A-12
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- gabriel219
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Re: A-12
Já que ele vai para o PMG, se houvesse verba, daria tempo para trocar as catapultas para 2 de 30 t's e até comprar uns 18 F-18A/B e moderniza-los. Os A-4 modernizados, poderíamos vender para a Argentina ou outro país.
- FCarvalho
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Re: A-12
Nada disso Gabriel. O que se muito for feito, será a complementação do que já foi realizado até aqui. e se aparar as arestas do que ainda precisa ser resolvido. O PMG neste sentido irá também servir para retificar e ratificar todas as mudanças elaboradas para que o navio volte o quanto antes para o mar.
Neste PMG, talvez saibamos quais são as reais dificuldades que ainda impedem o lançamento deste navio ao mar.
É esperar para ver.
abs
Neste PMG, talvez saibamos quais são as reais dificuldades que ainda impedem o lançamento deste navio ao mar.
É esperar para ver.
abs
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- gabriel219
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Re: A-12
Gabriel, todos os PMG dos navios da MB contam com previsão de verba no orçamento para o ano em que ocorrem. E quanto a isto a MB tem sido muito responsável.
É claro que nem sempre se pode fazer tudo o que se quer fazer, mas em todo caso, o Nae SP irá ter o seu PMG de forma a contemplar o mais que possível todos os seus óbices quanto a plena recuperação de sua capacidade de navegação.
Não sei lhe dizer o quanto em termos financeiros estariam resguardados para este período do navio, mas acredite que a MB tem em mente de que ele tem de estar pronto no ano que vem, como disse acima, em função da chegada das aeronaves modernizadas da AN. E para isso existe um cronograma que a MB tem procurado seguir de forma responsável e inteligente dentro de suas limitações. Afinal, ela não é a dona das verbas, mas simples usuária.
Vamos aguardar mais um pouco ate vermos o quanto este PMG poderá, ou não, ser extenso em relação ao A12.
Eu penso que não. E tenho lá motivos para acreditar que nisso.
abs
É claro que nem sempre se pode fazer tudo o que se quer fazer, mas em todo caso, o Nae SP irá ter o seu PMG de forma a contemplar o mais que possível todos os seus óbices quanto a plena recuperação de sua capacidade de navegação.
Não sei lhe dizer o quanto em termos financeiros estariam resguardados para este período do navio, mas acredite que a MB tem em mente de que ele tem de estar pronto no ano que vem, como disse acima, em função da chegada das aeronaves modernizadas da AN. E para isso existe um cronograma que a MB tem procurado seguir de forma responsável e inteligente dentro de suas limitações. Afinal, ela não é a dona das verbas, mas simples usuária.
Vamos aguardar mais um pouco ate vermos o quanto este PMG poderá, ou não, ser extenso em relação ao A12.
Eu penso que não. E tenho lá motivos para acreditar que nisso.
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- J.Ricardo
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Re: A-12
Que tenha vindo, o tempo em que opalão esta na MB, já foi o suficiente para colocarem ele nos "trinques"...irlan escreveu:Ele veio bixado lá da França não?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- lobo_guara
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Re: A-12
gabriel219 escreveu:Amigo Paisano, FHC, Sarney, Collor, Dilma e Lula nunca deram a mínima para as Forças Armadas, ainda mais a Dilma.
Não é só o F-X2 que está parado, o KC-X2, PROSUPER, PRONAE, PROTEGER (de certa forma), COBRA, SISFRON (está começando a andar em passos muito lentos) e entre outros estão parados ou andando muito lento por falta de verdinhas, que o governo se nega a liberar em "prol da sociedade", sendo que os mesmos gastas MILHÕES de reais com porcarias.
Não é uma crítica ideológica, anti-partido ou coisa do tipo, é só uma critica realista e construtiva .
