TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70606 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 15, 2014 4:14 pm

Carlos Lima escreveu:O que temos tomar cuidado e que tanto no caso do Chile eles podem comprar mais 2 avioes de Alerta e problema resolvido para os seus 42 F-16.

A Venezuela pode assinar contratos de manutencao (nao sabia que nao tinham) e problema resolvido.

Para nos partirmos de 36 avioes para 120/160 e Certamente bem mais complicado.

[]s
CB
Lima, acho que não é bem assim não... Vejamos:

1 - No caso do Chile, sem dúvida eles podem comprar mais aviões de alerta aéreo, embora o preço desses seja quase o equivalente a os 10 caças F-16 novos que eles compraram. Dois B767 convertidos para Alerta Aéreo em Israel não deve sair por menos de uns 500 milhões de dólares. Além disso não são apenas os aviões mas montar todo um sistema tipo SINDACTA/SIVAM demanda muito tempo e dinheiro. Não tenho informações sobre o estágio dos chilenos neste campo, mas nós estamos relativamente bem em termos de AS.

2 - Não sei a quantas anda a questão da manutenção dos SU-30 venezuelanos, se tem ou não contrato de manutenção, apenas estou considerando verdadeiras as informações obtidas a partir de alguns meios de comunicação e sites qua faziam referência a isto (alguns, os mesmos que agora passaram a criticar a decisão em torno do GRIPEN NG pelo governo).
Mas considerando o estágio de desenvolvimento industrial da Venezuela, não é difícil concluir que eles dependem totalmente dos Russos para manter caças do nível de sofisticação dos Sukhoi que possuem.

3 - Lima ao menos pelo que sei do programa FX esta quantidade de 36 sempre foi considerada uma compra inicial, e o horizonte do programa sempre foi o de que a partir desta decisão trabalhar com a padronização da frota de caças, visando já a substituição dos F5BR (57 unidades) e A1 (43 uniadades), daí o número de 120 caças não estar tão fora da realidade da FAB. Considerando que haja de fato uma ampla participação do setor industrial brasileiro, e que se possa trabalhar visando exportações, considero difícil não haver novos contratos.
Aliás, acredito que o problema do FX nunca tenha sido dinheiro (veja que o PROSUB e o KC390 tem mais riscos e são relativamente mais caros do que o FX), o problema do FX era geopolítico. Felizmente os governos da França, dos Estados Unidos e a crise internacional conseguiram facilitar a decisão política em relação a Suécia e dos ganhos industriais que a oferta nos traz.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70607 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 15, 2014 4:41 pm

Amigo...

1 - Os chilenos teoricamente so precisam de AEW porque em termos de radar o pais 'e bem defendido.

2 - Que os venezuelanos dependam dos russos para fazer a manutencao das suas aeronaves. Isso tem como ser resolvido e tambem nao e' tao caro assim.

3 - Eu espero que voce esteja correto com relacao as suas previsoes e espectativas. Que teremos uma frota de 120 Gripen la para 2030. Considerando o quanto a aviacao esta avancando e o fato de so comecarmos a chegar na quarta geracao em 2020, sera que 'e vantajoso isso? Tenho minhas duvidas.

Como o Pro Sub e o KC390 tem mais riscos do que o FX?

[]s e value pelas respostas. :)

CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70608 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 15, 2014 5:04 pm

prp escreveu:
knigh7 escreveu:Sim, PRP. Mas eu estou querendo dizer é que não seria uma grande desvantagem entre GripenNG X os outros 2 caças.
Eu acho que essas comparações de supertrunfo já não fazem mais sentido, é ufanismo bobo.

Ainda mais depois que o Saito deu a letra, o caça é medíocre.

Houve vários ganhos em outras áreas.

A oposição ficou feliz, o GF não teve que aturar as ladainhas de sempre, a FIESP está feliz, um monte de empresas nacionais irão rachar de ganhar dinheiro, a SAAB vai engordar a conta.

