Francisco Carlos Dutzig escreveu:Desculpem mas preciso entender, talvez alguém consiga me explicar. É o seguinte: sou fã do SU35 acho de longe o melhor caça para nossa proteção aérea, no entanto é preciso levar em consideração alguns pontos importantes tais como, os EUA iriam deixar um assunto de tanta importância que nos daria independência relativa quanto nossa proteção aérea e ameaçando em aumento de custos qualquer intervenção deles? e a Embraer não sofreria represálias quanto ao fornecimento de turbinas e demais equipamentos eletrônicos vindo do norte, afetando de modo significativo sua cadeia de produção e futuro.Afinal haveria outro fornecedor alterando de forma significativa cadeias produtivas, contratos e até mesmo alianças estratégicas; lembrando que apesar de minhas reticencias aos EUA que sempre que podem nos fodem os Russos não ficam atras basta lembrar os problemas enfrentados pela Índia na coprodução do caça 5ª geração com a Russia e do que o Putim já disse e repetiu que a Russia se alia com aqueles que apoiam se aliam a sua politica exterior que convenhamos é de dominação assim como a dos EUA, por isso esse choque constante deles no cenário mundial.Vejo muitos problemas a serem resolvidos diante deste cenário, muito embora as peças no tabuleiro mundial estão se movimento de modo célere neste momento não consigo vislumbrar caças SU35 ou 6ª geração num cenário destes, claro podem haver colegas aqui no fórum de saibam coisas de bastidores que eu não saiba, se houver me ajudem a entender esta incóginita. Brigadão pessoal
Olá Francisco, Bom Dia !
Apenas algumas observações.
Tenho também alguma dificuldade de entender a "noção" de independência muitas vezes comentadas aqui no fórum ... é comum dizer que precisamos comprar o caça francês ou russo pra termos "independência" ... em contrapartida comprar americano e suéco é dependência ... onde será que reside a lógica de tal raciocínio ?
Dependência é dependência seja de russo, americano, francês, suéco, marciano ou klingon ... há, mas a dependência do francês e do russo é melhor ... mais amena ... ou sei lá o que.
Amigo, comprar de russo não trará nenhuma independência, só fará mudar o "jefe", mantemos nossa dependência com americanos e "criamos" nova dependência com os russos e ainda por cima beneficiamos um país que NUNCA comprou um único avião brasileiro, nem um aviãozinho agrícola que seja em detrimento de um outro país que compra mais de 70% dos aviões de alto desempenho que fabricamos, além de agora somar com aviões militares em sua F.A.
Que lógica seria essa ? ... ideologisse sem nexo e com tiro no próprio pé e em nossa própria indústria de alta tecnologia ?
Ademais, dizer pra encerrar o FX-2 e fazer compra direta de SU-35S (ou BM, sei lá), beira a fantasia, alguém em sã consciência acredita mesmo que o Brasil vai enfiar US$ 4 a 6 Bilhões num equipamento sem análise ? ... sem um relatório técnico, sem analisar contrapartidas, eventuais ToT,. preços e custos ? ... querem simplesmente que vá lá na Russia e compre ? ... cara isso demandaria um tempo que simplesmente não temos, jogando fora tudo que foi feito e começar do zero sem ter ideia do resultado final ... esquece tudo e vamos de ideologia mesmo ?
Pelo menos para mim não faz o mínimo sentido !
Sds
kirk