Justin Case escreveu:O arrasto em voo supersônico é muito superior ao subsônico.
Podemos considerar, por exemplo, que seja, em determinada velocidade, 30% superior ao arrasto a Mach 0,9. Esse arrasto deve ser compensado pelo empuxo gerado pelo motor (combustível queimado).
Bem mais que 30%.
Até Mach 0,8 o arrasto é mais ou menos proporcional ao quadrado da velocidade, entre Mach 0,8 e Mach 1,2 (a famosa velocidade transônica) ele aumenta bem mais (mas bem mais mesmo, existe um motivo para Mach 1 ser chamado de "barreira") que o quadrado da velocidade e a partir dai continua crescendo abaixo do quadrado da velocidade, mas sem atingir proporções tão baixas quanto a menos de Mach 0,8.
Luís Henrique escreveu:1) Claro, que se reduzir a velocidade, o consumo cai. Mas não é verdade que o Gripen vai consumir muito mais por estar em super cruzeiro. O Gripen vai consumir o mesmo que consumiria se a potência estivesse em 100% militar SEM pós combustor.
Em velocidade de cruzeiro o avião não voa com potência militar, a potência de cruzeiro é entre 10% e 30% da potência máxima, podendo ser até menos nos aviões com melhor motorização, mas eu não tenho os números ao certo.
Luís Henrique escreveu:Ele não vai consumir 3 ou 4 vezes mais do que o Gripen C. Este é o ponto. Pois ambos os motores estariam na mesma potência. Mesmo o F414 sendo 20% mais potente, ele não consome 20% mais combusível, pois é mais moderno.
Portanto, a diferença de consumo seria PEQUENA. Não seira 3 ou 4 vezes mais como vc exemplificou.
Mas ele vai consumir 3 ou 4 vezes mais que se estivesse em velocidade de cruzeiro, esse é o meu ponto, supercruzeiro não é velocidade de cruzeiro.
Luís Henrique escreveu:
4) Então quais seriam os motivos? Se todas as vantagens que eu mencionei do supercruise vc refutou, quais são as vantagens na sua opinião???
De uma forma geral o supercruzeiro é um efeito colateral, não um objetivo, um motor potente é muito importante para um caça portanto o fabricante se esforça para colocar o máximo de potência possível, a cada geração os caças são mais potentes, com melhor relação empuxo/peso, com o aumento contínuo uma hora essa relação permitira exceder a velocidade do som sem pós combustor, e essa hora chegou nessa geração de caças, então, na minha opinião, os caças tem motores mais potentes pela mesma razão que todo caça novo tem motores mais potentes: a tecnologia permite e isso da ao caça mais aceleração, razão de curva sustentada, velocidade de subida, etc e, por coincidência, nessa geração o aumento foi suficiente para exceder a velocidade do som, claro que um pouco mais de velocidade sem PC ajuda, mas é um bônus, não foi por isso que colocaram motores mais potentes.
A propósito, o primeiro caça capaz de supercruzeiro foi o EE Lightning que, como interceptador sacrificava tudo em nome da velocidade e, como efeito colateral, acabou tendo capacidade de supercruzeiro, mas, assim como hoje, esse não era o objetivo principal, mas se fosse a tecnologia permitiria projetar caças assim sacrificando outras capacidades a muitas décadas.
Justin Case escreveu:Para o voo supersônico, a opção de trocar energia potencial por energia cinética é pouco útil. Essa variação de energia potencial é muito pequena para os níveis de energia necessários para alcançar o voo supersônico. Além disso, ao se diminuir a altitude, ganha-se velocidade indicada, mas a velocidade indicada necessária para alcançar o Mach 1 também aumenta. O arrasto também aumenta com a diminuição de altitude.
Ou seja: Na prática, pouco funciona.
Obs.: em aviões antigos, que têm margem estática muito alta, o fato de aliviar a incidência (e reduzir o arrasto induzido) facilita mais a aceleração do que a própria variação de altitude.
A troca da energia potencial por cinética é muito comum inclusive sendo indicada no manual de muitos aviões, o empurrãozinha extra da gravidade a região onde o arrasto aumenta mais ajuda.
A propósito, nos caças mais antigos a relação entre o arrasto parasita/induzido é maior que nos caças atuais, talvez com exceção dos 5G que eu não faço ideia de como é o arrasto deles.