Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
marcusv
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 1:33 am
Localização: porto alegre
Agradeceram: 31 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12076 Mensagem por marcusv » Sáb Dez 07, 2013 10:17 am

Agora que o ia2 foi adotado, qual sera o destino dos 1500 do lote piloto?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12077 Mensagem por gabriel219 » Sáb Dez 07, 2013 3:56 pm

Que aquilo é um claro exemplo de má gestão do exército, e esta má gestão também pode existir em outras, inclusive no projeto do fuzil.
Pergunto novamente, O que isso tem a ver com o projeto do IA2? Houve caso de corrupção do CAEx, ACEB, Imbel e dos Batalhões que o testam?

Isso não tem nada a ver.




Editado pela última vez por gabriel219 em Sáb Dez 07, 2013 3:59 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12078 Mensagem por gabriel219 » Sáb Dez 07, 2013 3:58 pm

Alguém já pensou que no preço pode estar incluído a P&D?




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12079 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 07, 2013 4:17 pm

gabriel219 escreveu:Alguém já pensou que no preço pode estar incluído a P&D?
No máximo os trabalhos de engenharia relativo à melhoria da arma, porque o desenvolvimento em si já foi pago com verba específica, desde 2008, inclusive com o envolvimento de outras instituições civis como INT e FUNCATE.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12080 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 07, 2013 4:18 pm

Para quem acha que o EB não reprova solenemente um fuzil da Imbel

PORTARIA Nº 050-DCT, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2008.
Homologa o Relatório de Avaliação nº 011/08 do Lote-
Piloto do Fuzil Calibre 5,56 mm IMBEL MD 97L, da
Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL.
O CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, no uso das
atribuições que lhe confere o nº 12, do art. 7º, da Portaria Ministerial nº 270, de 13 de junho de 1994 – IG
20-11 SISTEMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO EXÉRCITO e alínea b) do inciso VI do art. 14, do
Capítulo IV do Regulamento do Departamento de Ciência e Tecnologia (R-55), aprovado pela Portaria
do Comandante do Exército nº 370, de 30 de maio de 2005, resolve:
Art. 1º Homologar o Relatório de Avaliação nº 011/08, relativo à Avaliação na qual o
Lote-Piloto do Fuzil Calibre 5,56 mm IMBEL MD 97L, da Indústria de Material Bélico do Brasil –
IMBEL, foi considerado NÃO-CONFORME.

Art. 2º Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.

Só para vocês terem uma ideia, o contrato de desenvolvimento do IA-2 foi firmado alguns dias antes da divulgação do relatório que reprova o fuzil MD-97L. Talvez já estivessem convencidos de que aquila arma não tinha futuro já bem antes de ter decretada a reprovação.

EXTRATO DE CONTRATO Nº 32/2008
Contrato nº 0103-5-2008, firmado em 06/11/2008, entre a Indústria de
Material Bélico do Brasil - IMBEL e Fundação de Ciência, Aplicações
e Tecnologia Especiais - FUNCATE e Instituto Nacional de
Tecnologia - INT. Objeto: Projeto para o desnvolvimento e atualização
tecnológica do Fuzil 5.56mm-IMBEL MD97L. Fundamento
Legal: Dispensa de Licitação nº 0187/DICOL/08. Vigência: de
06/11/2008 a 23/04/2009. Segnatários: pela Contratante - José Renato
Brum e Lauritz Silva. Pelas Contratadas - Lauro Eduardo de Souza
Pinto e Domingos Manfredi Naveiro.

abraços]




Editado pela última vez por Brasileiro em Sáb Dez 07, 2013 4:28 pm, em um total de 1 vez.
----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12081 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 07, 2013 4:27 pm

E, por fim (desculpem pela 'encheção', mas acho importante mostrar isso), sobre a questão do cano, é bom lembrar que a primeira versão do fuzil IA-2 tinha um cano significativamente mais comprido, talvez o mesmo do MD-97L

