Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#781 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 22, 2014 8:50 pm

LeandroGCard escreveu:
knigh7 escreveu:
Só lembrando o que o Luís Henrique perguntou ao Leandro, e que também me interessa...
Para evitar confusões fui verificar de novo este ponto e a frase está em um post do nosso colega Carlos Lima. Eu achei que ele estava parafraseando o Saito, mas estava enganado,a frase é dele mesmo.

De qualquer forma ainda não existe nenhum compromisso do Brasil com qualquer coisa da quinta geração, como está claro na nota oficial do MD relativa à compra do Gripen:

"7 – O contrato prevê o desenvolvimento dos aviões de combate de 5ª geração?

"A 5ª geração já existe em alguns países, mas os custos de desenvolvimento são naturalmente altos. O importante é que os aviões que estão sendo comprados no âmbito do FX-2 atendem, plenamente, as necessidades de defesa aérea do nosso País nesse momento. Obviamente, o Brasil estará atento ao desenvolvimento nesta área, inclusive no que se refere a potenciais parceiros.
"

Matéria original no link: http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1467

O país vai ficar atento. E ponto. Se a escolha de um modelo de caça cuja decisão de aquisição já estava tomada levou 15 anos, dá para imaginar o tempo para que saia alguma coisa em um processo no qual ainda se está apenas "atento" :wink: .

E é bom ir devagar com o andor mesmo. Também acho que este negócio de quinta geração ainda tem que mostrar a que veio, por hora só o que sabemos é que traz algumas vantagens no super-trunfo mas custa os olhos da cara e tem um monte de problemas. Ainda não se tem nenhum dado confiável sobre a real utilidade em combate. Não acredito que antes de 2021 ou 2022, quando o Gripen NG estiver finalmente se tornando operacional nos esquadrões da FAB, a força faça qualquer movimento sério relativo sequer à avaliação de aeronaves de 5a geração.


Leandro G. Card


Acho que o FX não serve muito de parâmetro.

Esse era um projeto de investimento do Estado com grande visibilidade. Era acompanhado bastante de perto pela imprensa.

O candidato que o Lula insistia não recebia apoio da indústria nem da FAB. E também era, de longe, o mais caro.

Nos 2 processos anteriores, os franceses detinham 20% do capital da Embraer. E o candidato era ruim. Uma sinuca de bico. O mais caro (a única proposta que atingia a casa do bilhão de dólares). E a FAB estava certa de não esconder publicamente a rejeição.

Controvérsias são comuns. O problema do FX foi a reunião de vários fatores importantes controvertidos.

No tocante a importância dos caças de 5a geração:

De fato, nos conflitos que estão ocorrendo não houve necessidade alguma de uma aeronave desse tipo. Ou os conflitos foram bastante assimétricos ou entre países pobres mesmo.

Mas há outras hipóteses de conflito. Inclusive no de baixa intensidade há sempre a participação das forças aéreas.
Conflitos na Ásia Oriental (envolvendo do Coreias, ou a China) nos próximos anos são possíveis e onde caças de 5a geração vão ser necessários.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#782 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 22, 2014 8:55 pm

knigh7 escreveu:Mas vc adora ver problema no Gripen onde não existe, hein?

Vc quer que ele faça razante em super cruise?Não tá bom fazer em 23mil pés (ou mais)?

Teve de usar PC inicial..oh, meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Provavelmente são dummys os mísseis?? Só para arranjar uma brecha para dizer que ele só consegue desarmado...
Cara,

Putz... leia com atenção o que eu disse e se acalme.

A material falou sobre a altitude em que a aeronave usou o supercruise. 23 k Pés. Toda a aeronave tem que ter os seus parâmetros desse tipo de operação avaliados e validados. Há algo de errado no que eu falei?

Sim... de acordo com a material que você mesmo colocou (não fui eu) a aeronave fez uso do PC até usar o supercruise. Falei alguma mentira? E existe algum problema com isso? Eu hein.

Mísseis Dummy... Bicho... o avião vai sair com jornalista de "saco" voando com mísseis reais? É sério mesmo? Os caras colocam armamento de verdade e saem voando com quem pedir para voar? Fala sério.

Conselho.

Se acalme antes de responder e leia com calma porque não coloquei nenhuma crítica nos meus comentários, ok?

