Novo Fuzil para o EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- dalton romao
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 52 vezes
Re: Novo Fuzil para o EB
A CZ Gabriel não fazia cópia do AK não, era outra arma, o desenho externo e que lembrava. Usava ferrolho basculante que nem o FAL. Com relação aos critérios, amigo, acredito que nem o que o Cross e outros dizem, seja isso tudo, como também acho que o que você coloca está em outro extremo. Prefiro ficar no caminho do meio. Abraços.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Você se esqueceu do AGLC, do MD97, das pistolas com acabamento de fundo de quintal.gabriel219 escreveu:Sinceramente, mas o que tem a ver o MD-2 com o IA2?
O fuzil foi aprovado porque é fabricado pelo EB. Se fosse uma zarabatana, seria aprovado. Agora, competição que é bom, e todos os países usam como critério de escolha, necas... Qual é a fama dele dentro dos quartéis? Uma pessoa disse que ele é bonito? O fuzil chegou agora em versão de teste, e já é ótimo? Uma revista falou que ele é bom? O MD97 foi consagrado pela imprensa especializada, e o resultado está aí.gabriel219 escreveu:Acho que não sou EU que tenho que enxergar algo, pois o fuzil foi aprovado por 2 Forças e é falado muito bem dele dentro de quartéis, como a Tecnologia e Defesa expôs e eu mesmo presenciei.
Sim em relação à gestão. E não em relação à sua capacidade.gabriel219 escreveu:Por que é vinculada ao Ministério da Defesa e por que é Brasileira?
Você é muito empolgado. Acredita que fabricamos uma arma revolucionária e que, mais incrivelmente ainda, será vendida para o mundo todo. Falaram isso de todas as armas que a IMBEL fabricou. Tenha calma.gabriel219 escreveu:Se possuem bons argumentos, bastante convincentes, gostaria que os disponibilizassem, pois gostaria de mudar minha opinião caso esteja errado, assim como mudei minha opinião sobre o IA2 antes, pois sempre achei que esse fuzil seria uma bosta e acabei me dando mal.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Eu tenho extrema dificuldade de acreditar que o comando do Exército realmente adotará um fuzil que é um fracasso. Uma coisa dessa pode ser escondida durante algum tempo, mas, no momento em que entrar em uso, em larga escala, ficaria exposto para todo mundo ver. Mais ainda nessa época de redes sociais de internet.
Então, será possível que o alto-comando do Exército se permitiria ficar desmoralizado, por ter adotado uma arma de segunda-classe, vagabunda, diante da tropa, de observadores estrangeiros e diante do mundo civil brasileiro?
Então, será possível que o alto-comando do Exército se permitiria ficar desmoralizado, por ter adotado uma arma de segunda-classe, vagabunda, diante da tropa, de observadores estrangeiros e diante do mundo civil brasileiro?
- dalton romao
- Sênior
Tenho que concordar com você, Clermont. Seu argumento é bem equilibrado. Também não acredito que seja essa porcaria toda e que estão empurrando goela abaixo, mas ainda falta mais um pouco pra realmente termos isso comprovado.
- dalton romao
- Sênior
É claro que em qualquer compra de governo, principalmente equipamentos militares, leva-se em conta o aspecto político, principalmente de valorização da indústria nacional. Qualquer governante ou cmt de FFAA que não levar isso em conta não está cumprindo o seu papel.
Você pode não concordar com este critério de compras, mas questionar o honestidade das avaliações do EB e da MB ai já é demais.
A Imbel fabrica apenas pst modelos 1911, e na última aquisição o EB adquiriu PT92 da Beretta. E a MB PT92 da Taurus.
A Imbel fabricou o MD 97 que é usado pela Bda FE, e pelas polícias e Força Nacional, e o EB não adquiriu. E antes de criticar o MD 97 saiba que o único aspecto reprovado foi o disparo no carregamento, provocado pelo percussor flutuante que se resolveria facilmente com a inclusão de uma mola.
Vamos ter um pouco mais de responsabilidade antes de sair acusando de desonestidade as instituições EB e MB.
Abç.
Você pode não concordar com este critério de compras, mas questionar o honestidade das avaliações do EB e da MB ai já é demais.
A Imbel fabrica apenas pst modelos 1911, e na última aquisição o EB adquiriu PT92 da Beretta. E a MB PT92 da Taurus.
A Imbel fabricou o MD 97 que é usado pela Bda FE, e pelas polícias e Força Nacional, e o EB não adquiriu. E antes de criticar o MD 97 saiba que o único aspecto reprovado foi o disparo no carregamento, provocado pelo percussor flutuante que se resolveria facilmente com a inclusão de uma mola.
Vamos ter um pouco mais de responsabilidade antes de sair acusando de desonestidade as instituições EB e MB.
Abç.
"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Dilbert
Brasileiro escreveu:Mesmo com o cano significativamente mais curto?Cross escreveu: Tem um erro factual sério nesse papel da Imbel, o calibre 7.62x51mm tem o alcance útil de 800 - 1000m ainda mantendo precisão.
Tenho dificuldade em acreditar em um alcance "com precisao" de 800 a 1000 m utilizando a mira da propria arma. Com uma luneta talvez...
abraços]
O FAL tem precisão de 600mts / 800mts com luneta, mas tem o cano de 53 cm. O IA2 tem cano menor de 35 cm, por isso a menor precisão.
O principal fator da precisão é que quanto maior o cano, dentro de uma escala, maior a velocidade de rotação do projétil, e assim menor é a influencia das forças contrárias ao trajeto, que são a resistência do ar, o vento e a gravidade, e maior será a precisão. É o mesmo princípio de um giroscópio.
abç.
"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Dilbert
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Eu não consigo entender a lógica de um fuzil 7,62 com apenas 35 cm de cano. Os combates no Afeganistão e Iraque, quase universalmente, levaram à adoção de algum modelo de fuzil de atirador selecionado, dentro dos grupos de combate, para dotar tal fração de alguma capacidade de fogo de maior alcance do que o fornecido pelas armas 5,56 mm. Então, seria sensato que o fuzil IA2 7,62 mm também fosse produzido visando preencher este nicho, dentro dos novos grupos de combate brasileiros dotados de IA2 5,56 e "Minimi". E para isto, pareceria mais sensato que ele dispusesse de um cano maior e mais pesado, oferecendo maior precisão nas mãos de uma atirador especialmente selecionado.cehsarus escreveu:O FAL tem precisão de 600mts / 800mts com luneta, mas tem o cano de 53 cm. O IA2 tem cano menor de 35 cm, por isso a menor precisão.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 766 vezes
- Agradeceram: 2380 vezes
rodrigo escreveu:Você se esqueceu do AGLC, do MD97, das pistolas com acabamento de fundo de quintal.gabriel219 escreveu:Sinceramente, mas o que tem a ver o MD-2 com o IA2?
E o que isso tem a ver com o IA2? Você não viu um amigo aqui postando sobre a modernização da Fábrica de Itajuba para as demandas do IA2?O fuzil foi aprovado porque é fabricado pelo EB. Se fosse uma zarabatana, seria aprovado. Agora, competição que é bom, e todos os países usam como critério de escolha, necas... Qual é a fama dele dentro dos quartéis? Uma pessoa disse que ele é bonito? O fuzil chegou agora em versão de teste, e já é ótimo? Uma revista falou que ele é bom? O MD97 foi consagrado pela imprensa especializada, e o resultado está aí.gabriel219 escreveu:Acho que não sou EU que tenho que enxergar algo, pois o fuzil foi aprovado por 2 Forças e é falado muito bem dele dentro de quartéis, como a Tecnologia e Defesa expôs e eu mesmo presenciei.
A MB já aprovou o MD-2? Já aprovou o MD-97? Qual a fama dele nos quartéis? Pergunte para algum Combatente de algum Batalhão que está testando o mesmo.
Eu fiz isso com um amigo de peladas (ele é 1ª Sargento) e ele só me falou coisas boas do IA2 e só deu 2 sugestões, que seria uma coronha ajustável e ferrolho de acionamento ambidestro. Fora isso nada de errado.Sim em relação à gestão. E não em relação à sua capacidade.gabriel219 escreveu:Por que é vinculada ao Ministério da Defesa e por que é Brasileira?