Imagem

É possível que o fuzil tenha encurtado por obediência aos ROC, que pedem uma arma com no máximo 90 cm de comprimento e 3,5 kg.
Se aumentarem o comprimento da arma em uns 5 cm, atingindo o limite do que os ROC especificam, o fuzil ultrapassa pelo peso. Então pode ser que encaixaram o fuzil aos requisitos em detrimento da precisão a maior distância, que também pode estar bem na risca dos requisitos mínimos.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7537
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12082 Mensagem por J.Ricardo » Sáb Dez 07, 2013 6:05 pm

gabriel219 escreveu:
Que aquilo é um claro exemplo de má gestão do exército, e esta má gestão também pode existir em outras, inclusive no projeto do fuzil.
Pergunto novamente, O que isso tem a ver com o projeto do IA2? Houve caso de corrupção do CAEx, ACEB, Imbel e dos Batalhões que o testam?

Isso não tem nada a ver.
Volta para meu inicial e verá que tem tudo a ver.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7537
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12083 Mensagem por J.Ricardo » Sáb Dez 07, 2013 6:13 pm

Brasileiro escreveu:Para quem acha que o EB não reprova solenemente um fuzil da Imbel

PORTARIA Nº 050-DCT, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2008.
Homologa o Relatório de Avaliação nº 011/08 do Lote-
Piloto do Fuzil Calibre 5,56 mm IMBEL MD 97L, da
Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL.
O CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, no uso das
atribuições que lhe confere o nº 12, do art. 7º, da Portaria Ministerial nº 270, de 13 de junho de 1994 – IG
20-11 SISTEMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO EXÉRCITO e alínea b) do inciso VI do art. 14, do
Capítulo IV do Regulamento do Departamento de Ciência e Tecnologia (R-55), aprovado pela Portaria
do Comandante do Exército nº 370, de 30 de maio de 2005, resolve:
Art. 1º Homologar o Relatório de Avaliação nº 011/08, relativo à Avaliação na qual o
Lote-Piloto do Fuzil Calibre 5,56 mm IMBEL MD 97L, da Indústria de Material Bélico do Brasil –
IMBEL, foi considerado NÃO-CONFORME.

Art. 2º Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.

Só para vocês terem uma ideia, o contrato de desenvolvimento do IA-2 foi firmado alguns dias antes da divulgação do relatório que reprova o fuzil MD-97L. Talvez já estivessem convencidos de que aquila arma não tinha futuro já bem antes de ter decretada a reprovação.

EXTRATO DE CONTRATO Nº 32/2008
Contrato nº 0103-5-2008, firmado em 06/11/2008, entre a Indústria de
Material Bélico do Brasil - IMBEL e Fundação de Ciência, Aplicações
e Tecnologia Especiais - FUNCATE e Instituto Nacional de
Tecnologia - INT. Objeto: Projeto para o desnvolvimento e atualização
tecnológica do Fuzil 5.56mm-IMBEL MD97L. Fundamento
Legal: Dispensa de Licitação nº 0187/DICOL/08. Vigência: de
06/11/2008 a 23/04/2009. Segnatários: pela Contratante - José Renato
Brum e Lauritz Silva. Pelas Contratadas - Lauro Eduardo de Souza
Pinto e Domingos Manfredi Naveiro.

abraços]
Rapaz, esse "NAO CONFORME" me assusta, se foi reprovado pelo exercito, pq então foi comprado pela FNS?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12084 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Dez 07, 2013 10:38 pm

J.Ricardo escreveu:
Brasileiro escreveu:Para quem acha que o EB não reprova solenemente um fuzil da Imbel


Só para vocês terem uma ideia, o contrato de desenvolvimento do IA-2 foi firmado alguns dias antes da divulgação do relatório que reprova o fuzil MD-97L. Talvez já estivessem convencidos de que aquila arma não tinha futuro já bem antes de ter decretada a reprovação.


abraços]
Rapaz, esse "NAO CONFORME" me assusta, se foi reprovado pelo exercito, pq então foi comprado pela FNS?
Foi reprovado bem depois de ter sido comprado pela FNS e por trocentas outras polícias pelo país. Aliás, até hoje eu não sei como esse fuzil foi a venda sem nem ter passado pelos testes de praxe em Marambaia.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
cehsarus
Júnior
Júnior
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Abr 15, 2013 3:14 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12085 Mensagem por cehsarus » Dom Dez 08, 2013 1:32 am

Cross escreveu:
J.Ricardo escreveu: Rapaz, esse "NAO CONFORME" me assusta, se foi reprovado pelo exercito, pq então foi comprado pela FNS?
Foi reprovado bem depois de ter sido comprado pela FNS e por trocentas outras polícias pelo país. Aliás, até hoje eu não sei como esse fuzil foi a venda sem nem ter passado pelos testes de praxe em Marambaia.

