Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3511 Mensagem por JL » Ter Nov 19, 2013 6:58 pm

1-) Sem tampão = Zero Caças.

2-) Meu palpite é que seja uma solução interna da FAB para que exista alguma aeronave de caça em um futuro próximo e com recursos próprios, sem verba ou financiamento do governo.

3-) Isto somente é viável se houver um acordo especial, digamos um acordo USAF com a FAB. Coisa de brigadeiros.

Por isso acho que existe alguma viabilidade com ideia do F 16, claro que podem surgir outra possibilidade, como foi o Mirage 2000 um opção do governo federal.

Bem eu acredito que os brigadeiros da FAB não vão deixar a aviação de caça morrer e por isso penso que realmente possa esta acontecendo alguma coisa.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3512 Mensagem por Penguin » Ter Nov 19, 2013 7:14 pm

JL escreveu:1-) Sem tampão = Zero Caças.

2-) Meu palpite é que seja uma solução interna da FAB para que exista alguma aeronave de caça em um futuro próximo e com recursos próprios, sem verba ou financiamento do governo.

3-) Isto somente é viável se houver um acordo especial, digamos um acordo USAF com a FAB. Coisa de brigadeiros.

Por isso acho que existe alguma viabilidade com ideia do F 16, claro que podem surgir outra possibilidade, como foi o Mirage 2000 um opção do governo federal.

Bem eu acredito que os brigadeiros da FAB não vão deixar a aviação de caça morrer e por isso penso que realmente possa esta acontecendo alguma coisa.
Ou o Governo paga ou a FAB dará seus pulos, como a MB (SH-60) e o EB (Leopard 1, M109, M113, Gepard etc) têm feito.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3513 Mensagem por Penguin » Ter Nov 19, 2013 7:19 pm

Paisano escreveu:
Carlos Lima escreveu: Esses F-16 que estão "no deserto" são piores do que os F-5 que compramos na década de 90 (que vieram empenados e com areia dentro e fios cortados, dentre outros 'presentes').

Esses F-16 só servem para ser alvo e olhe lá.

A FAB não merece isso :( .

[]s
CB_Lima
Imagem

[003]
F-16A Block 10 (MLU) - Flyvevaben
Royal Danish Air Force - RDAF x Typhoon



Esses só irão dar baixa entre 2020-2025.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4920
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 670 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3514 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Nov 19, 2013 7:26 pm

gabriel219 escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Sério mesmo? Você representa os interesses dos acionistas da Embraer, Gabriel? Caso sim, o que eles acham de um possível acordo de transferência de tecnologia entre a Embraer e Sukhoi?


Abraços,

Wesley
Você leu o que eu escrevi? "Seria uma boa", sabe o que isso significa?
“Por um lado, essa aliança ajudará os brasileiros a equiparem suas Forças Armadas com o material de guerra mais moderno e, por outro, contribuirá para a transferência de algumas tecnologias brasileiras para as indústrias armamentista e civil russas”, continua Martinov. Na ordem do dia, está a criação de um avião de caça de quinta geração, baseado no modelo T-50 Pak.
O lado civil claramente aponta para aeronaves regionais da Embraer e o lado militar pode ser participação no PAK-FA ou até o nosso KC-390. Os concorrentes do F-X2 não condicionaram a compra de KC-390 á decisão do F-X2, porque não os Russos na entrada do PAK-FA?

Estamos aqui falando que seria uma boa aeronave tal, representamos a ação da FAB?

Por favor, preste um pouco mais atenção a ler comentários para não interpreta-los de maneira errada.

Agora isso seria ruim? Bom mesmo é F-16 Block ferro-velho e F-5M Block M.

Como se ler claramente falo em "Seria" e "Pode ser", ou seja, é a mesma suposição de "Seria uma boa F-16", "Pode ser os F-16 Egípcios", que parecem ser mais aceitos por você.
Seria mais fácil você ter dito que não representa os interesses da Embraer. :wink:


Abraços,

Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3515 Mensagem por bcorreia » Ter Nov 19, 2013 8:13 pm

Imagem

Mas será que o Adama libera na boa? :mrgreen: :lol:
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3516 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 19, 2013 8:34 pm

FIGHTERCOM escreveu:
gabriel219 escreveu: Você leu o que eu escrevi? "Seria uma boa", sabe o que isso significa? O lado civil claramente aponta para aeronaves regionais da Embraer e o lado militar pode ser participação no PAK-FA ou até o nosso KC-390. Os concorrentes do F-X2 não condicionaram a compra de KC-390 á decisão do F-X2, porque não os Russos na entrada do PAK-FA?

Estamos aqui falando que seria uma boa aeronave tal, representamos a ação da FAB?

Por favor, preste um pouco mais atenção a ler comentários para não interpreta-los de maneira errada.

Agora isso seria ruim? Bom mesmo é F-16 Block ferro-velho e F-5M Block M.

Como se ler claramente falo em "Seria" e "Pode ser", ou seja, é a mesma suposição de "Seria uma boa F-16", "Pode ser os F-16 Egípcios", que parecem ser mais aceitos por você.
Seria mais fácil você ter dito que não representa os interesses da Embraer. :wink:


Abraços,

Wesley
Seria bem mais fácil ter interpretado meu texto de maneira mais correta.
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3517 Mensagem por Petry » Ter Nov 19, 2013 9:28 pm

Meu palpite:

Os tópicos de FX-2 vão bombar, diversas soluções serão encontradas, nada vai mudar e o FX-2 irá perdurar até a metade do próximo presidente. Só falta alguém do governo vir aqui e colocar a foto da "Pegadinha do Malandro". Rá!
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3518 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 19, 2013 9:34 pm

bcorreia escreveu:Imagem

Mas será que o Adama libera na boa? :mrgreen: :lol:
Cara... eu adoro Galactica e esse desenho ficou show de bola :D !!!

[100] [009]

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4920
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 670 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3519 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Nov 19, 2013 11:48 pm

gabriel219 escreveu:
gabriel219 escreveu: Seria mais fácil você ter dito que não representa os interesses da Embraer. :wink:


Abraços,

Wesley
Seria bem mais fácil ter interpretado meu texto de maneira mais correta.
Difícil, pois você escreve coisas desconexas da realidade. Além de fantasiar outras, claro...


Abraços,

Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3520 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 20, 2013 12:00 am

Justin Case escreveu:Parabéns, Nauta?

Escolher avião inservível, em 2014, após ter jogado no lixo a decisão de aquisição de Rafale em 2009?
Acho que nem FAB, nem Governo poderiam receber cumprimentos por essa solução.
O atraso do F-X2 já é triste. Trocar por outro tampão então... :cry:
TAMPAX NUNCA MAIS! :twisted:
Abraço,

Justin
O pior é isso. Tem gente que ainda gosta da ideia. :? :?

Mas, deixa rolar. Quando não tem notícias, tem que aparecer essasbobagens para ter o que discutir.

Eu DUVIDO muito que a FAB compre F-16 usado. Acho muito mais provável comprar Pak Fa do que F-16 usado.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#3521 Mensagem por Paisano » Qua Nov 20, 2013 12:40 am

Penguin escreveu:
Paisano escreveu: Imagem

[003]
F-16A Block 10 (MLU) - Flyvevaben
Royal Danish Air Force - RDAF x Typhoon



Esses só irão dar baixa entre 2020-2025.
Santiago, numa boa e com todo respeito, mas você não entendeu eu vou mostrar de uma outra forma:

Imagem

[003]
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3522 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 20, 2013 2:03 am

Essa bola gigantesca de sucata do deserto (o que indica que vem aumentando, em referência as sucatas de deserto da FAB) me fez rachar de rir....
Boa.. :lol: :lol:

Mas na minha opinião, acho que a gente não deve acabar cedendo a conjectura ruim atual e adquirir um tampão: os países dos 3 concorrentes do FX2 tem caças para ceder como tampão após a decisão do processo.

E o Amorim havia dito que poderíamos participar do desenvolvimento de um caça de 5a geração e que deveríamos adquirir o FX2. Não precisamos adquirir o Su35-S ou partir para um caça usado.

E como eu havia dito no passado, as propostas dos concorrentes tem offset de 160 a 185%do valor do contrato (pelo menos isso que os concorrentes anunciaram, mas há uma grande possibilidade de verdade, pela forte concorrência). Mas mesmo se tiverem exagerado, a FAB havia exigido pelo menos 100%.

E pelo peso do offset tecnológico, que é de 5x maior que offsets de outras áreas, certamente forçou que eles se calcassem, em sua grande maioria, para o beneficio daquele setor.

E como bem reconheceu o Mikhail Pogosian (CEO da JSC Sukhoi), poucas Forçaas Aereas teriam orçamento suficientes para ter em sua ordem de batalha 100% de caças de 5a Geração, pelos seus elevados custos, inclusive de manutenção.

E também que há incertezas quanto aos custos, pela falta de maturidade, dos caças exportáveis dessa próxima geração.

Isso tudo somado, são motivos que me faz preferir que adquiramos o Fx2, mas apenas 36 e, posteriormente, partamos para um caça da próxima geração.
Editado pela última vez por knigh7 em Qua Nov 20, 2013 3:16 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4920
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 670 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3523 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Nov 20, 2013 8:37 am

knigh7 escreveu:Essa bola gigantesca de sucata do deserto (o que indica que vem aumentando, em referência as sucatas de deserto da FAB) me fez rachar de rir....
Boa.. :lol: :lol:

Mas na minha opinião, acho que a gente não deve acabar cedendo a conjectura ruim atual e adquirir um tampão: os países dos 3 concorrentes do FX2 tem caças para ceder como tampão após a decisão do processo.

E o Amorim havia dito que poderíamos participar do desenvolvimento de um caça de 5a geração e que deveríamos adquirir o FX2. Não precisamos adquirir o Su35-S ou partir para um caça usado.

E como eu havia dito no passado, as propostas dos concorrentes tem offset de 160 a 185%do valor do contrato (pelo menos isso que os concorrentes anunciaram. Mas mesmo se tiverem exagerado, a FAB aproveitou a forte concorrência e havia exigido, pelo menos 100%.

E pelo peso do offset tecnológico, que é de 5x maior que offsets de outras áreas, certamente forçou que eles se calcassem, em sua grande maioria, para o beneficio daquele setor.

E come bem reconheceu o Mikhail Pogosian (CEO da JSC Sukhoi), poucas Forçaas Aereas teriam orçamento suficientes para ter em sua ordem de batalha 100% de caças de 5a Geração, pelos seus elevados custos, inclusive de manutenção.

E também que há incertezas quanto aos custos, pela falta de maturidade, dos caças exportáveis dessa próxima geração.

Isso tudo somado, são motivos que me faz preferir que adquiramos o Fx2, mas apenas 36 e, posteriormente, partamos para um caça da próxima geração.
Knight,

No passado, a possibilidade de um mix Hi-Low foi rechaçada por muito aqui no fórum, pois acreditavam que a FAB poderia adquirir 120 unidades do caça selecionado no FX-2. Seria possível? Depende do modelo selecionado.

Hoje eu acredito que perdemos duas excelentes oportunidades. A primeira no FX-1, no qual poderíamos ter adquirido o Mirage 2000BR ou o Gripen C/D. A aquisição de pelo menos 60 unidades nos deixaria numa situação mais confortável hoje, tanto em termos de poderio militar quanto para uma possível discussão quanto a participação em um projeto de quinta geração. A segunda oportunidade, foram os F-16 holandeses e que foram adquiridos pela FACh. Estes caças poderiam substituir com folga os nossos F-5.

A situação da FAB fica a cada dia mais complicada, principalmente por: (1) não decisão do FX-2; (2) envelhecimento da frota; (3) falta de opções para um caça low.


Abraços,

Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3524 Mensagem por Skyway » Qua Nov 20, 2013 9:26 am

É...semana do F-16. :mrgreen:
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3525 Mensagem por J.Ricardo » Qua Nov 20, 2013 9:30 am

Não é gosto, é desgosto...

Mas tudo indica que no futuro teremos na aviação de caça um mix de F-16 usados/modernizados (como ocorreu com o F-5) e uma menor quantidade de FX (GDA), esse é o futuro da FAB, gostemos ou não.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Trancado