Abs.
considerando esta tua afirmação então podemos entender que quem autorizou o pagamento de:
12 CASA295, 9 P3BR, 50 EC725, 16 SH70 BH, 8 SH anti-submarinos, a modernização de F5, A1, AF-4MB, C130, etc. a aquisição de 270 Leo1A5BR, Amodernização dos M113 EB e FzN, O programa da VB Guarani, O PROSUB, O KC390, A família Marrua, o programa A-DARTER, o SABER 60, O ASTROS 2020, Os novos Fuzis do EB, a nova família de Morteiros do EB, os Obuseiros M109 A5 em contratação, NaPa 500, o futuro KC767 da FAB e os PANTSIR S1 da AAAer, tudo isso e todo mais que já foi feito ou esta planejado tudo é obra do acaso e esta sendo pago com autorização do Espirito Santo.
Vamos ter paciência pessoal, estamos passando por uma crise financeira global e o Brasil não é isento a isso, apesar do governo estar conseguindo minimizar ao máximo o impacto social desta sobre a sociedade (menores taxas de desemprego) através de um amplo programa de obras públicas (saneamento, habitação, rodovias, hidroelétricas, portos, etc.), a capacidade de investimento do governo esta no limite e como felizmente vivemos uma situação de paz com nossos vizinhos os investimentos na área de defesa ficam em compasso de espera, isto acontece no Brasil e no resto do mundo. O problema é que no caso Brasileiro os vários anos sem investimento algum nas FFAA por parte dos governos Liberais pós-Nova República nos conduziu para uma obsolência em bloco do aparato militar, por isso a necessidade de uma nova estratégia de defesa criada no atual governo e de inúmeros mecanismos de fomento inclusive desoneração fiscal e através do BNDES, FINEP, etc.
Bem mas tudo isso não é nada.... Boa compreensão dos fatos.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- lobo_guara
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Re: A-12
A Faltou citar os 12 Mi-35, e os 3 NaPaOc da classe Amazonas, a modernização dos Bandeirantes e Bandeirulhas, a conclusão da aquisição dos AT-29, o programa do MANSUP e do AV-AMT300, etc. Isso sem falar na quase conclusão do FX-2 com a aquisição do RAFALE em 2009, não fosse a relutância e equívocos por parte do comando da FAB e hoje teríamos a melhor Força Aérea do Hemisfério Sul.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- gabriel219
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Re: A-12
Você foi um pouco infeliz na questão, pois Leopard 1A5, Fuzil IA2, 3 NaPaOc, A-4M, F-5M, AMX A-1M, modernização do M113, compra dos M109A5 e modernização dos existentes foram feitos com o recurso das próprias Forças.
Do que você já citou, apenas o Astros 2020, KC-390,AH-2 e PROSUB podem ser levados em conta por terem investimentos diretos do GF.
KC-767 AINDA nem foi comprado, só houve a decisão da FAB e ainda nem foi contratado (a IAI).
De que adianta escolher o Rafale e não comprar? Nos tornamos mais fortes assim? A culpa da não compra do Rafale foi do Presidente, mesmo que a FAB não tenha pedido o mesmo. O que aconteceu no caso dos EC-725, alguém pediu? Não, mesmo assim o GF pagou o preço de um Su-35S com seus sistemas, sem armamentos, por um heli modernização de outro.
Mesmo assim, vamos considerar as coisas que o GF pagou, você acha que foram suficientes? Estamos muito fortes agora, mesmo tendo um PIB maior que R$ 2,300 BILHÕES?
Do que você já citou, apenas o Astros 2020, KC-390,AH-2 e PROSUB podem ser levados em conta por terem investimentos diretos do GF.
KC-767 AINDA nem foi comprado, só houve a decisão da FAB e ainda nem foi contratado (a IAI).
De que adianta escolher o Rafale e não comprar? Nos tornamos mais fortes assim? A culpa da não compra do Rafale foi do Presidente, mesmo que a FAB não tenha pedido o mesmo. O que aconteceu no caso dos EC-725, alguém pediu? Não, mesmo assim o GF pagou o preço de um Su-35S com seus sistemas, sem armamentos, por um heli modernização de outro.
