Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3466 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 18, 2013 8:20 pm

Os F-16 B30 & 40 dos EUA estão ultra gastos por conta de todas as guerras desde o 11 de Setembro.

Seria a pior escolha em termos de F-16.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3467 Mensagem por LeandroGCard » Seg Nov 18, 2013 8:27 pm

Carlos Lima escreveu:Os F-16 B30 & 40 dos EUA estão ultra gastos por conta de todas as guerras desde o 11 de Setembro.

Seria a pior escolha em termos de F-16.

[]s
CB_Lima
Mas talvez uma revitalização destes seja mais simples e barata, pois poderia envolver apenas a parte estrutural sem necessidade de mudanças na aviônica e sistemas, que é onde realmente vai dinheiro. Ficaríamos com uma frota de caças dignos do início da década de 90 do século passado, que poderia ficar em operação por mais pelo menos uns 15 anos sem novas atualizações e seria plenamente eficiente na patrulha de nossos céus em tempos de paz. E em caso de guerra seriam "caminhões de bombas" eficientes (e praticamente só serviriam para isso).

E talvez seja melhor apagar isso que escrevi, vai que alguém do governo lê... :roll: :? .


Leandro G. Card
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3468 Mensagem por Luís Henrique » Seg Nov 18, 2013 8:31 pm

Para com isso. Quanta viagem.
Alguém realmente acha que o Brasil vai comprar F-16 usado nesta altura do campeonato????

O Brasil vai finalizar o FX2. A única possibilidade que eu vejo é os russos retornarem ao processo. Mesmo esta possibilidade acho remota.
Mesmo fechando uma parceria com os russos no Pak Fa eu acho que o Brasil acaba adquirindo um dos 3 finalistas...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4920
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 670 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3469 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Nov 18, 2013 8:41 pm

Luís Henrique escreveu:Para com isso. Quanta viagem.
Alguém realmente acha que o Brasil vai comprar F-16 usado nesta altura do campeonato????

O Brasil vai finalizar o FX2. A única possibilidade que eu vejo é os russos retornarem ao processo. Mesmo esta possibilidade acho remota.
Mesmo fechando uma parceria com os russos no Pak Fa eu acho que o Brasil acaba adquirindo um dos 3 finalistas...
Queria ter o seu otimismo quanto ao FX-2, Luís. No entanto, acredito que dificilmente haverá uma solução nesse governo.

Acho muito difícil uma compra de caças F-16, ainda mais com a relação estremecida entre os Brasil e EUA... Então, dos semi-novos sobram os Typhons, os Gripens C/D e e o Su-27...


Att.,

Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3470 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 18, 2013 8:41 pm

Nosso Ministro das Relações Exteriores se encontrará com o Ministro Russo Serguei Lavrov. Vamos ver se poderá sair algo, apesar da remota chance.
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2155
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3471 Mensagem por gogogas » Seg Nov 18, 2013 8:51 pm

Caraca , vamos esperar passar o tempo pra ver qual a decisão da FAB ,F-16 ou FX II , o que não consigo pensar é que a FAB está muito autoritária nos últimos meses ,falando que o GDA só entra caça de alta performance novo ,fora isso ficariam F-5 fazendo rodizio no GDA ,o que não da pra acreditar muito sobre este fato de F-16 na FAB! Vamos aguardar !
Gogogas !
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3472 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 18, 2013 8:56 pm

Se quer caça novo está ai, 12 Su-35S de leasing. É isso ou nada.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3473 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 18, 2013 9:17 pm

LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:Os F-16 B30 & 40 dos EUA estão ultra gastos por conta de todas as guerras desde o 11 de Setembro.

Seria a pior escolha em termos de F-16.

[]s
CB_Lima
Mas talvez uma revitalização destes seja mais simples e barata, pois poderia envolver apenas a parte estrutural sem necessidade de mudanças na aviônica e sistemas, que é onde realmente vai dinheiro. Ficaríamos com uma frota de caças dignos do início da década de 90 do século passado, que poderia ficar em operação por mais pelo menos uns 15 anos sem novas atualizações e seria plenamente eficiente na patrulha de nossos céus em tempos de paz. E em caso de guerra seriam "caminhões de bombas" eficientes (e praticamente só serviriam para isso).

E talvez seja melhor apagar isso que escrevi, vai que alguém do governo lê... :roll: :? .

