TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Editado pela última vez por Penguin em Qua Jan 22, 2014 7:24 pm, em um total de 3 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Gostei do painel do JAS-39E/F Gripen (além, claro, de todas as características relacionadas acima)! O "full glass-cockpit" fará, claramente, parte do futuro da aviação de caça.
Será que os nossos virão assim ou a história do AMX se repetirá (comprado de acordo com os requisitos pela Itália enquanto que, pelo Brasil, foi comprado capado pra ter os avionicos instalados depois)?
A AEL não iria fazer os painéis do F/A-18E/F Block-III? Será que ela será selecionada para produzir, quem sabe, os painéis dos nossos Gripens?
Super Hornet Large Display
Será que os nossos virão assim ou a história do AMX se repetirá (comprado de acordo com os requisitos pela Itália enquanto que, pelo Brasil, foi comprado capado pra ter os avionicos instalados depois)?
A AEL não iria fazer os painéis do F/A-18E/F Block-III? Será que ela será selecionada para produzir, quem sabe, os painéis dos nossos Gripens?
Super Hornet Large Display
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A possibilidade de empuxo vetorado no Gripen existe/existiu.
Eurojet aims EJ200 variant at thrust vectored Gripen
"Eurojet has proposed to Saab a 102kN (23,000lb)-thrust version of its engine, called the EJ230, combined with an axisymmetric thrust-vectoring nozzle from Spanish Eurojet partner ITP, and a control system from Daimler-Benz Aerospace (Dasa) subsidiary MTU.
According to Eurojet, the increased thrust will be achieved by measures including the addition of a new higher pressure-ratio fan."
http://www.flightglobal.com/news/articl ... pen-37567/
Eurojet aims EJ200 variant at thrust vectored Gripen
"Eurojet has proposed to Saab a 102kN (23,000lb)-thrust version of its engine, called the EJ230, combined with an axisymmetric thrust-vectoring nozzle from Spanish Eurojet partner ITP, and a control system from Daimler-Benz Aerospace (Dasa) subsidiary MTU.
According to Eurojet, the increased thrust will be achieved by measures including the addition of a new higher pressure-ratio fan."
http://www.flightglobal.com/news/articl ... pen-37567/
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esta questão da turbina, como já falado aqui e noutros tópicos, dificilmente se verá outro modelo que não a F-414G, uma vez que a GE é parceira de risco no Gripen NG.
Mas, contudo, entretanto, uma vez que... como neste momento tudo ainda é uma questão de negociação, e estamos claramente na fase de negociar, em relação ao 'nosso' GRIPEN... nada impede também que a Eurojet, ligada a RR - que não por acaso tem os dois pés juntos plantados aqui - se obrigue a abster-se de nos oferecer esta EJ-230 para compor a nossa versão daquele caça....
Afinal, vetoração de empuxo e supercruise seriam uma boa pedida e um grande diferencial para qualquer caça. Ainda mais um como o nosso que será um 4,5a G em meio a um cenário na próxima década cheios de caças de 5a G.
A ver.
abs
Mas, contudo, entretanto, uma vez que... como neste momento tudo ainda é uma questão de negociação, e estamos claramente na fase de negociar, em relação ao 'nosso' GRIPEN... nada impede também que a Eurojet, ligada a RR - que não por acaso tem os dois pés juntos plantados aqui - se obrigue a abster-se de nos oferecer esta EJ-230 para compor a nossa versão daquele caça....
Afinal, vetoração de empuxo e supercruise seriam uma boa pedida e um grande diferencial para qualquer caça. Ainda mais um como o nosso que será um 4,5a G em meio a um cenário na próxima década cheios de caças de 5a G.
A ver.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esta questão da turbina, como já falado aqui e noutros tópicos, dificilmente se verá outro modelo que não a F-414G, uma vez que a GE é parceira de risco no Gripen NG.
Mas, contudo, entretanto, uma vez que... como neste momento tudo ainda é uma questão de negociação, e estamos claramente na fase de negociar, em relação ao 'nosso' GRIPEN... nada impede também que a Eurojet, ligada a RR - que não por acaso tem os dois pés juntos plantados aqui - se obrigue a abster-se de nos oferecer esta EJ-230 para compor a nossa versão daquele caça....
Afinal, vetoração de empuxo e supercruise seriam uma boa pedida e um grande diferencial para qualquer caça. Ainda mais um como o nosso que será um 4,5a G em meio a um cenário na próxima década cheios de caças de 5a G.
A ver.
abs
Mas, contudo, entretanto, uma vez que... como neste momento tudo ainda é uma questão de negociação, e estamos claramente na fase de negociar, em relação ao 'nosso' GRIPEN... nada impede também que a Eurojet, ligada a RR - que não por acaso tem os dois pés juntos plantados aqui - se obrigue a abster-se de nos oferecer esta EJ-230 para compor a nossa versão daquele caça....
Afinal, vetoração de empuxo e supercruise seriam uma boa pedida e um grande diferencial para qualquer caça. Ainda mais um como o nosso que será um 4,5a G em meio a um cenário na próxima década cheios de caças de 5a G.
A ver.
abs
Carpe Diem
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
New External Fuel Tanks long rangePenguin escreveu:
http://www.youtube.com/watch?v=oSeB7dZPSxc
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Apesar da notícia ser bem antiga seria uma boa.Alcantara escreveu:A possibilidade de empuxo vetorado no Gripen existe/existiu.
Eurojet aims EJ200 variant at thrust vectored Gripen
"Eurojet has proposed to Saab a 102kN (23,000lb)-thrust version of its engine, called the EJ230, combined with an axisymmetric thrust-vectoring nozzle from Spanish Eurojet partner ITP, and a control system from Daimler-Benz Aerospace (Dasa) subsidiary MTU.
According to Eurojet, the increased thrust will be achieved by measures including the addition of a new higher pressure-ratio fan."
http://www.flightglobal.com/news/articl ... pen-37567/
Ficaríamos ainda mais livres da coleira do tio sun.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Alitson
- Sênior
- Mensagens: 4327
- Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.Bolovo escreveu:Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?
[]s
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9401
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esse cockpit aqui?Alitson escreveu:Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.Bolovo escreveu:Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?
[]s
Espero que já não entre em operação obsoleto...
Guarda semelhança com o do PAK-FA, com um grande HUD e um head-down-display de uma tela só (ao contrário das duas do PAK-FA, acho a nossa melhor) e um display de dados entre ambos.
Ainda dá tempo para mudar, mas se for para manter o HUD o meu palpite seria que dessem um jeito de eliminar o pequeno display de entrada de dados e deixar o HUD imediatamente acima da tela de LCD, acho que facilitaria a vida do piloto ao não ter de deslocar tanto o olhar quando alternar a atenção entre o HUD e o painel.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Brasileiro, boa noite.
Eu não gostei desse. Achei muito "head down".
Abraço,
Justin
Eu não gostei desse. Achei muito "head down".
Abraço,
Justin
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para Large Área Display do SH, foi contratada a Elbit cujos trabalhos de desenvolvimento estão ocorrendo no Brasil pela AEL
abs
kirk
abs
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Salvo engano essa ilustração é do Super Hornet.Brasileiro escreveu:Esse cockpit aqui?Alitson escreveu: Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.
[]s
Espero que já não entre em operação obsoleto...
Guarda semelhança com o do PAK-FA, com um grande HUD e um head-down-display de uma tela só (ao contrário das duas do PAK-FA, acho a nossa melhor) e um display de dados entre ambos.
Ainda dá tempo para mudar, mas se for para manter o HUD o meu palpite seria que dessem um jeito de eliminar o pequeno display de entrada de dados e deixar o HUD imediatamente acima da tela de LCD, acho que facilitaria a vida do piloto ao não ter de deslocar tanto o olhar quando alternar a atenção entre o HUD e o painel.
abraços]
http://creditorial.com.br/portal/notici ... px?id=2493
abs
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Usada também para o Gripen :
Elbit Systems Cockpit NG - Smart 22" HD central display. Photo: Elbit Systems
http://www.defense-update.com/features/ ... pdate.com)
Elbit / AEL - Elbit builds on over three decades of experience in training and simulation programs and offers comprehensive solution that span THE FULL MILITARY SPECTRUM
http://www.armyrecognition.com/fidae_20 ... 03125.html
É muito provável que essa seja a solução a ser adotada para Gripen-NG-BR
Abs
kirk
Elbit Systems Cockpit NG - Smart 22" HD central display. Photo: Elbit Systems
http://www.defense-update.com/features/ ... pdate.com)
Elbit / AEL - Elbit builds on over three decades of experience in training and simulation programs and offers comprehensive solution that span THE FULL MILITARY SPECTRUM
http://www.armyrecognition.com/fidae_20 ... 03125.html
É muito provável que essa seja a solução a ser adotada para Gripen-NG-BR
Abs
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”