Pilotos ensinam a médicos o conceito de CRM

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Pilotos ensinam a médicos o conceito de CRM

#1 Mensagem por jambockrs » Seg Nov 11, 2013 12:10 am

Meus prezados:
Pilotos ensinam médicos a evitar erros usando métodos para prevenir desastres aéreos

Em uma iniciativa ainda incipiente no Brasil mas comum no exterior, pilotos de avião (e um comissário de bordo) vão treinar profissionais de saúde para ajudá-los a diminuir a possibilidade de erro humano em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Uma sessão de treinamento desse tipo acontece em dezembro com 20 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais no Hospital Brasil, em Santo André, da Rede D'Or São Luiz.
Coordenado pela Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) em parceria com a Gol, o programa prevê que os intensivistas aprendam conceitos de CRM (sigla em inglês para Gerenciamento de Recursos da Tripulação), convertido em padrão na indústria de aviação.

Não é a única experiência: há duas semanas, profissionais do hospital Albert Einstein foram treinados por um piloto da portuguesa TAP. A intenção é usar o conteúdo da aula em UTIs e cirurgias.
O CRM foi concebido pela Nasa no final dos anos 1970, para evitar os erros humanos que, constatou-se, estavam por trás da maior parte dos acidentes aéreos na época.

Desde então, o CRM vem sendo aperfeiçoado e é reconhecido como determinante para melhorar a segurança na aviação comercial nas últimas três décadas.
Ele ensina, por exemplo, a reconhecer as limitações humanas e a ser assertivo ao comunicar problemas.
Outro processo hoje comum em hospitais foi inspirado na aviação: em 2009, a Organização Mundial da Saúde recomendou a adoção de um "checklist" antes das cirurgias, que inclui perguntar o nome do paciente e qual órgão será operado.

Tal qual na aviação, diz o intensivista Haggéas da Silveira Fernandes, coordenador do projeto pela Amib, o ambiente da UTI pode levar profissionais de saúde a cometer erros que, se identificados em situações de treinamento, podem ser evitados.
Ele cita um estudo que se tornou referência ("Errar é Humano"), elaborado em 1999 pelo Instituto de Medicina dos EUA, que estimou em 98 mil por ano as mortes nos hospitais americanos por erros médicos evitáveis.

"É uma ferramenta que trabalha a competência não técnica do profissional --e uma bela oportunidade de melhorar a qualidade de atendimento ao paciente."
DISTÂNCIA DE PODER
O CRM atua, por exemplo, na relação entre médicos e enfermeiros. Mesmo quem está subordinado na hierarquia tem que se sentir encorajado a apontar ações que causem erros do seu superior.
No cockpit de um avião, essa relação é conhecida como "distância de poder" --quanto maior ela for, pior.

"Como os profissionais de UTI --e da aviação-- lidam com processos complexos e são especialistas, tendem a se sentir invulneráveis. O treinamento conscientiza de que somos falíveis", diz Sérgio Quito, diretor de segurança operacional da Gol.
Fernandes chegou até o CRM ao pesquisar a sua aplicação em unidades de saúde no exterior --a adaptação para o ambiente hospitalar já ocorre há alguns anos nos EUA e na Europa.

Decidiu, então, escrever para o presidente da Gol, Paulo Kakinoff --e a empresa cedeu seu estafe de segurança operacional para realizar o treinamento.
O projeto foi apresentado ontem no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva da Amib, no Rio. A partir do primeiro curso em Santo André, a entidade quer replicar a iniciativa em outros hospitais.
Fonte: Ricardo Gallo para site UOL 9 nov 2013
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrio ... reos.shtml




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8632
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 393 vezes

Re: Pilotos ensinam a médicos o conceito de CRM

#2 Mensagem por prp » Seg Nov 11, 2013 11:37 pm

Eu achei que os médico eram tão burros que não sabiam o conceito de CRM, que é Conselho Regional de Medicina [003]
E pior, tiveram que chamar um piloto para ensiná-los :shock:




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37911
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: Pilotos ensinam a médicos o conceito de CRM

#3 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Nov 12, 2013 10:10 am

Da TAP! :twisted:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder