito bem documentadas em diversos livros da editora osprey. Fossem verdadeiras as alegações de sírios e egípcios, eles teriam derrotado Israel faz tempo.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70884 Mensagem por Penguin » Qua Fev 19, 2014 4:57 pm

rodrigo escreveu:
LeandroGCard escreveu:Para maiores informações segue abaixo a descrição de alguns abates e o link de origem. Mas existem muitas outras fontes na internet, é só procurar um pouco:

"On 7 June 1982, three MiG-23MFs flown by the pilots Hallyak, Said, Merza respectively engaged a formation of Israeli F-16s. Captain Merza detected the F-16s at a distance of 25 km and shot down two F-16s with R-23 missiles, one from a distance of 9 km, and another within the distance of 7 km or 8 km, before himself was shot down. On the 8 of June 1982, two MiG-23MFs again met with F-16s. Major Hau's MiG-23 detected an F-16 at a distance of 21km and shot it down with an R-23 from a distance of 7km. Again, the Syrian pilot was himself shot down by an AIM-9 Sidewinder, fired from another F-16. On the 9 of June 1982, two MiG-23MFs, piloted by Dib and Said, engaged a group of F-16s. Dib shot down an F-16 from a distance of 6km with an R-23, but was then shot down, most likely by a Sidewinder.

Later that day a pair of MiG-23MFs manned by the Syrian pilots Nahaz and Zeno, shot down an additional F-16, Nahaz detected the F-16 at the distance of 9 km and fired an AAM at the distance of 5 km however this time, Nahaz got involved in a dogfight with another F-16 and was shot down."


Fonte: http://backfiretu-22m.tripod.com/id11.html

Perceba que os sírios operavam em grande desvantagem, já que os F-16 israelenses em geral tinham apoio de aeronaves AEW e cobertura de F-15's, mas ainda assim os Falcon não saíram incólumes das escaramuças. Estes abates especificamente foram confirmados, e existem muitas outras informações sobre abates de F-16, só que nem Israel nem os EUA reconhecem a maioria delas. São sempre quedas por "falha mecânica", "acidentes", "fogo amigo", etc... . Nestes casos fica muito difícil saber quem diz a verdade.


Um F-16 turco também foi abatido por um Mirage 2000 grego:

http://sgforums.com/forums/1164/topics/181024


Um grande abraço,


Leandro G. Card
Esse site do MIG-23 não tem a menor credibilidade. E as derrotas israelenses estão muito bem documentadas em diversos livros da editora osprey. Fossem verdadeiras as alegações de sírios e egípcios, eles teriam derrotado Israel faz tempo.
Com toda certeza eles mostrariam os destroços dos F16 e F-15 derrubados. Seria um troféu e tanto.

Imagem
Wreckage of Israeli Mirage III in Damascus tishreen museum...yom kippur war

Imagem
A photo during the War of Attrition of an Israeli Mirage III CJ no. 718 from the 119th "Bat" Squadron based at Tel Nov Airbase in occupied Palestine.
This debris is the tail section from the aircraft.
The 119th was established on the Mirage III abd was reformed at the end of the Attrition and took the Phantom F-4 as the main fighter.

Imagem
An Israeli Phantom shot down by the Syrian Armed Forces over the Golan Heights...yom kippur war

Imagem
Canopy of F-117 shot down in Serbia in March 1999 at the Museum of Aviation in Belgrade




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70885 Mensagem por kirk » Qua Fev 19, 2014 10:24 pm

Essa é uma interessante lâmina da Saab sobre as capacidades de combate do Gripen-BR, muito interessante para quem ainda não leu :
O PROGRAMA GRIPEN NG

O Programa Gripen NG foi concebido pela Saab, em 2005, com o objetivo de desenvolver novos sistemas para uma aeronave de caça multiemprego de última geração e testá-los em laboratórios no solo e ensaios em voo. Estes novos sistemas e recursos também poderão ser utilizados na modernização da atual frota de caças Gripen C/D.

