Alternativas para fim do FX2
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- Carlos Lima
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Re: Alternativas para fim do FX2
Os F-16 B30 & 40 dos EUA estão ultra gastos por conta de todas as guerras desde o 11 de Setembro.
Seria a pior escolha em termos de F-16.
[]s
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- LeandroGCard
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Re: Alternativas para fim do FX2
Mas talvez uma revitalização destes seja mais simples e barata, pois poderia envolver apenas a parte estrutural sem necessidade de mudanças na aviônica e sistemas, que é onde realmente vai dinheiro. Ficaríamos com uma frota de caças dignos do início da década de 90 do século passado, que poderia ficar em operação por mais pelo menos uns 15 anos sem novas atualizações e seria plenamente eficiente na patrulha de nossos céus em tempos de paz. E em caso de guerra seriam "caminhões de bombas" eficientes (e praticamente só serviriam para isso).Carlos Lima escreveu:Os F-16 B30 & 40 dos EUA estão ultra gastos por conta de todas as guerras desde o 11 de Setembro.
Seria a pior escolha em termos de F-16.
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E talvez seja melhor apagar isso que escrevi, vai que alguém do governo lê... .
Leandro G. Card
- Luís Henrique
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Re: Alternativas para fim do FX2
Para com isso. Quanta viagem.
Alguém realmente acha que o Brasil vai comprar F-16 usado nesta altura do campeonato????
O Brasil vai finalizar o FX2. A única possibilidade que eu vejo é os russos retornarem ao processo. Mesmo esta possibilidade acho remota.
Mesmo fechando uma parceria com os russos no Pak Fa eu acho que o Brasil acaba adquirindo um dos 3 finalistas...
Alguém realmente acha que o Brasil vai comprar F-16 usado nesta altura do campeonato????
O Brasil vai finalizar o FX2. A única possibilidade que eu vejo é os russos retornarem ao processo. Mesmo esta possibilidade acho remota.
Mesmo fechando uma parceria com os russos no Pak Fa eu acho que o Brasil acaba adquirindo um dos 3 finalistas...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Queria ter o seu otimismo quanto ao FX-2, Luís. No entanto, acredito que dificilmente haverá uma solução nesse governo.Luís Henrique escreveu:Para com isso. Quanta viagem.
Alguém realmente acha que o Brasil vai comprar F-16 usado nesta altura do campeonato????
O Brasil vai finalizar o FX2. A única possibilidade que eu vejo é os russos retornarem ao processo. Mesmo esta possibilidade acho remota.
Mesmo fechando uma parceria com os russos no Pak Fa eu acho que o Brasil acaba adquirindo um dos 3 finalistas...
Acho muito difícil uma compra de caças F-16, ainda mais com a relação estremecida entre os Brasil e EUA... Então, dos semi-novos sobram os Typhons, os Gripens C/D e e o Su-27...
Att.,
Wesley
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- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
Nosso Ministro das Relações Exteriores se encontrará com o Ministro Russo Serguei Lavrov. Vamos ver se poderá sair algo, apesar da remota chance.
- gogogas
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Re: Alternativas para fim do FX2
Caraca , vamos esperar passar o tempo pra ver qual a decisão da FAB ,F-16 ou FX II , o que não consigo pensar é que a FAB está muito autoritária nos últimos meses ,falando que o GDA só entra caça de alta performance novo ,fora isso ficariam F-5 fazendo rodizio no GDA ,o que não da pra acreditar muito sobre este fato de F-16 na FAB! Vamos aguardar !
Gogogas !
- gabriel219
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- Carlos Lima
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Re: Alternativas para fim do FX2
Acho que os M2k estão menos "gastos" do que os F-16 Americanos... eu vi um grupo deles aqui em WA de passagem indo para o Alaska e acho que eles tinham que ir para lá mesmo e serem esquecidos por lá...LeandroGCard escreveu:Mas talvez uma revitalização destes seja mais simples e barata, pois poderia envolver apenas a parte estrutural sem necessidade de mudanças na aviônica e sistemas, que é onde realmente vai dinheiro. Ficaríamos com uma frota de caças dignos do início da década de 90 do século passado, que poderia ficar em operação por mais pelo menos uns 15 anos sem novas atualizações e seria plenamente eficiente na patrulha de nossos céus em tempos de paz. E em caso de guerra seriam "caminhões de bombas" eficientes (e praticamente só serviriam para isso).Carlos Lima escreveu:Os F-16 B30 & 40 dos EUA estão ultra gastos por conta de todas as guerras desde o 11 de Setembro.
