PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60814
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6418 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#301 Mensagem por Túlio » Sex Jul 26, 2013 3:55 pm

Só uma dúvida, Mestre Bacchi: não era radiotelegrafia?

EDIT - Este "dado" se prende a romances que li na adolescência de autoria de um homem que supostamente lutou a bordo de Panzers na 2GM chamado Sven Pedersen (nome artístico Sven Hassel) e que relatava ser a metralhadora dianteira do chassis do blindado operada pelo Radiotelegrafista)...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#302 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 26, 2013 4:03 pm

Túlio escreveu:Só uma dúvida, Mestre Bacchi: não era radiotelegrafia?
Sim.

O comandante escrevia a mensagem na torre (o comandante dos carros franceses adicionalmente era atirador) e passava a mensagem para o radiotelegrafista que ficava em baixo, para trás.

Bacchi




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13630
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#303 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 26, 2013 4:31 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
gabriel219 escreveu:Bacchi, poderia me tirar uma dúvida?
Existe outra maneira de se comunicar com carros de combate a não ser pelo telefone externo, posto na carroceria do carro de combate?
Muito obrigado e um abraço.
Sim existe.

O telefone externo é um meio de comunicação com o carro, para quem não tem possibilidade de acessar o sistema de comunicação normal do carro.

Normalmente todo carro de combate é mobiliado com um radio VHF para comunicação entre si, e todos os tripulantes estão interligados e aptos para comunicação externa.

Por coincidencia meu primeiro trabalho na diretoria de suprimentos da ENGESA (Janeiro 1978) foi redigir o contrato de compra do equipamento radio para os Cascaveis vendidos para o Iraque. Eu me lembro que todo Cascavel Iraquiano tinha radio VHF. Os Cascaveis dos comandantes de pelotão tinham em adição um radio HF para comunicação a maior distancia.

O sistema que vendemos ao Irak era o Sistema Clansman de Comunicação para Carros de Combate, do exército britanico.

Quando estourou a 2ª GM nem todos os exércitos do Mundo timham sistema de comunicação para carros de combate.

No exército francês os carros de combate Renault FT, R35 e H35 (o grosso dos veiculos franceses) não tinha radio. Os comandantes se comunicavam por meio de bandeiras de sinalização.

Os carros de combate pesados franceses da infantaria usavam telegrafo sem fio!!!

Uma das coisas que foi feito na criação da força blindada alemã na decada de 30 foi garantir que todo carro de combate tivesse sistema radio. Talves isto acontecesse, pelo fato de Guderian era oficial de comunicações.

Bacchi
Muito obrigado Mestre Bacchi.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36787
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#304 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 02, 2013 9:12 pm

Definidas as empresas ofertantes para a torre da VBR 8X8.

VBR

O programa da VBR (Viatura Blindada de Reconhecimento) uma variante do Programa da Viatura Blindada Média de Rodas Guarani teve uma etapa cumprida. No dia 12 de Julho quatro empresas apresentaram documentação em resposta ao RFI (Request for Information) para o sistema de arma e torre.

Atendem à resolução do EME (Estado-Maior do Exército), que definiu o armamento como o canhão de 105mm e o chassi sendo 8x8. Originalmente era canhão de 90mm e chassi 6x6.

As empresas que apresentaram documentação foram as seguintes:

1 – CMI (Bélgica)
2- Consórcio ARES – IMI (Brasil-Israel)
3 – Oto Melara (Itália)
4 – Tarobá (Brasil)

A próxima etapa deverá ser o RFP para o sistema de armas e torre. E então definir as especificações da VBR para o contrato de desenvolvimento.

fonte: http://www.defesanet.com.br/newsletter/ ... Americana/

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8670
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#305 Mensagem por prp » Sex Ago 02, 2013 10:38 pm

Que porra é essa de Toroba? :shock:




Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#306 Mensagem por tykuna » Sáb Ago 03, 2013 1:29 am

prp escreveu:Que porra é essa de Toroba? :shock:
Descrição do site da Abimde.