Relaxa.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#783 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 22, 2014 9:43 pm

Olinda escreveu:
LeandroGCard escreveu:A informação que vi é que ele pode manter Mach 1.2 sem pós-combustor a 50 mil pés, por 150 Km. Se a altitude baixar ele não consegue mais manter esta velocidade devido ao aumento da densidade do ar. Não acredito também que o limite seja dado por qualquer limitação de durabilidade do motor (isso até poderia ser com pós-combustor ligado, mas sem ele acho difícil), portanto só sobra a pane seca para dar este limite de 150Km. Claro que deve haver alguma reserva, mas esta deve ser mínima, apenas o suficiente para se afastar um pouco da área em velocidade baixa.


Leandro G. Card

Se entendi direito o Gripen-NG só consegue supercruse com pouco combustível. É isso?

Se for o supercruse não tem utilidade.
O Leandro está falando sobre o F-35...




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#784 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 22, 2014 10:16 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:Mas vc adora ver problema no Gripen onde não existe, hein?

Vc quer que ele faça razante em super cruise?Não tá bom fazer em 23mil pés (ou mais)?

Teve de usar PC inicial..oh, meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Provavelmente são dummys os mísseis?? Só para arranjar uma brecha para dizer que ele só consegue desarmado...
Cara,

Putz... leia com atenção o que eu disse e se acalme.

A material falou sobre a altitude em que a aeronave usou o supercruise. 23 k Pés. Toda a aeronave tem que ter os seus parâmetros desse tipo de operação avaliados e validados. Há algo de errado no que eu falei?

Sim... de acordo com a material que você mesmo colocou (não fui eu) a aeronave fez uso do PC até usar o supercruise. Falei alguma mentira? E existe algum problema com isso? Eu hein.

Mísseis Dummy... Bicho... o avião vai sair com jornalista de "saco" voando com mísseis reais? É sério mesmo? Os caras colocam armamento de verdade e saem voando com quem pedir para voar? Fala sério.

Conselho.

Se acalme antes de responder e leia com calma porque não coloquei nenhuma crítica nos meus comentários, ok?

Relaxa.

[]s
CB_Lima
Eles configuraram a aeronave para o jornalista voar? Assim fica fácil: se voa na presença com mísseis então não serve porque eles não vão fazer isso com mísseis de verdade (deve ser voado mísseis dummy, leves).
Se não voa na presença dá margens para críticas (coisa do departamento de marketing da SAAB, etc).


Agora vamos pegar todo o seu texto e assim vai ficar mais fácil perceberem suas críticas persecutórias... :wink:


Carlos Lima escreveu:

O interessante desse relato é que existiu o uso do PC para a aeronave ultrapassar do regime transsônico para o supersônico (acima de Mach 1).

O F-22, por exemplo, consegue isso sem nenhum uso de PC (Pós Combustor). Só na aceleração pura e simplesmente.

Outro detalhe importante é a configuração da aeronave. que é praticamente Limpa já que os dois IRIS-T provavelmente são dummy's, pesam menos do que os mísseis normais e esse tipo de míssil para essas aeronaves na verdade ajuda na aerodinâmica.

Outro ponto é a altitude e as condições em que esse regime foi conseguido. Algo que provavelmente fará (pelo menos deveria) fazer parte dos testes do Gripen E, quando ele voar, é determinar o envelope de vôo e as configurações aonde é possível realizar o supercruise. Mas isso só os testes dirão na medida em que a aeronave for testada.

[]s
CB_Lima
(Usa o F-22 para tentar tripudiar - qual o problema de dar um impulso supersônico?- Começa a trazer a baila a questão da altitude como se voar 7 mil metros em perfil de voo supersônico fosse algo inusitado).

E essa sua persecução contra o caça vai se acumulando...




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#785 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 22, 2014 10:34 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Cara,

Putz... leia com atenção o que eu disse e se acalme.

A material falou sobre a altitude em que a aeronave usou o supercruise. 23 k Pés. Toda a aeronave tem que ter os seus parâmetros desse tipo de operação avaliados e validados. Há algo de errado no que eu falei?

Sim... de acordo com a material que você mesmo colocou (não fui eu) a aeronave fez uso do PC até usar o supercruise. Falei alguma mentira? E existe algum problema com isso? Eu hein.

