Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39191
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2784 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3781 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Dez 03, 2013 9:43 am

Em caso do FX-2 não avançar, o melhor negócio seriam os Typhoons. O F-16 é o um aparelho em fim de vida, na prática o limite será muito provavelmente 2025. O Typhoon ainda tem muito tempo pela frente, é muito mais capaz (isso viu-se recentemente num exercicio em Espanha onde eles fartaram-se de abater F-18 e Harrier Espanhóis mais os F-16 MLU Portugueses).
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3782 Mensagem por Skyway » Ter Dez 03, 2013 10:38 am

Toda vez que leio a palavra tampão, me da ânsia... F-16 então, da vontade de dar um tiro em alguém.

Essa merda de aviãozinho ultrapassado não deve vir de jeito algum, seria um desastre pior do que ficar sem avião em Anápolis.
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3783 Mensagem por irlan » Ter Dez 03, 2013 11:11 am

Enquanto os 2000-9 do Oriente Médio?, eles aceitaram os Rafales?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3784 Mensagem por rodrigo » Ter Dez 03, 2013 11:33 am

Essa merda de aviãozinho ultrapassado não deve vir de jeito algum, seria um desastre pior do que ficar sem avião em Anápolis.
Eu não acho. E menos de um mês não teremos o único grupo de defesa aérea da FAB. Pense bem, no mundo do combate aéreo, onde vence quem domina o céu, não temos uma aeronave interceptadora. F-5M é uma piada de mau gosto, e se tivessem deixado esse aeromodelo caducar lá atrás, a irreversibilidade da situação nos obrigaria a aquisição de um novo caça. Agora, o tampão é o F-5M.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3785 Mensagem por Skyway » Ter Dez 03, 2013 11:50 am

rodrigo escreveu:
Essa merda de aviãozinho ultrapassado não deve vir de jeito algum, seria um desastre pior do que ficar sem avião em Anápolis.
Eu não acho. E menos de um mês não teremos o único grupo de defesa aérea da FAB. Pense bem, no mundo do combate aéreo, onde vence quem domina o céu, não temos uma aeronave interceptadora. F-5M é uma piada de mau gosto, e se tivessem deixado esse aeromodelo caducar lá atrás, a irreversibilidade da situação nos obrigaria a aquisição de um novo caça. Agora, o tampão é o F-5M.
Pense mais a frente. O F-16 hoje, é o F-5 Forever de amanhã. Aí quando todos estiverem aposentando Rafales, Typhoons e etc, nós estaremos colocando F-16M pra tomar conta de Brasília.

Porque podemos ser pernas de pau em muitas coisas...mas somos muito bons em fazer voar coisa velha até o infinito e além.
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3786 Mensagem por Bourne » Ter Dez 03, 2013 6:51 pm

É claro que o F16 será o F5 de amanhã.

Ou achas que realmente a FAB terá nas próximas décadas mais que três ou quatro dezenas de Rafles, Typhoon ou F35. Sendo otimista devido ao histórico bem desfavorável e sem indicações de ter mudado radicalmente nos últimas anos.

Talvez, usar F16 usados não seja relevante. O importante são outras áreas como defesa anti-aérea e submarinos.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3787 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 03, 2013 7:08 pm

cabeça de martelo escreveu:Em caso do FX-2 não avançar, o melhor negócio seriam os Typhoons. O F-16 é o um aparelho em fim de vida, na prática o limite será muito provavelmente 2025. O Typhoon ainda tem muito tempo pela frente, é muito mais capaz (isso viu-se recentemente num exercicio em Espanha onde eles fartaram-se de abater F-18 e Harrier Espanhóis mais os F-16 MLU Portugueses).
Pois é,

Se o GDA continuar com a missão primária de "Defesa Aérea"... esses Typhoons em promoção cairiam muito bem. O avião é fantástico nesse cenário.

Não acho que seria o avião para equipar 'toda a FAB'... não acho isso realista.

Do mesmo modo que não acho que não conseguiríamos equipar 'toda a FAB' com nenhum dos 3 da short-list para ser honesto. :(

Se já tivessemos escolhido esse F-X desde 2005 ou 2009 eu colocaria mais fé nessa possibilidade. Com esse mimimi de hoje em dia... sei não.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3788 Mensagem por rodrigo » Ter Dez 03, 2013 7:16 pm

Skyway escreveu:
rodrigo escreveu: Eu não acho. E menos de um mês não teremos o único grupo de defesa aérea da FAB. Pense bem, no mundo do combate aéreo, onde vence quem domina o céu, não temos uma aeronave interceptadora. F-5M é uma piada de mau gosto, e se tivessem deixado esse aeromodelo caducar lá atrás, a irreversibilidade da situação nos obrigaria a aquisição de um novo caça. Agora, o tampão é o F-5M.
Pense mais a frente. O F-16 hoje, é o F-5 Forever de amanhã. Aí quando todos estiverem aposentando Rafales, Typhoons e etc, nós estaremos colocando F-16M pra tomar conta de Brasília.

Porque podemos ser pernas de pau em muitas coisas...mas somos muito bons em fazer voar coisa velha até o infinito e além.
Eu vejo um gap, sem interceptadores e aviões de reabastecimento, gravíssimo. Um F-16 é um senhor avanço em relação ao F-5. Temos um caça de curto alcance sem reabastecedores, e com capacidade de armamento muito limitada.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3789 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 03, 2013 7:37 pm

Pergunta: qual é a lógica de se manter em pleno século 21, quando todo mundo está falando a mais de trinta anos em caças multirole, ominirole e coisa e tal, mais agora os indefectíveis drones para todos os gostos e necessidades, em um "grupo de defesa aérea"?

Afinal, doutrinariamente falando, para que queremos, ainda, manter um GDA? Para que serve este anacronismo doutrinal soviético dos anos 50' em 2013, 2014, 2015... e além?

Quando eu digo que algumas coisas tem de mudar na mente das pessoas por aqui e alhures na FAB, antes de mudar caças e coisas afim... :roll:

abs.
Carpe Diem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3790 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 03, 2013 8:10 pm

Bom... O que disse foi """""Se""""" a missao do GDA continuar primariamente como Defesa Aerea.

E claro que qualquer aviao de 4 geracao tambem joga bomba... Mas Se a missao principal do GDA continuar sendo Defesa Aerea o Typhoon tem um excelente desempenho nessa area e sim... Ele pode jogar bomba caso necessario. ;)

[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3791 Mensagem por Justin Case » Ter Dez 03, 2013 8:16 pm

FCarvalho, boa noite.

Você está certo. Mas creio que a FAB também verá a atribuição dos esquadrões ajustada às operações de aeronaves "omnirole".
Os países que operam essa classe de aeronaves mantém versões idênticas em todos os esquadrões e pilotos capacitados a cumprir TODAS as missões de caça.
Ainda assim, não existem pilotos que sejam experts em todas as tarefas. O que se faz é manter esquadrões que, apesar de serem multifuncionais, têm foco especial em tarefas específicas, para desenvolver doutrina e transmiti-la para os outros esquadrões operacionais.
Nesse caso, mesmo tendo capacidade de cumprir todas as missões de caça, é provável que o 1º GDA seja designado como responsável pelo desenvolvimento da doutrina relativa às operações a-ar (interceptação, PAC, combate...). Do mesmo modo, outro esquadrão será responsável por reconhecimento e designação de alvos; outro para ar-solo, outro para ar-mar, outro para guerra eletrônica...
Abraço,

Justin
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3792 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Dez 03, 2013 8:38 pm

FCarvalho escreveu:Pergunta: qual é a lógica de se manter em pleno século 21, quando todo mundo está falando a mais de trinta anos em caças multirole, ominirole e coisa e tal, mais agora os indefectíveis drones para todos os gostos e necessidades, em um "grupo de defesa aérea"?

Afinal, doutrinariamente falando, para que queremos, ainda, manter um GDA? Para que serve este anacronismo doutrinal soviético dos anos 50' em 2013, 2014, 2015... e além?

Quando eu digo que algumas coisas tem de mudar na mente das pessoas por aqui e alhures na FAB, antes de mudar caças e coisas afim... :roll:
Porque a defesa aérea é a única missão que exige prontidão, podemos estar em tempos de paz e, sem aviso prévio, aviões precisam decolar para realizar uma interceptação, essa situação emergencial não vai acontecer com caças que precisam jogar bombas, fazer escoltas, patrulhas, etc.

E não, mísseis antiaéreos não substituem, primeiro porque interceptar não significa abater, ainda mais em tempos de paz, segundo porque mísseis falham, mas, mesmo que a estratégia do inimigo negue a eficiência de mísseis antiaéreos um piloto em um caça ainda é uma séria ameaça a esse inimigo.

Minha única objeção com o GDA é estar todo concentrado em uma única base, por mim acho mais inteligente um número menor de aviões por base espalhado por todas as bases da FAB.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3793 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 03, 2013 9:50 pm

Carlos Lima escreveu:Bom... O que disse foi """""Se""""" a missao do GDA continuar primariamente como Defesa Aerea.
E claro que qualquer aviao de 4 geracao tambem joga bomba... Mas Se a missao principal do GDA continuar sendo Defesa Aerea o Typhoon tem um excelente desempenho nessa area e sim... Ele pode jogar bomba caso necessario. ;)
[]s
CB
Esse "se" é que me torce as entranhas... :|

abs.
Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3794 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 03, 2013 10:13 pm

editado.
Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Dez 03, 2013 10:15 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3795 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 03, 2013 10:14 pm

Justin Case escreveu:FCarvalho, boa noite.
Você está certo. Mas creio que a FAB também verá a atribuição dos esquadrões ajustada às operações de aeronaves "omnirole".
Os países que operam essa classe de aeronaves mantém versões idênticas em todos os esquadrões e pilotos capacitados a cumprir TODAS as missões de caça.
Ainda assim, não existem pilotos que sejam experts em todas as tarefas. O que se faz é manter esquadrões que, apesar de serem multifuncionais, têm foco especial em tarefas específicas, para desenvolver doutrina e transmiti-la para os outros esquadrões operacionais.
Nesse caso, mesmo tendo capacidade de cumprir todas as missões de caça, é provável que o 1º GDA seja designado como responsável pelo desenvolvimento da doutrina relativa às operações a-ar (interceptação, PAC, combate...). Do mesmo modo, outro esquadrão será responsável por reconhecimento e designação de alvos; outro para ar-solo, outro para ar-mar, outro para guerra eletrônica...
Abraço,
Justin
Olá Justin,

Até penso que uma distribuição das missões quanto à formação de doutrina seja louvável e até mesmo justificável entre diferentes esquadrões da FAB, com vista à manutenção do referencial teórico necessário. Mas isso seria tão mais justificável se tivéssemos realmente uma qtde tal de esquadrões que valesse o esforço de tal medida, o que nunca foi bem o nosso caso. E penso, dificilmente o será, já que os supostos 120 caças multirole prometidos para o plano de reequipamento da FAB tem sérias perspectivas de jamais vir a tornar-se realidade. Além do que, mal e porcamente formaria 10 esquadrões, que convenhamos, para um país com uma área de defesa aérea de mais de 13 milhões km2 não é lá muito animador, mesmo que fossem 120 PAK-FA da vida.

Entretanto, o que me espanta mesmo, é o fato de ainda não termos esta mentalidade difundida na própria FAB pela simples ausência de caças justamente naquela categoria, ou seja, omnirole. E fato é que até hoje, os nossos parcos esquadrões ainda atuam como nos anos 60/70 com cada esquadrão "cumprindo com as suas missões primárias" dentro do aspecto organizacional da FAB. O GDA faz a "defesa aérea" os A-1M cumprem o ataque/rec e os F-5 fazem mais ou menos uma coisa de cada. Mais para menos do que pra mais, diga-se de passagem, já que nunca foram feitos para serem interceptadores, posto que foram projetados para serem meros "caça-bombardeiros", como se dizia antigamente.

Neste sentido, penso que seria, digamos, prudente que a FAB realocasse a designação do GDA após a chegada dos FX, para, por exemplo, 2o GAvCa, até em homenagem aquela histórica unidade dos idos tempos iniciais da FAB,.e que penso seria bem mais coerente com a nova realidade de missões que esta unidade cumpriria em vista dos caças e de suas equipagens, sem necessariamente imprimir um caráter de ser " a unde de defesa aérea da FAB".

Mesmo porque, em matéria de defesa aérea, continuamos e continuaremos devida e claramente defendidos por um sistema absolutamente inócuo e ineficaz, para não dizer inexistente, em termos de cobertura aérea.

Mas, se dermos um passo já naquela direção, penso que também já estaria de bom tamanho. Melhor do que ficar parado(atrasado) no tempo, como de costume, desde sempre.

abs.
Carpe Diem
Trancado