Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#3391 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 13, 2013 8:57 pm

gabriel219 escreveu:FAB solicitou o F/A-35A??? Deixa ver se entendi: reclamam do Rafale sobre seu custo de operação e solicitam F/A-35A?
Boss escreveu:Seria interessante ver a argumentação dos que hoje chamam o Rafale de "rainha do hangar" caso no lugar do F-18 estivesse o F-35. :lol:

Provavelmente, aliás, certamente, o discurso seria outro.
Aeronaves stealths dispensam a necessidade de "pacotes".

Demanda menos aeronaves.

E especificadamente sobre caças, na USAF realizavam combates aéreos entre F-15 e F-22, na razão de 5x1. E mesmo assim os Raptors levavam vantagem.
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Carlos Lima
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3392 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 13, 2013 9:23 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu::lol:

Tudo tem o seu preço.

Até o suporte, os equipamentos e as outras "vantagens". :lol:

....
Vamos ver o que muda agora sabendo que os nossos amigos bons do Norte sabem de tudo o que a Presidente fala no Tel. Acho que muito militar deveria repensar na sua postura depois de saber que a Presidente é espionada... mas esse sou eu.

[]s
CB_Lima
Ah, isso inclui também a MB com os SeaHawks, com os sistemas de combate da LM, etc, não? Ou a tua intenção é só bater na FAB?
Mas que bobagem cara, achar que eu quero "bater s'o na FAB"... :roll:

A diferenca gigante entre o F-X e esses contratos sao as promessas que estao agregadas a cada um.

No caso desses outros a'i, a coisa 'e compra de pratileira, e nao se fala mais nisso. Alem disso por um acaso vc ja me viu dizer algo contra a compra dos BHawk da FAB por exemplo?

Nao da para comparar criticas ao F-X, com o BH da FAB, ou P-3 da FAB, ou SHawk ou Sistemas de Subs da MB.

Cada um no seu quadrado.

Mais um ponto dessa historia toda 'e que mesmo hoje eu nao sou contra a compra de F-16 "de prateleira", ja que a nossa Defesa Aerea esta com esse rombo enorme a'i.

O que eu sou contra 'e entrar como "parceiro" (com muitas aspas) em projeto de 4 geracao que so' vai entrar em servico quase em 2020 quando o mundo todo ja respira 5 geracao.

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3393 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 13, 2013 9:24 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Bom... o aviao so vai ficar pronto para uso no fim dessa decada mesmo.

[]s
CB_Lima
O que não contrariou o que eles disseram.

Se fosse para fins da década, o NG não teria passado para a short-list.
Ser'a?

[]s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3394 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 13, 2013 9:32 pm

Penguin escreveu:
gabriel219 escreveu:FAB solicitou o F/A-35A??? Deixa ver se entendi: reclamam do Rafale sobre seu custo de operação e solicitam F/A-35A?

F/A-35A ninguém solicitou, pois ele não existe (http://www.jsf.mil/). A FAB solicitou o F-35.


Se a LM tivesse respondido o RFI com o F-35, provavelmente ele não iria para o short list por "n" razões.
Lembre-se que as informações sobre custos foram obtidas através de respostas ao RFI, RFP e de muita negociação e não o inverso.

Através de Nota Oficial da FAB de setembro de 2009 isso já foi esclarecido.
(...)
Maio - 2008

O Comando da Aeronáutica, atento às necessidades operacionais para as próximas décadas e obedecendo ao cronograma de desativação de aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira, instituiu (15 de maio) a Comissão Gerencial do Projeto F-X2, com o objetivo de conduzir os processos de aquisição de aeronaves de caça a serem incorporadas ao acervo da Força.

O intuito é dotar a FAB de uma frota padronizada de aeronaves de caça de múltiplo emprego, com o início das operações no Brasil previsto para o ano de 2015 e para serem utilizadas por aproximadamente 30 anos. O planejamento prevê a substituição gradual das frotas de Mirage-2000, F-5M e A-1M.

Para tanto, seis empresas foram pré-selecionadas e receberam solicitação para apresentarem informações (request for information – RFI): as norte-americanas Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet) e Lockheed Martin (F-35 Lightning II), a francesa Dassault (Rafale), a russa Rosoboronexport (Sukhoi SU-35), a sueca Saab (Gripen) e o consórcio europeu Eurofighter (Typhoon).

O processo de escolha da aeronave vencedora leva em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB. Outros critérios utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira.

Junho a Novembro - 2008

- O Comando da Aeronáutica completou mais uma etapa do processo de seleção dos novos caças multi-emprego a ser incorporados ao seu acervo.

A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2) conduziu os estudos de avaliação das aeronaves pré-selecionadas (Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35), de forma a elaborar uma lista reduzida (short list).

A concretização da short list visou garantir o atendimento aos requisitos operacionais para aeronave de caça e permitir o aprofundamento das avaliações dos sistemas de armas candidatos que foram selecionados.

Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a indústria nacional de defesa.

