Quem tem Su-25 é o Ecuador e o Peru, Venezuela não possui Su-25 e sim K-8. Além disso, e os nossos E-99? E o Pantsir-S1 (futuramente)? E o Gepard?
500 Km contando como se fossem em trajetória retilínea e uniforme, mas na prática é bem diferente.
Além disso, não há mísseis que o Su-25 ou K-8 (digo ar-ar) que um A-29A/B não possa levar. Além disso, teremos a vantagem de possuir uma aeronave AEW&C e possui HMDs, já o Su-25 e o K-8 ficaram á cegas e terão que engajar alvos dentro de seu alcance visual, enquanto já teríamos detectados a muito tempo. Isso até foi simulado/treinado na Operação Laçador (proteção da passagem ou transporte fluvial contra helicópteros ou aeronaves de ataque com A-29A/B junto com o E-99).
MiG-29 e Su-30MK2 são bem superiores aos nossos F-5EM, mas temos aeronaves AEW&C e estes países não possuem. Já foi provado que F-5EM + E-99 é uma dupla em tanto.
Supremacia aérea não é ganha apenas no ar, mas também no solo. Isso foi demonstrado na Guerra do Iraque e nas Guerras do Golfo, com ataques á bases aéreas pelos F-15E, que quebrou no meio a IqAF. Temos o melhor vetor de ataque dedicado da região (AMX A-1M) e temos o melhor vetor ELINT da região (R-99), além de mísseis anti-radiação e kit de bombas guiadas nacional (MAR-1, SMKB e FPG).
Mesmo com mísseis com menor alcance, nossos AEW&C podem guiar nossas aeronaves até os flancos da formação inimiga (caças) e não serem detectados. Possuímos os AMX A-1M e os R-99 para ELINT e podemos interferir em seus radares. Temos o MAGE para EW.
O problema é que, na grande maioria das comparações que guerra ou war-games, é se comparar armamento de um ou de outro e decidir quem é melhor. Não é assim. Não adianta ter F-22A e não saber como usa-lo.
Táticas são usadas, modo operacional, reservas de dinheiro, relevo, clima, estratégia, condição de atacante ou defensor, aliados ou mais inimigos e etc, são fatores que são decisivos para se tentar vencer ou não uma guerra.
Mesmo tendo Su-25 e K-8, que são superiores ao A-29A/B, mas eu tenho E-99 que pode ajudar nossos A-29A/B á vence-lo e ai por diante.
Além disso, nós temos mais dinheiro que toda a AL junta e podemos nos reforçar com grandes quantidades de armamentos, enquanto os países podem comprar pouca quantidade de armamentos e ainda tentar manter o esforço de guerra.
Pelo menos é assim que penso.