Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3496 Mensagem por Penguin » Ter Nov 19, 2013 2:07 pm

Novo artigo...


19 de novembro de 2013
Caças F-16 na mira da FAB podem não estar no deserto

NOVO TAMPÃO DA FAB PODERÁ VIR DE UNIDADES EM ATIVIDADE, REFORÇANDO A TESE DE SEREM CAÇAS DO MODELO BLOCK 40/42

Link: http://www.aereo.jor.br/2013/11/19/caca ... o-deserto/
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3497 Mensagem por Boss » Ter Nov 19, 2013 2:29 pm

As notas aparentemente mostram apenas um interesse da FAB, que é irrelevante, pois ela não tem poder algum para comprá-los.

Se fosse interesse do MD ou do Planalto, eu ficaria preocupado.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#3498 Mensagem por Túlio » Ter Nov 19, 2013 2:30 pm

A matéria está bem redigida e embasada, além de o autor cuidar para não se erigir em dono da verdade. Vale a pena ler.

Não me agrada a "solução" mas não ficaria nada surpreso se... :|
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3499 Mensagem por Boss » Ter Nov 19, 2013 2:53 pm

Da matéria.
"Há também um terceiro grupo, composto por elementos do Governo e que ganhou adeptos na FAB, que defende o cancelamento do programa F-X2 e a compra de caças russos (muito provavelmente da família Flanker, e de forma combinada a uma parceria futura e de longo prazo no programa do Sukhoi T-50, de quinta geraçÃo). Foi dito que essa proposta, feita no mês passado por uma delegação que visitou o Brasil, “balançou” alguns setores dentro e fora da FAB."
Que seja verdade que "elementos do Governo" balançaram com a proposta russa, e membros da FAB também. Talvez na cúpula dos BRICS em Fortaleza no ano que vem, que creio ser o próximo encontro oficial entre os chefes de Estado envolvidos, tenhamos desenvolvimentos interessantes nessa área.

Aliás, o próprio Amorim já tinha demonstrado o interesse nesse sentido.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3500 Mensagem por bcorreia » Ter Nov 19, 2013 2:58 pm

Boss escreveu:As notas aparentemente mostram apenas um interesse da FAB, que é irrelevante, pois ela não tem poder algum para comprá-los.

Se fosse interesse do MD ou do Planalto, eu ficaria preocupado.
Não acho que seja a melhor opção esses aviões usados, mas existe algo na legislação que proíbe a FAB de adquirir essas unidades? Caso ache que é realmente urgente e necessário, ela não poderia o fazer com verbas próprias como a marinha e os UH-60?
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#3501 Mensagem por Túlio » Ter Nov 19, 2013 2:58 pm

Pois eu não duvido nada que COMETAM isso. 8-]
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3502 Mensagem por Boss » Ter Nov 19, 2013 3:04 pm

bcorreia escreveu:
Boss escreveu:As notas aparentemente mostram apenas um interesse da FAB, que é irrelevante, pois ela não tem poder algum para comprá-los.

Se fosse interesse do MD ou do Planalto, eu ficaria preocupado.
Não acho que seja a melhor opção esses aviões usados, mas existe algo na legislação que proíbe a FAB de adquirir essas unidades? Caso ache que é realmente urgente e necessário, ela não poderia o fazer com verbas próprias como a marinha e os UH-60?
Acredito que a FAB poderia sim comprar com verba própria sem depender do Governo, mas não deve ter nem para comprar 1 F-16.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3503 Mensagem por bcorreia » Ter Nov 19, 2013 3:11 pm

Só sei que quem deve adorar esse tipo de notícia é o Musal :|
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Alternativas para fim do FX2

#3504 Mensagem por Tchelo » Ter Nov 19, 2013 3:12 pm

Eu, pessoalmente, acredito que no momento atual seja a melhor opção(F-16 operacional, e não sucata do deserto).
Mesmo que decidíssemos hoje o FX-2, só teríamos um esquadrão plenamente operacional lá por meados de 2020.
Até lá, bye bye F2000 (fim do ano) e um boa parte dos F-5M. Bye Bye aviação de caça.

A linha limítrofe já foi ultrapassada. Não resta muitas opções à FAB.

F-16 USAF....acho que é isso que veremos nos próximos anos com as cores da FAB até que, um dia se Deus quiser, o FX seja enfim decidido.

Melhor que nada, que é o que temos no momento e o que teremos em breve se não partirmos para um tampão.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3505 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 19, 2013 3:48 pm

Alcantara escreveu:
gabriel219 escreveu:Seu eu fosse a FAB, pediria fim do F-X2 e faria compra direta de caças definitivos e tampões. Existem muitos motivos para não desfecho do F-X2 e esses motivos são bem fortes (políticos).