Leandro G. Card
Acho que os M2k estão menos "gastos" do que os F-16 Americanos... eu vi um grupo deles aqui em WA de passagem indo para o Alaska e acho que eles tinham que ir para lá mesmo e serem esquecidos por lá... :lol:

Mas esse sou eu! :D

Uma vantagem do M2k é que pelo menos não temos que trocar a aeronave de REVO ou utilizar essas gambiarras.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
tainan
Júnior
Júnior
Mensagens: 58
Registrado em: Sex Out 25, 2013 11:42 am

Re: Alternativas para fim do FX2

#3474 Mensagem por tainan » Seg Nov 18, 2013 11:08 pm

Bem que esse governo com essa mania de ajuda pais "amigos" e aproveita que ja anunciou que vai ajuda a Venezuela e compra os sub-27 que tão la parados porque o governo tem nem condições de compra papel higiênico,muito menos a manutenção de mais de meia dúzias de caças.E alguns os mi-17(se não me engano são esses) também são uma boa ideia.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3475 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 18, 2013 11:46 pm

A Venezuela possui Su-30MK2 e não Su-27, porém há países que possuem ambos os modelos estocados, mas a Venezuela não venderia seus caças por vaidade.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3476 Mensagem por Penguin » Seg Nov 18, 2013 11:51 pm

Imagem
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3477 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 19, 2013 12:16 am

Agora começou lá no PA, depois que saio a notícia de nosso MRE em Moscou, que 1/3 das aeronaves Russas estão paradas na Venezuela, mas a Venezuela não disponibilizou imagens de seus Su-30MK2 voando? E os Mi-17 da Colômbia que estão operacionais ninguém fala? O engraçado foi um falando que prefere F-16C/D do que Su-35, quase cai da cadeira (primeiro fiquei indignado, mas depois cai na gargalhada).

Na mesma matéria tinha falado que os Russos estão com problema nos motores e nos radares (os protótipos T-54 e T-55 já não estão com os radares?).

Parece incrível a capacidade de alguns, ou a falta dela.

Voltando ao caso, creio que a compra ou leasing de Gripens seria melhor do que reformar F-16 Block 25 do AMARG. Se for para colocar F-16 na FAB, a melhor opção seria os F-16 que iriam para o Egito ou até encomendar mais, junto com leasing dos Su-35, é a melhor opção.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3478 Mensagem por JL » Ter Nov 19, 2013 1:27 am

O problema deste forum é comparar coisas diferentes. Muito diferentes, como comparar os F 16 do deserto americano com Su 35.

Primeiramente devo lembrar que no andar das coisas a FAB não terá nem doze caças voando em um futuro próximo. Se nada for feito. Então é necessário tomar uma decisão emergencial.

Segundo que estamos há quase vinte anos discutindo qual será o avião do FX. E o governo não fechou negócio com ninguém.

Da minha parte, se a FAB tivesse o Su 35, o Rafale ou F 18 eu ficaria muito satisfeito, se ela também tivesse recursos para fazer estas aeronaves grandes e caras voarem eu ficaria feliz.

Mas até agora não é isto que ocorre.

Penso que o F 16 reside na probabilidade de ele possa ser adquirido em uma solução tomada diretamente pela FAB sem precisar de financiamentos ou precisar de uma verba especial do governo, claro que neste caso usando as aeronaves sem up-grade, só colocando elas para voar. Isto já ocorreu outras vezes na FAB com os F 80 (no osso) que substituíram os Meteor, os F 5 do esquadrão Agressores, na Marinha com as fragatas classe Garcia, no Exército com os M 60 e outros veículos. Outros países com relações com os EUA fazem isso, acredito que se isso acontecer seria uma decisão dos brigadeiros para salvar a caça da FAB de uma falência em alguns anos. Enquanto não se escolhe um avião definitivo.

É a melhor situação, claro que não é a pior opção de todas, mas talvez a única quando não se tem dinheiro e a outra opção é ZERO.

Agora se o governo solta-se o dinheiro, então as outras opções são viáveis.

Como disse antes o F 16 seria a minha escolha lá atrás, quando o objetivo era reformar os F5E.

Quanto a caças russos na FAB não vejo problema, a questão é de adaptação de ter empresas que forneçam suporte as aeronaves, como revisão de aviônicos e turbinas. Coisa que eu sinceramente tenho dúvidas que a Venezuela tenha. Além de uma boa prateleira de peças, para poder dar conta sem contar com eficiência russo do pós venda. Se fizer isso da para operar material russo com toda a eficiência. Agora sonhar com Su 35 como tampão é brincadeira.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3479 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 19, 2013 2:02 am

JL escreveu:O problema deste forum é comparar coisas diferentes. Muito diferentes, como comparar os F 16 do deserto americano com Su 35.
Não é comparação de capacidade amigo JL, mas sim comparação do que seria melhor termos, Su-35S semi-novos/novos ou F-16 reformados.
Primeiramente devo lembrar que no andar das coisas a FAB não terá nem doze caças voando em um futuro próximo. Se nada for feito. Então é necessário tomar uma decisão emergencial.
Um caça como Su-35S voando nas cores da FAB seria uma bela charla de campanha, mas preferem falar que tiraram 120 milhões da pobreza e colocaram na classe média sem mostrarem NENHUM dado confiável, apenas fonte deles.
Segundo que estamos há quase vinte anos discutindo qual será o avião do FX. E o governo não fechou negócio com ninguém.
E nem pretende. Um projeto como este eles devem ganhar uma bela comissão, então penso que não é só a falta de vontade política deixa isso parado.
Da minha parte, se a FAB tivesse o Su 35, o Rafale ou F 18 eu ficaria muito satisfeito, se ela também tivesse recursos para fazer estas aeronaves grandes e caras voarem eu ficaria feliz.
Um dos grandes problemas em nosso orçamento, que não é nada ruim, comparado com o da França e entre outros países, são as pensões e a previdência de ex-militares.