Agora, quanto ao avião em si, ele é só um avião para países de terceira linha, só isso, mais nada.
Países de terceira linha?
Atuais usuários do Gripen e pretendentes potenciais:
África do Sul
Hungria
Reino Unido – usado para treinamento de alto nível em escola de pilotos de teste
República Checa
Suécia
Tailândia
Brasil
Suíça
Eslováquia (preferido no atual processo que visa a substituição dos seus MIG-29)
México (em diversas oportunidades considerou a aquisição deste caça, atualmente tem sido analisado para substituir os F5 mexicanos) - Quem sabe, se havendo decisão já possam contar com peças produzidas no Brasil

Bem, considerando este raciocínio, então os falidos Portugal, Espanha, Grécia e países como Argélia, Angola e Etiópia devem ser de primeira e segunda linha, já que usam aviões mais pesados e com maior alcance do que supostamente o Gripen.

Perdoe-me mas as coisas não funcionam de forma tão simples assim. Provavelmente o sistema de defesa Sueco, no qual o Gripen é parte fundamental deve ser bastante superior as possibilidades de defesa da Espanha, Grécia ou Portugal os quais são usuários de um amplo conjunto de caças de diversas procedências e gerações tecnológicas. Sobretudo em função da capacidade da Suécia em termos de autonomia de operar e desenvolver estes sistemas e sobretudo a integração das diversas componentes deste sistema dentro de um conceito moderno de guerra em redes proporcionado pela uniformidade e padronização dos sistemas utilizados em grande parte originados pela industria local.

Por este mesmo motivo não acredito na suposta superioridade aérea em termos de América do Sul de países como Chile, Peru ou Venezuela, neste aspecto acredito muito mais na capacidade da FAB operar plenamente seus F5BR devidamente integrados aos seus sistemas de comando&controle numa campanha de combate do que estes países terem condições de alocar aeronaves suficientes numa componente aérea capaz de causar alguma preocupação ao nosso país.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70609 Mensagem por irlan » Qua Jan 15, 2014 5:18 pm

Acabou de sair uma matéria no DefesaNet dizendo que o Brasil perdeu sua Hegemonia no continente quando se trata de caças...




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
hades767676
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
Localização: Brasil
Agradeceram: 85 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70610 Mensagem por hades767676 » Qua Jan 15, 2014 5:21 pm

irlan escreveu:Acabou de sair uma matéria no DefesaNet dizendo que o Brasil perdeu sua Hegemonia no continente quando se trata de caças...
Perdeu para Venezuela e Chile que atualmente tem coisa muito melhor que nós. Mas, com o Gripen vamos recuperar a hegemonia!




Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70611 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 15, 2014 5:27 pm

Carlos Lima escreveu:Amigo...

1 - Os chilenos teoricamente so precisam de AEW porque em termos de radar o pais 'e bem defendido.

2 - Que os venezuelanos dependam dos russos para fazer a manutencao das suas aeronaves. Isso tem como ser resolvido e tambem nao e' tao caro assim.

3 - Eu espero que voce esteja correto com relacao as suas previsoes e espectativas. Que teremos uma frota de 120 Gripen la para 2030. Considerando o quanto a aviacao esta avancando e o fato de so comecarmos a chegar na quarta geracao em 2020, sera que 'e vantajoso isso? Tenho minhas duvidas.

Como o Pro Sub e o KC390 tem mais riscos do que o FX?

[]s e value pelas respostas. :)

CB_Lima
Lima,

O chile realmente é bem capacitado e não duvido de que em breve irão adquirir Aeronaves AEW&C de primeira, quem sabe até os R99 da EMBRAER possa ser um candidato. Já em relação a Venezuela, tendo em vista o jeitão das coisas por lá, não acredito muito nas suas capacidades militares (talvez haja ai um pouco da síndrome LADA de minha parte).