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E talvez seja melhor apagar isso que escrevi, vai que alguém do governo lê... .
Leandro G. Card
Mas esse sou eu!
Uma vantagem do M2k é que pelo menos não temos que trocar a aeronave de REVO ou utilizar essas gambiarras.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Bem que esse governo com essa mania de ajuda pais "amigos" e aproveita que ja anunciou que vai ajuda a Venezuela e compra os sub-27 que tão la parados porque o governo tem nem condições de compra papel higiênico,muito menos a manutenção de mais de meia dúzias de caças.E alguns os mi-17(se não me engano são esses) também são uma boa ideia.
- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
A Venezuela possui Su-30MK2 e não Su-27, porém há países que possuem ambos os modelos estocados, mas a Venezuela não venderia seus caças por vaidade.
- Penguin
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Re: Alternativas para fim do FX2
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Alternativas para fim do FX2
Agora começou lá no PA, depois que saio a notícia de nosso MRE em Moscou, que 1/3 das aeronaves Russas estão paradas na Venezuela, mas a Venezuela não disponibilizou imagens de seus Su-30MK2 voando? E os Mi-17 da Colômbia que estão operacionais ninguém fala? O engraçado foi um falando que prefere F-16C/D do que Su-35, quase cai da cadeira (primeiro fiquei indignado, mas depois cai na gargalhada).
Na mesma matéria tinha falado que os Russos estão com problema nos motores e nos radares (os protótipos T-54 e T-55 já não estão com os radares?).
Parece incrível a capacidade de alguns, ou a falta dela.
Voltando ao caso, creio que a compra ou leasing de Gripens seria melhor do que reformar F-16 Block 25 do AMARG. Se for para colocar F-16 na FAB, a melhor opção seria os F-16 que iriam para o Egito ou até encomendar mais, junto com leasing dos Su-35, é a melhor opção.
Na mesma matéria tinha falado que os Russos estão com problema nos motores e nos radares (os protótipos T-54 e T-55 já não estão com os radares?).
Parece incrível a capacidade de alguns, ou a falta dela.
Voltando ao caso, creio que a compra ou leasing de Gripens seria melhor do que reformar F-16 Block 25 do AMARG. Se for para colocar F-16 na FAB, a melhor opção seria os F-16 que iriam para o Egito ou até encomendar mais, junto com leasing dos Su-35, é a melhor opção.
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Re: Alternativas para fim do FX2
O problema deste forum é comparar coisas diferentes. Muito diferentes, como comparar os F 16 do deserto americano com Su 35.
Primeiramente devo lembrar que no andar das coisas a FAB não terá nem doze caças voando em um futuro próximo. Se nada for feito. Então é necessário tomar uma decisão emergencial.
Segundo que estamos há quase vinte anos discutindo qual será o avião do FX. E o governo não fechou negócio com ninguém.
Da minha parte, se a FAB tivesse o Su 35, o Rafale ou F 18 eu ficaria muito satisfeito, se ela também tivesse recursos para fazer estas aeronaves grandes e caras voarem eu ficaria feliz.
Mas até agora não é isto que ocorre.
Penso que o F 16 reside na probabilidade de ele possa ser adquirido em uma solução tomada diretamente pela FAB sem precisar de financiamentos ou precisar de uma verba especial do governo, claro que neste caso usando as aeronaves sem up-grade, só colocando elas para voar. Isto já ocorreu outras vezes na FAB com os F 80 (no osso) que substituíram os Meteor, os F 5 do esquadrão Agressores, na Marinha com as fragatas classe Garcia, no Exército com os M 60 e outros veículos. Outros países com relações com os EUA fazem isso, acredito que se isso acontecer seria uma decisão dos brigadeiros para salvar a caça da FAB de uma falência em alguns anos. Enquanto não se escolhe um avião definitivo.
É a melhor situação, claro que não é a pior opção de todas, mas talvez a única quando não se tem dinheiro e a outra opção é ZERO.
Agora se o governo solta-se o dinheiro, então as outras opções são viáveis.
Como disse antes o F 16 seria a minha escolha lá atrás, quando o objetivo era reformar os F5E.
Quanto a caças russos na FAB não vejo problema, a questão é de adaptação de ter empresas que forneçam suporte as aeronaves, como revisão de aviônicos e turbinas. Coisa que eu sinceramente tenho dúvidas que a Venezuela tenha. Além de uma boa prateleira de peças, para poder dar conta sem contar com eficiência russo do pós venda. Se fizer isso da para operar material russo com toda a eficiência. Agora sonhar com Su 35 como tampão é brincadeira.
Primeiramente devo lembrar que no andar das coisas a FAB não terá nem doze caças voando em um futuro próximo. Se nada for feito. Então é necessário tomar uma decisão emergencial.
Segundo que estamos há quase vinte anos discutindo qual será o avião do FX. E o governo não fechou negócio com ninguém.
Da minha parte, se a FAB tivesse o Su 35, o Rafale ou F 18 eu ficaria muito satisfeito, se ela também tivesse recursos para fazer estas aeronaves grandes e caras voarem eu ficaria feliz.
Mas até agora não é isto que ocorre.
Penso que o F 16 reside na probabilidade de ele possa ser adquirido em uma solução tomada diretamente pela FAB sem precisar de financiamentos ou precisar de uma verba especial do governo, claro que neste caso usando as aeronaves sem up-grade, só colocando elas para voar. Isto já ocorreu outras vezes na FAB com os F 80 (no osso) que substituíram os Meteor, os F 5 do esquadrão Agressores, na Marinha com as fragatas classe Garcia, no Exército com os M 60 e outros veículos. Outros países com relações com os EUA fazem isso, acredito que se isso acontecer seria uma decisão dos brigadeiros para salvar a caça da FAB de uma falência em alguns anos. Enquanto não se escolhe um avião definitivo.
É a melhor situação, claro que não é a pior opção de todas, mas talvez a única quando não se tem dinheiro e a outra opção é ZERO.
Agora se o governo solta-se o dinheiro, então as outras opções são viáveis.
Como disse antes o F 16 seria a minha escolha lá atrás, quando o objetivo era reformar os F5E.
Quanto a caças russos na FAB não vejo problema, a questão é de adaptação de ter empresas que forneçam suporte as aeronaves, como revisão de aviônicos e turbinas. Coisa que eu sinceramente tenho dúvidas que a Venezuela tenha. Além de uma boa prateleira de peças, para poder dar conta sem contar com eficiência russo do pós venda. Se fizer isso da para operar material russo com toda a eficiência. Agora sonhar com Su 35 como tampão é brincadeira.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
- gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2
JL escreveu:O problema deste forum é comparar coisas diferentes. Muito diferentes, como comparar os F 16 do deserto americano com Su 35.
Não é comparação de capacidade amigo JL, mas sim comparação do que seria melhor termos, Su-35S semi-novos/novos ou F-16 reformados.
Primeiramente devo lembrar que no andar das coisas a FAB não terá nem doze caças voando em um futuro próximo. Se nada for feito. Então é necessário tomar uma decisão emergencial.
Um caça como Su-35S voando nas cores da FAB seria uma bela charla de campanha, mas preferem falar que tiraram 120 milhões da pobreza e colocaram na classe média sem mostrarem NENHUM dado confiável, apenas fonte deles.
Segundo que estamos há quase vinte anos discutindo qual será o avião do FX. E o governo não fechou negócio com ninguém.
E nem pretende. Um projeto como este eles devem ganhar uma bela comissão, então penso que não é só a falta de vontade política deixa isso parado.
Da minha parte, se a FAB tivesse o Su 35, o Rafale ou F 18 eu ficaria muito satisfeito, se ela também tivesse recursos para fazer estas aeronaves grandes e caras voarem eu ficaria feliz.
Um dos grandes problemas em nosso orçamento, que não é nada ruim, comparado com o da França e entre outros países, são as pensões e a previdência de ex-militares.
Isso deveria estar no orçamento do Ministério da Previdência. Então, se eu fosse os Cmt's, pediria para que as pensões e aposentadorias fossem movidas para o Ministério da Previdência, pois iria sobrar muito dinheiro.
Mas até agora não é isto que ocorre.
Penso que o F 16 reside na probabilidade de ele possa ser adquirido em uma solução tomada diretamente pela FAB sem precisar de financiamentos ou precisar de uma verba especial do governo, claro que neste caso usando as aeronaves sem up-grade, só colocando elas para voar. Isto já ocorreu outras vezes na FAB com os F 80 (no osso) que substituíram os Meteor, os F 5 do esquadrão Agressores, na Marinha com as fragatas classe Garcia, no Exército com os M 60 e outros veículos. Outros países com relações com os EUA fazem isso, acredito que se isso acontecer seria uma decisão dos brigadeiros para salvar a caça da FAB de uma falência em alguns anos. Enquanto não se escolhe um avião definitivo.
Mas esse é o problema com os F-16, pois, segundo o que dizem, os F-16 do AMARG em melhores condições teriam que passar por revitalização para poderem voar e até substituição de peças, o que não sei se a FAB possa pagar.
É a melhor situação, claro que não é a pior opção de todas, mas talvez a única quando não se tem dinheiro e a outra opção é ZERO.
Agora se o governo solta-se o dinheiro, então as outras opções são viáveis.
Como disse antes o F 16 seria a minha escolha lá atrás, quando o objetivo era reformar os F5E.
Tenho a mesma opinião. O dinheiro gasto na modernização, compra e revitalização dos 46 F-5E, poderia comprar uns 36 F-16 e ainda moderniza-los, poderíamos vender nossos F-5E para algum país da África ou até para Uruguai, Venezuela (que comprou CF-5), Equador, Bolívia e entre outros, clientes não faltam. Com a grana da venda dos nossos F-5E, poderíamos comprar mais 24 F-16 e moderniza-los, teríamos 60 F-16 e uma Força Aérea bem respeitável, ai poderíamos entrar em um projeto de 5ª Geração (como EUA não nos chamou/convidou e China não convida ninguém) do PAK-FA e comprar até Su-35S para o GDA, ao invés dos Mirage 2000.
Hoje teríamos 60 F-16 nos GAv's e 24 ou até 36 Su-35S nos GDA's, além de estar participando do PAK-FA.
Muita coisa poderia ter sido feita com a compra dos F-16 Block 52 que estavam no AMARG, em 1990. Ai sim podemos culpar a FAB por tal falta de pensamento.
Quanto a caças russos na FAB não vejo problema, a questão é de adaptação de ter empresas que forneçam suporte as aeronaves, como revisão de aviônicos e turbinas. Coisa que eu sinceramente tenho dúvidas que a Venezuela tenha. Além de uma boa prateleira de peças, para poder dar conta sem contar com eficiência russo do pós venda. Se fizer isso da para operar material russo com toda a eficiência. Agora sonhar com Su 35 como tampão é brincadeira.
Tampão não, deveria ser definitivo.
Como os Russos estão nos falando de coprodução do Su-35S aqui, imagino isso na Embraer, não precisaríamos nos preocupar com peças e nem com pós-venda Russo, pois nós seríamos nossos fornecedores de peças e a própria Embraer e FAB, tendo o projeto em mãos, podem fazer as revisões, reformas, modificações e manutenções aqui mesmo, assim como fazemos hoje com o F-5M (retirando a parte do fornecimento de peças).
Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Nov 19, 2013 7:37 am, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2
gabriel219 escreveu:Marechal, o guarda-costa do pessoal do Congresso nacional é o GTE com caviar e não o GDA. Caso fosse a ultima opção, estaríamos com 12 Su-35 na área.
Marechal-do-ar escreveu:Em caso de guerrilha quem vai defender a Dilma é o GDA, não o GTE.
"que GDA?" mesmo. Após o fim de dezembro ele praticamente não vai existir. Apenas existirão na BAAN, na forma de rodízio, F-5M a cargo COMDABRA.gabriel219 escreveu:Aliás, que GDA?
No GDA permanecerão apenas 6 pilotos, que aliás, não farão defesa aérea. Permanecerão para receber algum futuro caça, que a FAB ainda tem esperanças que seja o FX2.
Com os F-5M sendo desativados a partir de 2016, e se não adotar um novo substituto, a real aviação de caça no início da próxima década vai deixar de existir na Força.
Num quadro desses, acho que nós nunca tivemos um quadro tão desalentador para a Aviação de Caça.