Eu te mostrei.gabriel219 escreveu:
Talvez consiga interpretar um texto melhor.
Quando for postar, pense.
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Eu te mostrei.gabriel219 escreveu:
Talvez consiga interpretar um texto melhor.
Foi isso que aconteceu?Penguin escreveu:No caso do F-35, provavelmente a LM não pudesse fornecer informações técnicas exigidas pela FAB e nem atender aos requerimentos quanto à ToT do FX2. Assim, respondeu ao RFI com o F-16 e sambou no SL.Carlos Lima escreveu: Sei lá.
O que importa é que o avião só vai entrar em serviço no fim da década. E aí? Tiramos da lista?
[]s
CB_Lima
Eu estava me referindo ao ano de 2008, quando o NG passou para a short-list.Carlos Lima escreveu:Sei lá.knigh7 escreveu:
Não teria cumprido com a exigência. Não viu o caso citado da LM?
O que importa é que o avião só vai entrar em serviço no fim da década. E aí? Tiramos da lista?
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CB_Lima
Pois é 5 anos se passaram, estamos entrando no sexto não veremos um NG operacional até mais ou menos 2020.knigh7 escreveu:Eu estava me referindo ao ano de 2008, quando o NG passou para a short-list.Carlos Lima escreveu: Sei lá.
O que importa é que o avião só vai entrar em serviço no fim da década. E aí? Tiramos da lista?
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CB_Lima
Agora eu não sei dizer.
Não. Na época, o representante da LM no Brasil, o Brigadeiro (R) Mark de Mattos disse que apenas poderia fornecer o F-35 em 2019, ou seja 11 anos depois, devido ao compromisso de atender aos participantes do consórcio primeiro.Carlos Lima escreveu:Foi isso que aconteceu?Penguin escreveu: No caso do F-35, provavelmente a LM não pudesse fornecer informações técnicas exigidas pela FAB e nem atender aos requerimentos quanto à ToT do FX2. Assim, respondeu ao RFI com o F-16 e sambou no SL.
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CB_Lima
Ok.knigh7 escreveu:Não. Na época, o representante da LM no Brasil, o Brigadeiro (R) Mark de Mattos disse que apenas poderia fornecer o F-35 em 2019, ou seja 11 anos depois, devido ao compromisso de atender aos participantes do consórcio primeiro.Carlos Lima escreveu: Foi isso que aconteceu?
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CB_Lima
Alguns no fórum propagavam o " mito" do F-35 fura-fila. Mas era só mito.
Para atender ao requisito temporal da FAB eles ofereceram o F-16, com posterior atendimento com o F-35.
No discurso de despedida da COPAC, o ex-Presidente, Carlos Baptista, quando abordou a questão do FX, focou bastante na questão da operacionalidade.Carlos Lima escreveu:Pois é 5 anos se passaram, estamos entrando no sexto não veremos um NG operacional até mais ou menos 2020.knigh7 escreveu: Eu estava me referindo ao ano de 2008, quando o NG passou para a short-list.
Agora eu não sei dizer.
Vale a pena manter ele na lista?
A minha opinião é não. Qual é a de vocês?
[]s
CB_Lima
Sim,knigh7 escreveu:No discurso de despedida da COPAC, o ex-Presidente, Carlos Baptista, quando abordou a questão do FX, focou bastante na questão da operacionalidade.Carlos Lima escreveu:Pois é 5 anos se passaram, estamos entrando no sexto não veremos um NG operacional até mais ou menos 2020.
Vale a pena manter ele na lista?
A minha opinião é não. Qual é a de vocês?
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CB_Lima
O que (ou quem) ele estava defendendo, e quem não, fica para a interpretação de cada um.
Na minha opinião, a gente precisa de um caça o quanto antes.
---------------------------------------------------Carlos Lima escreveu:Sim,knigh7 escreveu: No discurso de despedida da COPAC, o ex-Presidente, Carlos Baptista, quando abordou a questão do FX, focou bastante na questão da operacionalidade.
O que (ou quem) ele estava defendendo, e quem não, fica para a interpretação de cada um.
Na minha opinião, a gente precisa de um caça o quanto antes.
O Brigadeiro e todos nós sabemos que operacionalidade é importante. E isso é conseguido através de um trabalho conjunto entre Força Aérea, MD, Administração de recursos de maneira sadia, e Governo colaborando.
Se um desses elementos não colabora, nem planador decola da maneira que deveria...
Então se na sua opinião precisamos de um caça o quanto antes, faz sentido termos o NG na lista?
[]s
CB_Lima
Carlos Lima escreveu:Ok.knigh7 escreveu: Não. Na época, o representante da LM no Brasil, o Brigadeiro (R) Mark de Mattos disse que apenas poderia fornecer o F-35 em 2019, ou seja 11 anos depois, devido ao compromisso de atender aos participantes do consórcio primeiro.
Alguns no fórum propagavam o " mito" do F-35 fura-fila. Mas era só mito.
Para atender ao requisito temporal da FAB eles ofereceram o F-16, com posterior atendimento com o F-35.
Então o que aconteceu não foi o que o Santiago especulou.
Mas estamos em 2013. O F-35 está começando a entrar em serviço e o Software 2b (que irá habilitar diversas funcionalidades) já está sendo testado e breve também chegará as aeronaves já entregues.
O NG não ficará operacional até o fim da década. O F-35 é de uma geração seguinte e já está aí.
Vale a pena ele continuar na lista?
[]s
CB_Lima
“Não estou interessado (no F-35), com esse preço, sem transferência de tecnologia e com alto grau de sofisticação, muito acima das nossas necessidades”, disse o ministro, que passou toda a quarta-feira na base aeronaval de Norfolk, onde assistiu a filmes sobre os caças e visitou um submarino nuclear de ataque USS Scranton.
Lockheed não oferece o F-35 ao Brasil para não compartilhar tecnologia
VALOR ONLINE
Publicado: 26/08/08 - 0h00
SÃO PAULO - A gigante da norte-americana de defesa Lockheed Martin confirmou que decidiu não apresentar seu avião caça modelo F-35 Joint Strike Fighter à licitação do governo brasileiro para a modernização de sua frota militar. Segundo a empresa, o motivo para não incluir o jato em sua proposta foi o alto grau de transferência de tecnologia, imposto pelas regras da concorrência.
Pelo estipulado pelo governo para o projeto F-X2, o fabricante vencedor terá que repassar toda a tecnologia necessária para manter o avião em operação.
Por isso, a Lockheed decidiu apresentar à licitação o modelo F-16BR, uma versão do F-16, um dos aviões de caça mais utilizados em todo o mundo, adaptada às necessidades da Força Aérea Brasileira. Embora seja um sucesso de vendas, o F-16 é um caça mais antigo, tendo sido desenvolvido nos anos 1970. Sua vantagem é ser relativamente barato e ter um baixo custo operacional. Já o F-35 foi criado no final da década de 1990, começo dos anos 2000 e tem capacidade furtiva (stealth) e de pouso e decolagem na vertical (VTOL), como o britânico Harrier.
Uma das preocupações da Lockheed Martin ao apresentar a proposta com base no F-16 e não no F-35 - uma aeronave muito mais moderna - tem a ver com o tipo de tecnologia que o governo dos EUA autorizaria repassar ao Brasil. Sem esse compromisso, o negócio poderia ser desfeito.
A Boeing, que concorre com seu F/A-18 Super Hornet, porém, acredita que isso não será problema. A proposta da fabricante inclui um sistema de radar de varredura eletrônica ativa de última geração, fabricado pela também norte-americana Raytheon. Tecnologias como essa normalmente são protegidas pelos governos dos países para os quais foram desenvolvidas, uma vez que o acesso a ela facilita a criação de contramedidas eficientes.
Além do F-16BR e do F/A-18 E Super Hornet, modelos de quatro outras fabricantes também estão concorrendo. Eles são o Rafale, da Dassault; o Typhoon, da Eurofighter; o Gripen BG, da Saab; e o Su-30, da Sukhoi.
A intenção do governo brasileiro é adquirir uma primeira leva de até 36 aeronaves, para entrega a partir de 2010. As compras, porém, podem ser elevadas para um total de 120 aparelhos.
(José Sergio Osse | Valor Online)
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/lockhe ... z2kcjImYB2
Será que o MD e o MRE já mudaram de concepção?Jobim reconheceu que o F-35 “é impressionante”, um jato de quinta geração mais arrojado que os concorrentes: “Não tem comparação com os Sukhoi e os Rafale”. Mas, segundo ele, o F-35, de ataque, é bom demais para a expectativa brasileira: “Um dos problemas é a incompatibilidade dos aviões com as nossas necessidades”. Dirigindo-se ao comandante da aeronáutica, Juniti Saito, que o acompanhava, Jobim perguntou: “Não é, Saito?” Desconfortável, o brigadeiro foi reticente e pareceu discordar: “Bem… O Brasil teria uma capacidade dissuasória maravilhosa…”
Claro que é matéria de 2008. Pois foi quando a FAB enviou o RFI e as empresas responderam.Carlos Lima escreveu:Santiago,
Isso e materia de 2008. Estamos em 2013. O Gripen NG nao voou nem tem tanta parceria (entre muitas Aspas) disponiveis ja que o primeiro prototipo ja esta sendo construido, e so vai entrar em servico depois do F-35 e nao muito antes do PAK.
Vale a Pena te-lo na lista que foi feita em 2008?
[]s
CB