Alternativas para fim do FX2
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Alternativas para fim do FX2
Novo artigo...
19 de novembro de 2013
Caças F-16 na mira da FAB podem não estar no deserto
NOVO TAMPÃO DA FAB PODERÁ VIR DE UNIDADES EM ATIVIDADE, REFORÇANDO A TESE DE SEREM CAÇAS DO MODELO BLOCK 40/42
Link: http://www.aereo.jor.br/2013/11/19/caca ... o-deserto/
19 de novembro de 2013
Caças F-16 na mira da FAB podem não estar no deserto
NOVO TAMPÃO DA FAB PODERÁ VIR DE UNIDADES EM ATIVIDADE, REFORÇANDO A TESE DE SEREM CAÇAS DO MODELO BLOCK 40/42
Link: http://www.aereo.jor.br/2013/11/19/caca ... o-deserto/
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
As notas aparentemente mostram apenas um interesse da FAB, que é irrelevante, pois ela não tem poder algum para comprá-los.
Se fosse interesse do MD ou do Planalto, eu ficaria preocupado.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
A matéria está bem redigida e embasada, além de o autor cuidar para não se erigir em dono da verdade. Vale a pena ler.
Não me agrada a "solução" mas não ficaria nada surpreso se...
Não me agrada a "solução" mas não ficaria nada surpreso se...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Boss
- Sênior
Da matéria.
Aliás, o próprio Amorim já tinha demonstrado o interesse nesse sentido.
Que seja verdade que "elementos do Governo" balançaram com a proposta russa, e membros da FAB também. Talvez na cúpula dos BRICS em Fortaleza no ano que vem, que creio ser o próximo encontro oficial entre os chefes de Estado envolvidos, tenhamos desenvolvimentos interessantes nessa área."Há também um terceiro grupo, composto por elementos do Governo e que ganhou adeptos na FAB, que defende o cancelamento do programa F-X2 e a compra de caças russos (muito provavelmente da família Flanker, e de forma combinada a uma parceria futura e de longo prazo no programa do Sukhoi T-50, de quinta geraçÃo). Foi dito que essa proposta, feita no mês passado por uma delegação que visitou o Brasil, “balançou” alguns setores dentro e fora da FAB."
Aliás, o próprio Amorim já tinha demonstrado o interesse nesse sentido.
-
- Sênior
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Não acho que seja a melhor opção esses aviões usados, mas existe algo na legislação que proíbe a FAB de adquirir essas unidades? Caso ache que é realmente urgente e necessário, ela não poderia o fazer com verbas próprias como a marinha e os UH-60?Boss escreveu:As notas aparentemente mostram apenas um interesse da FAB, que é irrelevante, pois ela não tem poder algum para comprá-los.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Pois eu não duvido nada que COMETAM isso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Boss
- Sênior
Acredito que a FAB poderia sim comprar com verba própria sem depender do Governo, mas não deve ter nem para comprar 1 F-16.bcorreia escreveu:Não acho que seja a melhor opção esses aviões usados, mas existe algo na legislação que proíbe a FAB de adquirir essas unidades? Caso ache que é realmente urgente e necessário, ela não poderia o fazer com verbas próprias como a marinha e os UH-60?Boss escreveu:As notas aparentemente mostram apenas um interesse da FAB, que é irrelevante, pois ela não tem poder algum para comprá-los.
Eu, pessoalmente, acredito que no momento atual seja a melhor opção(F-16 operacional, e não sucata do deserto).
Mesmo que decidíssemos hoje o FX-2, só teríamos um esquadrão plenamente operacional lá por meados de 2020.
Até lá, bye bye F2000 (fim do ano) e um boa parte dos F-5M. Bye Bye aviação de caça.
A linha limítrofe já foi ultrapassada. Não resta muitas opções à FAB.
F-16 USAF....acho que é isso que veremos nos próximos anos com as cores da FAB até que, um dia se Deus quiser, o FX seja enfim decidido.
Melhor que nada, que é o que temos no momento e o que teremos em breve se não partirmos para um tampão.
Mesmo que decidíssemos hoje o FX-2, só teríamos um esquadrão plenamente operacional lá por meados de 2020.
Até lá, bye bye F2000 (fim do ano) e um boa parte dos F-5M. Bye Bye aviação de caça.
A linha limítrofe já foi ultrapassada. Não resta muitas opções à FAB.
F-16 USAF....acho que é isso que veremos nos próximos anos com as cores da FAB até que, um dia se Deus quiser, o FX seja enfim decidido.