O Programa foi concebido para ser realizado em duas fases: Na primeira, foi feita a adaptação de uma aeronave Gripen D para ser utilizada como ”demonstrador de conceito”.

Após o primeiro voo da aeronave “Demo”, realizado em 27 de maio 2008, foram iniciados os ensaios em voo com o objetivo de testar e atingir um elevado grau de maturidade para todos os novos sistemas básicos e para todas as modificações introduzidas na estrutura da aeronave, além de expandir o seu envelope de voo.

Imagem

Nesta fase, verificou-se o funcionamento dos sistemas gerais da aeronave e de outras áreas de importância, como por exemplo, a capacidade supercruise (voo supersônico sem a utilização de pós-combustão), razão de ascensão, taxa de turnaround, cargas externas e consumo de combustível, que foram testadas e confirmadas com excelentes resultados.

Além dos testes acima mencionados, foram determinados os níveis de ruído e as assinaturas infravermelho da aeronave. Realizaram-se, também, sessões de fotos e voos de avaliação para clientes em potencial.

No total, nesta primeira fase, foram realizados 79 voos com impressionantes resultados, seja qual for o padrão adotado.

Na segunda fase, iniciada em 27 de outubro de 2009 e ainda em curso, está sendo testada e confirmada a funcionalidade dos sistemas táticos. Nesta fase foram integrados e testados o radar AESA ES-05 Raven, o Sistema de Alerta de Aproximação de Míssil, bem como o sistema SATCOM da aeronave, obtendo-se, mais uma vez, excelentes resultados.

Além disso, foram realizados testes de voo com um novo e maior tanque alijável, obtendo-se igualmente bons resultados.

No total já foram realizados 73 voos nesta segunda fase, inclusive os voos ferry e os de testes em condições quentes e altas.

O novo sistema de aviônicos do Gripen NG possui uma arquitetura com as funções críticas e não-críticas de voo separadas, que possibilita uma rápida e segura implantação de novas funções e recursos.

Imagem

DESTAQUES

O Gripen NG aproveita os elementos já testados do projeto do Gripen e os aperfeiçoa, criando uma nova aeronave que incorpora um motor mais potente, o General Electric F414G, e uma capacidade supercruise.

Sua nova estrutura opera com pesos maiores, possibilitando o transporte de mais combustível e armamentos.

Sua exclusiva arquitetura de aviônicos não só facilita como agiliza a integração de armas e sistemas.

O Gripen NG opera com sistemas de comunicações e sensores totalmente interconectados e integralmente fundidos, o que confere uma capacidade de ponta para a execução de qualquer missão, desde Apoio Aéreo Aproximado (CAS) até combate aéreo além do alcance visual.

Entre os principais sistemas de missão que fazem do Gripen NG uma máquina do futuro tão formidável, está seu totalmente novo radar AESA Selex-Galileo ES-05 Raven, desenvolvido pela Selex Galileo em cooperação com a Saab Microwave. A antena integrará uma solução swash-plate, atribuindo ao radar uma área de cobertura maior de 200°. Este projeto de desenvolvimento está totalmente dentro do cronograma estabelecido.

A aeronave está equipada com o sistema de guerra eletrônica Saab Avitronics, atribuindo ao Gripen NG uma diferenciada capacidade ativa e passiva de ataque eletrônico , o que, somado ao radar AESA, é fundamental para missões de ataque eletrônico.

O Gripen NG também está equipado com um sistema de autodefesa e de alerta de aproximação de míssil. Estes sistemas lhe conferem um sistema de autodefesa extremamente difícil de derrotar, em qualquer situação de combate.


Imagem
Foto: Katsuhiko Tokunaga

O avançado projeto de seu cockpit e seu conjunto de sensores proporcionam ao piloto total controle da batalha aérea. Com sua incomparável gama de armas de precisão para ataques ar-ar e ar-superfície, o Gripen NG domina o combate contra todos os alvos terrestres, marítimos e aéreos.