Ah, tá bom.Você é muito empolgado. Acredita que fabricamos uma arma revolucionária e que, mais incrivelmente ainda, será vendida para o mundo todo. Falaram isso de todas as armas que a IMBEL fabricou. Tenha calma.gabriel219 escreveu:Se possuem bons argumentos, bastante convincentes, gostaria que os disponibilizassem, pois gostaria de mudar minha opinião caso esteja errado, assim como mudei minha opinião sobre o IA2 antes, pois sempre achei que esse fuzil seria uma bosta e acabei me dando mal.
Não sou empolgado não, só estou repassando o que me falaram, o que o EB falou, o que Túlio falou sobre a MB e os COMANF's.
Você LEU eu falando em super-arma? Se você leu isso, poste por favor, pois posso estar com amnésia e não lembro de ter postado isso.
E o que que tem que falaram? O que vejo é comparação com o passado. "Compraram, fizeram, foi assim..."
Será que nada pode mudar?
- gabriel219
- Sênior
Clermont.
Não, o cano de 35 cm (14 polegadas) é do IA2 5.56. O cano do IA2 7.62 possui 39 cm (quase 16 polegadas).
O IA2 7.62 não é um fuzil para atirador designado, mas um fuzil de assalto e seu cano está de bom tamanho.
Os fuzis 7.62 utilizados em Grupos de Combates da OTAN são fuzis de atiradores designados, diferente de nosso IA2 7.62.
Creio que, com as demandas do IA2, com toda a certeza o EB está pensando em outras versões do IA2, seja 5.56 ou 7.62. Isso se dará gradativamente.
Não, o cano de 35 cm (14 polegadas) é do IA2 5.56. O cano do IA2 7.62 possui 39 cm (quase 16 polegadas).
O IA2 7.62 não é um fuzil para atirador designado, mas um fuzil de assalto e seu cano está de bom tamanho.
Os fuzis 7.62 utilizados em Grupos de Combates da OTAN são fuzis de atiradores designados, diferente de nosso IA2 7.62.
Creio que, com as demandas do IA2, com toda a certeza o EB está pensando em outras versões do IA2, seja 5.56 ou 7.62. Isso se dará gradativamente.
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2515 vezes
- Agradeceram: 1016 vezes
Rapaz, depois da reportagem do fantástico sobre o Projeto Pipa, não duvido de mais nada, um show de corrupção e má gestão...Clermont escreveu:Eu tenho extrema dificuldade de acreditar que o comando do Exército realmente adotará um fuzil que é um fracasso. Uma coisa dessa pode ser escondida durante algum tempo, mas, no momento em que entrar em uso, em larga escala, ficaria exposto para todo mundo ver. Mais ainda nessa época de redes sociais de internet.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2843 vezes
Eu continuo a achar que o cano do IA2 5.56 é demasiado curto para a generalidade dos atiradores/fuzileiros. Mas se é isso que o EB quer... quem sou eu para discordar.
- gabriel219
- Sênior
Corrupção de praças e alguns oficiais subalternos.J.Ricardo escreveu:Rapaz, depois da reportagem do fantástico sobre o Projeto Pipa, não duvido de mais nada, um show de corrupção e má gestão...Clermont escreveu:Eu tenho extrema dificuldade de acreditar que o comando do Exército realmente adotará um fuzil que é um fracasso. Uma coisa dessa pode ser escondida durante algum tempo, mas, no momento em que entrar em uso, em larga escala, ficaria exposto para todo mundo ver. Mais ainda nessa época de redes sociais de internet.
O que isso tem a ver com o Alto-Comando do EB e da MB sobre a dotação do IA2???
Pode ter certeza que os mesmos serão exonerados.
- gabriel219
- Sênior
Cabeça, quando diz atiradores, significa fuzileiros comuns/Combatentes ou Atiradores designados?cabeça de martelo escreveu:Eu continuo a achar que o cano do IA2 5.56 é demasiado curto para a generalidade dos atiradores/fuzileiros. Mas se é isso que o EB quer... quem sou eu para discordar.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Fuzileiros comuns.gabriel219 escreveu:Cabeça, quando diz atiradores, significa fuzileiros comuns/Combatentes ou Atiradores designados?cabeça de martelo escreveu:Eu continuo a achar que o cano do IA2 5.56 é demasiado curto para a generalidade dos atiradores/fuzileiros. Mas se é isso que o EB quer... quem sou eu para discordar.
Mas o cano de 16" para os fuzis 556 está virando padrão nos exércitos ocidentais... o EB só entrou na onda junto.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)