Melhor que nada, que é o que temos no momento e o que teremos em breve se não partirmos para um tampão.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Alcantara, se a FAB pode absorver, com seus próprios recursos, uma das propostas do F-X2, porque não então fazer tal coisa?Alcantara escreveu:Rapaz, que absurdo é esse? Não faz sentido um empregado mandar mais do que o patrão.gabriel219 escreveu:Seu eu fosse a FAB, pediria fim do F-X2 e faria compra direta de caças definitivos e tampões. Existem muitos motivos para não desfecho do F-X2 e esses motivos são bem fortes (políticos).
O Cmt. Saito tem que tomar alguma atitude.
Pelo que pesquisei sobre o AMARG, só há versões Block 25 para baixo e estão muito gastas. As versões superiores estão virando drones ou estão praticamente destruídas e não há versões Block 40/42 disponíveis, pois estão em uso pela USAF
Ou seja, por incompetência própria, ou a FAB deixa sua vaidade e compra caças Russos ou Europeus (Su-35S ou Typhon) FORA do F-X2 ou ficará sem caças.
Não sei se há algum país com F-16 pelo menos Block 30 em bons estados apenas esperando MLU, vou pesquisar mais.
Aliás, não sei porque estamos procurando caças usados. A FAB não disse que pode absorver uma das propostas do F-X2 com seus próprios fundos, que seria o Gripen? Porque não, com os mesmos fundos, comprar os F-16 Egípcios (que iriam para eles) e encomendar mais unidades?
Se você trabalha, por exemplo, como gerente em uma companhia de trens urbanos e avisa aos superiores que os trens atuais estão velhos, desgastados e precisando de substituição, sem que estes façam nada com relação a isso, o que você faz? Vai lá e compra novos sem autorização?
Mudando o exemplo. Se você trabalha em uma carpintaria e percebe que os seus equipamentos de trabalho estão velhos e desgastados e avisa isso para o dono, que te dá um Ci.Ca (Ciênte. Caguei), o que você faz? Mete a cara, compra, e emite a nota para o dono?
O dono da caneta, nessas questões ligadas à estratégia, não é a FAB, e sim o GF.
A FAB está esperando que algo saia do F-X2 e espera que saia o F-18 (pelo menos é isso que deseja o Cmt. Saito).
O EB comprou os Leopard 1A5BR com quais recursos? Pelo que me lembro, nada foi disponibilizado do GF para tal aquisição. A MB comprou os NaPaOc com quais recursos? Também não lembro de recursos vindo do GF, salvo o engano.
Agora, porque o GF não deixaria a FAB comprar Gripens, F-16C/D ou até MiG-29? A FAB não comprou 11 F-5E Jordanianos no meio do processo do F-X2? O F-X2 deixou de existir?
A FAB está esperando algo que, provavelmente, não virá.
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Carlos Lima escreveu:Esses F-16 que estão "no deserto" são piores do que os F-5 que compramos na década de 90 (que vieram empenados e com areia dentro e fios cortados, dentre outros 'presentes').J.Ricardo escreveu:Lembrando que se vierem F-16/deserto a "reforma" será feita dos EUA por empresa local...
Esses F-16 só servem para ser alvo e olhe lá.
A FAB não merece isso .
[]s
CB_Lima
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Tomara que isso aconteça, mas se vier F-16C/D não proveniente do Deserto, com selo de qualidade do Chuck Norris, não seria nada mal.Túlio escreveu:Pois eu não duvido nada que COMETAM isso.
Como havia dito antes, uma bela dupla para agradar Gregos e Troianos, Su-35S + F-16C/D.
Poderia ser uma bela Dupla.
Sinceramente...não acredito em SU-35.
Remota chance, talvez... sei lá... Deus é que sabe, de, em um futuro distante, PAK-FA.
Agora...F-16 USAF.
Amanhã.....a Deus pertence.
Remota chance, talvez... sei lá... Deus é que sabe, de, em um futuro distante, PAK-FA.
Agora...F-16 USAF.
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
Tchelo escreveu:Sinceramente...não acredito em SU-35.
Agora...F-16 USAF.
Caso seja verdade. PARABÉNS A FAB. F-16 JÁ.
Sds
Lord Nauta
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Parabéns, Nauta?
Escolher avião inservível, em 2014, após ter jogado no lixo a decisão de aquisição de Rafale em 2009?
Acho que nem FAB, nem Governo poderiam receber cumprimentos por essa solução.
O atraso do F-X2 já é triste. Trocar por outro tampão então...
TAMPAX NUNCA MAIS!
Abraço,
Justin
Escolher avião inservível, em 2014, após ter jogado no lixo a decisão de aquisição de Rafale em 2009?
Acho que nem FAB, nem Governo poderiam receber cumprimentos por essa solução.
O atraso do F-X2 já é triste. Trocar por outro tampão então...
TAMPAX NUNCA MAIS!
Abraço,
Justin