Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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gabriel219
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3451 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 18, 2013 3:18 pm

O F-16 não utiliza cesta para REVO:
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Ou seja, se formos de F-16 e comprar os reabastecedores com REVO diferente, nossos AMX A-1M e KC-390 não terão como reabastecer, a não ser que seja mantida as cestas do KC-390, o que traria uma certa limitação operacional dos F-16 só poderem abastecer em certos tipos de aeronaves que virariam alvos prioritários em um ataque.

A compra dos F-16 trariam mais problemas que soluções, talvez a compra de F-18C/D ou A/B para moderniza-los seria uma melhor opção e poderia até irem para a MB, com uma troca de catapultas do A-12.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3452 Mensagem por Olinda » Seg Nov 18, 2013 3:27 pm

Tchelo escreveu:Será que, exatamente por já cogitar essa hipótese (F-16 AMARG) o governo tenha congelado o KCX? Afinal, se formos de F-16 Desert, precisaremos de abastecedores de "cesta".

Só teorias...rss
Se o KCX foi congelado aguardando a compra do F-16, o KCX será usado com utilização até a baixa dos F-16, ou o KCX será novo e os F-16 são os vencedores do FX-2.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3453 Mensagem por bcorreia » Seg Nov 18, 2013 3:48 pm

gabriel219 escreveu:O F-16 não utiliza cesta para REVO:
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Ou seja, se formos de F-16 e comprar os reabastecedores com REVO diferente, nossos AMX A-1M e KC-390 não terão como reabastecer, a não ser que seja mantida as cestas do KC-390, o que traria uma certa limitação operacional dos F-16 só poderem abastecer em certos tipos de aeronaves que virariam alvos prioritários em um ataque.

A compra dos F-16 trariam mais problemas que soluções, talvez a compra de F-18C/D ou A/B para moderniza-los seria uma melhor opção e poderia até irem para a MB, com uma troca de catapultas do A-12.
Normalmente esses aviões tem a sonda tipo Boom na traseira enquanto as sondas tipo cesto ficam nas asas

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Creio que o maior problema ai seria como usar o kc390 para reabastecer essas aeronaves, mas ainda existe outra possibilidade, foram desenvolvidos algumas sondas para cesta para os F16

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Se o KC-X foi congelado até essa definição, foi para saber se a sonda tipo boom será ou não necessária, já que, em caso dos F16 do deserto vierem, mesmo após a aposentadoria desses, os KC-X continuariam a operar com as cestas sem problemas
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3454 Mensagem por Túlio » Seg Nov 18, 2013 3:58 pm

Semana do F-16, pelo jeito... :lol: :lol: :lol: :lol:
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3455 Mensagem por Penguin » Seg Nov 18, 2013 4:07 pm

gabriel219 escreveu:Meu Deus, esse pessoal do PA se supera. O site era tão bom quando tinha mais conteúdo do que batalhas ideológicas.

Por que batalha ideológica?! Por que o F-16 é americano? O Blog está especulando e não tem nada de errado nisso.

Aliás, a FAB não emitiu uma nota sobre a não compra de caças usados e desmentindo a estória de possível avaliação dos F/A-16 do AMARG?

Não: http://www.aereo.jor.br/2013/09/02/nota ... 16-usados/

POWS, se há um leasing em jogo de um tal de Su-35S, iremos de F/A-16?

A Russia ofereceu o leasing e ai? Foi aceito? Não? Dá apenas para especular.

A solução está ai e acho que ficaria mais caro comprar F/A-16, pois só há versões das mais antigas (Block 30 para baixo) e seu sistema de reabastecimento aéreo é totalmente diferente do nosso, ou seja, só para adotarmos o F/A-16 teríamos que:

1)Mudar todas as cestas de reabastecimento, então o KC-390 e o AMX A-1M que se fo&*.

Isso não é impeditivo:

Proposta da IAI, para o KC-767:


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Há outras soluções:

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2)Gastaríamos uma grana para revitalizá-los, deixa-los em condição e moderniza-los.