O Cmt. Saito tem que tomar alguma atitude.

Pelo que pesquisei sobre o AMARG, só há versões Block 25 para baixo e estão muito gastas. As versões superiores estão virando drones ou estão praticamente destruídas e não há versões Block 40/42 disponíveis, pois estão em uso pela USAF

Ou seja, por incompetência própria, ou a FAB deixa sua vaidade e compra caças Russos ou Europeus (Su-35S ou Typhon) FORA do F-X2 ou ficará sem caças.

Não sei se há algum país com F-16 pelo menos Block 30 em bons estados apenas esperando MLU, vou pesquisar mais.

Aliás, não sei porque estamos procurando caças usados. A FAB não disse que pode absorver uma das propostas do F-X2 com seus próprios fundos, que seria o Gripen? Porque não, com os mesmos fundos, comprar os F-16 Egípcios (que iriam para eles) e encomendar mais unidades?
Rapaz, que absurdo é esse? Não faz sentido um empregado mandar mais do que o patrão.
Se você trabalha, por exemplo, como gerente em uma companhia de trens urbanos e avisa aos superiores que os trens atuais estão velhos, desgastados e precisando de substituição, sem que estes façam nada com relação a isso, o que você faz? Vai lá e compra novos sem autorização?

Mudando o exemplo. Se você trabalha em uma carpintaria e percebe que os seus equipamentos de trabalho estão velhos e desgastados e avisa isso para o dono, que te dá um Ci.Ca (Ciênte. Caguei), o que você faz? Mete a cara, compra, e emite a nota para o dono?

O dono da caneta, nessas questões ligadas à estratégia, não é a FAB, e sim o GF.
Alcantara, se a FAB pode absorver, com seus próprios recursos, uma das propostas do F-X2, porque não então fazer tal coisa?

A FAB está esperando que algo saia do F-X2 e espera que saia o F-18 (pelo menos é isso que deseja o Cmt. Saito).

O EB comprou os Leopard 1A5BR com quais recursos? Pelo que me lembro, nada foi disponibilizado do GF para tal aquisição. A MB comprou os NaPaOc com quais recursos? Também não lembro de recursos vindo do GF, salvo o engano.

Agora, porque o GF não deixaria a FAB comprar Gripens, F-16C/D ou até MiG-29? A FAB não comprou 11 F-5E Jordanianos no meio do processo do F-X2? O F-X2 deixou de existir?

A FAB está esperando algo que, provavelmente, não virá.
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#3506 Mensagem por Paisano » Ter Nov 19, 2013 3:50 pm

Carlos Lima escreveu:
J.Ricardo escreveu:Lembrando que se vierem F-16/deserto a "reforma" será feita dos EUA por empresa local...
Esses F-16 que estão "no deserto" são piores do que os F-5 que compramos na década de 90 (que vieram empenados e com areia dentro e fios cortados, dentre outros 'presentes').

Esses F-16 só servem para ser alvo e olhe lá.

A FAB não merece isso :( .

[]s
CB_Lima
Imagem

[003]
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3507 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 19, 2013 4:04 pm

Túlio escreveu:Pois eu não duvido nada que COMETAM isso. 8-]
Tomara que isso aconteça, mas se vier F-16C/D não proveniente do Deserto, com selo de qualidade do Chuck Norris, não seria nada mal.
Como havia dito antes, uma bela dupla para agradar Gregos e Troianos, Su-35S + F-16C/D.
Imagem
Poderia ser uma bela Dupla.
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Alternativas para fim do FX2

#3508 Mensagem por Tchelo » Ter Nov 19, 2013 4:13 pm

Sinceramente...não acredito em SU-35.

Remota chance, talvez... sei lá... Deus é que sabe, de, em um futuro distante, PAK-FA.

Agora...F-16 USAF.

Amanhã.....a Deus pertence.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3509 Mensagem por Lord Nauta » Ter Nov 19, 2013 5:37 pm

Tchelo escreveu:Sinceramente...não acredito em SU-35.

Remota chance, talvez... sei lá... Deus é que sabe, de, em um futuro distante, PAK-FA.

Agora...F-16 USAF.

Amanhã.....a Deus pertence.


Caso seja verdade. PARABÉNS A FAB. F-16 JÁ.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Sds


Lord Nauta
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3510 Mensagem por Justin Case » Ter Nov 19, 2013 5:53 pm

Parabéns, Nauta?

Escolher avião inservível, em 2014, após ter jogado no lixo a decisão de aquisição de Rafale em 2009?
Acho que nem FAB, nem Governo poderiam receber cumprimentos por essa solução.
O atraso do F-X2 já é triste. Trocar por outro tampão então... :cry:
TAMPAX NUNCA MAIS! :twisted:
Abraço,

Justin
Trancado