Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#3226 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 02, 2013 10:43 am

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: O contrato e o seu conteudo foram amplamente divulgados no inicio de 2013:
Interessante que o valor desse contrato (R$430 milhões) é similar ao custo da compra pela MB dos três Navios de Patrulha Oceânica ingleses (133 milhões de libras).
Bom Santiago,

Nada impede de no fim das contas estarmos terminando com menos do que o originalmente planejado...

E o que isso tem a ver com os navios da MB?? :shock: :lol:

[]s
CB_Lima

Lançar boatos é fácil....
Por exemplo, nada impede que o Prosuper se transforme em Barrosos 2...


Mas retornando, ao post....

Primeira parte:
O contrato para a modernização dos 5 R-99 foi assinado com a Embraer e não com a Saab.
É um contrato caro, que vale R$ 430 milhões e inclui intervenção em diversos sistemas da aeronave.
A Embraer por sua vez contratou a Saab para modernizar o radar AESA, por US$ 59 milhões (menos de R$ 150 milhões), ou 1/3 do valor do contrato.
Justin lançou um boato de que o valor cobrado pela Saab seria excessivo e não apresentou dados ou fontes. Pois eis os dados. Nada que vá na direção apontada por ele.
Ou seja, até que se prove o contrário, a experiência da FAB e da Embrear com a Saab tem sido positiva, como relatou o Brigadeiro Quirico.


Parte dois:
Esse contrato será coordenado e executado por empresas brasileiras (Embraer e Atech).
Embora seja um contrato de valor similar à compra de oportunidade dos 3 NaPaOc, ele não mereceu nem 1/10 do entusiasmo ou atenção obtida pela MB. É apenas curioso isso.
Mas o fato é que dentro das limitações orçamentárias, os programas da FAB vão avançando sem alarde. Com exceção do "urucubacado" FX2.


[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3227 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 02, 2013 11:08 am

gabriel219 escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: CB Lima,

Desta forma você está ignorando os precedentes dos russos, é a isso que me refiro quando digo que você está sendo seletivo. Por que não dizer que a MB agiu de forma precipitada ao escolher os franceses sendo que poderia esperar esse acordo e negociar com os russos? Quer dizer que só a FAB agiu de "forma errada"? Esta versão defendida por você não se sustenta, não passa de uma pura implicância. :wink:

Somente um "fontado" saiu com essa versão, estranho não?! :lol:
E nem precisa dizer que o mesmo é fã de carteirinha dos russos... :roll:


Abraços,

Wesley
Não há nenhum fanatismo, o problema é o SL.

Porque escolheram o Gripen NG que não passava e não passa de um projeto? Porque não o F/A-16BR, um projeto acabado que sofreria algumas modificações? Porque não o EF-2000, um projeto acabado e que ainda existe atualizações, inclusive com novo motor EJ20X0 e o radar AESA (caso o mesmo não entrasse em serviço antes, poderia ser trocado por outro AESA)? Porque não o Su-35S, que já estava com protótipo voando e já havia data de entrada de serviço, mesmo que os Russos não garantiram a ToT?

Aliás, a Boeing garantiu a ToT? Então porque houve uma audiência no congresso de EUA tempos depois para discutir isso? Aliás, quem garantiu na concorrência a ToT, assinado no papel?
Segundo a opinião do Brigadeiro R Teomar Quirico* o que menos importa no FX2 é o avião em si:
(...) "Ou seja, o que menos importa nessa competição é o avião, uma vez que todos, com certeza, atendem às nossas necessidades operacionais; o que importa mesmo é o que o Brasil vai receber ALÉM dos aviões!! A diferença está aí e, nesse sentido, estão certíssimas nossas autoridades que dizem que a transferência de tecnologia é que será o fator primordial para a decisão, muito embora essa expressão – transferência de tecnologia – mereça algumas considerações que serão feitas ao final.