Depende. Lembre-se que a Embraer adquiriu a OGMA que faz MLU em F-16 (inclusice farão para os da Romênia). De repente ela poderia fazer isso no Brasil, gerando empregos aqui. Fica mais fácil para justificar.

3)Gastaríamos mais tempo e não viriam até o fim do ano.

Até o fim do ano não virá nada. Pode ter certeza.

Ou seja, não acho a melhor opção que temos. Há opções melhores como (tudo já visando substituição dos Mirage 2000C/D e dos F-5M):

1ª: compra de 36 Mirage 2000, modernização para padrão 2000-9 e compra de 48 Gripens C/D junto com modernização.

Primeiro, onde há 36 Mirage 2000 à venda?
A modernização dos Mirage 2000 da India para o padrão -5 está custando mais de USD50 milhões por unidade. Isso sim é caro.
O -9 é uma versão customizada do -5 para os EAU. E não estão atualmente à venda.


2ª: compra de 36 Su-27SK, modernização para um padrão próximo ao do Su-35S e compra de 48 MiG-29 e modernização para um padrão próximo ao do MiG-35.

Isso é especulação da braba.
Há Su-27SK disponível? onde? Pode-se modernizá-los para um padrão próximo do Su-35? Qual o custo e prazo? Até onde se sabe, é possível modernizar o Mig-29 antigos para o padrão SMT.


Temos uma opção melhor: leasing de 12 Su-35S + compra de 36 Su-35S + coprodução nacional + participação no PAK-FA.
Entendo que um F-16 seria um tampão. Aliás, sou totalmente contra tampões, mas pelo antar da carruagem, vai ser difícil evitar algum.Caso o caminho seja o tampão, muita gente fará oferta e será uma competição acirrada. Será o FX2 do B.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3456 Mensagem por bcorreia » Seg Nov 18, 2013 4:31 pm

Túlio escreveu:Semana do F-16, pelo jeito... :lol: :lol: :lol: :lol:
E eu só queria ver a semana dos primeiros FX-2 sendo entregues
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3457 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 18, 2013 5:52 pm

Onde há Su-27 disponíveis? Estoques Russos e em outros países. Se achássemos SK seria bom. Padrão próximo ao Su-35S que digo é só o radar Irbis-E, OLS-35, Saturn com TVC e entre outros que seriam feitos na própria Russia, caso os Su-27 fossem comprados lá.

MiG-29 poderia ser modernizado para o padrão SMT junto com o OLS-35 e radar Zhuk-AE.

Na França pode haver 24 Mirage 2000 e junto com os nossos formariam 36 (dizem que os nossos estão em bom estado).

Prazo? O mesmo de revitalizar F-16, coloca-los para voo, depois moderniza-los e ainda adaptar nossos reabastecedores (???) para isso.

Se o F-16 for comprado agora e estarem prontos em Fevereiro de 2014, será que nossos KC-X's também estará, se o mesmo tiver alguma decisão? Se não, não há reabastecedores para o mesmo.

Sobre a batalha ideológica, não digo sobre a matéria, mas de outras.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3458 Mensagem por J.Ricardo » Seg Nov 18, 2013 6:13 pm

Gente, menos, o tempo das maioneses passou... se comprarem F-16 pra ser tampão, ele só vai encher o tanque na chon, no máximo esse tanque adaptado horrível e se vier... e ainda assim será muuuito melhor que os F-5 forever...
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Que apresentam face hostil,
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3459 Mensagem por Bourne » Seg Nov 18, 2013 6:26 pm

Reabastecer no ar é luxo. Desnecessário no momento. Esse é o menor dos problemas na eventual escolha de um caça usado e tampão para as próximas décadas.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3460 Mensagem por JL » Seg Nov 18, 2013 6:45 pm

Pessoal tem que cair na real. "Parar de comer sardinha e arrotar caviar". Olha a Cruzex nós só tinhamos os F5 e apenas alguns Mirages 2000 em condições de voo. Os M 2000 vão dar baixa, tem célula de F5 velha que dá dó. O pessoal esquece que é um avião bem usado, que apenas foi colocado uma aviônica nova. Não é um caça da década de 90 não, muitos devem ter vários problemas técnicos devido a idade da célula, logo vão ficar indisponíveis também. Então somente restará os A 1 que não servem como interceptadores ou para manter superioridade aérea e os A 29. Aí, neste quadro de crise, qualquer caça mais avançado que os Mirage 2000C que venham a voar na FAB é muito lucro. Independente da origem. Agora como a questão é sempre a mesma de que não tem dinheiro, o F16 é um dos mais baratos de operar todos os outros são mais custosos.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3461 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 18, 2013 6:48 pm

Não reclamo do F-16 para FAB, só me pergunto se o custo para deixa-los operando normalmente, junto com a modernização, não daria para comprar algo melhor.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3462 Mensagem por JL » Seg Nov 18, 2013 7:00 pm

Acho difícil, pois o F 16 foi fabricado em grandes quantidades e utilizado por muitos países, que possuem empresas que desenvolveram tecnologias para apoiar estas aeronaves, assim existe no mercado mais peças e aviônicos que podem ser integrados nesta aeronave.

É basicamente como um automóvel que tem uma produção de milhares e outro que possuem algumas centenas. Mas ou menos como peças de Fusca vs peças de Opala ou peças de motocicletas Honda 125 cc vs peças de Yamaha. Um F16 será sempre mais barato que um equivalente europeu, pela questão levantada.

Desta forma como palhativo econômico é imbatível a não ser que se busque alternativas exóticas como o JF 17 Thunder por exemplo. O outro caça mais barato é o Mig 29, mas tecnologicamente não oferece as mesmas possibilidades de up-grade e mesmo assim possui duas turbinas, sua hora de voo deve ser bem maior.

Pena que a solução é F 16 se vier, vai chegar muito tarde, nós devíamos ter comprado células de caças F 16 usados realizado o up-grade nestes ao invés de embarcar no programa do F5M. Acredito que com o custo das células não seria tão alto assim e o custo do up-grade seria quase o mesmo que gastamos com os F5 e teríamos uma aeronave muito mais poderosa.

Uma análise demonstra que os F 16 usados, desde que tenham aviônica e um pacote de armas adequados poderia recompor a FAB a condições de minimamente competir com os caças dos países vizinhos.

Mas se preferirem vamos continuar debatendo as minúcias de cada aeronave até um dia talvez conseguir um eleger o super FX.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3463 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 18, 2013 7:29 pm

Sim, devíamos ter comprado quando havia pelo menos F-16C/D Block 40 ou mais. As células que sobraram estão no osso e estão muito defasadas e torna-las operacionais, no padrão minimo Block 52, não deverá ser muito barato.

Talvez uma boa opção seja os F-16 Egípios (ou que pelo menos iriam para eles), são novos e já estão atualizados.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3464 Mensagem por NovaTO » Seg Nov 18, 2013 8:13 pm

Já deveriam ter acionado o plano D (desert) desde 2010, quando a Dilma assumiu e não fez nada. Agora já poderíamos estar recebendo algumas dezenas de F-16 modernizados, que padronizaria os caças da Cruzex(é duro ver nossos pilotos de f-5E e os nossos vizinhos de F-16 :x )

E com fôlego para escolher ou mesmo desenvolver em parceria um caça para os próximos 40 anos (aqui seria o CERTO a fazer, ou seja planejar e executar algo de longo prazo).

[]‘s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3465 Mensagem por Bourne » Seg Nov 18, 2013 8:20 pm

O F16 seria a solução "a la" leo 1 do EB. Não tem dinheiro para novo. Pelo menos, compra um modelo capaz que não fique tão atrás dos demais.

Isso deveria ter sido feito nos anos 1990s e a reforma/ampliação da frota de F5 nem cogitada. Porém vem a história "não podemos comprar tampão por que mata o FX". Tudo bem, fica sem caça e sem FX. Se existisse um plano consistente como o EB não teria problemas em ter solução de curto e outra de longo prazo.
Trancado