TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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FIGHTERCOM
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70681 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jan 25, 2014 3:02 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:Vc voltou atrás depois da crítica do Luís Henrique...em outro espaço onde não há questionamento, vc vê chifre em cabeça de cavalo no caso do Gripen muito mais....

O Túlio achou estranha a declaração de que eles não tinham caça. Vc respondeu a ele que era dinheiro."$" . Dinheiro a causa da declaração.

O questionamento do Túlio foi simples, deu para todos entenderem. E a sua resposta foi mais simples e clara ainda.
:lol:

Definitivamente voce esta totalmente equivocado.

Lamento.

[]s
CB
Carlos,

Será que todo mundo está equivocado e só você está certo?

Não queria me intrometer nesta discussão, mas ultimamente está perceptível que o seu intuído é apenas procurar subterfúgios para criticar a escolha do Gripen, mesmo que de forma velada. Entendo que ninguém é obrigado a apoiar a decisão só porque ele foi o escolhido pela FAB, mas esse tipo de atitude em nada contribui para um debate saudável e a harmonia do fórum.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70682 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 25, 2014 4:05 pm

Naquele vídeo do Gripen que eu postei, não acabou saindo meus comentários.

Ele está armado com 4 mísseis, decolando (diga-se de passagem, necessitando de pouco espaço) de uma estrada rústica. Bem no modo que eu penso que a FAB pode fazer com o NG, possibilitando do que ele fique mais próximo da área de operação, gerando uma rapidez de ação e a surpresa.

Com os caças suecos sendo projetados desde o início para operarem espalhados pelo território a partir de estradas, inclusive mal preparadas, pois nem todas as estradas de lá obviamente são ótimas -e não necessitam de "cavernas" (aff.. é cada coisa de rafaleiro que se lê por aí :roll: :roll: :roll: :roll: )- tem soluções engenharia que proporcionam uma manutenção mais simplificada.

A FAB, como bem mostrou o Alcântara numa matéria feita pela própria Força Aérea pensa em operar caças a partir de estradas.




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Jan 25, 2014 4:14 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70683 Mensagem por Wardog » Sáb Jan 25, 2014 4:14 pm

Acho importante salientar que a soberba e o autoritarismo de parte da moderação vêm saltando aos olhos de quem acompanha esse fórum.

Eu, mesmo sendo um usuário eventual, ando me impressionando com o nível de deslocamento de alguns.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70684 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 25, 2014 4:16 pm

Ok...

Estou editando a minha longa resposta porque acho que o que importa é deixar claro que debatemos esse tempo todo e concordando ou discordando o importante é não tornar a coisa 'pessoal'.

Peço mais uma vez para que tratemos qualquer outra questão via MP ao invés de tornar a coisa um "circo".

Eu não tenho problema em mudar a minha opinião desde que façamos isso através de um debate sadio. Essa coisa de forçar goela a baixo uma mudança na maneira que qualquer usuário pensa e o seu ponto de vista definitivamente não é a maneira correta de se fazer isso.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70685 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 25, 2014 7:10 pm

Senhores, este tópico está incorrendo em um loop igual ao do FX, posto que não há muitos fatos a comentar ou a saber-se.
E sendo assim, vamos tentar manter as discussões em um nível sensato. Caso contrário, ele acabará por ser trancado pela moderação por menos por falta do que falar do que por falta de paciência e parcimônia dos debatedores.

abs.




Carpe Diem
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70686 Mensagem por Paisano » Sáb Jan 25, 2014 11:31 pm

Infelizmente continua a tentativa de policiar/censurar o que um colega escreve neste e outros tópicos do Fórum.

E novamente vou repetir o que já foi escrito inúmeras vezes pela Moderação: Desde que dentro do Regulamento, todos os usuários do DB têm o direito de se expressar de forma livre, sem que haja qualquer tipo de patrulhamento.