Os testes da Marambaia são pra homologação pra uso do EB. Não quer dizer que se "não serve" para o EB então é um "lixo" ou que não sirva pra outras Forças.

As Taurus por exemplo, não agradam ao EB pq são produzidas por enxerto, mas todas as polícias e até a MB usam.




"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#12086 Mensagem por Túlio » Dom Dez 08, 2013 1:03 pm

Não obstante, acabam de comprar 36 MT-9... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12087 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Dez 08, 2013 1:53 pm

cehsarus escreveu: As Taurus por exemplo, não agradam ao EB pq são produzidas por enxerto, mas todas as polícias e até a MB usam.
Discordo completamente, os armamentos da Taurus são notório lixo. A PMSP teve de devolver recentemente mais de 20 mil pistolas OSS 24/7 por trocentos defeitos mecânicos.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#12088 Mensagem por Túlio » Dom Dez 08, 2013 2:05 pm

Cross véio, TODAS as Taurus que operei (além dos revólveres - tenho um até hj), ou seja, PT-940, 24/7 Police, CT/MT-40 (as antigas) funcionaram bem. Vi incidentes de tiro obviamente devidos À MUNIÇÃO, que a CBC produz uma mais barata e mais fraca para treinamento e que volta e meia não consegue completar a ciclagem do ferrolho, gerando pane de trancamento.

Aquilo de "cair carregador" só vi com o pessoal MILITAR, que empunhavam sempre pelo carregador, com o polegar esquerdo perigosamente perto da alavanca de retirada do mesmo. Comigo NUNCA caiu um carregador, pois empunho pela telha, que está ali para isso, se empunhar pelo carregador fosse regra, pera que telha?

NOTA - NÃO estou defendendo a Taurus, estão me sacaneando direto para fazer TD nas armas deles...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
cehsarus
Júnior
Júnior
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Abr 15, 2013 3:14 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12089 Mensagem por cehsarus » Dom Dez 08, 2013 5:29 pm

O EB prima pela rusticidade e longevidade dos armamentos, pq como nós vivemos em um país que não tem muito recurso para a defesa, o EB não pode se dar ao luxo de comprar um armamento individual que dure menos de 20 ou 30 anos.

O fuzil que o Brasil usa foi fabricado na década de 70, as pistolas da IMBEL eu nem sei mas acho que foi anterior a isso, as pistolas Beretta, que nem existe mais no Brasil, começaram a ser produzidas em 1975.

Os armamentos da Taurus são pra durar uns 10 ou 15 anos. por isso o EB não se interessa muito.

quanto às sub, essas apenas 36 não devem ser pra começar a mobiliar todo o EB, não dá nem pra mobiliar as PE que foram criadas, acho que deve ser pra avaliação e posteriormente, quem sabe pode ser adotada pelo EB.




"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
cehsarus
Júnior
Júnior
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Abr 15, 2013 3:14 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#12090 Mensagem por cehsarus » Dom Dez 08, 2013 5:41 pm

Cross escreveu:
cehsarus escreveu: As Taurus por exemplo, não agradam ao EB pq são produzidas por enxerto, mas todas as polícias e até a MB usam.
Discordo completamente, os armamentos da Taurus são notório lixo. A PMSP teve de devolver recentemente mais de 20 mil pistolas OSS 24/7 por trocentos defeitos mecânicos.

Já usei as pistolas PT 92 da taurus da MB e são muito melhores que as do EB que são da Beretta, pq são ambidestra diferente das do EB e tem sistema de desarmar o cão, que nem todas do EB possuem.




"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Responder