Um datalink munido de vídeo, especificamente projetado para missões de espaço Apoio Aéreo Aproximado (CAS), conecta o Gripen NG diretamente com as forças terrestres, enquanto seus datalinks ar-ar integram a força aérea no ar e os meios de controle terrestre em um conjunto imbatível.

E o que é mais importante, todo o sistema do Gripen NG é controlado por seu usuário, munido de total liberdade para modificar e adaptar todos os componentes da aeronave, de modo a atender às necessidades nacionais, sem restrições ou questões de licenciamento.

Nenhuma tecnologia incorporada ao Gripen NG apresenta risco ou deixou de ser comprovada. Muito pelo contrário, todos os recursos foram testados, são sofisticados e representam os últimos avanços tecnológicos feitos, o que faz do Gripen NG uma plataforma absolutamente exclusiva.

GRIPEN NG

O Gripen NG é um dos caças multiemprego mais avançados do mundo. A sua versatilidade é a chave para enfrentar e derrotar qualquer ameaça ao Brasil, presentes ou futuras.

Com suas precisas armas teleguiadas, o Gripen NG pode atacar e destruir alvos aéreos, marítimos e terrestres , 24 horas por dia, em qualquer condição meteorológica.

Sua Arquitetura de Aviônicos de última geração e seus sistemas bélicos tecnologicamente avançados, conferem ao Gripen NG a capacidade de detectar e disparar primeiro contra outras aeronaves ou mísseis de cruzeiro, mesmo estando voando a baixa altitude. Isso faz com que seja muito difícil se equiparar ao Gripen NG, em qualquer situação de combate.

O sistema 100% integrado de aviônicos de missão, o que inclui o radar AESA, o sensor IRST e um avançado sistema ativo e passivo de guerra eletrônica, viabiliza uma superior fusão de sensores e uma excepcional capacidade de apoio a decisões.

Dotada de um moderno sistema de alerta de aproximação de míssil, de alerta por laser e contramedidas a reboque, e de sistema de bloqueio de sinais (jamming), a aeronave se destaca por suas excelentes características ofensivas e defensivas.


Imagem

A excepcional agilidade do Gripen NG ó o resultado da combinação de um avançado layout aerodinâmico usando uma configuração combinada de asa canard close-coupled e um sistema digital fly-by-wire. O novo e mais potente motor General Electric F414 G não apenas confere ao Gripen NGa capacidade de supercruise, como também oferece um imbatível baixo custo de ciclo de vida e confiabilidade.

A alta disponibilidade operacional do Gripen, e suas exigências mínimas de suporte, resultam em uma alta taxa de saídas e mais tempo no ar.

Uma ampla gama de armas tecnologicamente avançadas podem ser adquiridas de fornecedores de todas as partes do mundo, dando à Força Aérea Brasileira a liberdade de escolha e eliminando as restrições de fornecedor único.

Em 1957, a Saab introduziu pela primeira vez o datalink em um caça. A Saab, 55 anos depois, ainda detém esta posição como a criadora premium de caças centrados em rede.

No Gripen NG, um futuro piloto da FAB poderá não só participar da Rede de Defesa do Brasil, como também será um ponto de conexão, tornando os demais participantes da rede ainda mais eficientes, compartilhando e suprindo informações e inteligência.

Um piloto de caça precisa saber o que está acontecendo em sua volta para ter superioridade de informações. Esta consciência situacional é vital para combates centrados em rede e a execução de missões de combate. Esta, porém, não é a única chave para se vencer uma batalha no Século XXI, onde a troca de informações é intensa. Trata-se apenas de um elemento viabilizador. Com armas e sensores tecnologicamente avançados, o Gripen NG não confere apenas ao combatente a capacidade de coletar informações da arena de combate , como também a amplifica sua capacidade de processar e analisar estas informações e tomar uma ação imediata e correta .

Mais de 30 anos de experiência com datalinks aéreos, um cockpit 100% digital , um conjunto de armas incomparável, faz do Gripen NG o caça multiemprego mais flexível do mercado, pronto para travar e vencer combates no Século XXI.