Mas o que importa no momento é ressaltar que o fator de decisão não deve ser o avião, mas o pacote de benefícios que o Brasil irá receber além da aquisição pura e simples das aeronaves.(...)"
*: Brigadeiro do Ar RR Teomar Fonseca Quírico, possui vasta e longa experiência como piloto de caça (com cerca de 2000 horas de vôo) e participante dos projetos AMX e SIVAM:

Principais Funções Exercidas:
- Oficial de Segurança de Vôo
- Chefe da Seção de Instrução do 1º Grupo de Caça
- Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle do Projeto AMX junto à EMBRAER
- Membro da Representação do Ministério da Aeronáutica na Itália do Projeto AMX
- Primeiro Comandante da Primeira Unidade Aérea da Aeronave AMX na FAB
- Comandante da Base Aérea de Santa Cruz
- Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA)
- Presidente da Comissão de Implantação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM)

Projetos de Implantação de que Participou:
- como cadete: implantação da primeira aeronave a jato de instrução avançada
- como tenente e capitão: implantação da aeronave F-5B/E
- como major e tenente-coronel: desenvolvimento e implantação da aeronave AMX
- como coronel e brigadeiro: desenvolvimento e implantação do projeto SIVAM

Ou seja, é a opinião de alguém que entende um pouco do riscado.

Por outro lado, segundo relato de Luis Nassiff sobre o FX2, com base em contatos que ele fez com seus companheiros de Governo:
Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35.

Em outubro, foram eliminados a Eurofighter, a Lockeed e o Sukhoi. O primeiro, pelo fato de ser um consórcio europeu de vários países, o que dificultaria a transferência de tecnologia. A Lockeed, por não haver informações mais precisas sobre o controle que detinha sobre a tecnologia. E a Sukhoi por não aceitar falar em transferência de tecnologia. Ficaram F18, da Boeing, o novo Gripen NG, que ainda não existe, e o Rafale.

A FAB prosseguiu com os trabalhos e, em outubro de 2008, pediu para as três finalistas a oferta final. Começou a trabalhar, então, em um relatório com os detalhes técnicos das propostas, aspectos individuais dos aviões, preço e custo de manutenção.
Se há alguém bem informado sobre o que ocorre nas entranhas do Governo, esse é Luis Nassiff, que possui emprego na TV Brasil do Governo.

Agora eu pergunto, com base em que se poderia ter sido selecionada uma SL diferente? Búzios? Gosto pessoal?!

Se fosse uma compra de prateleira, concordo que o SL, com grande probabilidade, seria diferente. Mas o FX2 foi não foi isso. Foi tudo menos isso.

[]s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3228 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Nov 02, 2013 2:19 pm

Penguin escreveu:Segundo a opinião do Brigadeiro R Teomar Quirico* o que menos importa no FX2 é o avião em si:
E olha só, o FX já vai atingir a maioridade e ainda não temos nada, se qualquer um dos três é melhor que o F-5 não ter aviões não é melhor que o F-5, alias, acho que não ter aviões é a única opção que não atende aos requisitos operacionais da FAB, a novela de offsets e ToTs se arrastou por um longo tempo, se é por causa disso que a decisão ainda não foi tomada então são as ToT o que menos importa, é melhor fazer uma concorrência pelo melhor custo benefício comprar a porcaria dos aviões e encerrar tudo de uma vez.

Sinceramente não acho que seja culpa das ToTs, e sim falta de vontade política de fechar a compra de bilhões sem receber comissão nenhuma, por outro lado ToTs são a desculpa perfeita para esconder as comissões.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3229 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 02, 2013 2:46 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu:Segundo a opinião do Brigadeiro R Teomar Quirico* o que menos importa no FX2 é o avião em si:
E olha só, o FX já vai atingir a maioridade e ainda não temos nada, se qualquer um dos três é melhor que o F-5 não ter aviões não é melhor que o F-5, alias, acho que não ter aviões é a única opção que não atende aos requisitos operacionais da FAB, a novela de offsets e ToTs se arrastou por um longo tempo, se é por causa disso que a decisão ainda não foi tomada então são as ToT o que menos importa, é melhor fazer uma concorrência pelo melhor custo benefício comprar a porcaria dos aviões e encerrar tudo de uma vez.

Sinceramente não acho que seja culpa das ToTs, e sim falta de vontade política de fechar a compra de bilhões sem receber comissão nenhuma, por outro lado ToTs são a desculpa perfeita para esconder as comissões.
Sempre pairou nos debates o temor de que as ToTs e offsets, por serem processos opacos, pudessem ser usados para escamotear outras transferências "menos nobres". Políticos fixados em ToTs, sem conhecimento técnico algum, não é boa coisa.

Lembra do discurso do Major-Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista Jr ao passar o comando da COPAC?
(...) Fazendo parte integrante desta estrutura de desenvolvimento, aquisição e implantação de sistemas para o comando da Aeronáutica, ocupa lugar especial a Indústria de Defesa, constituída por diversas empresas com as quais trabalhamos rotineiramente, muitas delas representadas nesta solenidade. A vocês dedico meus agradecimentos pela cordialidade, sentido de parceria e profissionalismo. A vocês, também, peço que me acompanhem em uma reflexão.

Desde sua criação, a Força Aérea Brasileira identificou a necessidade de dispor de uma indústria aeronáutica forte, instalada no Brasil e suportada por uma estrutura de formação e aperfeiçoamento autóctone. Nesse sentido, estabelecemos parcerias, priorizamos nossos recursos e verificamos com orgulho seus resultados. Temos em cada uma das empresas verdadeiras parceiras, e esperamos tê-las conosco por longo prazo.

Em que pese seus objetivos passarem por expressões como ativos, passivos, margem de lucro, ebitda etc e nós preferirmos outras tais como capacidade operacional, pkill, sobrevivência, ecp, nossa parceira não sobreviverá ser não for estabelecida e mantida uma relação ganha-ganha, que jamais despreze que é a necessidade operacional a origem da aplicação dos recursos que nos são disponibilizados.

A guisa de exemplo identifico, com tristeza e preocupação, que as possibilidades de transferência de tecnologia para nossa indústria – verdadeiras ou não, praticáveis ou inviáveis – assumiram posição de destaque no processo de seleção do projeto F-X2, e que em muito contribuíram para que a decisão final ainda não tenha sido tomada, e que a necessidade operacional ainda não tenha sido atendida.

Já como comandante da Defesa Aeroespacial do Brasil, cargo que assumi há três dias, ratifico a importância de priorização deste tema, não apenas por vislumbrar os grandes eventos que ocorrerão em nosso país, mas por julgar que nosso povo merece um adequado nível de segurança, todos os dias, independente do que uma competição esportiva possa significar de exposição ou de ameaça.

De forma alguma, registro esta minha opinião para culpar a indústria pela não decisão sobre o projeto F-X2, mas apenas para enfatizar que é a falta de uma capacidade operacional, e não qualquer outro aspecto, o ponto fulcral do problema. A capacidade será trazida por um sistema de armas, e todo o resto, inclusive lucro e transferência de tecnologia, serão consequências.(...)
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... -Relevante
Editado pela última vez por Penguin em Dom Nov 03, 2013 3:43 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3230 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 03, 2013 3:28 pm

Penguin escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: CB Lima,

Desta forma você está ignorando os precedentes dos russos, é a isso que me refiro quando digo que você está sendo seletivo. Por que não dizer que a MB agiu de forma precipitada ao escolher os franceses sendo que poderia esperar esse acordo e negociar com os russos? Quer dizer que só a FAB agiu de "forma errada"? Esta versão defendida por você não se sustenta, não passa de uma pura implicância. :wink:

Somente um "fontado" saiu com essa versão, estranho não?! :lol:
E nem precisa dizer que o mesmo é fã de carteirinha dos russos... :roll:


Abraços,

Wesley
Engraçado que entre as Forças, a MB é aquela que não adquiriu até agora nenhum equipamento russo...
E pelo visto não irá adquirir tão cedo, mas isso ninguém comenta! :roll: :roll: :roll:

A posição de alguns no fórum é até interessante, criticam a FAB por não optarem pelos caças russos, mas quando se trata da MB (com os subs), todos se calam. Mas isso é até explicado, pois aqui no fórum dificilmente se espalha um boato envolvendo esta força e o mesmo se sustenta sem que seja comprovado. No caso da FAB é até mais fácil criar uma lenda. Afinal, quem irá desmentir?


Abraços,

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Re: Alternativas para fim do FX2

#3231 Mensagem por Marino » Dom Nov 03, 2013 3:33 pm

A MB vai receber os Pantsyr, ou nao?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3232 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 03, 2013 3:49 pm

Marino escreveu:A MB vai receber os Pantsyr, ou nao?
Marino,

Talvez, quem sabe?! Mas é como diz o ditado: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!"

No caso dos subs, a MB despachou o russos e não teve essa choradeira...


Abraços,

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Re: Alternativas para fim do FX2

#3233 Mensagem por Penguin » Dom Nov 03, 2013 3:52 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Marino escreveu:A MB vai receber os Pantsyr, ou nao?
Marino,

Talvez, quem sabe?! Mas é como diz o ditado: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!"

No caso dos subs, a MB despachou o russos e não teve essa choradeira...


Abraços,

Wesley
As negociações para a aquisição do Pantsir serão conduzidas pelo Comando da Aeronáutica. As do Igla, pelo EB.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#3234 Mensagem por Penguin » Dom Nov 03, 2013 3:56 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Penguin escreveu: Engraçado que entre as Forças, a MB é aquela que não adquiriu até agora nenhum equipamento russo...
E pelo visto não irá adquirir tão cedo, mas isso ninguém comenta! :roll: :roll: :roll:

A posição de alguns no fórum é até interessante, criticam a FAB por não optarem pelos caças russos, mas quando se trata da MB (com os subs), todos se calam. Mas isso é até explicado, pois aqui no fórum dificilmente se espalha um boato envolvendo esta força e o mesmo se sustenta sem que seja comprovado. No caso da FAB é até mais fácil criar uma lenda. Afinal, quem irá desmentir?


Abraços,

Wesley
Podiam ter adquirido o russo Ka-28, mas preferiram o americano SH-60 com as facilidades do FMS.
Engraçado, mas por que não há uma proposta russa ou chinesa no Prosuper? Devem ser bem mais em conta...
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3235 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 03, 2013 6:54 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Penguin escreveu: Engraçado que entre as Forças, a MB é aquela que não adquiriu até agora nenhum equipamento russo...
E pelo visto não irá adquirir tão cedo, mas isso ninguém comenta! :roll: :roll: :roll:

A posição de alguns no fórum é até interessante, criticam a FAB por não optarem pelos caças russos, mas quando se trata da MB (com os subs), todos se calam. Mas isso é até explicado, pois aqui no fórum dificilmente se espalha um boato envolvendo esta força e o mesmo se sustenta sem que seja comprovado. No caso da FAB é até mais fácil criar uma lenda. Afinal, quem irá desmentir?


Abraços,

Wesley
Não, ninguém está chorando pois a FAB não adquiriu caças Russos, que são melhores que qualquer um do F-X2 e você sabe disso, estamos questionando porque caças considerados melhores do que alguns do F-X2 não estão no short-list, como EF-2000, Su-35S, F/A-16BR e etc.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3236 Mensagem por Marino » Dom Nov 03, 2013 6:58 pm

Penguin escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: E pelo visto não irá adquirir tão cedo, mas isso ninguém comenta! :roll: :roll: :roll:

A posição de alguns no fórum é até interessante, criticam a FAB por não optarem pelos caças russos, mas quando se trata da MB (com os subs), todos se calam. Mas isso é até explicado, pois aqui no fórum dificilmente se espalha um boato envolvendo esta força e o mesmo se sustenta sem que seja comprovado. No caso da FAB é até mais fácil criar uma lenda. Afinal, quem irá desmentir?


Abraços,

Wesley
Podiam ter adquirido o russo Ka-28, mas preferiram o americano SH-60 com as facilidades do FMS.
Engraçado, mas por que não há uma proposta russa ou chinesa no Prosuper? Devem ser bem mais em conta...
Vc sabe que eles nao apresentaram proposta alguma.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3237 Mensagem por Marino » Dom Nov 03, 2013 6:59 pm

Além disso, a logística do SH é 60% igual ao Sea King.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3238 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 03, 2013 7:00 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Marino escreveu:A MB vai receber os Pantsyr, ou nao?
Marino,

Talvez, quem sabe?! Mas é como diz o ditado: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!"

No caso dos subs, a MB despachou o russos e não teve essa choradeira...


Abraços,

Wesley
Despachou o EUA, China, Inglaterra e entre outros países com ótimos Sub's. O EUA está no PROSUPER? Qual proposta? OHP recauchutados no osso?

Vamos deixar ideologia de lado e manter um debate mais técnico, assim fica difícil tentar debater algo.

E outra, o que o PROSUPER e o PROSUB tem a ver com o F-X2 ou caças para a FAB? Se forem relacionados, em ambas as concorrências da MB temos motivos para reclamar sobre o SH, Gripen e elogiar MUITO o Rafale.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3239 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 03, 2013 7:04 pm

gabriel219 escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: E pelo visto não irá adquirir tão cedo, mas isso ninguém comenta! :roll: :roll: :roll:

A posição de alguns no fórum é até interessante, criticam a FAB por não optarem pelos caças russos, mas quando se trata da MB (com os subs), todos se calam. Mas isso é até explicado, pois aqui no fórum dificilmente se espalha um boato envolvendo esta força e o mesmo se sustenta sem que seja comprovado. No caso da FAB é até mais fácil criar uma lenda. Afinal, quem irá desmentir?


Abraços,

Wesley
Não, ninguém está chorando pois a FAB não adquiriu caças Russos, que são melhores que qualquer um do F-X2 e você sabe disso, estamos questionando porque caças considerados melhores do que alguns do F-X2 não estão no short-list, como EF-2000, Su-35S, F/A-16BR e etc.
Gabriel,

Deixa eu entender melhor uma coisa, esses caças são considerados melhores por quem? Por você? Desta forma, eu saberei avaliar se compensa (ou não) responder ao seu comentário.


Abraços,

Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3240 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 03, 2013 7:20 pm

FIGHTERCOM escreveu:
gabriel219 escreveu: Não, ninguém está chorando pois a FAB não adquiriu caças Russos, que são melhores que qualquer um do F-X2 e você sabe disso, estamos questionando porque caças considerados melhores do que alguns do F-X2 não estão no short-list, como EF-2000, Su-35S, F/A-16BR e etc.
Gabriel,

Deixa eu entender melhor uma coisa, esses caças são considerados melhores por quem? Por você? Desta forma, eu saberei avaliar se compensa (ou não) responder ao seu comentário.


Abraços,

Wesley
Não por min, mas pela maioria dos entusiastas, especialistas e até por pilotos da FAB.

Su-35S é sim superior ao Gripen NG (em tese), superior ao SH e superior ao Rafale. O único que pode fazer sombra destes 3 é o Rafale, que é o melhor caça da concorrência.

Se o F/A-16BR fosse ao menos parecido com o F/A-16E/F, seria superior ao Gripen NG (em tese) e estaria muito perto do SH e do Rafale.

EF-2000 é superior ao Gripen NG (em tese), chega bem perto do SH e do Rafale e é uma aeronave em evolução, ao contrário do SH, que é praticamente fim da linha para os Hornets, apesar do ASH.

Ou estou falando um absurdo e o SH é o melhor caça de 4,5ª geração?
Trancado