Isso deveria estar no orçamento do Ministério da Previdência. Então, se eu fosse os Cmt's, pediria para que as pensões e aposentadorias fossem movidas para o Ministério da Previdência, pois iria sobrar muito dinheiro.

Mas até agora não é isto que ocorre.

Penso que o F 16 reside na probabilidade de ele possa ser adquirido em uma solução tomada diretamente pela FAB sem precisar de financiamentos ou precisar de uma verba especial do governo, claro que neste caso usando as aeronaves sem up-grade, só colocando elas para voar. Isto já ocorreu outras vezes na FAB com os F 80 (no osso) que substituíram os Meteor, os F 5 do esquadrão Agressores, na Marinha com as fragatas classe Garcia, no Exército com os M 60 e outros veículos. Outros países com relações com os EUA fazem isso, acredito que se isso acontecer seria uma decisão dos brigadeiros para salvar a caça da FAB de uma falência em alguns anos. Enquanto não se escolhe um avião definitivo.
Mas esse é o problema com os F-16, pois, segundo o que dizem, os F-16 do AMARG em melhores condições teriam que passar por revitalização para poderem voar e até substituição de peças, o que não sei se a FAB possa pagar.
É a melhor situação, claro que não é a pior opção de todas, mas talvez a única quando não se tem dinheiro e a outra opção é ZERO.

Agora se o governo solta-se o dinheiro, então as outras opções são viáveis.

Como disse antes o F 16 seria a minha escolha lá atrás, quando o objetivo era reformar os F5E.
Tenho a mesma opinião. O dinheiro gasto na modernização, compra e revitalização dos 46 F-5E, poderia comprar uns 36 F-16 e ainda moderniza-los, poderíamos vender nossos F-5E para algum país da África ou até para Uruguai, Venezuela (que comprou CF-5), Equador, Bolívia e entre outros, clientes não faltam. Com a grana da venda dos nossos F-5E, poderíamos comprar mais 24 F-16 e moderniza-los, teríamos 60 F-16 e uma Força Aérea bem respeitável, ai poderíamos entrar em um projeto de 5ª Geração (como EUA não nos chamou/convidou e China não convida ninguém) do PAK-FA e comprar até Su-35S para o GDA, ao invés dos Mirage 2000.
Hoje teríamos 60 F-16 nos GAv's e 24 ou até 36 Su-35S nos GDA's, além de estar participando do PAK-FA.
Muita coisa poderia ter sido feita com a compra dos F-16 Block 52 que estavam no AMARG, em 1990. Ai sim podemos culpar a FAB por tal falta de pensamento.

Quanto a caças russos na FAB não vejo problema, a questão é de adaptação de ter empresas que forneçam suporte as aeronaves, como revisão de aviônicos e turbinas. Coisa que eu sinceramente tenho dúvidas que a Venezuela tenha. Além de uma boa prateleira de peças, para poder dar conta sem contar com eficiência russo do pós venda. Se fizer isso da para operar material russo com toda a eficiência. Agora sonhar com Su 35 como tampão é brincadeira.
Tampão não, deveria ser definitivo.
Como os Russos estão nos falando de coprodução do Su-35S aqui, imagino isso na Embraer, não precisaríamos nos preocupar com peças e nem com pós-venda Russo, pois nós seríamos nossos fornecedores de peças e a própria Embraer e FAB, tendo o projeto em mãos, podem fazer as revisões, reformas, modificações e manutenções aqui mesmo, assim como fazemos hoje com o F-5M (retirando a parte do fornecimento de peças).
Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Nov 19, 2013 7:37 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3480 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 19, 2013 3:03 am

gabriel219 escreveu:Marechal, o guarda-costa do pessoal do Congresso nacional é o GTE com caviar e não o GDA. Caso fosse a ultima opção, estaríamos com 12 Su-35 na área.
Marechal-do-ar escreveu:Em caso de guerrilha quem vai defender a Dilma é o GDA, não o GTE.
gabriel219 escreveu:Aliás, que GDA?
"que GDA?" mesmo. Após o fim de dezembro ele praticamente não vai existir. Apenas existirão na BAAN, na forma de rodízio, F-5M a cargo COMDABRA.
No GDA permanecerão apenas 6 pilotos, que aliás, não farão defesa aérea. Permanecerão para receber algum futuro caça, que a FAB ainda tem esperanças que seja o FX2.

Com os F-5M sendo desativados a partir de 2016, e se não adotar um novo substituto, a real aviação de caça no início da próxima década vai deixar de existir na Força.

Num quadro desses, acho que nós nunca tivemos um quadro tão desalentador para a Aviação de Caça. :(
Trancado