Ora, esta é fácil: a 3GM .Bolovo escreveu:Quero ver o que vai acontecer o dia que a Rússia ou qualquer outro país ficar de saco cheio e propor uma "Operation Saudi Arabia Freedom"...
Leandro G. Card
Moderador: Conselho de Moderação
Ora, esta é fácil: a 3GM .Bolovo escreveu:Quero ver o que vai acontecer o dia que a Rússia ou qualquer outro país ficar de saco cheio e propor uma "Operation Saudi Arabia Freedom"...
Mas existem alguns inimigos ocultos poderosos (antigamente chamados de "As Sete Irmãs" com grande poder de influência naquele cenário) que devem também ser considerados na equação, tais como Exxon, BP, Royal Dutch Shell, Agip, etc....FOXTROT escreveu:Muito tolo esse monarca saudita, Putin não se importa com o número de russos que vão morrer em atentados (alguns já morreram), vai cobrar a conta multiplicada por 100 e duvido que alguém se atreva a contê-lo, em parte porque ele tem razão em não sucumbir a chantagem saudita e porque falta uma liderança ocidental com culhões para impedir que ele revide.
A Rússia tem 3 boas opções para retaliar Riad:
1 - Armar ainda mais Al - Assad para que continue a combater os lacaios reais;
2 - Estruturar as forças armadas iraquianas para combater os terroristas no Iraque;
3 - Fornecer ao Irã meios aéreos para que este sim, faça o trabalho sujo, e destrua a infraestrutura petrolífera saudita, afinal, mísseis é o que não falta no arsenal iraniano.
Saudações
Os iranianos já possuem mísseis com alcance e capacidade de carga muito maiores que os do Iskander, como o Shahab e o Sejil ou Ashoura.hades767676 escreveu:Para dar um "jeito" nos sauditas, a Rússia poderia fornecer ao Irã os Iskander e S-300, mas o problema é que Jerusalém treme só de ouvir falar nesses nomes, sendo assim traria muita dor de cabeça ao Kremlin.
Não se pode atacar sem saber como Irá se defender, não adianta o Irã (hipoteticamente) atacar e não ter meios de se defender de um ataque saudita. Sobre os Iskander são melhores e mais confiáveis que qualquer míssil iraniano atual.LeandroGCard escreveu:Os iranianos já possuem mísseis com alcance e capacidade de carga muito maiores que os do Iskander, como o Shahab e o Sejil ou Ashoura.hades767676 escreveu:Para dar um "jeito" nos sauditas, a Rússia poderia fornecer ao Irã os Iskander e S-300, mas o problema é que Jerusalém treme só de ouvir falar nesses nomes, sendo assim traria muita dor de cabeça ao Kremlin.
E o S-300 é um sistema defensivo, não tem porque assustar a quem não esteja pensando em por sua vez atacar o Irã.
Leandro G. Card
O irã possui seus próprios sistemas de defesa AAe também. Podem não ser tão eficientes quanto o S-300, mas estão disponíveis em qualquer quantidade necessária sem implicações para a capacidade produtiva ou as relações internacionais da Rússia. E no caso da defesa AAe quantidade é tão importante quanto qualidade, pois os mísseis AAe não podem navegar até onde estão seus alvos, tem que esperar que estes venham até eles e por isso precisam ser distribuídos por uma infinidade de locais de possível atuação da aviação inimiga. Além disso tem que ser repostos em enormes quantidades. Meia dúzia de sistemas, por melhores que sejam, vão durar apenas alguns dias de uma campanha aérea bem orquestrada, e obterão muito pouco sucesso para fazerem realmente diferença. Podem ser úteis para defender pontos bem específicos como instalações nucleares contra ataques pontuais, mas não para enfrentar uma guerra aberta.hades767676 escreveu:Não se pode atacar sem saber como Irá se defender, não adianta o Irã (hipoteticamente) atacar e não ter meios de se defender de um ataque saudita.
