TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70636 Mensagem por Penguin » Qua Jan 22, 2014 6:56 pm

Imagem

Imagem




Editado pela última vez por Penguin em Qua Jan 22, 2014 7:24 pm, em um total de 3 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70637 Mensagem por Penguin » Qua Jan 22, 2014 7:14 pm

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70638 Mensagem por Alcantara » Qui Jan 23, 2014 10:40 am

Gostei do painel do JAS-39E/F Gripen (além, claro, de todas as características relacionadas acima)! O "full glass-cockpit" fará, claramente, parte do futuro da aviação de caça.

Imagem


Será que os nossos virão assim ou a história do AMX se repetirá (comprado de acordo com os requisitos pela Itália enquanto que, pelo Brasil, foi comprado capado pra ter os avionicos instalados depois)?

A AEL não iria fazer os painéis do F/A-18E/F Block-III? Será que ela será selecionada para produzir, quem sabe, os painéis dos nossos Gripens?

Super Hornet Large Display
Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70639 Mensagem por Alcantara » Qui Jan 23, 2014 10:50 am

A possibilidade de empuxo vetorado no Gripen existe/existiu.


Eurojet aims EJ200 variant at thrust vectored Gripen
"Eurojet has proposed to Saab a 102kN (23,000lb)-thrust version of its engine, called the EJ230, combined with an axisymmetric thrust-vectoring nozzle from Spanish Eurojet partner ITP, and a control system from Daimler-Benz Aerospace (Dasa) subsidiary MTU.

According to Eurojet, the increased thrust will be achieved by measures including the addition of a new higher pressure-ratio fan."


http://www.flightglobal.com/news/articl ... pen-37567/




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37521
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70640 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 23, 2014 11:49 am

Esta questão da turbina, como já falado aqui e noutros tópicos, dificilmente se verá outro modelo que não a F-414G, uma vez que a GE é parceira de risco no Gripen NG.

Mas, contudo, entretanto, uma vez que... :lol: como neste momento tudo ainda é uma questão de negociação, e estamos claramente na fase de negociar, em relação ao 'nosso' GRIPEN... nada impede também que a Eurojet, ligada a RR - que não por acaso tem os dois pés juntos plantados aqui - se obrigue a abster-se de nos oferecer esta EJ-230 para compor a nossa versão daquele caça.... :roll:

Afinal, vetoração de empuxo e supercruise seriam uma boa pedida e um grande diferencial para qualquer caça. Ainda mais um como o nosso que será um 4,5a G em meio a um cenário na próxima década cheios de caças de 5a G.

A ver.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37521
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70641 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 23, 2014 11:56 am

Esta questão da turbina, como já falado aqui e noutros tópicos, dificilmente se verá outro modelo que não a F-414G, uma vez que a GE é parceira de risco no Gripen NG.

Mas, contudo, entretanto, uma vez que... :lol: como neste momento tudo ainda é uma questão de negociação, e estamos claramente na fase de negociar, em relação ao 'nosso' GRIPEN... nada impede também que a Eurojet, ligada a RR - que não por acaso tem os dois pés juntos plantados aqui - se obrigue a abster-se de nos oferecer esta EJ-230 para compor a nossa versão daquele caça.... :roll:

Afinal, vetoração de empuxo e supercruise seriam uma boa pedida e um grande diferencial para qualquer caça. Ainda mais um como o nosso que será um 4,5a G em meio a um cenário na próxima década cheios de caças de 5a G.

A ver.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70642 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 23, 2014 2:07 pm

Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70643 Mensagem por kirk » Qui Jan 23, 2014 2:09 pm

Penguin escreveu:Imagem
New External Fuel Tanks long range

http://www.youtube.com/watch?v=oSeB7dZPSxc




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70644 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 23, 2014 2:29 pm

Alcantara escreveu:A possibilidade de empuxo vetorado no Gripen existe/existiu.


Eurojet aims EJ200 variant at thrust vectored Gripen
"Eurojet has proposed to Saab a 102kN (23,000lb)-thrust version of its engine, called the EJ230, combined with an axisymmetric thrust-vectoring nozzle from Spanish Eurojet partner ITP, and a control system from Daimler-Benz Aerospace (Dasa) subsidiary MTU.

According to Eurojet, the increased thrust will be achieved by measures including the addition of a new higher pressure-ratio fan."


http://www.flightglobal.com/news/articl ... pen-37567/
Apesar da notícia ser bem antiga seria uma boa.
Ficaríamos ainda mais livres da coleira do tio sun.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70645 Mensagem por Alitson » Qui Jan 23, 2014 3:20 pm

Bolovo escreveu:Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?
Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.

[]s




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70646 Mensagem por Brasileiro » Qui Jan 23, 2014 4:48 pm

Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?
Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.

[]s
Esse cockpit aqui?

Imagem

Espero que já não entre em operação obsoleto...
Guarda semelhança com o do PAK-FA, com um grande HUD e um head-down-display de uma tela só (ao contrário das duas do PAK-FA, acho a nossa melhor) e um display de dados entre ambos.

Ainda dá tempo para mudar, mas se for para manter o HUD o meu palpite seria que dessem um jeito de eliminar o pequeno display de entrada de dados e deixar o HUD imediatamente acima da tela de LCD, acho que facilitaria a vida do piloto ao não ter de deslocar tanto o olhar quando alternar a atenção entre o HUD e o painel.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70647 Mensagem por Justin Case » Qui Jan 23, 2014 7:07 pm

Brasileiro, boa noite.

Eu não gostei desse. Achei muito "head down".
Abraço,

Justin




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70648 Mensagem por kirk » Qui Jan 23, 2014 7:32 pm

Para Large Área Display do SH, foi contratada a Elbit cujos trabalhos de desenvolvimento estão ocorrendo no Brasil pela AEL

abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70649 Mensagem por kirk » Qui Jan 23, 2014 7:34 pm

Brasileiro escreveu:
Alitson escreveu: Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.

[]s
Esse cockpit aqui?

Imagem

Espero que já não entre em operação obsoleto...
Guarda semelhança com o do PAK-FA, com um grande HUD e um head-down-display de uma tela só (ao contrário das duas do PAK-FA, acho a nossa melhor) e um display de dados entre ambos.

Ainda dá tempo para mudar, mas se for para manter o HUD o meu palpite seria que dessem um jeito de eliminar o pequeno display de entrada de dados e deixar o HUD imediatamente acima da tela de LCD, acho que facilitaria a vida do piloto ao não ter de deslocar tanto o olhar quando alternar a atenção entre o HUD e o painel.


abraços]
Salvo engano essa ilustração é do Super Hornet.

Imagem

http://creditorial.com.br/portal/notici ... px?id=2493

abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70650 Mensagem por kirk » Qui Jan 23, 2014 7:49 pm

Usada também para o Gripen : :oops: :lol:

Imagem
Elbit Systems Cockpit NG - Smart 22" HD central display. Photo: Elbit Systems
http://www.defense-update.com/features/ ... pdate.com)

Elbit / AEL - Elbit builds on over three decades of experience in training and simulation programs and offers comprehensive solution that span THE FULL MILITARY SPECTRUM

Imagem

http://www.armyrecognition.com/fidae_20 ... 03125.html

É muito provável que essa seja a solução a ser adotada para Gripen-NG-BR

Abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder