Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3166 Mensagem por Luís Henrique » Qua Out 30, 2013 11:25 pm

Olinda escreveu:
NovaTO escreveu:Realmente pode haver algo mais do que a simples compra de 36 caças que impedem que o mesmo seja cancelado, ou efetivamente decidido. No meu entender apesar de todo o teatro em função do caso de espionagem, esse GF talvez simplesmente não tenha como cancelar o FX-2. E a recente nota de que a US Navy possa encomendar exatamente 36 F-18E para não fechar a linha de produção do SH pode indicar isso. :?

[]'s
Entendi que a aquisição destes F-18E adicionais pela US Navy, se deve as incertezas do F-35. Nada relacionado com o FX-2.

Link da noticia:
http://www.flightglobal.com/news/articl ... 15-392306/

Pensando melhor, podem ter decidido adquirir mais F-18E, por que não acreditam mais que o Brasil escolha o caça da Boeing.
Foi um pedido de desculpas.

O Obama disse mais ou menos assim:

Ta bom, fizemos burrada. Mas não fique chateada (Boeing) se é por uma porcaria de 36 caças, nós compramos.
Pode fabricar que eu assino o chequinho.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3167 Mensagem por saullo » Qui Out 31, 2013 8:49 am

Lord Nauta escreveu:Opção para o 1º GDA: Breguet 14

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Sds


Lord Nauta
Poxa Lord, esqueceu de um nacional: 14 Bis

Abraços
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3168 Mensagem por LeandroGCard » Qui Out 31, 2013 10:31 am

saullo escreveu:
Lord Nauta escreveu:Opção para o 1º GDA: Breguet 14

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Sds


Lord Nauta
Poxa Lord, esqueceu de um nacional: 14 Bis

Abraços
O 14 Bis era Francês 8-] .

Apesar de desenvolvido por um brasileiro ele usava a tecnologia e a estrutura industrial francesas, e eles jamais nos transferiram a tecnologia :wink: :roll: !


Leandro G. Card
luisabs
Avançado
Avançado
Mensagens: 426
Registrado em: Qui Mai 19, 2005 10:29 pm
Agradeceram: 10 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3169 Mensagem por luisabs » Qui Out 31, 2013 12:44 pm

Ao que tudo indica, o Brasil vai mesmo abortar o FX-2, e se dedicar no desenvolvimento de um caça de 6º geração (pular etapas), junto com a Rússia. :twisted:

http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... atrativas/
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3170 Mensagem por Bourne » Qui Out 31, 2013 1:01 pm

Julgando que deve demorar uns 20-30 anos para ficar efetivo. Estará no mesmo ritmo de decisão do FX. :lol:

--------------

O FX2 precisa ser cancelado e o processo reiniciado. Nos últimos cinco muita coisa mudou e vai piorar se for adiada para 2015. As opções de caças e pacotes precisam ser reavalidades para buscar os melhores. Por exemplo, seria fundamental adicionar a opção F35 e PAK na lista de concorrentes. Além de uma versão mais atualizada do Rafale e Typhoon.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3171 Mensagem por WalterGaudério » Sex Nov 01, 2013 10:26 am

Bourne escreveu:Julgando que deve demorar uns 20-30 anos para ficar efetivo. Estará no mesmo ritmo de decisão do FX. :lol:

--------------

O FX2 precisa ser cancelado e o processo reiniciado. Nos últimos cinco muita coisa mudou e vai piorar se for adiada para 2015. As opções de caças e pacotes precisam ser reavalidades para buscar os melhores. Por exemplo, seria fundamental adicionar a opção F35 e PAK na lista de concorrentes. Além de uma versão mais atualizada do Rafale e Typhoon.
Acho que o fator econômico é que seria o foco de um cancelamento do FX 2. Portanto, que se cancele o FX 2 e se execute uma compra direta do Su 35.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Francisco Carlos Dutzig
Júnior
Júnior
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Set 01, 2007 9:50 pm
Agradeceram: 8 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#3172 Mensagem por Francisco Carlos Dutzig » Sex Nov 01, 2013 11:38 am