Quanto a considerar que o PROSUB e o KC390 terem mais riscos do que o FX, veja o seguinte:

Em relação ao PROSUB, apesar da associação com os Franceses e a participação da Odebrecht, veja que temos toda a parte nuclear do projeto para desenvolver e apesar da competência que credito a MB e o fato de muito já ter sido realizado, sempre temos a possibilidade de descontinuidade do projeto e de fatores adjacentes como o risco de um acidente em alguma etapa de testes, somente isto num país como o Brasil já enterraria literalmente o projeto - neste aspecto inclusive destaco que atualmente contamos também com o risco MARINA do qual dificilmente o projeto de SUBNUC da marinha sairia ileso.
Já em relação ao KC390, bem temos todos os riscos de projeto, comerciais e financeiros inclusos num projeto deste tipo, veja que sequer existe confirmação das compras por parte do Brasil. Felizmente parece que a competência da EMBRAER e a ajuda irrestrita do governo em relação a este projeto estejam permitindo que o mesmo alce voo em céu de brigadeiro, mas que os riscos existem, sem dúvida existem e são muitos.

Já em relação ao Gripen BR, a simples associação com o setor industrial brasileiro minimiza bastante o risco em termos comerciais, já o fato do projeto ter origem numa aeronave confiável e comercialmente já consagrada e com possibilidades de exportação futuras a partir do Brasil, o tornam bastante palatável ao mercado e a opinião pública reduzindo desta forma seus riscos em termos industriais, tecnológicos, financeiros e comerciais. Embora logicamente também existam riscos mesmo que muito minimizados neste momento para desespero da torcida adversária e talvez por isso levante-se tantas criticas de oportunidade.

saudações.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70612 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 15, 2014 5:54 pm

irlan escreveu:Acabou de sair uma matéria no DefesaNet dizendo que o Brasil perdeu sua Hegemonia no continente quando se trata de caças...
Nossa!!! :shock:
Acho até que vou me mudar para a Argentina de tanto medo, provavelmente lá eu esteja mais seguro de um ataque dessas superpotencias aéreas sul-americanas, ainda mais nestes tempo de tensão continental em que vivemos.
Francamente! Cada uma que se lê!

Então Irlan, apesar do tom de brincadeira de minha parte veja que:

A própria Defesanet vivia colocando em dúvida a capacidade venezuelana de operar plenamente os SU-30 que dispõem. E o Chile, bem não temos problemas com os Chilenos, aliás nem fronteiras, um voo direto de uma força de ataque proveniente do Chile dificilmente conseguiria atingir o Sul do nosso país, sem contar o esforço logístico que isto demandaria para um pais como o Chile que já tem problemas que chegue com os seus vizinhos do norte e um extenso mar territorial para vigiar.

Quanto ao Peru, seus Mig-29 (contrabandeados da Bielorussia pelo Fujimori nos anos 90) e seus M2000P encontram-se em processo de modernização a situação deles e parecida com a nossa com a diferença que eles não dispõe de uma EMBRAER para modernizar e manter os seus caças.

Considero que estas matérias proveniente da FOLHA e ESTADÃO tem o único objetivo de colocar areia sobre a decisão do governo e não tendo o que dizer buscam criar uma situação de inferioridade do Brasil em relação a seus vizinhos (como se houvesse algum clima de disputa entre eles neste sentido) buscando criar um apelo popular a esta questão a fim de alimentar a discussão política desejada.

Agora me questiono se os candidatos apoiados por estes jornais teriam decidido antes esta questão, considerando que este é um dos embrólios herdados do senhor FHC, o mesmo que vendeu o sistema de comunicação por satélite do Brasil a troco de banana e nos obriga agora a contratar estes serviços de uma empresa mexicana que pasmem adquiriu a rede de satélites brasileiros da série BRASILSAT através da aquisição da massa falida da ERON norte-americana.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70613 Mensagem por kirk » Qua Jan 15, 2014 6:00 pm

irlan escreveu:Acabou de sair uma matéria no DefesaNet dizendo que o Brasil perdeu sua Hegemonia no continente quando se trata de caças...
A matéria se refere a baixa dos Mirage sendo substituídos por Mike´s ... não se trata de uma referência à compra, somente lamenta a demora na chegada dos Gripens para repor nosso hegemonia.

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70614 Mensagem por Clermont » Qua Jan 15, 2014 7:10 pm

lobo_guara escreveu:A própria Defesanet vivia colocando em dúvida a capacidade venezuelana de operar plenamente os SU-30 que dispõem.
Recuso-me a acreditar que um país que é incapaz de prover seus cidadãos de papel higiênico, é capaz de prover seus caças SU-30 de manutenção e os pilotos deles, de instrução.

É contra a ordem natural das coisas...




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70615 Mensagem por Penguin » Qua Jan 15, 2014 7:37 pm

Clermont escreveu:
lobo_guara escreveu:A própria Defesanet vivia colocando em dúvida a capacidade venezuelana de operar plenamente os SU-30 que dispõem.
Recuso-me a acreditar que um país que é incapaz de prover seus cidadãos de papel higiênico, é capaz de prover seus caças SU-30 de manutenção e os pilotos deles, de instrução.

É contra a ordem natural das coisas...
O país não consegue cuidar do rabo dos seus nacionais, quanto mais do resto :lol:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70616 Mensagem por kirk » Qua Jan 15, 2014 7:59 pm

Penguin escreveu:
Clermont escreveu: Recuso-me a acreditar que um país que é incapaz de prover seus cidadãos de papel higiênico, é capaz de prover seus caças SU-30 de manutenção e os pilotos deles, de instrução.

É contra a ordem natural das coisas...
O país não consegue cuidar do rabo dos seus nacionais, quanto mais do resto :lol:
E querem comprar Rafales ! :shock:

Eu gostaria mesmo que essa "negociação" avançasse ... só pra ver se os gringos iriam permitir venda de Rafale pra Venezuela ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70617 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 15, 2014 9:10 pm

Amigos, boa noite.

Os comentários que li têm muito a ver com piada, mas podem não estar adequados à realidade.
O Brasil também tem carências, mas não pode abdicar de sua defesa externa.
Priorizar não é dar 100% para um e zero para outro, se todas as necessidades são simultâneas.
Segurança também é uma necessidade básica do ser humano, embora a maioria das pessoas só dê valor a ela na presença de uma ameaça imediata. Mas aí já será tarde para se preparar.
Cada país tem seus objetivos nacionais e deve aplicar os recursos de modo a alcançá-los.
Política deveria ser a arte de identificar e priorizar o atendimento desses objetivos. Deveria ser. :(
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70618 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 16, 2014 12:55 am

Clermont escreveu:
lobo_guara escreveu:A própria Defesanet vivia colocando em dúvida a capacidade venezuelana de operar plenamente os SU-30 que dispõem.
Recuso-me a acreditar que um país que é incapaz de prover seus cidadãos de papel higiênico, é capaz de prover seus caças SU-30 de manutenção e os pilotos deles, de instrução.

É contra a ordem natural das coisas...
Não era a URSS que tinha ao mesmo tempo fila pra comprar pão e estação espacial? Se for pra seguir essa lógica...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70619 Mensagem por marcelo bahia » Qui Jan 16, 2014 2:53 am

hades767676 escreveu:
irlan escreveu:Acabou de sair uma matéria no DefesaNet dizendo que o Brasil perdeu sua Hegemonia no continente quando se trata de caças...
Perdeu para Venezuela e Chile que atualmente tem coisa muito melhor que nós. Mas com o Gripen vamos recuperar a hegemonia!
O próprio defesanet fez um quadro comparativo sobre as F.A. aqui na AS há dois, ou três, anos atrás. Ele fez uma tabela comparativa do cenário das nossas Forças Aéreas que seria resumido assim:

A FAB conseguiu adquirir o domínio do ambiente operacional [BVR] completo. E ações da FAB na Red Flag eram totalmente em ambiente [BVR]. Não é apenas "travar" e disparar o míssil, mas ter o controle total do espaço aéreo, o domínio da guerra [NCW], o domínio integrado com diferentes sistemas de monitoramento e aeronaves em operações de combate .

No subcontinente latinoamericano, tanto a Força Aérea do Chile (FACH), com F-16 C/D Block 50, quanto a Força Aérea da Venezuela (FAV), com o Su- 30MK2 e a FAP (Mig-29 MLU) ainda têm plataformas mais capazes do que a FAB com o F-5EM , AMX -M, mas olhando de uma forma integrada, a comparação de outras capacidades fica assim:

Domínio BVR:

Brasil sim, Chile sim° (parcialmente), Venezuela não.

Mísseis anti-radiação para SEAD:

Brasil sim, Chile não, Venezuela não.

REVO:

Brasil sim, Chile sim (limitado) , Venezuela não*.

Transporte e logística:

Brasil sim, Chile sim (mas muito limitado) , Venezuela sim (muito limitado) .

Ps:
* Em negociação para aquisição
º O Condor aeronave [AEW] apresenta sérias limitações de disponibilidade.

[BVR] - A FACh está lançando fotos de F-16 com AIM- 120C5 AMRAAM, no entanto, é desconhecido o pleno emprego e a qualificação dos pilotos chilenos no domínio do combate em ambiente BVR . Como a Venezuela em recente demonstração de Su- 30MK2 não tinha ainda lançado mísseis ar-ar, os empregos foram somente mencionados.

[REVO] - O nível alcançado na área REVO da FAB pode ser mensurado pela sua participação na Red Flag, onde Gripens C/D da Força Aérea Sueca operavam com três tanques externos de combustível, o que limitava bastante o emprego de carga bélica, porque seus pilotos "não estavam qualificados para operações REVO". A Suécia não tem unidades de reabastecimento de aeronaves suficientes, o que a obriga a ser dependente de operações da OTAN. A qualificação do sistema de reabastecimento do SAAB Gripen C/D foi com um avião tanque da Força Aérea Sulafricana.

Operando em várias frentes a Armée de l'Air solicitou que a FAB propiciasse operações REVO para o retorno de seu Mirage 2000N operando na Red Flag Alaska no primeiro semestre de 2007. Assim, o 2º/2º GT, Esquadrão Corsário, levou um esquadrão de Mirages franceses do Alaska até a França.

Alerta Aéreo Antecipado - O E-99 e o R-99 (sensoriamento remoto) são as únicas aeronaves para inteligência efetivamente operacionais na área da América do Sul. O avião da FACh (Condor) tem sérias limitações operacionais e a Venezuela está mostrando sinais de uma negociação para a aquisição de uma aeronave de alerta aéreo e de controle, como o russo A-50 (Ilyushin 76MD), mas ainda nada a mais do que isso.

Transporte e logística - A FAB tem uma força de C-130M , C-295, Bandeirantes e helicópteros substanciais, em se tratando deste subcontinente. Ela é capaz de cobrir do sul do Brasil ao norte, de leste a oeste de suprimentos necessários para as tropas das três forças. Nenhuma outra força aérea no subcontinente poderia fazer o mesmo em um país continental como o Brasil.

Estes fatos mostram que o domínio de uma Força Aérea não está apenas no vetor caça, mas numa operação integrada de múltiplas plataformas.

Temos seis aviões de inteligência operacionais. Com a compra de mais 2 Unidades de reabastecimento em voo (KC-X) e a futura entrada em operação de 28 KC-390, acho que a única fraqueza da FAB vai residir em não ter um caça pesado. E isso graças à falta de visão de seu comandante, que decidiu desafiar a decisão do presidente da república e impor um caça de perna curta e que nos levou à limitação que agora vivemos.

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70620 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 16, 2014 3:28 am

Tá errada essa parada ae.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder