Bom,
Eu trabalho diretamente com o setor industrial, e neste setor não vejo muito bem-estar espalhado pelo país não. Muitos conhecidos meus estão perdendo o emprego e tendo que aceitar outros bem abaixo de sua capacidade (com remunerações mais baixas ainda), investimentos e projetos novos estão sendo cancelados (comprometendo o futuro), o pessoal nas escolas de engenharia vive reclamando da falta de perspectivas nos centros antes mais promissores (SP, RJ, RGS, SC), e mesmo grandes esperanças de virada como o pré-sal não estão rendendo nem uma fração das oportunidades que se imaginava (e para saber porquê basta ver as situações de uma OGX da vida e da própria Petrobrás).
Os parentes da minha esposa são pedreiros e mestres de obra no RJ, e segundo estou sabendo a situação para eles também não está lá estas maravilhas. Por muitos anos eles trabalharam por conta própria construindo casas e pequenos prédios comerciais, chegaram até a tentar montar uma construtora, mas agora ninguém mais parece querer construir nada e eles estão vivendo de pequenas reformas. Um de meus cunhados acaba de ter que vender seu carrinho já nem tão novo para pagar as contas do mês, o que o está salvando é a grana do bolsa-família que recebe pelos dois filhos menores (coisa que ele nunca precisou antes). A maioria dos outros nem carro tem. Eles sempre encontram muitas ofertas para trabalhar em construtoras de grande porte, mas os salários e as condições são bem abaixo do que recebem trabalhando por conta.
Minha irmã e meu cunhado moram em Petrolina, e tocam uma fazenda de frutas até que de bom porte. Mas fora a plantação de uvas que andou parada mas agora com o dólar acima de R$2,10 voltou a render um dinheiro razoável, todo o resto que eles pretendiam montar (criação de peixes, de abelhas, plantação de banana e outras frutas) foi abandonado, por falta de condições financeiras para financiamento da infra-estrutura ou da produção e por excesso de exigências ambientais, sanitárias, tributárias, trabalhistas, etc... . Meu cunhado hoje ganha dinheiro mesmo é dando consultoria a outros produtores na região até mais apertados do que ele, pois é formado em uma boa escola de agronomia. Ele costumava andar só de carros grandes e cheios de acessórios, e agora dirige um golzinho.
Do meu pessoal mais chegado só duas pessoas me dizem que a coisa está melhorando: Minha nora sente que está progredindo, alugou um apartamento novo e maior e comprou seu primeiro carro, um Fox completo. Ela é funcionária pública, do tribunal regional eleitoral

. E minha cunhada também está muito bem, viajando e mobiliando um bom apartamento no Rio com móveis de luxo. Ela é advogada de uma firma que cuida de questões comerciais e principalmente tributárias para grandes empresas

.
As notícias da grande mídia podem até estar deturpadas (muito embora os dados apresentados sejam os oficiais divulgados pelo próprio governo) mas quando dizem que a economia está com problemas, realizando muito menos do que a capacidade do país permitiria e penalizando justamente quem tem melhor potencial de produzir e contribuir para a construção de um país melhor, sou obrigado a concordar que isso bate com o que percebo nas pessoas do meu círculo familiar e de amizades. Talvez se eu trabalhasse como porteiro e morasse em alguma favela minha percepção da realidade nacional fosse diferente, mas para o bem ou para o mal este não é o meu caso.
Leandro G. Card