Desculpem mas preciso entender, talvez alguém consiga me explicar. É o seguinte: sou fã do SU35 acho de longe o melhor caça para nossa proteção aérea, no entanto é preciso levar em consideração alguns pontos importantes tais como, os EUA iriam deixar um assunto de tanta importância que nos daria independência relativa quanto nossa proteção aérea e ameaçando em aumento de custos qualquer intervenção deles? e a Embraer não sofreria represálias quanto ao fornecimento de turbinas e demais equipamentos eletrônicos vindo do norte, afetando de modo significativo sua cadeia de produção e futuro.Afinal haveria outro fornecedor alterando de forma significativa cadeias produtivas, contratos e até mesmo alianças estratégicas; lembrando que apesar de minhas reticencias aos EUA que sempre que podem nos fodem os Russos não ficam atras basta lembrar os problemas enfrentados pela Índia na coprodução do caça 5ª geração com a Russia e do que o Putim já disse e repetiu que a Russia se alia com aqueles que apoiam se aliam a sua politica exterior que convenhamos é de dominação assim como a dos EUA, por isso esse choque constante deles no cenário mundial.Vejo muitos problemas a serem resolvidos diante deste cenário, muito embora as peças no tabuleiro mundial estão se movimento de modo célere neste momento não consigo vislumbrar caças SU35 ou 6ª geração num cenário destes, claro podem haver colegas aqui no fórum de saibam coisas de bastidores que eu não saiba, se houver me ajudem a entender esta incóginita. Brigadão pessoal
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3173 Mensagem por kirk » Sex Nov 01, 2013 12:10 pm

Francisco Carlos Dutzig escreveu:Desculpem mas preciso entender, talvez alguém consiga me explicar. É o seguinte: sou fã do SU35 acho de longe o melhor caça para nossa proteção aérea, no entanto é preciso levar em consideração alguns pontos importantes tais como, os EUA iriam deixar um assunto de tanta importância que nos daria independência relativa quanto nossa proteção aérea e ameaçando em aumento de custos qualquer intervenção deles? e a Embraer não sofreria represálias quanto ao fornecimento de turbinas e demais equipamentos eletrônicos vindo do norte, afetando de modo significativo sua cadeia de produção e futuro.Afinal haveria outro fornecedor alterando de forma significativa cadeias produtivas, contratos e até mesmo alianças estratégicas; lembrando que apesar de minhas reticencias aos EUA que sempre que podem nos fodem os Russos não ficam atras basta lembrar os problemas enfrentados pela Índia na coprodução do caça 5ª geração com a Russia e do que o Putim já disse e repetiu que a Russia se alia com aqueles que apoiam se aliam a sua politica exterior que convenhamos é de dominação assim como a dos EUA, por isso esse choque constante deles no cenário mundial.Vejo muitos problemas a serem resolvidos diante deste cenário, muito embora as peças no tabuleiro mundial estão se movimento de modo célere neste momento não consigo vislumbrar caças SU35 ou 6ª geração num cenário destes, claro podem haver colegas aqui no fórum de saibam coisas de bastidores que eu não saiba, se houver me ajudem a entender esta incóginita. Brigadão pessoal
Olá Francisco, Bom Dia !

Apenas algumas observações.

Tenho também alguma dificuldade de entender a "noção" de independência muitas vezes comentadas aqui no fórum ... é comum dizer que precisamos comprar o caça francês ou russo pra termos "independência" ... em contrapartida comprar americano e suéco é dependência ... onde será que reside a lógica de tal raciocínio ?

Dependência é dependência seja de russo, americano, francês, suéco, marciano ou klingon ... há, mas a dependência do francês e do russo é melhor ... mais amena ... ou sei lá o que.

Amigo, comprar de russo não trará nenhuma independência, só fará mudar o "jefe", mantemos nossa dependência com americanos e "criamos" nova dependência com os russos e ainda por cima beneficiamos um país que NUNCA comprou um único avião brasileiro, nem um aviãozinho agrícola que seja em detrimento de um outro país que compra mais de 70% dos aviões de alto desempenho que fabricamos, além de agora somar com aviões militares em sua F.A.

Que lógica seria essa ? ... ideologisse sem nexo e com tiro no próprio pé e em nossa própria indústria de alta tecnologia ?

Ademais, dizer pra encerrar o FX-2 e fazer compra direta de SU-35S (ou BM, sei lá), beira a fantasia, alguém em sã consciência acredita mesmo que o Brasil vai enfiar US$ 4 a 6 Bilhões num equipamento sem análise ? ... sem um relatório técnico, sem analisar contrapartidas, eventuais ToT,. preços e custos ? ... querem simplesmente que vá lá na Russia e compre ? ... cara isso demandaria um tempo que simplesmente não temos, jogando fora tudo que foi feito e começar do zero sem ter ideia do resultado final ... esquece tudo e vamos de ideologia mesmo ?

Pelo menos para mim não faz o mínimo sentido !

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3174 Mensagem por Bourne » Sex Nov 01, 2013 3:10 pm

[054]

Creio que não tenha a mínima noção dos tramites de uma compra direta pelo poder público. A análise e negociação são feitas sobre com contado direto com o fornecedor, justificado por questões maiores como segurança nacionais. Aliás, o procedimento é comum nas Forças Armadas na escolha de itens diversos, incluindo misseis, helis, veículos entre outros de maior ou menos importância.

Aberração foi o desenho da escolha de caças pelo FX. Seja governo ou FAB, construíram um modelo que tende a conflito e se transformar em um show de horrores. Com o passar do tempo está cada vez pior.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3175 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 01, 2013 3:25 pm

Bourne escreveu:[054]

Creio que não tenha a mínima noção dos tramites de uma compra direta pelo poder público. A análise e negociação são feitas sobre com contado direto com o fornecedor, justificado por questões maiores como segurança nacionais. Aliás, o procedimento é comum nas Forças Armadas na escolha de itens diversos, incluindo misseis, helis, veículos entre outros de maior ou menos importância.

Aberração foi o desenho da escolha de caças pelo FX. Seja governo ou FAB, construíram um modelo que tende a conflito e se transformar em um show de horrores. Com o passar do tempo está cada vez pior.
Seria uma 'otima oportunidade para corrigir o erro que foi essa short-list.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Olinda
Avançado
Avançado
Mensagens: 373
Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3176 Mensagem por Olinda » Sex Nov 01, 2013 3:55 pm

kirk escreveu:
Francisco Carlos Dutzig escreveu:Desculpem mas preciso entender, talvez alguém consiga me explicar. É o seguinte: sou fã do SU35 acho de longe o melhor caça para nossa proteção aérea, no entanto é preciso levar em consideração alguns pontos importantes tais como, os EUA iriam deixar um assunto de tanta importância que nos daria independência relativa quanto nossa proteção aérea e ameaçando em aumento de custos qualquer intervenção deles? e a Embraer não sofreria represálias quanto ao fornecimento de turbinas e demais equipamentos eletrônicos vindo do norte, afetando de modo significativo sua cadeia de produção e futuro.Afinal haveria outro fornecedor alterando de forma significativa cadeias produtivas, contratos e até mesmo alianças estratégicas; lembrando que apesar de minhas reticencias aos EUA que sempre que podem nos fodem os Russos não ficam atras basta lembrar os problemas enfrentados pela Índia na coprodução do caça 5ª geração com a Russia e do que o Putim já disse e repetiu que a Russia se alia com aqueles que apoiam se aliam a sua politica exterior que convenhamos é de dominação assim como a dos EUA, por isso esse choque constante deles no cenário mundial.Vejo muitos problemas a serem resolvidos diante deste cenário, muito embora as peças no tabuleiro mundial estão se movimento de modo célere neste momento não consigo vislumbrar caças SU35 ou 6ª geração num cenário destes, claro podem haver colegas aqui no fórum de saibam coisas de bastidores que eu não saiba, se houver me ajudem a entender esta incóginita. Brigadão pessoal
Olá Francisco, Bom Dia !

Apenas algumas observações.

Tenho também alguma dificuldade de entender a "noção" de independência muitas vezes comentadas aqui no fórum ... é comum dizer que precisamos comprar o caça francês ou russo pra termos "independência" ... em contrapartida comprar americano e suéco é dependência ... onde será que reside a lógica de tal raciocínio ?

Dependência é dependência seja de russo, americano, francês, suéco, marciano ou klingon ... há, mas a dependência do francês e do russo é melhor ... mais amena ... ou sei lá o que.

Amigo, comprar de russo não trará nenhuma independência, só fará mudar o "jefe", mantemos nossa dependência com americanos e "criamos" nova dependência com os russos e ainda por cima beneficiamos um país que NUNCA comprou um único avião brasileiro, nem um aviãozinho agrícola que seja em detrimento de um outro país que compra mais de 70% dos aviões de alto desempenho que fabricamos, além de agora somar com aviões militares em sua F.A.

Que lógica seria essa ? ... ideologisse sem nexo e com tiro no próprio pé e em nossa própria indústria de alta tecnologia ?

Ademais, dizer pra encerrar o FX-2 e fazer compra direta de SU-35S (ou BM, sei lá), beira a fantasia, alguém em sã consciência acredita mesmo que o Brasil vai enfiar US$ 4 a 6 Bilhões num equipamento sem análise ? ... sem um relatório técnico, sem analisar contrapartidas, eventuais ToT,. preços e custos ? ... querem simplesmente que vá lá na Russia e compre ? ... cara isso demandaria um tempo que simplesmente não temos, jogando fora tudo que foi feito e começar do zero sem ter ideia do resultado final ... esquece tudo e vamos de ideologia mesmo ?

Pelo menos para mim não faz o mínimo sentido !

Sds
kirk
Em minha opnião a palavra "independência" é mau empregada. Mas concordo que precisamos diversificar os fornecedores, enquanto não tivermos nossa independencia, podemos equilibrar a balança.

Muitos usam o argumento que a maioria da frota da FAB usa tecnologia dos EUA, e é justamente por isso que precisamos equilibrar adquirindo equipamentos Russos Chineses etc.

A China e Russia não consideram o Brasil inimigo por adquirir aviões dos EUA, porque os EUA agiria diferente?
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3177 Mensagem por Penguin » Sex Nov 01, 2013 4:04 pm

Carlos Lima escreveu:
Bourne escreveu:[054]

Creio que não tenha a mínima noção dos tramites de uma compra direta pelo poder público. A análise e negociação são feitas sobre com contado direto com o fornecedor, justificado por questões maiores como segurança nacionais. Aliás, o procedimento é comum nas Forças Armadas na escolha de itens diversos, incluindo misseis, helis, veículos entre outros de maior ou menos importância.

Aberração foi o desenho da escolha de caças pelo FX. Seja governo ou FAB, construíram um modelo que tende a conflito e se transformar em um show de horrores. Com o passar do tempo está cada vez pior.
Seria uma 'otima oportunidade para corrigir o erro que foi essa short-list.

[]s
CB_Lima
Erro?!
Trecho do relato de Luis Nassiff (que é empregado do governo) sobre o FX2...
Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35.

Em outubro, foram eliminados a Eurofighter, a Lockeed e o Sukhoi. O primeiro, pelo fato de ser um consórcio europeu de vários países, o que dificultaria a transferência de tecnologia. A Lockeed, por não haver informações mais precisas sobre o controle que detinha sobre a tecnologia. E a Sukhoi por não aceitar falar em transferência de tecnologia. Ficaram F18, da Boeing, o novo Gripen NG, que ainda não existe, e o Rafale.

A FAB prosseguiu com os trabalhos e, em outubro de 2008, pediu para as três finalistas a oferta final. Começou a trabalhar, então, em um relatório com os detalhes técnicos das propostas, aspectos individuais dos aviões, preço e custo de manutenção.
Abstraindo-se das paixões por hardware, se Nassiff está correto no seu relato, o SL não poderia ter sido outro.

O maior problema do FX2 é que o cronograma do projeto foi para o espaço há muito tempo. E o mundo não está esperando.

[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3178 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 01, 2013 4:14 pm

Bom... j'a discutimos algumas dezenas de vezes que o problema dos russos foi que a short-list foi divulgada antes do acordo que de salvaguardas com os russos ter sido assinado.

Alem disso 'e claro que 'e engracado ler a reclamacao com relacao a LM ao mesmo tempo que o NG nem existia (ou seja... quais garantias podem ser dadas sobre um produto que nao existe?)

No mais... concordo... o processo hoje est'a mais do que caduco, pois o mundo mudou e muito para todos esses fornecedores.

Sera que hoje os russos nao garantiriam ToT? Sera que o mesmo aconteceria com a LM? Sera que os parceiros do Typhoon nao garantiriam um acordo melhor?

Na minha opiniao o processo tinha que ser reiniciado.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3179 Mensagem por Penguin » Sex Nov 01, 2013 4:33 pm

Carlos Lima escreveu:Bom... j'a discutimos algumas dezenas de vezes que o problema dos russos foi que a short-list foi divulgada antes do acordo que de salvaguardas com os russos ter sido assinado.

Alem disso 'e claro que 'e engracado ler a reclamacao com relacao a LM ao mesmo tempo que o NG nem existia (ou seja... quais garantias podem ser dadas sobre um produto que nao existe?)

No mais... concordo... o processo hoje est'a mais do que caduco, pois o mundo mudou e muito para todos esses fornecedores.

Sera que hoje os russos nao garantiriam ToT? Sera que o mesmo aconteceria com a LM? Sera que os parceiros do Typhoon nao garantiriam um acordo melhor?

Na minha opiniao o processo tinha que ser reiniciado.

[]s
CB_Lima
Na boa Carlos, mas a única pessoa que apresentou essa desculpa foi Pedro Paulo Rezende, e apenas em fóruns da internet. Já tive contatos com pessoal da embaixada russa e da Câmara de Comércio Brasil Rússia e nunca escutei essa lamentação. No site do MRE tem a relação de acordos entre ambos os países e vc poderá observar que muitos foram celebrados, incluindo os temas de cooperação tecnológica, aerospacial e militar. Tudo assinado muito antes do SL. Inclusive em governos anteriores a Lula.

Além disso, todos sabem que os russos participaram do FX1 com duas propostas, o Mig-29 e o Su-35, ambas com ToT. Como puderam antes?!

Sinto, mas essa sua versão carece de base factual.

[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13783
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3180 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 01, 2013 4:35 pm

Mas desde quando o F-X1 teve short-list?
Trancado