Mesmo assim, vamos considerar as coisas que o GF pagou, você acha que foram suficientes? Estamos muito fortes agora, mesmo tendo um PIB maior que R$ 2,300 BILHÕES?
- saullo
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Re: A-12
O pessoal que partidariza debates tem que por na cabeça que o Brasil precisa de uma defesa condizente com seu tamanho, sua população e suas riquezas.
Essa de ficar citando quem fez isso e aquilo e aquilo outro, é meio inócua, pois tudo isso é pouco perante o que realmente deveríamos ser em termos de defesa e nunca conseguinos ser.
Infelizmente nossa defesa tem a estatura daqueles políticos que, graças à ignorância quase perene da maioria, são eleitos para usar nossos recursos das formas que bem sabemos.
Abraços
Essa de ficar citando quem fez isso e aquilo e aquilo outro, é meio inócua, pois tudo isso é pouco perante o que realmente deveríamos ser em termos de defesa e nunca conseguinos ser.
Infelizmente nossa defesa tem a estatura daqueles políticos que, graças à ignorância quase perene da maioria, são eleitos para usar nossos recursos das formas que bem sabemos.
Abraços
- lobo_guara
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Re: A-12
OK. Concordamos plenamente nesta tua colocação. Mas observe, as forças singulares não geram receita. O dinheiro vem do orçamento que é encaminhado pelo governo ao congresso. Então houve espaço ara investimento nas FFAA nos orçamentos dos últimos governos. E isso que estou dizendo. Enao e uma questão de Partidarizar a questão mas sim de ser coerente e afirmar que houve melhorias. Por certo a situação não é a ideal mas estamos melhorando, ao menos esta é a minha percepção.gabriel219 escreveu:Você foi um pouco infeliz na questão, pois Leopard 1A5, Fuzil IA2, 3 NaPaOc, A-4M, F-5M, AMX A-1M, modernização do M113, compra dos M109A5 e modernização dos existentes foram feitos com o recurso das próprias Forças.
Do que você já citou, apenas o Astros 2020, KC-390,AH-2 e PROSUB podem ser levados em conta por terem investimentos diretos do GF.
KC-767 AINDA nem foi comprado, só houve a decisão da FAB e ainda nem foi contratado (a IAI).
De que adianta escolher o Rafale e não comprar? Nos tornamos mais fortes assim? A culpa da não compra do Rafale foi do Presidente, mesmo que a FAB não tenha pedido o mesmo. O que aconteceu no caso dos EC-725, alguém pediu? Não, mesmo assim o GF pagou o preço de um Su-35S com seus sistemas, sem armamentos, por um heli modernização de outro.
Mesmo assim, vamos considerar as coisas que o GF pagou, você acha que foram suficientes? Estamos muito fortes agora, mesmo tendo um PIB maior que R$ 2,300 BILHÕES?
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: A-12
Eu nem estava falando disso até o amigo Lobo me questionar sobre isso. Só fiz responde-lo, pois só expôs sua opinião de forma educada.
Houve melhorias? Sim, não vou mentir dizendo que não houve, mas isso é MUITO POUCO pra o nosso país.
Houve melhorias? Sim, não vou mentir dizendo que não houve, mas isso é MUITO POUCO pra o nosso país.
Re: A-12
‘Liaoning’ suspende para ciclo de testes no Mar do Sul da China
Por Ben Blanchard; Megha Rajagopalan e Manny Mogato. Edição Por Nick Macfie
A China mandou seu navio-aeródromo Liaoning para treinamentos na região do Mar do Sul da China, em meio a disputas territoriais com as Filipinas e outros países da área, além de de tensões com o Japão por conta dos planos de estabelecer uma zona de defesa aérea sobre águas disputadas com Tóquio.
Desde o comissionamento, em janeiro deste ano, o Liaoning – adquirido da Ucrânia e reformado pela China – já realizou mais de 100 exercícios e testes, mas se trata do primeiro envio da embarcação para o Mar do Sul. Segundo comunicado oficial da Marinha do Exército de Libertação Popular da China para o portal de notícias navy.81.cn/, o porta-aviões suspendeu da base naval de Quingdao, no nordeste do país, acompanhado por dois contratorpedeiros e duas fragatas.