Mísseis Dummy... Bicho... o avião vai sair com jornalista de "saco" voando com mísseis reais? É sério mesmo? Os caras colocam armamento de verdade e saem voando com quem pedir para voar? Fala sério.

Conselho.

Se acalme antes de responder e leia com calma porque não coloquei nenhuma crítica nos meus comentários, ok?

Relaxa.

[]s
CB_Lima
Eles configuraram a aeronave para o jornalista voar? Assim fica fácil: se voa na presença com mísseis então não serve porque eles não vão fazer isso com mísseis de verdade (deve ser voado mísseis dummy, leves).
Se não voa na presença dá margens para críticas (coisa do departamento de marketing da SAAB, etc).

Agora vamos pegar todo o seu texto e assim vai ficar mais fácil perceberem suas críticas persecutórias... :wink:
Carlos Lima escreveu:

O interessante desse relato é que existiu o uso do PC para a aeronave ultrapassar do regime transsônico para o supersônico (acima de Mach 1).

O F-22, por exemplo, consegue isso sem nenhum uso de PC (Pós Combustor). Só na aceleração pura e simplesmente.

Outro detalhe importante é a configuração da aeronave. que é praticamente Limpa já que os dois IRIS-T provavelmente são dummy's, pesam menos do que os mísseis normais e esse tipo de míssil para essas aeronaves na verdade ajuda na aerodinâmica.

Outro ponto é a altitude e as condições em que esse regime foi conseguido. Algo que provavelmente fará (pelo menos deveria) fazer parte dos testes do Gripen E, quando ele voar, é determinar o envelope de vôo e as configurações aonde é possível realizar o supercruise. Mas isso só os testes dirão na medida em que a aeronave for testada.

[]s
CB_Lima
(Usa o F-22 para tentar tripudiar - qual o problema de dar um impulso supersônico?- Começa a trazer a baila a questão da altitude como se voar 7 mil metros em perfil de voo supersônico fosse algo inusitado).

E o problema é que a sua persecução contra o caça vai se acumulando. Então chega uma hora em que se deve destacar essa sua persecução.
:shock:

Cara...

acho que realmente você está exagerando e muito nas suas interpretações e mania de perseguição ao que eu falo.

Mas vamos deixar uma coisa clara. Não se foque nas pessoas... e sim nos fatos. Manter o fócuo nas pessoas não vai acabar bem, ok?

Se você não tem argumentos... não argumente, não torne o debate pessoal porque você não tem argumentos. Existem regras bem claras no Fórum para isso.

Então você está avisado.

...

Quanto ao F-22... o motivo pelo qual eu o utilizei na verdade é bem simples.

O F-22 é a única aeronave operacional hoje que possuí e emprega o Supercruise e ele é relativamente bem documentado não faltando informações sobre ele.

Simples. Sem teorias da conspiração ou outras bobagens. ;)

Se tivessem outras aeronaves em serviço hoje capazes de fazer o supercruise e projetadas para tal com a mesma facilidade, eu as utilizaria como exemplo.

Sabemos contudo que o Eurofighter e o SHornet em determinados regimes de vôo são capazes de fazer o supercruise, mas ambas as aeronaves tem limitações quanto a isso que não são encontradas no F-22 por motivos óbvios (motores projetados para voar nesse regime, e principalmente configuração "limpa", mesmo armado pois faz uso das baias internas).

Quanto aos mísseis e o jornalista... deixa pra lá... :lol:

No mais todo mundo aqui é bem adulto para saber como as regras do Fórum funcionam...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

#786 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jan 23, 2014 1:31 am

Carlos Lima escreveu:Se você não tem argumentos... não argumente, não torne o debate pessoal porque você não tem argumentos. Existem regras bem claras no Fórum para isso.
Desculpe Carlos, mas nesse caso quem está sem argumentos é você, alguns posts atrás o Penguim postou um slide da SAAB colocando lado a lado Gripen e Typhoon em um perfil de missão que eles se aproximariam da zona de combate a Mach 1.1 com 4 mísseis no caso de Gripen e 8 no caso do Typhoon, por definição isso é supercruzeiro, e por um período/distancia significativa, o uso do PC para decolar, subir e acelerar é comum e isso não é evidencia de que ele é necessário.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder