Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Olinda
Avançado
Avançado
Mensagens: 373
Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3211 Mensagem por Olinda » Sex Nov 01, 2013 9:57 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Eu não sei de nada amigo,

O que eu sei foi que o MU estava negociando um acordo com os russos e a short-list foi anunciada antes disso. Esse acordo de salvaguardas ajudaria em muito a proposta que seria feita pelos russos.

Então não acho que é correto você afirmar que isso nasceu da cabeça do PP.

O que posso dizer sim, é que ele foi um que desde aquela época ficou absolutamente revoltado com o fato de termos perdido a oportunidade de pelo menos "aumentar o nível" das propostas do F-X.

Na boa, até porque ele não está aqui para se defender dessa sua "novidade". ;)

Mas voltando ao dia de hoje... e aí? Você acha que o F-X tem que ser escolhido baseado nesses 3 que estão aí depois de quase 5 anos?? Ou você acha que olhando pela janela o mundo lá fora pode apresentar novas oportunidades?

[]s
CB_Lima
Lima,

Com relação ao FX2, eu acho que a coisa ficou complicada.
Vejamos:
- Há uma necessidade urgente.
- Se o FX2 fosse decidido até dezembro/2013, um contrato não seria fechado com menos de um ano de negociações (perde-se 2014), sendo realista com base no que ocorre no mundo.
- A 1a aeronave não seria entregue em menos de 3 anos, ou seja, a FAB começaria a receber o 1o FX2 no início de 2018!


Se o FX2 acabasse em dezembro de 2013 e se começasse um FX3, quanto tempo levaria o processo para solicitar propostas aos fabricantes, recebê-las, analisá-las e decidir por uma? 1 ano?!
Supondo que leve milagrosamente um ano e em plena eleições, o caça vencedor seria anunciado em dezembro/2014. Depois some mais 1 ano de negociações e lá se foi 2015. Com muita sorte e contando com 3 anos para o recebimento da 1a unidade, em 2019 a FAB estaria recebendo o FX3. Como em ano eleitoral é improvável que algo ocorra e no 1o ano de governo se espera ajustes e cortes, atrasa-se assim o processo em 2 anos; e a FAB só veria o FX3 em 2021!

Na minha opinião, a situação menos pior seria que o FX2 fosse decido este ano.
Caso contrario, será inevitável um novo tampão.
E no caso do cancelamento do FX2, torcer para que o FX3 não leve tanto tempo.
Outra opção seria adquirir um "bom tampão" que dure um bom tempo e desenvolver o FX3 com "calma".

Com tanto atraso, tudo ficou muito mais difícil.

[]s

Seguindo está linha de raciocínio que em minha opinião o Gripen-NG esta fora. Se os outros dois concorrentes as entregas ficariam para 2018, imagina o Gripen-NG que ainda não tem protótipo nem linha de produção.
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3212 Mensagem por NovaTO » Sex Nov 01, 2013 10:06 pm

Caro Olinda,

No caso do Gripen E/F, quanto maior o atraso na decisão, menor o risco, que foi um dos fatores que pesaram e pesa contra o Gripen E/F. Mas, uma vez confirmada a compra de um lote de 22 pelos suiços esse risco desaparece, e a questão fica em acomodar mais 36 para o Brasil, que com certeza os suecos não se oporiam. :)

Imagem

http://www.aereo.jor.br/2013/10/31/grip ... -50-sueco/
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3213 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 01, 2013 10:12 pm

Penguin escreveu:30.000 :lol: Não, nunca vi esse acordo. Falo do acordo que protege informações e propriedade intelectual que segundo vc impediu os russos de fazerem uma proposta decente e não do acordo de cooperação militar assinado em 2008, muito antes do SL: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 2530.shtml

[]s
Tá certo Santiago... :lol: :lol: :lol:

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 672 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3214 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Nov 01, 2013 10:28 pm

Carlos Lima escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:CB Lima,

Desculpa intrometer na conversa suas, mas acho que você está ignorando a origem desse boato sobre a exclusão dos russos. Essa versão só existiu nos fóruns de defesa. É como eu falei em posts anteriores, os russos sabiam da pretensão brasileira com relação às ToTs e mesmo sabendo que não existia um acordo entre os dois países, se aventuram a oferecer somente os caças, assim como fizeram com os subs na concorrência da MB. Repare que a postura deles era reincidente. Acho que você está sendo seletivo para justificar sua opinião.

Abraços,

Wesley
Olá Wesley

Vamos aos fatos. O fato é que o acordo estava em negociação quando a shortlist foi anunciada.

O Brasil esperou o Congresso Americano aprovar o pacote do SH para anunciar a shortlist. Por que então não esperar o acordo com os russos?

Quem será que foi seletivo? :lol:

[]s
CB_Lima
CB Lima,

Desta forma você está ignorando os precedentes dos russos, é a isso que me refiro quando digo que você está sendo seletivo. Por que não dizer que a MB agiu de forma precipitada ao escolher os franceses sendo que poderia esperar esse acordo e negociar com os russos? Quer dizer que só a FAB agiu de "forma errada"? Esta versão defendida por você não se sustenta, não passa de uma pura implicância. :wink:

Somente um "fontado" saiu com essa versão, estranho não?! :lol:
E nem precisa dizer que o mesmo é fã de carteirinha dos russos... :roll:


Abraços,

Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3215 Mensagem por Penguin » Sex Nov 01, 2013 10:32 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Carlos Lima escreveu: Olá Wesley

Vamos aos fatos. O fato é que o acordo estava em negociação quando a shortlist foi anunciada.

O Brasil esperou o Congresso Americano aprovar o pacote do SH para anunciar a shortlist. Por que então não esperar o acordo com os russos?

Quem será que foi seletivo? :lol:

[]s
CB_Lima
CB Lima,

Desta forma você está ignorando os precedentes dos russos, é a isso que me refiro quando digo que você está sendo seletivo. Por que não dizer que a MB agiu de forma precipitada ao escolher os franceses sendo que poderia esperar esse acordo e negociar com os russos? Quer dizer que só a FAB agiu de "forma errada"? Esta versão defendida por você não se sustenta, não passa de uma pura implicância. :wink:

Somente um "fontado" saiu com essa versão, estranho não?! :lol:
E nem precisa dizer que o mesmo é fã de carteirinha dos russos... :roll:


Abraços,

Wesley
Engraçado que entre as Forças, a MB é aquela que não adquiriu até agora nenhum equipamento russo...
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3216 Mensagem por kirk » Sex Nov 01, 2013 10:35 pm

Bourne escreveu:[054]

Creio que não tenha a mínima noção dos tramites de uma compra direta pelo poder público. A análise e negociação são feitas sobre com contado direto com o fornecedor, justificado por questões maiores como segurança nacionais. Aliás, o procedimento é comum nas Forças Armadas na escolha de itens diversos, incluindo misseis, helis, veículos entre outros de maior ou menos importância.

Aberração foi o desenho da escolha de caças pelo FX. Seja governo ou FAB, construíram um modelo que tende a conflito e se transformar em um show de horrores. Com o passar do tempo está cada vez pior.
Bourne,

De fato não tenho noção nenhuma de tramite de compra direta pelo poder público, mesmo porque isso não existe ... a única coisa na história parecida com isso é o aloprado negócio fechado com a eurocopter para 50 helis ... com ToT da mão direita para a mão esquerda. a precinhos módicos de R$ 110 MILHÕES por aparelho, sem nenhuma demanda conhecida, sem consulta técnica, e deu no que deu ... o maior descalabro conhecido aos cofres públicos brasileiros ...

Percebe que não houve DEMANDA ??? ... não há o que comparar com o FX-2 ...

" ... questões maiores como segurança nacionais" somente ocorre na iminência de um conflito ... o que também não se enquadra neste caso ...

Agora dizer que o Força Aérea Brasileira fez uma "aberração" no SL é uma afirmação deveras prepotente e arrogante ... será que vc faria melhor ... ou acredita mesmo que faria melhor ?? ... cara SU-35 foi ELIMINADO repito DESCARTADO do FX-2 pela prepotência russa de nem querem mencionar ToT ... e não me venha falar sobre essa conversinha mole de que não assinou um termo de confidencialidade ... essa é a maior balela da internet ... NINGUÉM assinou o bendito termo ... e no RFI ninguém passa segredos industrias "apenas" compromete DISPOSIÇÃO de atendimento aos requisitos da concorrência ... no caso em questão algumas ToTs pontuais solicitadas pela FAB, dos queais destaco autonomia para integração de armas e sensores e overhall de motores ...

