TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70591 Mensagem por prp » Seg Jan 13, 2014 1:41 am

Marechal-do-ar escreveu:
prp escreveu: Marechal, eu acho que a configuração dele está nas imagens.
Só com mísseis? Legal... A SAAB discorda da Dassault...
Sim, é missão de superioridade aérea, só mísseis ar-ar.
Na apresentação tem também a missao ar-solo.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70592 Mensagem por prp » Seg Jan 13, 2014 1:42 am

Quais os dados a SAAB apresenta para essa configuração?




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70593 Mensagem por prp » Seg Jan 13, 2014 1:45 am

Imagem




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70594 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 13, 2014 2:05 am

Tem o link do que a Dassault fez?

Nesse cenário específico a SAAB não da informações, mas para uma CAP com esse armamento a 500nm da base eles dizem que mais de 2h, falam também do raio de combate de 700nm com essas mesmas armas e 30 min "on station" e 850nm se for só para ir e voltar, já é suficiente para concluir que a 150nm ele dura mais que 2h15?

http://www.saabgroup.com/Global/Documen ... orough.pdf




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70595 Mensagem por NovaTO » Seg Jan 13, 2014 8:13 am

knigh7 escreveu:
prp escreveu: Eu acho que essas comparações de supertrunfo já não fazem mais sentido, é ufanismo bobo.

Ainda mais depois que o Saito deu a letra, o caça é medíocre.

Houve vários ganhos em outras áreas.

A oposição ficou feliz, o GF não teve que aturar as ladainhas de sempre, a FIESP está feliz, um monte de empresas nacionais irão rachar de ganhar dinheiro, a SAAB vai engordar a conta.

Agora, quanto ao avião em si, ele é só um avião para países de terceira linha, só isso, mais nada.
Havia uma certa discussão em alguns fóruns em relação a questão de caça leve X pesado. Eu tentei esclarecer.

A questão da declaração do Saito em entrevista a revista Istoé:

Istoé-Ele pode alterar a balança de poder no nosso subcontinente?
Saito-É um avião que não vai assustar, mas vai ser respeitado. Por ser monomotor, tem menos assinatura radar. Leva 5 toneledas de bombas, mísseis ultramodernos, tem sistema de guerra eletrônica embarcado.

O que ocorreu é que a revista colocou um trechozinho da resposta no título, desconectado do contexto.

Dentro do TO da AS, é evidente que os Gripen E/F desequilibram o Poderio Aéreo a favor do Brasil. Mesmo os F-16 C Block 52 e SU-30 MKV estão um degrau abaixo em termos de eletrônica embarcada e furtividade. Somente a entrada de um SU-35S/Typhoon/Rafale/F-18E poderia mudar isso.

O Saito deu uma amenizada, no meu entender. :)

[]'s




motumbo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 10:14 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70596 Mensagem por motumbo » Seg Jan 13, 2014 8:14 am

Marino escreveu:
motumbo escreveu:Eu acredito que a MB munida do poderoso A-12 pode por a pique todos os PA´s americanos, aqueles covardes inúteis, venceriamos eles em 3 dias.

Cara, deixa de ser criança.
Moderação? Cade vocês? Eim Sr. Vinicius, vai, outra vez, aparecer só na hora que eu responder?
Marino escreveu:Vc nao consegue pensar em nada diferente de PA x PA?
Existem outros sítios para gracinhas.
Esta cheio de ironias, brincadeiras e até gracinhas de outros usuários aqui no fórum, mas parece mesmo que escrever qualquer coisa sobre o A-12, te toca profundamente, como diria Roberto Jeffersom: desperta os instintos mais primitivos, basta vc ler direito, e verá que em várias postagens sobre o tema, essa foi a única que citei o A-12, mas pelo visto, por alguma razão, o santificado PA esta a beira de virar uma religião também.




Imagem
Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70597 Mensagem por tykuna » Seg Jan 13, 2014 8:59 am

Motumbo,

Para de chatice cara, seu comentário foi infantil mesmo. Guarde esse comentários para as gerais. Se você comentasse com dados, informações e argumentos sérios, eu APOSTO contigo que nada disso estaria acontecendo.

Filho, quando o mundo está todo errado, o erro pode estar em outro lugar.




Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70598 Mensagem por Marino » Seg Jan 13, 2014 11:51 am

Motumbo, acabei de ME denunciar para a Moderação.
Caso tenha violado algum regulamento serei punido.
Mas deixe de ser criança.
Lá no tópico do A-12 respondi um post seu ítem por ítem, e espero a réplica até agora.
Quando ajo como adulto com vc nao obtenho resposta e só leio criancices suas por aqui.
Se nao quer ser tratado como criança, atue no sentido de ser respeitado, poste com argumentos, sustente estes argumentos, debata em alto nível, nao escreva falácias, nao venha com "eu acho", "eu creio", "pra mim", etc.
Cite autores, cite livros, transcreva estratégias.
E cite todo o meu post, nao apenas parte dele.
Onde está a parte que digo que estava criticando a estratégia de PA x PA?
É assim que vai continuar postando?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70599 Mensagem por Thor » Seg Jan 13, 2014 11:51 am

Carlos Lima escreveu:Para quem Le um pouquinho de nada sobre militaria sabe que ele mandou mal na resposta.

[]s
CB
CB, sem querer te checar, você na posição de Comandante de uma Força Aérea, representando um governo e toda a diplomacia pacífica que temos na América do Sul, a receber apenas 36 aeronaves de caça leves, com a intenção de entrar num projeto de 5ª geração que sabe lá Deus quando conseguiremos $ para isso, como você falaria para a imprensa?
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70600 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jan 13, 2014 8:17 pm

Olá camaradas, o Gripen NG terá suas primeiras entregas em 2018; será que se a MB entrasse esse ano no projeto do Gripen Naval; será que a Marinha não teria suas 1ª entregas próximo dessa data? 2019 ou 2020 quem sabe? :wink:

ADSUMUS.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70601 Mensagem por Paisano » Seg Jan 13, 2014 8:25 pm

Tópico Bloqueado pela Moderação.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70602 Mensagem por Paisano » Qua Jan 15, 2014 2:48 pm

Tópico DESBLOQUEADO pela Moderação.




Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70603 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 15, 2014 3:41 pm

knigh7 escreveu:Aliás, pessoal,

Só para eu concluir, obviamente aproximadamente, quanto que os 300 gal (1.135 L) adicioanais acrescentariam na simulação do consórcio Gie Rafale:

450Gal, aumenta alacance em 1.000km. Então 300 dão cerca de 660km. Se isso permitir que a aeroanave permaneça 30min "on station"a mais já pula para 2h e 45min, ou se for mais conservador, 25min. Dá 2h e 40min.

Nada tão relevantemente inferior aos outros 2 concorrentes.
Além disso, resolver esta equação implica apenas em aumentar o número de caças (o processo de aquisição sempre apontou neste sentido até um limite entre 120 e 160 caças) e uma melhor distribuição futura dos mesmos. Isso sem falar no desdobramento natural que ocorreria em caso de combate.
Estas questões de caça melhor ou pior estão muito ligadas a operação dos mesmos (como tudo na vida aliás!).
Por exemplo o que adianta a FAV possuir o "melhor" caça do continente e não ter autonomia para a manutenção dos mesmos? Ou o que adianta a FACh possuir 42 F-16 e apenas um único Avião de Alerta aéreo?




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70604 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 15, 2014 3:50 pm

O que temos tomar cuidado e que tanto no caso do Chile eles podem comprar mais 2 avioes de Alerta e problema resolvido para os seus 42 F-16.

A Venezuela pode assinar contratos de manutencao (nao sabia que nao tinham) e problema resolvido.

Para nos partirmos de 36 avioes para 120/160 e Certamente bem mais complicado.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#70605 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 15, 2014 3:53 pm

knigh7 escreveu:O Claudio Dantas Cerqueira, de uma revista de alta circulação, que por isso deve ser lida por embaixadas aqui, havia perguntado se o caça alteraria o balanço de poder no continente.
É evidente que o Saito amenizaria. Ou acha que ele vai dizer que alteraria o balanço do poder no continente?
Cara,

Em primeiro lugar concordo com a tua consideração. É claro que o GRIPEN NG será mais avançado do que tudo que opera atualmente na AS. Além disso, considerando o contexto operacional no qual será inserido na FAB, suas capacidades devem ser multiplicadas, sobretudo a partir da integração com os sistemas de comando e controle e as aeronaves de alerta aéreo que possuímos. Isto aliás é uma condição quase exclusiva do Brasil em termos continentais.
Agora sinceramente, não entendo o Saito e sobretudo a permanência dele na FAB por tanto tempo. Penso que ele já cumpriu o seu papel a um bom tempo. De vez em quando ele sai com umas declarações dúbias que dão margem a este tipo de especulação.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Responder