Com todas essas vantagens, o Gripen NG ainda é a aeronave de ultima geração com os menores custos de aquisição, de manutenção e de opração, totalmente compatível com os restritos orçamentos de defesa.
http://www.saabgroup.com/pt/Air/Gripen- ... ripen-NG-/
kirk




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“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
frankbr
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70886 Mensagem por frankbr » Qua Fev 19, 2014 10:42 pm

Olá,

Este é meu primeiro post aqui.

Gostaria de saber se o pacote de 4.5bi oferecido pela SAAB inclui armamento ou não. Alguém saberia responder? Em caso de sim, quais seriam esses armamentos?




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knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70887 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 19, 2014 11:57 pm

LeandroGCard escreveu:
knigh7 escreveu:O F-35 tem um raio de combate de 1080 km (584 milhas náuticas) apenas com combustível interno.

O problema é que comparam a manobrabilidade e a aceleração dele com caças igualmente sem tanques externos que só voam com eles. Gostaria de ver a comparação dele com aqueles com tanques para um raio de combate na mesma ordem...
Na hora do "pau" os tanques vão embora, por isso são chamados "alijáveis". Aí os aviões ficam apenas com os mísseis, que em termos de aerodinâmica e peso tem muito pouca influência no desempenho, e é assim que eles combatem. Nenhum piloto em sã consciência vai entrar em combate carregando tanques semi-vazios na barriga. Por isso as comparações são feitas deste jeito.

Mas se o F-35 tem o mesmo desempenho dos outros aviões com os tanques ainda pendurados, então está mesmo mal... .


Leandro G. Card
Mas para entrarem no "pau" e ejetarem os tanques externos eles precisam perceber o F-35...O caça é pensado como um sistema. O projeto do F-35 poupa tanques externos para aumentar a furtividade, como o dos outros stealths. Os americanos procuram se manter na vanguarda com mísseis BVR (o AIM 120D é projetado para ter um alcance 50% maior que a versão C, onde o Meteor tem um alcance na mesma ordem desse e 20% maior que a versão mais recente do R-77). Isso somado dá uma capacidade de detectar primeiro, atirar primeiro e dificultar a evasão por causa da NEZ superior do míssil. Apenas frisando, não estou me referindo a vantagem que pode ser dada a ele por causa do AIM 120D, mas sim a esse conjunto.




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Fev 20, 2014 12:43 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70888 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 20, 2014 12:13 am

frankbr escreveu:Olá,

Este é meu primeiro post aqui.

Gostaria de saber se o pacote de 4.5bi oferecido pela SAAB inclui armamento ou não. Alguém saberia responder? Em caso de sim, quais seriam esses armamentos?
Seja bem vindo. :wink:


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70889 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 20, 2014 8:37 am

Knigh7, hipoteticamente falando, se houver mesmo uma redução de custos nesse meio tempo, entre negociação e assinatura de contrato, isto poderia ser refletido em uma versão naval do Gripen, caso a MB o selecione, em uma segunda etapa do projeto FX, mesmo que as alterações propostas para esta versão encareçam de certa forma o avião, o que deve acontecer, invariavelmente?

Já que em tese iremos comprar lotes subsequentes deste caça para substituir os F-5M que restaram, pode ser que um segundo lote de Gripen E/F combinado com os custos de desenvolvimento do Sea Gripen possam ser amortizados, também, em função dos quantitativos envolvidos, pois haverá certamente a aquisição de 24 caças navais numa primeira etapa conforme o PAEMB, e presumo, ao menos outros 36 caças para formar os dois esquadrões do 1o GAvCa, como se espera que aconteça, caso os comentários sobre a manutenção desse padrão de 18 caças/esquadrão da FAB seja mesmo mantido.

Aí eu fico pensando: se tudo isso for possível, qual seria o limite para o preço de um Sea Gripen, tendo em vista que a versão terrestre não deve estar saindo, avalio, por menos de uns US 80 milhões?

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70890 Mensagem por Penguin » Qui Fev 20, 2014 3:55 pm





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