Desculpe amigo, mas discordo totalmente.

Cordialmente
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3217 Mensagem por kirk » Sex Nov 01, 2013 10:44 pm

Carlos Lima escreveu:Bom... j'a discutimos algumas dezenas de vezes que o problema dos russos foi que a short-list foi divulgada antes do acordo que de salvaguardas com os russos ter sido assinado.

Alem disso 'e claro que 'e engracado ler a reclamacao com relacao a LM ao mesmo tempo que o NG nem existia (ou seja... quais garantias podem ser dadas sobre um produto que nao existe?)

No mais... concordo... o processo hoje est'a mais do que caduco, pois o mundo mudou e muito para todos esses fornecedores.

Sera que hoje os russos nao garantiriam ToT? Sera que o mesmo aconteceria com a LM? Sera que os parceiros do Typhoon nao garantiriam um acordo melhor?

Na minha opiniao o processo tinha que ser reiniciado.

[]s
CB_Lima
Lima, sei que não adianta te esclarecer nada, pois o amigo é mestre em se fazer de surdo e continuar repetindo um mantra ... mas vou tentar, melhor VOU TE COMPROVAR que essa afirmação é uma farsa ...

1) ninguém assinou acordo de salvaguardas para responder ao RFI ... nem americanos, nem franceses, nem suécos, nem italianos, nem russos ... porém somente os russos deram essa desculpinha esfarrapada ...

E porque seria uma desculpa esfarrapada ???

2) Porque nenhuma empresa concorrente divulga quaisquer segredos de sua indústria no RFI ... que serve tão somente para que os concorrentes demonstrem "concordância" com as exigências mínimas e requisitos da concorrência.

ENTENDEU porque não faz nenhum sentido "acordo de salvaguardas" para responder um simples RFI ???

Sei que entendeu, mais sei também que vai entrar num ouvido e sair pelo outro e logo verei vc repetir isso à exaustão ... estou equivocado ???

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3218 Mensagem por Penguin » Sex Nov 01, 2013 10:48 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Bom... j'a discutimos algumas dezenas de vezes que o problema dos russos foi que a short-list foi divulgada antes do acordo que de salvaguardas com os russos ter sido assinado.

Alem disso 'e claro que 'e engracado ler a reclamacao com relacao a LM ao mesmo tempo que o NG nem existia (ou seja... quais garantias podem ser dadas sobre um produto que nao existe?)

No mais... concordo... o processo hoje est'a mais do que caduco, pois o mundo mudou e muito para todos esses fornecedores.

Sera que hoje os russos nao garantiriam ToT? Sera que o mesmo aconteceria com a LM? Sera que os parceiros do Typhoon nao garantiriam um acordo melhor?

Na minha opiniao o processo tinha que ser reiniciado.

[]s
CB_Lima
Lima, sei que não adianta te esclarecer nada, pois o amigo é mestre em se fazer de surdo e continuar repetindo um mantra ... mas vou tentar, melhor VOU TE COMPROVAR que essa afirmação é uma farsa ...

1) ninguém assinou acordo de salvaguardas para responder ao RFI ... nem americanos, nem franceses, nem suécos, nem italianos, nem russos ... porém somente os russos deram essa desculpinha esfarrapada ...

E porque seria uma desculpa esfarrapada ???

2) Porque nenhuma empresa concorrente divulga quaisquer segredos de sua indústria no RFI ... que serve tão somente para que os concorrentes demonstrem "concordância" com as exigências mínimas e requisitos da concorrência.

ENTENDEU porque não faz nenhum sentido "acordo de salvaguardas" para responder um simples RFI ???

Sei que entendeu, mais sei também que vai entrar num ouvido e sair pelo outro e logo verei vc repetir isso à exaustão ... estou equivocado ???