De acordo com o site, durante a permanência do navio no Mar do Sul, serão realizados “testes, pesquisas científicas e manobras militares”. O momento escolhido para esses exercícios levou à inevitável desconfiança por parte das nações vizinhas por conta das reivindicações marítimas e territoriais que sobrepõem. A China protestou formalmente contra os Estados Unidos e o Japão após os dois países terem criticado abertamente os planos chineses de estabelecer novas regras para o espaço aéreo sobre a região de litígio do Mar de Leste. Na última quinta-feira (21) autoridades da Austrália teriam entrado em contato com o embaixador chinês no país para expressar preocupação acerca da chamada Air Defence Identification Zone.
A China, por sua vez, também reivindica soberania sobre toda a região do Mar do Sul, rica em petróleo e gás, entrando em atrito direto com Taiwan, Malásia, Brunei, Filipinas e Vietnã. A disputa é um dos pontos mais sensíveis da expansão militar chinesa, bem como o “pivô” da presença americana da Ásia-Pacífico.
Apesar de ser considerado tecnologicamente atrasado em comparação aos porta-aviões americanos, o Liaoning representa as ambições navais da China, e vem sendo objeto central de campanhas patrióticas do país.
“Não tão preocupante”
O diretor do Instituto de Pesquisa para Paz, Violência e Terrorismo das Filipinas, Rommel Banlaoi, afirmou que o navio-aeródromo chinês ainda está anos longe de representar uma ameaça real. “A China ainda está desenvolvendo seu próprio modelo de como operar um porta-aviões, e a tecnologia é muito atrasada em comparação aos Estados Unidos. Banlaoi ainda completa: “Pessoalmente, eu não acho tão preocupante um porta-aviões a diesel em uma missão de treinamento”.
A Marinha do ELP não especificou que tipo de treinamento seria feito durante o desdobramento do Liaoning, e apenas enfatizou que os exercícios anteriores, envolvendo pouso e decolagem de aeronaves, foram bem-sucedidos. Boa parte das manobras divulgadas haviam acontecido até então na região do Mar Amarelo, entre o território chinês e a Península da Coreia.
Segundo o professor de ciência política, Joseph Cheng, da Universidade de Hong Kong, ”obviamente, as autoridades chinesas vêm adotando uma série de medidas para reforçar as reivindicações nos territórios litigiosos”. Cheng ainda aponta: “ao ver o Japão e países do Sudeste Asiático também tomando medidas para reforçar sua soberania, a China tem que responder”.
A Marinha chinesa comunicou que a missão do porta-aviões é de rotina, e que o Liaoning ainda está em fase de testes. “Os testes no Mar do Sul são parte dos procedimentos normais para provas e adestramento”, aponta o comunicado. “Viagens longas são uma etapa necessária de experimentação a fim de testar equipamentos e pessoal ao longo de semanas de trabalho contínuo em condições hidrológicas e meteorológicas variadas.
Por Ben Blanchard; Megha Rajagopalan e Manny Mogato. Edição Por Nick Macfie
A China mandou seu navio-aeródromo Liaoning para treinamentos na região do Mar do Sul da China, em meio a disputas territoriais com as Filipinas e outros países da área, além de de tensões com o Japão por conta dos planos de estabelecer uma zona de defesa aérea sobre águas disputadas com Tóquio.
Desde o comissionamento, em janeiro deste ano, o Liaoning – adquirido da Ucrânia e reformado pela China – já realizou mais de 100 exercícios e testes, mas se trata do primeiro envio da embarcação para o Mar do Sul. Segundo comunicado oficial da Marinha do Exército de Libertação Popular da China para o portal de notícias navy.81.cn/, o porta-aviões suspendeu da base naval de Quingdao, no nordeste do país, acompanhado por dois contratorpedeiros e duas fragatas.
De acordo com o site, durante a permanência do navio no Mar do Sul, serão realizados “testes, pesquisas científicas e manobras militares”. O momento escolhido para esses exercícios levou à inevitável desconfiança por parte das nações vizinhas por conta das reivindicações marítimas e territoriais que sobrepõem. A China protestou formalmente contra os Estados Unidos e o Japão após os dois países terem criticado abertamente os planos chineses de estabelecer novas regras para o espaço aéreo sobre a região de litígio do Mar de Leste. Na última quinta-feira (21) autoridades da Austrália teriam entrado em contato com o embaixador chinês no país para expressar preocupação acerca da chamada Air Defence Identification Zone.
A China, por sua vez, também reivindica soberania sobre toda a região do Mar do Sul, rica em petróleo e gás, entrando em atrito direto com Taiwan, Malásia, Brunei, Filipinas e Vietnã. A disputa é um dos pontos mais sensíveis da expansão militar chinesa, bem como o “pivô” da presença americana da Ásia-Pacífico.
Apesar de ser considerado tecnologicamente atrasado em comparação aos porta-aviões americanos, o Liaoning representa as ambições navais da China, e vem sendo objeto central de campanhas patrióticas do país.
“Não tão preocupante”
O diretor do Instituto de Pesquisa para Paz, Violência e Terrorismo das Filipinas, Rommel Banlaoi, afirmou que o navio-aeródromo chinês ainda está anos longe de representar uma ameaça real. “A China ainda está desenvolvendo seu próprio modelo de como operar um porta-aviões, e a tecnologia é muito atrasada em comparação aos Estados Unidos. Banlaoi ainda completa: “Pessoalmente, eu não acho tão preocupante um porta-aviões a diesel em uma missão de treinamento”.
A Marinha do ELP não especificou que tipo de treinamento seria feito durante o desdobramento do Liaoning, e apenas enfatizou que os exercícios anteriores, envolvendo pouso e decolagem de aeronaves, foram bem-sucedidos. Boa parte das manobras divulgadas haviam acontecido até então na região do Mar Amarelo, entre o território chinês e a Península da Coreia.
Segundo o professor de ciência política, Joseph Cheng, da Universidade de Hong Kong, ”obviamente, as autoridades chinesas vêm adotando uma série de medidas para reforçar as reivindicações nos territórios litigiosos”. Cheng ainda aponta: “ao ver o Japão e países do Sudeste Asiático também tomando medidas para reforçar sua soberania, a China tem que responder”.
A Marinha chinesa comunicou que a missão do porta-aviões é de rotina, e que o Liaoning ainda está em fase de testes. “Os testes no Mar do Sul são parte dos procedimentos normais para provas e adestramento”, aponta o comunicado. “Viagens longas são uma etapa necessária de experimentação a fim de testar equipamentos e pessoal ao longo de semanas de trabalho contínuo em condições hidrológicas e meteorológicas variadas.
Re: A-12
Galera, postei a notícia acima aqui, pois achei interessante (pra não dizer hilário ou trágico) o comentário de um internauta no Poder Aéreo:
“O Brasil mandou seu navio-aeródromo São Paulo para treinamentos na região da Baía da Guanabara.”
“Desde o comissionamento, em setembro de 2000, o São Paulo – adquirido da França sem armamentos e com problemas nas caldeiras – realizou menos de 10 exercícios e testes, e se trata do primeiro envio da embarcação para fora do dique. Segundo comunicado oficial da Marinha do Brasil para um portal de notícias chapa branca, o porta-aviões suspendeu da base naval do Rio de Janeiro, no sudeste do país, acompanhado por dois rebocadores e duas traineiras.”
“De acordo com o site, durante a permanência do navio na Baía da Guanabara, serão realizados “testes, remendos e manobras de evacuação”. O momento escolhido para esses exercícios levou à inevitável ridicularização por parte das nações amigas por conta das reivindicações marítimas e territoriais que se sobrepõem. O Brasil protestou formalmente contra tudo e todos após terem criticado abertamente os planos brasileiros de estender sua zona econômica exclusiva.”
“O Brasil, por sua vez, também reivindica soberania sobre toda a região do Atlântico Sul, rica em petróleo e gás, entrando em atrito direto com ninguém.”
“Apesar de ser considerado tecnologicamente atrasado em comparação a qualquer outro porta-aviões, o São Paulo representa as ambições navais da Marinha do Brasil, e vem sendo objeto central de críticas no país.”
“Não tão preocupante”
“O diretor do Instituto de Pesquisa para Paz, Violência e Terrorismo das Filipinas, Rommel Banlaoi, afirmou que o navio-aeródromo brasileiro ainda está anos longe de representar uma ameaça real. “O Brasil ainda está desenvolvendo seu próprio modelo de como operar um porta-aviões, e a tecnologia é muito atrasada em comparação aos Estados Unidos. Banlaoi ainda completa: “Pessoalmente, eu não acho tão preocupante um porta-aviões a caldeiras em uma missão de treinamento”.
“A Marinha do Brasil comunicou que a missão do porta-aviões é rara, e que o São Paulo ainda está em fase de testes. “Os testes na Baía da Guanabara são parte dos procedimentos normais para provas e adestramento”, aponta o comunicado. “Viagens curtas são uma etapa necessária de experimentação a fim de testar equipamentos e pessoal ao longo de horas de trabalho contínuo em condições hidrológicas e meteorológicas favoráveis.”
Não sei se rio ou se choro.
“O Brasil mandou seu navio-aeródromo São Paulo para treinamentos na região da Baía da Guanabara.”
“Desde o comissionamento, em setembro de 2000, o São Paulo – adquirido da França sem armamentos e com problemas nas caldeiras – realizou menos de 10 exercícios e testes, e se trata do primeiro envio da embarcação para fora do dique. Segundo comunicado oficial da Marinha do Brasil para um portal de notícias chapa branca, o porta-aviões suspendeu da base naval do Rio de Janeiro, no sudeste do país, acompanhado por dois rebocadores e duas traineiras.”
“De acordo com o site, durante a permanência do navio na Baía da Guanabara, serão realizados “testes, remendos e manobras de evacuação”. O momento escolhido para esses exercícios levou à inevitável ridicularização por parte das nações amigas por conta das reivindicações marítimas e territoriais que se sobrepõem. O Brasil protestou formalmente contra tudo e todos após terem criticado abertamente os planos brasileiros de estender sua zona econômica exclusiva.”
“O Brasil, por sua vez, também reivindica soberania sobre toda a região do Atlântico Sul, rica em petróleo e gás, entrando em atrito direto com ninguém.”
“Apesar de ser considerado tecnologicamente atrasado em comparação a qualquer outro porta-aviões, o São Paulo representa as ambições navais da Marinha do Brasil, e vem sendo objeto central de críticas no país.”
“Não tão preocupante”
“O diretor do Instituto de Pesquisa para Paz, Violência e Terrorismo das Filipinas, Rommel Banlaoi, afirmou que o navio-aeródromo brasileiro ainda está anos longe de representar uma ameaça real. “O Brasil ainda está desenvolvendo seu próprio modelo de como operar um porta-aviões, e a tecnologia é muito atrasada em comparação aos Estados Unidos. Banlaoi ainda completa: “Pessoalmente, eu não acho tão preocupante um porta-aviões a caldeiras em uma missão de treinamento”.
“A Marinha do Brasil comunicou que a missão do porta-aviões é rara, e que o São Paulo ainda está em fase de testes. “Os testes na Baía da Guanabara são parte dos procedimentos normais para provas e adestramento”, aponta o comunicado. “Viagens curtas são uma etapa necessária de experimentação a fim de testar equipamentos e pessoal ao longo de horas de trabalho contínuo em condições hidrológicas e meteorológicas favoráveis.”
Não sei se rio ou se choro.