"Tarobá Engenharia foi fundada em Abril de 1996, com experiência em produção industrial e serviços no Brasil e no Exterior, em projetos de infraestrutura, defesa e em indústria de bens de capital. Tarobá Engenharia está preparada para novos desafios, com sua experiência técnica e comercial, e suas reconhecidas respeitabilidade, eficiência e habilidade."

http://www.taroba.eng.br/

Que site é esse?
Isso me lembra quando o Guerra comentou uma vez sobre no passado empresas de fabricavam cofres, quererem produzir blindados. Posso estar falando uma baita besteira, mas é a primeira coisa que me vem a cabeça.

Igo




Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#307 Mensagem por talharim » Sáb Ago 03, 2013 8:34 am

Deve ser a empresa de algum deputado ou senador podem conferir !




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36787
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#308 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 03, 2013 10:06 pm

O que me chama a atenção nesta lista é o que a IMI-ARES estariam oferecendo, pois desconheço qualquer projeto da IMI em termos de torre de bldos no calibre especificado. Em todo caso, seria a tentativa de mais um "desenvolvimento nacional"?

A ver.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36787
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#309 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 03, 2013 11:00 pm

FCarvalho escreveu:O que me chama a atenção nesta lista é o que a IMI-ARES estariam oferecendo, pois desconheço qualquer projeto da IMI em termos de torre de bldos no calibre especificado. Em todo caso, seria a tentativa de mais um "desenvolvimento nacional"?

A ver.

edit: A IMI possui em seu catálogo no site esta pela de 105mm a disposição, e nenhuma torre.

Imagem

Mais um ponto para uma possível "torre nacional" a partir de algum projeto em conjunto com a ARES.
Não creio que haja tempo hábil para tal proposta, visto que, até onde se sabe, pretende-se que o vencedor seja conhecido ainda neste segundo semestre do ano. E duvido que um produto que nem sequer saiu das telas de um autocad ou coisa parecida possa vencer esta concorrência. Mesmo sobre a alcunha de "nacional".

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36787
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#310 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 17, 2014 10:05 am

Bom dia.

Alguma novidade quanto ao processo de seleção da torre para os Guarani 8x8?

As empresas já entregaram as suas propostas a mais de seis meses, e até o presente momento, o EB não se manifestou sobre nenhuma decisão sobre quem levou esta concorrência.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13630
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#311 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 17, 2014 1:07 pm

Boa tarde FC.

Dizem que o 1º protótipo deve ser entregue este ano. Se sim, já deve estar em processo final.

Também acho que desenvolver uma torre nacional seria bom, mas não há muito tempo. Acho que a Oto Melara leva essa por causa de suas relações com a Iveco, apesar de gostar da solução da CMI.




jeremiasbecker
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Ago 11, 2013 11:36 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#312 Mensagem por jeremiasbecker » Seg Fev 17, 2014 3:34 pm

Segundo rumores a preferência do EB seria pela torre 105 mm da CMI, que aliás já tem uma forte relação com o EB deste os tempos do Cascavél que era equipado com canhão MK2 (90 mm da CMI).

Torço para que dê certo essa parceria, o Guarani 8x8 equipado com a torre CMI seria um excelente equipamento, inclusive com capacidade de disparar o míssel guiado Falarick (5 km se não me engano).

Excelente para o EB, excelente para o mercado de exportação.

O ponto negativo deve ser o custo, ela deve ser mais cara que a Oto Melara.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13630
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#313 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 17, 2014 3:52 pm

Ambas são torres muito boas, só não sei se a da Oto Melara pode disparar mísseis. Se não, pagar a mais na da CMI vale a pena.

Talvez poderia até haver um acordo para fabricar parte das peças aqui e monta-los também.




Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#314 Mensagem por Lucas Lasota » Seg Fev 17, 2014 5:10 pm

gabriel219 escreveu:Ambas são torres muito boas, só não sei se a da Oto Melara pode disparar mísseis. Se não, pagar a mais na da CMI vale a pena.

Talvez poderia até haver um acordo para fabricar parte das peças aqui e monta-los também.

Levando em conta a tradição do exército na área de mísseis, acho que essa concorrência é da Oto Melara.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13630
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#315 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 17, 2014 5:48 pm

Mas o EB está mudando isso, como mudou muitas coisas.




Responder