Sds
kirk
Sendo justo, nenhum russo utilizou essa desculpa. Apenas alguns poucos brasileiros.
Editado pela última vez por Penguin em Sex Nov 01, 2013 10:58 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3219 Mensagem por kirk » Sex Nov 01, 2013 10:57 pm

Sabre escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos, boa tarde.

Não sei se pesou favoravelmente a experiência nos E-99.
Ouvi comentários de que a modernização dos radares vai custar (custou) muito mais do que o esperado, o que obrigou a FAB a abdicar de várias outras melhorias que seriam adicionadas aos aviões, principalmente na área de autodefesa.
Abraços,

Justin
Justin,
Por favor, mantenha a sua credibilidade.
Cite números e/ou fontes dessa informação para evitar que seja criada mais uma lenda nos fóruns.
Sabre
Fiquei curioso Justin ... porque este teu post já está espalhado por todos os fóruns e quem espalha faz questão de frisar que obteve teu consentimento ... então Justin, quais as fontes ?

Por favor não me venha com : www.justin.com.fr

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3220 Mensagem por Justin Case » Sex Nov 01, 2013 11:02 pm

Sabre escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos, boa tarde.

Não sei se pesou favoravelmente a experiência nos E-99.
Ouvi comentários de que a modernização dos radares vai custar (custou) muito mais do que o esperado, o que obrigou a FAB a abdicar de várias outras melhorias que seriam adicionadas aos aviões, principalmente na área de autodefesa.
Abraços,

Justin
Justin,
Por favor, mantenha a sua credibilidade.
Cite números e/ou fontes dessa informação para evitar que seja criada mais uma lenda nos fóruns.
Sabre
Sabre, boa noite.

Realmente eu citei algo que ouvi e confesso que não me surpreendeu. Por sinal, é muito comum que as expectativas de custo sejam ultrapassadas, o que não quer dizer obrigatoriamente que isto seja indicativo de lucro excessivo (o famoso "overprice").
Como não fui atrás para verificar a informação (nem pretendo fazê-lo), peço que desconsiderem meu comentário.
Por outro lado, se alguém tiver alguma informação confiável que desminta ou confirme aquilo que ouvi, agradeço se puder divulgar aqui para sanar a dúvida que eu possa ter gerado.
Abraço e bom fim de semana,

Justin
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3221 Mensagem por kirk » Sex Nov 01, 2013 11:07 pm

Penguin escreveu:
kirk escreveu: Lima, sei que não adianta te esclarecer nada, pois o amigo é mestre em se fazer de surdo e continuar repetindo um mantra ... mas vou tentar, melhor VOU TE COMPROVAR que essa afirmação é uma farsa ...

1) ninguém assinou acordo de salvaguardas para responder ao RFI ... nem americanos, nem franceses, nem suécos, nem italianos, nem russos ... porém somente os russos deram essa desculpinha esfarrapada ...

E porque seria uma desculpa esfarrapada ???

2) Porque nenhuma empresa concorrente divulga quaisquer segredos de sua indústria no RFI ... que serve tão somente para que os concorrentes demonstrem "concordância" com as exigências mínimas e requisitos da concorrência.

ENTENDEU porque não faz nenhum sentido "acordo de salvaguardas" para responder um simples RFI ???

Sei que entendeu, mais sei também que vai entrar num ouvido e sair pelo outro e logo verei vc repetir isso à exaustão ... estou equivocado ???

Sds
kirk
Sendo justo, nenhum russo utilizou essa desculpa. Apenas alguns poucos brasileiros.
Penguin, bem lembrado, os russos simplesmente não responderam nada sobre ToT, a desculpa por não terem respondido foi criada nos fóruns ...

E pior, 90% do que se lê HOJE sobre SU-35 é ToT total ... mais irrestrita que a francesa ... :mrgreen:

Sinceramente não sei de onde esse pessoal tira essas "ideias" ...

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3222 Mensagem por Penguin » Sex Nov 01, 2013 11:32 pm

Justin Case escreveu:
Sabre escreveu: Justin,
Por favor, mantenha a sua credibilidade.
Cite números e/ou fontes dessa informação para evitar que seja criada mais uma lenda nos fóruns.
Sabre
Sabre, boa noite.