Portanto, os usuários Luís Henrique, FIGHTERCOM e knigh7 estão sendo ADVERTIDOS pela Moderação.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70687 Mensagem por Paisano » Dom Jan 26, 2014 2:43 pm

Túlio escreveu:Sei que serei contestado mas acredito que haja pelo menos UMA outra visão para justificar a opção pelo Gripen (e em pequena quantidade. Mesmo 120 são poucos para um País de oito milhões e meio de km²). Por que não instalar uma capacidade de defesa aérea dentro dos parâmetros que nortearam o desenvolvimento do Gripen? Ele nasceu para operar de estradas e não de umas poucas - e vulnerabilíssimas - bases fixas. Bueno, no momento temos mais de 20 mil km de estradas pavimentadas e umas doze vezes isso por pavimentar. E sem contar as POR FAZER.

Bueno, as empreiteiras ficariam felicí$$imas em aumentar a nossa rede de rodovias. Ponto a favor, dá para vender a idéia como DESENVOLVIMENTO, quem não iria gostar de mais e melhores estradas? O lobby das grandes empreiteiras faria o resto. "Incidentalmente", determinados - inúmeros, na verdade - trechos retos e planos destas estradas seriam de concreto reforçado que, além de resistirem ao trânsito de caminhões pesados, ainda permitiriam a operação descentralizada de caças. Já há trechos assim na FREEWAY (BR-290 no trecho Porto Alegre-Osório), não sei se com este propósito.

E o que esta descentralização traria, na prática? Em tempos de paz pouca coisa para a FAB, apenas mais oportunidades de treinar; já para NÓS, paisanos, mais e melhores rodovias; para as empreiteiras, LUCROS; para o governo, popularidade (pelas estradas propriamente ditas e pelos empregos e consequente desenvolvimento gerados).

Em tempos de guerra, seria um FATOR DE MULTIPLICAÇÃO DE FORÇAS. Sem essa de caça ter de voar armado milhares de km para cumprir sua missão, ele simplesmnete já sairia armado de uma mini-base mais próxima do alvo e (bônus) de uma direção potencialmente inesperada (isso vale para o AMX também), se fossem vários trechos otimizados. Mesmo uma grande potência ou mesmo coalizão iria suar sangue para encontrar e abater caças operando tão dispersos, haja satélite-espião e avião-radar para monitorar o espaço aéreo de um País do tamanho do nosso. Notar que com os citados meios já é brabo de localizar uma FT naval, com seus navios enormes e lentos, imaginem tentar fazer isso com pequenos e velozes caças de RCS reduzido.

Claro, pode-se argumentar que os serviços de inteligência estrangeiros acabariam por mapear todos os pontos disponíveis para operações de aeronaves de combate, mas daí a destruir todos ou grande parte já é muito mais difícil. Ademais, DESTRUIR é meio complicado, o normal é DANIFICAR, INVIABILIZAR as operações. Mas por quanto tempo? Conserta-se rápido este tipo de dano, é concreto de secagem rápida, umas telas reforçadas de aço e tá pronta para uso de novo.

Ouso dizer que uma frota de apenas 36 Gripens e 43 A-1M no mínimo dobraria de tamanho, em termos de efetividade/letalidade. Os custos para isso seriam amortizados pelas razões acima elencadas.

Vou postar isso no PRick's também, gostaria de ler mais opiniões sobre esta idéia porque, francamente, já estou de saco cheio deste eterno loop de "este caça vai mais longe do que aquele e com mais armas", isto, ao menos a meu ver, não leva a nada além de flames. Esperar que um caça decole da BAAN e intercepte a tempo um ataque à BANT me parece irreal...

É o que penso. 8-)
Em adendo a esse post do Túlio, segue abaixo a relação de aeroportos secundários do RJ:

Aeroportos do Rio de Janeiro:
Aeroporto de Angra dos Reis - Angra dos Reis
Aeroporto de Búzios - Búzios
Aeroporto de Cabo Frio - Cabo Frio
Aeroporto de Campos dos Goytacazes - Campos dos Goytacazes
Aeroporto de Itaperuna - Itaperuna
Aeroporto de Macaé - Macaé
Aeroporto de Maricá - Maricá
Aeroporto de Nova Iguaçu - Nova Iguaçu
Aeroporto de Paraty - Paraty
Aeroporto de Resende - Resende
Aeroporto de Jacarepaguá - Rio de Janeiro
Aeroporto de Saquarema - Saquarema
Fonte: http://www.brasilazul.com.br/lista-de-a ... aneiro.asp




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70688 Mensagem por Wingate » Dom Jan 26, 2014 8:03 pm

Paisano escreveu:
Túlio escreveu:Sei que serei contestado mas acredito que haja pelo menos UMA outra visão para justificar a opção pelo Gripen (e em pequena quantidade. Mesmo 120 são poucos para um País de oito milhões e meio de km²). Por que não instalar uma capacidade de defesa aérea dentro dos parâmetros que nortearam o desenvolvimento do Gripen? Ele nasceu para operar de estradas e não de umas poucas - e vulnerabilíssimas - bases fixas. Bueno, no momento temos mais de 20 mil km de estradas pavimentadas e umas doze vezes isso por pavimentar. E sem contar as POR FAZER.

Bueno, as empreiteiras ficariam felicí$$imas em aumentar a nossa rede de rodovias. Ponto a favor, dá para vender a idéia como DESENVOLVIMENTO, quem não iria gostar de mais e melhores estradas? O lobby das grandes empreiteiras faria o resto. "Incidentalmente", determinados - inúmeros, na verdade - trechos retos e planos destas estradas seriam de concreto reforçado que, além de resistirem ao trânsito de caminhões pesados, ainda permitiriam a operação descentralizada de caças. Já há trechos assim na FREEWAY (BR-290 no trecho Porto Alegre-Osório), não sei se com este propósito.

E o que esta descentralização traria, na prática? Em tempos de paz pouca coisa para a FAB, apenas mais oportunidades de treinar; já para NÓS, paisanos, mais e melhores rodovias; para as empreiteiras, LUCROS; para o governo, popularidade (pelas estradas propriamente ditas e pelos empregos e consequente desenvolvimento gerados).

Em tempos de guerra, seria um FATOR DE MULTIPLICAÇÃO DE FORÇAS. Sem essa de caça ter de voar armado milhares de km para cumprir sua missão, ele simplesmnete já sairia armado de uma mini-base mais próxima do alvo e (bônus) de uma direção potencialmente inesperada (isso vale para o AMX também), se fossem vários trechos otimizados. Mesmo uma grande potência ou mesmo coalizão iria suar sangue para encontrar e abater caças operando tão dispersos, haja satélite-espião e avião-radar para monitorar o espaço aéreo de um País do tamanho do nosso. Notar que com os citados meios já é brabo de localizar uma FT naval, com seus navios enormes e lentos, imaginem tentar fazer isso com pequenos e velozes caças de RCS reduzido.

Claro, pode-se argumentar que os serviços de inteligência estrangeiros acabariam por mapear todos os pontos disponíveis para operações de aeronaves de combate, mas daí a destruir todos ou grande parte já é muito mais difícil. Ademais, DESTRUIR é meio complicado, o normal é DANIFICAR, INVIABILIZAR as operações. Mas por quanto tempo? Conserta-se rápido este tipo de dano, é concreto de secagem rápida, umas telas reforçadas de aço e tá pronta para uso de novo.

Ouso dizer que uma frota de apenas 36 Gripens e 43 A-1M no mínimo dobraria de tamanho, em termos de efetividade/letalidade. Os custos para isso seriam amortizados pelas razões acima elencadas.

Vou postar isso no PRick's também, gostaria de ler mais opiniões sobre esta idéia porque, francamente, já estou de saco cheio deste eterno loop de "este caça vai mais longe do que aquele e com mais armas", isto, ao menos a meu ver, não leva a nada além de flames. Esperar que um caça decole da BAAN e intercepte a tempo um ataque à BANT me parece irreal...

É o que penso. 8-)
Em adendo a esse post do Túlio, segue abaixo a relação de aeroportos secundários do RJ:

Aeroportos do Rio de Janeiro:
Aeroporto de Angra dos Reis - Angra dos Reis
Aeroporto de Búzios - Búzios
Aeroporto de Cabo Frio - Cabo Frio
Aeroporto de Campos dos Goytacazes - Campos dos Goytacazes
Aeroporto de Itaperuna - Itaperuna
Aeroporto de Macaé - Macaé
Aeroporto de Maricá - Maricá
Aeroporto de Nova Iguaçu - Nova Iguaçu
Aeroporto de Paraty - Paraty
Aeroporto de Resende - Resende
Aeroporto de Jacarepaguá - Rio de Janeiro
Aeroporto de Saquarema - Saquarema
Fonte: http://www.brasilazul.com.br/lista-de-a ... aneiro.asp
Pegando carona nos comentários do Túlio, poderia ser criada uma versão moderna do Circo Aéreo da Primeira Guerra Mundial, com "mini-esquadrilhas" capazes de se deslocar rapidamente entre mini-bases instaladas nas estradas e pequenos aeroportos do interior, com hangares e instalações desmontáveis ou em containers.

Pergunta: O Brasil fabrica (e utiliza) aquelas telas que os americanos usaram na WWII para construir aeroportos "instantâneos" nas ilhas do Pacífico?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70689 Mensagem por kirk » Dom Jan 26, 2014 10:46 pm

Boa Noite Pessoal !

Tem muitas coisas boas que vem da escolha do Gripen-NG, porém o que eu acho mais interessante é sua capacidade de interoperalidade o (NCW), creio que essa parceria trará ganhos substanciais ao nosso Link-BR2 e vai proporcionar operações FULL em rede com MB, EB, FAB, radares em terra mar e ar, AEW&C, Comunicação via satélite (SATCOM) ... isso multiplicará nossa capacidade de defesa ...

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70690 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 26, 2014 11:12 pm

Para quem tinha dúvida se no pacote da proposta da SAAB no FX2 está incluído armamento..

Naquela entrevista do Saito a Istoé, que eu coloquei aqui, ele cita o que está no pacote:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70691 Mensagem por prp » Dom Jan 26, 2014 11:36 pm

Quais as arma a Suécia vende?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70692 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 26, 2014 11:38 pm

prp escreveu:Quais as arma a Suécia vende?
O RBS15 e e' socia do Meteor e acho que do Iris t tambem, mas nesse caso temos o A-Darter.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70693 Mensagem por kirk » Dom Jan 26, 2014 11:53 pm

knigh7 escreveu:Para quem tinha dúvida se no pacote da proposta da SAAB no FX2 está incluído armamento..

Naquela entrevista do Saito a Istoé, que eu coloquei aqui, ele cita o que está no pacote:

Imagem
Sem dúvida os próximos lotes, sem necessidade de off-sets, ToT, cadeia de fornecedores já consolidada, sem simuladores e treinamento os preços do Gripen-BR serão bem melhores, possibilitando a aquisição em quantidades adequadas à substiuição de A-1 e F-5 ... e teremos além de uma Força altamente integrada com full interoperalidade ... todos os aviões com AESA ... uma força aérea de respeito, sem dúvida !

Abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70694 Mensagem por kirk » Seg Jan 27, 2014 12:03 am

Carlos Lima escreveu:
prp escreveu:Quais as arma a Suécia vende?
O RBS15 e e' socia do Meteor e acho que do Iris t tambem, mas nesse caso temos o A-Darter.

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Taurus ! :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70695 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 27, 2014 12:05 am

Verdade... Tem o Taurus tb.

Tinha esquecido dele.

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