[/quote]Sem dúvida que são, mas mesmo que os mísseis iranianos tenham apenas 1/4 da confiabilidade do Iskander os iranianos podem dispor de bem mais deles do que os russos se disporiam a fornecer, e os russos nem teriam que gastar nada com isso. E assim os iranianos podem saturar qualquer defesa da Arábia Saudita, mesmo que tenham que lançar muitos mais mísseis do que utilizassem o Iskander.Sobre os Iskander são melhores e mais confiáveis que qualquer míssil iraniano atual.
Também acho que é por aí, uma guerra contra a Arábia Saudita não seria direta e sim por procuração, envolvendo os territórios de outros países como a Síria, o Iraque ou o Iêmen. E dificilmente algum soldado saudita estaria diretamente envolvido nas ações, a principal arma saudita é o $$$.Bolovo escreveu:O Leandro tem razão. A Arábia Saudita não vai atacar ninguém, porém eles fazem de tudo para que outros façam. Financiam, dão apoio e tudo mais. Eu acho que eles até torçam que Israel ataque o Irã, parece até loucura. O jogo geopolítico do Oriente Médio passará sempre por esses três países: Arábia Saudita, Irã e Israel. O complicado é que dois deles são protegidos dos EUA e o Irã está sozinho no mundo, sofrendo embargo e todo tipo de chantagem econômica possível. Com a questão da Síria, a Rússia já mostrou não vai deixar tudo acontecer do jeito que o ocidente quer. Acho que eles têm que dar uma de louco e começar a armar alucinadamente o Irã, já que eles assinaram o acordo nuclear com as potências e não são mais ameaça nenhuma. Começar a pousar Antonov descarregando Su-35, Iskander, S-300 etc.
Não só o rei, mas todo mundo pode preparar suas pás. Eu faço um bunker no quintal de casa. A Terceira Guerra Mundial vai sair da ficção!FOXTROT escreveu:A Rússia tem uma esquadra no mediterrâneo, como a situação na síria se estabilizou e a otan/eua não irão atacar no curto prazo, é de se esperar e ver se essa esquadra seguirá fundeada ao largo da costa síria ou vai cruzar o canal, se cruzar o canal o rei que prepare seu equipamento de escavação!
Saudações
Bem, não havendo Zumbis, acho que posso suportar o resto.Bolovo escreveu:Não só o rei, mas todo mundo pode preparar suas pás. Eu faço um bunker no quintal de casa. A Terceira Guerra Mundial vai sair da ficção!FOXTROT escreveu:A Rússia tem uma esquadra no mediterrâneo, como a situação na síria se estabilizou e a otan/eua não irão atacar no curto prazo, é de se esperar e ver se essa esquadra seguirá fundeada ao largo da costa síria ou vai cruzar o canal, se cruzar o canal o rei que prepare seu equipamento de escavação!
Saudações
Eu tava pensando em pegar a imagem do motumbo mesmo para por no avatar, só que eu acho que seria expulso daqui, então, ficou esse mesmo de assinatura e ja era.J.Ricardo escreveu:Pow motumbo, essa imagem dos cachorros esta tirando toda a atenção de suas mensagens!!!
A cara desse cachorrinho é hilária, parece que esta pensando "xi f..."
E tem um porrilhão de petróleo nessa história toda representando trilhões e zilhões de $$$$ do mundo todo envolvidos...motumbo escreveu:Eu tava pensando em pegar a imagem do motumbo mesmo para por no avatar, só que eu acho que seria expulso daqui, então, ficou esse mesmo de assinatura e ja era.J.Ricardo escreveu:Pow motumbo, essa imagem dos cachorros esta tirando toda a atenção de suas mensagens!!!
A cara desse cachorrinho é hilária, parece que esta pensando "xi f..."
No caso do tópico, pense que o cachorrinho, é a Arábia e o cachorrão é a Russia, na boa, os russos ainda teriam condições de batucar lindo os sauditas, o problema, é que isso envolveria os americanos, que na verdade, é onde os sauditas se fiam.