Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Alternativas para fim do FX2

#3706 Mensagem por Tchelo » Qua Nov 27, 2013 5:02 pm

A minha pergunta é:

Independente do escolhido, teremos um tampax (modelo dependendo do vencedor) até a entrega do FX?

Na minha opinião, seria o ideal para manter o mínimo de credibilidade em nossa defesa aérea.

Se der Rafale - M2000-5
Se der Gripen - Gripen C/D
Se der SH - F/A 18 ou F16

Abçs
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3707 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 27, 2013 5:23 pm

Os F-5 aguentam até lá (caso o F-X seja decidido por agora).

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13793
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3708 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 27, 2013 5:35 pm

Nenhum dos concorrentes do F-X2, que eu saiba, ofereceu um tampão.

Bom, vão esperar decidir o F-X2 para dar novos caças á FAB??? Pessoal, cinto em falar isso, mas nossa aviação de caça acabou.

Mesmo que fosse decidido hoje e o contrato levando 1 ano para ser fechado, primeiras unidades do F-X2 viria só em 2019 ou 2020, na melhor das hipóteses.

Se for decidido em 2015 e o contrato assinado em 2016, primeiras unidades chegaram em meados de 2025. Assim, NEM TEREMOS AMX A-1M.

A hora da FAB agir é agora, se não será transformada em transportadora do GF.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3709 Mensagem por Penguin » Qua Nov 27, 2013 5:48 pm

gabriel219 escreveu:Nenhum dos concorrentes do F-X2, que eu saiba, ofereceu um tampão.

Mas o Ministro da Defesa sabe mais do que vc. E ele disse que os 3 concorrente do FX2 ofereceram soluções intermediárias até a chegada do FX2. Vá até o minuto 44:00 do video da entrevista e escute com seus próprios ouvidos.

Bom, vão esperar decidir o F-X2 para dar novos caças á FAB??? Pessoal, cinto em falar isso, mas nossa aviação de caça acabou.

Mesmo que fosse decidido hoje e o contrato levando 1 ano para ser fechado, primeiras unidades do F-X2 viria só em 2019 ou 2020, na melhor das hipóteses.

Se for decidido em 2015 e o contrato assinado em 2016, primeiras unidades chegaram em meados de 2025. Assim, NEM TEREMOS AMX A-1M.

A hora da FAB agir é agora, se não será transformada em transportadora do GF.
Se o cronograma de entregas se alongar, talvez seja inevitável uma solução intermediaria.
A FAB já fez a parte dela. Falta agora a PR decidir.

[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3710 Mensagem por Penguin » Qua Nov 27, 2013 5:52 pm

Carlos Lima escreveu:Os F-5 aguentam até lá (caso o F-X seja decidido por agora).

[]s
CB_Lima
Pode ser, pode não ser.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3711 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 27, 2013 7:16 pm

Se os concorrente, na manutenção de suas ofertas, solicitadas neste último mês de setembro, quando do seu vencimento, resolveram oferecer soluções intermediárias, presumo deve ter sido ou por solicitação da FAB, ou por pura precaução mesmo, visto que todos estão cientes de que o FX não tem data certa para ser definido. Ou mesmo se terá uma definição.

Então nada mais coerente com o status quo do momento, do que esta oferta, posto que todos sabem que qualquer dos caças que ganhar o FX só irá aparecer por aqui bem depois que os primeiros F-5 começarem a dar baixa na FAB, além dos próprios M-2000B/C, que se aposentam este ano.

É uma solução de consenso, e de bom senso também, diria, já que a nossa defesa aérea a partir do ano que vem e até o final desta década, literalmente tornara-se muito mais inócua do que já costuma ser. E isso em pleno ano de copa do mundo e olimpíadas.

Talvez este fato esteja pesando bem mais na cabeças pensantes do planalto do que quaisquer outras necessidades da FAB, justificando os boatos de citas promessas feitas para uma solução do FX, de parte da Pres. DR, ao cmte Saito, ainda neste ano.

Mas vamos aguardar. O ano ainda não acabou. Talvez isso seja resolvido ainda este ano, se é que já não o foi. E está tudo sendo guardado para ser bem usado na hora mais conveniente.

Vai saber.

abs.
Carpe Diem
passarodeferro
Júnior
Júnior
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 9:48 pm
Agradeceram: 9 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3712 Mensagem por passarodeferro » Qua Nov 27, 2013 7:53 pm

Excertos da entrevista do Minitstro da Defesa Celso Amorim, em que fala do material aéreo e põe de parte a hipótese de receber material russo em leasing:

Notícia: http://www.passarodeferro.com/2013/11/m ... -x2-e.html
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13793
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3713 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 27, 2013 8:45 pm

Penguin escreveu:
gabriel219 escreveu:Nenhum dos concorrentes do F-X2, que eu saiba, ofereceu um tampão.

Mas o Ministro da Defesa sabe mais do que vc. E ele disse que os 3 concorrente do FX2 ofereceram soluções intermediárias até a chegada do FX2. Vá até o minuto 44:00 do video da entrevista e escute com seus próprios ouvidos.

Bom, vão esperar decidir o F-X2 para dar novos caças á FAB??? Pessoal, cinto em falar isso, mas nossa aviação de caça acabou.

Mesmo que fosse decidido hoje e o contrato levando 1 ano para ser fechado, primeiras unidades do F-X2 viria só em 2019 ou 2020, na melhor das hipóteses.

Se for decidido em 2015 e o contrato assinado em 2016, primeiras unidades chegaram em meados de 2025. Assim, NEM TEREMOS AMX A-1M.

A hora da FAB agir é agora, se não será transformada em transportadora do GF.
Se o cronograma de entregas se alongar, talvez seja inevitável uma solução intermediaria.
A FAB já fez a parte dela. Falta agora a PR decidir.

[]s
Sim, os concorrentes PODEM até ter tampões, mas isso só quando for decidido.

Quando será mesmo?
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3714 Mensagem por Penguin » Qua Nov 27, 2013 9:24 pm

gabriel219 escreveu:
Penguin escreveu: Se o cronograma de entregas se alongar, talvez seja inevitável uma solução intermediaria.
A FAB já fez a parte dela. Falta agora a PR decidir.

[]s
Sim, os concorrentes PODEM até ter tampões, mas isso só quando for decidido.

Quando será mesmo?

Segue TRANSCRIÇÃO da fala do MInistro da Defesa:
(...)
Folha de São Paulo: O sr. falou dos Hércules que estão chegando aí ao final do ciclo de vida útil deles. Os caças Mirage também, parece que no final de ano terão que ser aposentados, é isso? Haverá um buraco aí entre a aposentadoria dos caças e a chegada dos novos, o que vai se fazer nesse hiato?

Ministro Celso Amorim: Há duas coisas que eu tenho que lhe dizer. Primeiro, os nossos caças mais antigos foram todos modernizados, que é claro que não é a mesma coisa, mas eles têm, digamos, uma aviônica moderna, uma capacidade de tiro modernizada, então nós não vamos ficar desprotegidos. A segunda coisa que eu quero dizer é que eu não sei qual caça que vai ser escolhido, mas qualquer um deles, todos eles ofereceram soluções intermediárias também enquanto não ficar pronto o primeiro caça que for encomendado. Então nós estaremos –claro que não tão bem protegidos como gostaríamos–, mas não vamos ficar pior do que estávamos com o Mirage, que aliás já se tornou caríssimo, cuja manutenção se tornou muito cara.

Folha de São Paulo: Ou seja, o fornecedor desses caças vai oferecer uma solução de transição aí para que o país não fique sem esse equipamento no período em que os novos não chegam?

Ministro Celso Amorim: Isso, seguramente. Os novos, em relação aos quais a ideia é progressivamente produzi-los no Brasil, numa proporção crescente. É preciso também que isso fique… é muito importante. É muito diferente dos caças do passado, que vinham prontos.
(...)
http://www.aereo.jor.br/2013/11/27/apos ... do-amorim/
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3715 Mensagem por bcorreia » Qua Nov 27, 2013 9:25 pm

Independente do tampão, não duvido que não muito tempo após o termino das negociações venham os aviões escolhidos no FX, nos EUA o F18 está com a linha de produção quase no final, sem falar que a cadência de produção da Boeing é alta, na França o governo quer passar os slots de produção para outro comprador atrasando as entregas dos Rafales para as FA francesas e a negociação com a Índia sabe-se lá quando que termina, não duvido que não muito após o termino das negociações já venham alguns aviões novos para a FAB, o que mais deve demorar ai seriam os montados por aqui.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18576
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3716 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 27, 2013 10:35 pm

Durante a vista do Hollande, a imprensa vai bater no tema nas entrevistas com a Dilma. E quero ver qual vai ser a desculpa dela da vez, se não fechar negócio.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3717 Mensagem por Penguin » Qua Nov 27, 2013 10:38 pm

knigh7 escreveu:Durante a vista do Hollande, a imprensa vai bater no tema nas entrevistas com a Dilma. E quero ver qual vai ser a desculpa dela da vez, se não fechar negócio.
Pois é. Falta pouco.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13793
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3718 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 27, 2013 10:50 pm

Penguin, não estou negando isso, mas os tampões só virão (???) SE houver decisão. Será que irá haver decisão?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13793
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3719 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 27, 2013 10:50 pm

Penguin, não estou negando isso, mas os tampões só virão (???) SE houver decisão. Será que irá haver decisão?
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3720 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 27, 2013 11:09 pm

gabriel219 escreveu:Penguin, não estou negando isso, mas os tampões só virão (???) SE houver decisão. Será que irá haver decisão?
Ninguém tem essa resposta amigo.

Só a Dilma.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Trancado