Realmente eu citei algo que ouvi e confesso que não me surpreendeu. Por sinal, é muito comum que as expectativas de custo sejam ultrapassadas, o que não quer dizer obrigatoriamente que isto seja indicativo de lucro excessivo (o famoso "overprice").
Como não fui atrás para verificar a informação (nem pretendo fazê-lo), peço que desconsiderem meu comentário.
Por outro lado, se alguém tiver alguma informação confiável que desminta ou confirme aquilo que ouvi, agradeço se puder divulgar aqui para sanar a dúvida que eu possa ter gerado.
Abraço e bom fim de semana,

Justin
O contrato e o seu conteudo foram amplamente divulgados no inicio de 2013:
17 de Janeiro, 2013 - 20:07 ( Brasília )
Aviação
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... ernizacao-

E-99 - FAB E EMBRAER DS ASSINAM CONTRATO DE MODERNIZAÇÃO

Embraer Defesa e Segurança modernizará aeronaves de vigilância E-99 da Força Aérea Brasileira

São Paulo, 17 de janeiro de 2013 – A EMBRAER Defesa e Segurança e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram um contrato para modernização de cinco aeronaves EMB 145 AEW&C, de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, designadas E-99 na FAB. O contrato, avaliado em aproximadamente R$ 430 milhões, prevê a atualização dos sistemas de guerra eletrônica, sistemas de comando e controle, sistemas de contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea. A ATECH, empresa coligada da Embraer Defesa e Segurança, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, com mais de 1.100 unidades entregues e 19 milhões de horas de voo, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de patrulha e transmitir essas informações às forças aliadas. A aeronave realiza missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras. Também será empregada para prover segurança aos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil, nos próximos anos.

“Esta modernização permitirá à FAB continuar operando com excelência um importante vetor de defesa aérea nacional”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “O E-99 desempenha um papel estratégico dentro da FAB no controle do espaço aéreo e das fronteiras do País.”

“Ao longo da última década, a Força Aérea comprovou o alto valor destas aeronaves de Controle e Alarme em Voo para o cumprimento da sua missão”, disse o Brigadeiro do Ar Carlos Baptista de Almeida Junior, Presidente da COPAC – Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate da FAB. “Mantê-las atualizadas e ampliar sua capacidade operacional é a certeza de que continuarão contribuindo decisivamente para a eficiência da Força Aérea Brasileira.”
Interessante que o valor desse contrato (R$430 milhões) é similar ao custo da compra pela MB dos três Navios de Patrulha Oceânica ingleses (133 milhões de libras).
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13783
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3223 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 02, 2013 12:27 am

FIGHTERCOM escreveu:
Carlos Lima escreveu: Olá Wesley

Vamos aos fatos. O fato é que o acordo estava em negociação quando a shortlist foi anunciada.

O Brasil esperou o Congresso Americano aprovar o pacote do SH para anunciar a shortlist. Por que então não esperar o acordo com os russos?

Quem será que foi seletivo? :lol:

[]s
CB_Lima
CB Lima,

Desta forma você está ignorando os precedentes dos russos, é a isso que me refiro quando digo que você está sendo seletivo. Por que não dizer que a MB agiu de forma precipitada ao escolher os franceses sendo que poderia esperar esse acordo e negociar com os russos? Quer dizer que só a FAB agiu de "forma errada"? Esta versão defendida por você não se sustenta, não passa de uma pura implicância. :wink:

Somente um "fontado" saiu com essa versão, estranho não?! :lol:
E nem precisa dizer que o mesmo é fã de carteirinha dos russos... :roll:


Abraços,

Wesley
Não há nenhum fanatismo, o problema é o SL.

Porque escolheram o Gripen NG que não passava e não passa de um projeto? Porque não o F/A-16BR, um projeto acabado que sofreria algumas modificações? Porque não o EF-2000, um projeto acabado e que ainda existe atualizações, inclusive com novo motor EJ20X0 e o radar AESA (caso o mesmo não entrasse em serviço antes, poderia ser trocado por outro AESA)? Porque não o Su-35S, que já estava com protótipo voando e já havia data de entrada de serviço, mesmo que os Russos não garantiram a ToT?

Aliás, a Boeing garantiu a ToT? Então porque houve uma audiência no congresso de EUA tempos depois para discutir isso? Aliás, quem garantiu na concorrência a ToT, assinado no papel?
Sabre
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:27 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3224 Mensagem por Sabre » Sáb Nov 02, 2013 8:10 am

Justin Case escreveu:
Sabre escreveu: Justin,
Por favor, mantenha a sua credibilidade.
Cite números e/ou fontes dessa informação para evitar que seja criada mais uma lenda nos fóruns.
Sabre
Sabre, boa noite.

Realmente eu citei algo que ouvi e confesso que não me surpreendeu. Por sinal, é muito comum que as expectativas de custo sejam ultrapassadas, o que não quer dizer obrigatoriamente que isto seja indicativo de lucro excessivo (o famoso "overprice").
Como não fui atrás para verificar a informação (nem pretendo fazê-lo), peço que desconsiderem meu comentário.
Por outro lado, se alguém tiver alguma informação confiável que desminta ou confirme aquilo que ouvi, agradeço se puder divulgar aqui para sanar a dúvida que eu possa ter gerado.
Abraço e bom fim de semana,

Justin
Justin,
Merci beaucoup!
Sabre
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3225 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 02, 2013 8:45 am

Penguin escreveu:
Justin Case escreveu:Sabre, boa noite.

Realmente eu citei algo que ouvi e confesso que não me surpreendeu. Por sinal, é muito comum que as expectativas de custo sejam ultrapassadas, o que não quer dizer obrigatoriamente que isto seja indicativo de lucro excessivo (o famoso "overprice").
Como não fui atrás para verificar a informação (nem pretendo fazê-lo), peço que desconsiderem meu comentário.
Por outro lado, se alguém tiver alguma informação confiável que desminta ou confirme aquilo que ouvi, agradeço se puder divulgar aqui para sanar a dúvida que eu possa ter gerado.
Abraço e bom fim de semana,

Justin
O contrato e o seu conteudo foram amplamente divulgados no inicio de 2013:
17 de Janeiro, 2013 - 20:07 ( Brasília )
Aviação
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... ernizacao-

E-99 - FAB E EMBRAER DS ASSINAM CONTRATO DE MODERNIZAÇÃO

Embraer Defesa e Segurança modernizará aeronaves de vigilância E-99 da Força Aérea Brasileira

São Paulo, 17 de janeiro de 2013 – A EMBRAER Defesa e Segurança e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram um contrato para modernização de cinco aeronaves EMB 145 AEW&C, de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, designadas E-99 na FAB. O contrato, avaliado em aproximadamente R$ 430 milhões, prevê a atualização dos sistemas de guerra eletrônica, sistemas de comando e controle, sistemas de contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea. A ATECH, empresa coligada da Embraer Defesa e Segurança, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, com mais de 1.100 unidades entregues e 19 milhões de horas de voo, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de patrulha e transmitir essas informações às forças aliadas. A aeronave realiza missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras. Também será empregada para prover segurança aos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil, nos próximos anos.

“Esta modernização permitirá à FAB continuar operando com excelência um importante vetor de defesa aérea nacional”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “O E-99 desempenha um papel estratégico dentro da FAB no controle do espaço aéreo e das fronteiras do País.”

“Ao longo da última década, a Força Aérea comprovou o alto valor destas aeronaves de Controle e Alarme em Voo para o cumprimento da sua missão”, disse o Brigadeiro do Ar Carlos Baptista de Almeida Junior, Presidente da COPAC – Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate da FAB. “Mantê-las atualizadas e ampliar sua capacidade operacional é a certeza de que continuarão contribuindo decisivamente para a eficiência da Força Aérea Brasileira.”
Interessante que o valor desse contrato (R$430 milhões) é similar ao custo da compra pela MB dos três Navios de Patrulha Oceânica ingleses (133 milhões de libras).
Bom Santiago,

Nada impede de no fim das contas estarmos terminando com menos do que o originalmente planejado...

E o que isso tem a ver com os navios da MB?? :shock: :lol:

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Trancado