Com isso, as avaliações foram concentradas nas seguintes aeronaves finalistas: BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

As 36 aeronaves, que integrarão o 1º lote, deverão ser entregues a partir de 2014, com expectativa de vida útil de, no mínimo, 30 anos. Assim, ao longo dos próximos anos, haverá a substituição, gradativamente, dos atuais caças Mirage 2000, F-5M e A-1M. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo.

- A Comissão do Projeto F-X2 procedeu à entrega (30 de outubro) do Pedido de Oferta às empresas participantes selecionadas na short list: BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

A partir do recebimento do pedido de oferta (Request For Proposal – RFP, em inglês), as empresas tiveram até 2 de fevereiro para apresentar propostas com detalhamento nos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, de compensação comercial (Off set) e de transferência de tecnologia.
(...)
Link: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753
F/A é uma designação muito usada por Militares Estadunidenses, que F significa Fighter e A de Attack. Dependendo da missão, um F-18, por exemplo, pode ser tramado de F-18 ou A-18.

Vi um vídeo do Iraque de um F-16 que estava em missão de ataque e só era referido como A-16.

Sobre o A depois do 35, falo sobre a versão A para Força Aérea, pois a C não é a mais adequada para a missão dentre as outras versões e o C é naval.

Por isso F/A-35A.

Mas uma dúvida sobre o texto: a LM não havia oferecido o F/A-16BR?
Editado pela última vez por gabriel219 em Qua Nov 13, 2013 9:38 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3395 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 13, 2013 9:35 pm

J.Ricardo escreveu:Se comprarmos caças russos depois de 10 anos de enrolação com três candidatos pré-selecionados vai deixar americanos, franceses e suecos fulos da vida...
Que se f*¨%, estou nem ai para Suécia, França e EUA, estou mais preocupado com o Brasil.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3396 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 13, 2013 9:38 pm

knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu:FAB solicitou o F/A-35A??? Deixa ver se entendi: reclamam do Rafale sobre seu custo de operação e solicitam F/A-35A?
Boss escreveu:Seria interessante ver a argumentação dos que hoje chamam o Rafale de "rainha do hangar" caso no lugar do F-18 estivesse o F-35. :lol:

Provavelmente, aliás, certamente, o discurso seria outro.
Aeronaves stealths dispensam a necessidade de "pacotes".

Demanda menos aeronaves.

E especificadamente sobre caças, na USAF realizavam combates aéreos entre F-15 e F-22, na razão de 5x1. E mesmo assim os Raptors levavam vantagem.
Acho que se equivocou, pois o objetivo do F-X2 é comprar 36 caças, não mais e nem menos.

Não estou reclamando do F/A-35A, só questiono como pessoas que reclamaram do custo de operação do Rafale querem o F/A-35A como se fossem mais baratos de operar.

Como 36 caças Stealth são mais baratos de operar do que outros 36 caças de 4,5ª Geração.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3397 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 13, 2013 9:41 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Ah, isso inclui também a MB com os SeaHawks, com os sistemas de combate da LM, etc, não? Ou a tua intenção é só bater na FAB?
Mas que bobagem cara, achar que eu quero "bater s'o na FAB"... :roll:

A diferenca gigante entre o F-X e esses contratos sao as promessas que estao agregadas a cada um.

No caso desses outros a'i, a coisa 'e compra de pratileira, e nao se fala mais nisso. Alem disso por um acaso vc ja me viu dizer algo contra a compra dos BHawk da FAB por exemplo?

Nao da para comparar criticas ao F-X, com o BH da FAB, ou P-3 da FAB, ou SHawk ou Sistemas de Subs da MB.

Cada um no seu quadrado.

Mais um ponto dessa historia toda 'e que mesmo hoje eu nao sou contra a compra de F-16 "de prateleira", ja que a nossa Defesa Aerea esta com esse rombo enorme a'i.

O que eu sou contra 'e entrar como "parceiro" (com muitas aspas) em projeto de 4 geracao que so' vai entrar em servico quase em 2020 quando o mundo todo ja respira 5 geracao.

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"Estamos comprando Pantsir-S1 e por isso temos que comprar tudo que é equipamento Russo?"

"Compramos 50 EC-725, então vamos de Rafale?"

Acho que essas comparações feitas está no mesmo nível de comparar compra de 4 helis da MB, PROSUPER, PROSUB e entre outros com o F-X2.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3398 Mensagem por Penguin » Qua Nov 13, 2013 10:11 pm

gabriel219 escreveu:
Penguin escreveu:
F/A-35A ninguém solicitou, pois ele não existe (http://www.jsf.mil/). A FAB solicitou o F-35.


Se a LM tivesse respondido o RFI com o F-35, provavelmente ele não iria para o short list por "n" razões.
Lembre-se que as informações sobre custos foram obtidas através de respostas ao RFI, RFP e de muita negociação e não o inverso.

Através de Nota Oficial da FAB de setembro de 2009 isso já foi esclarecido.
Link: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753
F/A é uma designação muito usada por Militares Estadunidenses, que F significa Fighter e A de Attack. Dependendo da missão, um F-18, por exemplo, pode ser tramado de F-18 ou A-18.

Vi um vídeo do Iraque de um F-16 que estava em missão de ataque e só era referido como A-16.

Sobre o A depois do 35, falo sobre a versão A para Força Aérea, pois a C não é a mais adequada para a missão dentre as outras versões e o C é naval.

Por isso F/A-35A.

Mas uma dúvida sobre o texto: a LM não havia oferecido o F/A-16BR?
Gabriel,

O único caça estadunidense a utilizar essa designação foi a família Hornet/Super Hornet e segue a explicação abaixo:
F/A-18 clearly states the aircraft's dual role, that's why it was chosen (originally by the manufacturer as a marketting tool, the USN only adopted it later). Original plans called for 2 subtypes, one optimised for airdefense (F-18), the other for ground attack (A-18) based on the same airframe (much like the A-6 and EA-6). The final aircraft was capable to execute both missions so the designations were dropped in favour of F/A-18 and the squadron designations changed to reflect their dual roles (VFA instead of VF and VA).
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3399 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 13, 2013 10:50 pm

Sei não em Penguin, vejo muito isso em site do EUA sobre o assunto.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3400 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 13, 2013 11:23 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: O que não contrariou o que eles disseram.

Se fosse para fins da década, o NG não teria passado para a short-list.
Ser'a?

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Não teria cumprido com a exigência. Não viu o caso citado da LM?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3401 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 13, 2013 11:30 pm

gabriel219 escreveu:
knigh7 escreveu: Aeronaves stealths dispensam a necessidade de "pacotes".

Demanda menos aeronaves.

E especificadamente sobre caças, na USAF realizavam combates aéreos entre F-15 e F-22, na razão de 5x1. E mesmo assim os Raptors levavam vantagem.
Acho que se equivocou, pois o objetivo do F-X2 é comprar 36 caças, não mais e nem menos.

Não estou reclamando do F/A-35A, só questiono como pessoas que reclamaram do custo de operação do Rafale querem o F/A-35A como se fossem mais baratos de operar.

Como 36 caças Stealth são mais baratos de operar do que outros 36 caças de 4,5ª Geração.
Deus do céu, vc realmente leu a nota oficial da FAB que o Penguin acabou de te responder?
E de onde vc está tirando que foristas estão dizendo que o F-35 é mais barato de operar que o Rafale?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3402 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 13, 2013 11:43 pm

knigh7 escreveu:
Não teria cumprido com a exigência. Não viu o caso citado da LM?
Sei lá.

O que importa é que o avião só vai entrar em serviço no fim da década. E aí? Tiramos da lista?

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Re: Alternativas para fim do FX2

#3403 Mensagem por Penguin » Qua Nov 13, 2013 11:53 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:
Não teria cumprido com a exigência. Não viu o caso citado da LM?
Sei lá.

O que importa é que o avião só vai entrar em serviço no fim da década. E aí? Tiramos da lista?

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No caso do F-35, provavelmente a LM não pudesse fornecer informações técnicas exigidas pela FAB e nem atender aos requerimentos quanto à ToT do FX2. Assim, respondeu ao RFI com o F-16 e sambou no SL.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3404 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 13, 2013 11:55 pm

knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu: Acho que se equivocou, pois o objetivo do F-X2 é comprar 36 caças, não mais e nem menos.

Não estou reclamando do F/A-35A, só questiono como pessoas que reclamaram do custo de operação do Rafale querem o F/A-35A como se fossem mais baratos de operar.

Como 36 caças Stealth são mais baratos de operar do que outros 36 caças de 4,5ª Geração.
Deus do céu, vc realmente leu a nota oficial da FAB que o Penguin acabou de te responder?
E de onde vc está tirando que foristas estão dizendo que o F-35 é mais barato de operar que o Rafale?
Seja menos rude quando for responder há algum comentário, por favor.

Você leu o que escrevi? Você leu a minha pergunta? Não? Posto novamente:
gabriel219 escreveu:FAB solicitou o F/A-35A??? Deixa ver se entendi: reclamam do Rafale sobre seu custo de operação e solicitam F/A-35A?
Talvez consiga interpretar um texto melhor.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3405 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 14, 2013 12:04 am

gabriel219 escreveu:
Acho que se equivocou, pois o objetivo do F-X2 é comprar 36 caças, não mais e nem menos.
A parte da nota da FAB que o Penguin postou ao te responder, ao qual eu me referi:
As 36 aeronaves, que integrarão o 1º lote, deverão ser entregues a partir de 2014, com expectativa de vida útil de, no mínimo, 30 anos. Assim, ao longo dos próximos anos, haverá a substituição, gradativamente, dos atuais caças Mirage 2000, F-5M e A-1M. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo.
gabriel219 escreveu: Não estou reclamando do F/A-35A, só questiono como pessoas que reclamaram do custo de operação do Rafale querem o F/A-35A como se fossem mais baratos de operar.
Trancado