NOTÍCIAS POLÍTICAS

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#5011 Mensagem por Bourne » Seg Out 28, 2013 12:38 pm

Se tu passar lá verás que será construída em cima de viadutos, mais túneis e terraplanagem em terrenos bem complicados. Aquela Serrá é complicada e o traçado escolhido não ajuda em nada.

----------------

Ainda sobre o texto acima

Esse ignorantes da internet se assemelham a figura dos liberaróides darwinistas sociais no século XIX que fizeram sucesso nos EUA. Não são só ignorando, mas se orgulham e citam coisas sem nunca ter entendido o real sentido ou interpretações. O exemplo no Brasil é o Rodrigo Constantino. O que não tem nada a ver com Hayek e outros pensadores liberais que são altamente sofisticados.
Eu acho que já me aproximei bastante de ser, mas definitivamente não sou mais. Entretanto, creio que, no estágio atual, sem Estado não há vida civilizada. E acho que o modo mais rápido de acabar com o capitalismo é diminuir o tamanho do Estado e reduzir seu escopo de atuação. Como dizia Thorstein Veblen para os seus pares intelectuais americanos de fins do século XIX, se querem que o comunismo se instale nos EUA é só continuar exaltando e seguindo figuras como Hebert Spencer e outros darwinistas sociais liberalóides. Acho que por essas e outras, como a crítica ao Marx, é que o Keynes gostava do Veblen.
Bourne
Sênior
Sênior

#5012 Mensagem por Bourne » Seg Out 28, 2013 8:40 pm

A Veja é folhetim, mas a Carta Capital não fica muito atrás. :lol:

Agora a resposta
A Reportagem da Carta Capital sobre o IPEA -2
28/10/2013 por mansueto

Fonte: http://mansueto.wordpress.com/2013/10/2 ... -o-ipea-2/

Aqui vai o link (clique aqui para ver arquivo da matéria em PDF) que me mandaram da matéria da revista Carta Capital sobre o IPEA. Duas coisas que esqueci de comentar. Primeiro, eu ser comparado a Fábio Giambiagi é um elogio – bom para mim e ruim para o Fábio, que é um economista experiente, workaholic e um grande economista.

Segundo, eu tive cargos mais altos de direção na gestão do Glauco Arbix no IPEA , atual presidente da FINEP, e do próprio Márcio Pochmann. Vou pedir um esclarecimento sobre isso ao departamento de recursos humanos da instituição. E na gestão Pochmann fui encarregado de coordenar dois livros. Eu nunca tive problema com meus amigos do PT até porque uma ala do próprio PT não gostava do rumo que estava tomando o IPEA.

Leiam a entrevista da Carta Capital no link acima. O tom é o seguinte: se você for contra a gestão do Marcio Pochmann, você é um liberal que quer vender o Brasil! A propósito, sempre que posso e sou convidado e participo sim de reuniões na Casa das Garças. É um excelente ambiente de discussão. Por fim, nunca almocei ou jantei com banqueiro. Faço isso com analistas de bancos, muitos deles amigos meus da USP. Banqueiros só almoçam com pessoas da alta hierarquia do partido do governo que têm poder de decisão. Não é o meu caso. Eles, em geral, gostam de almoçar mais com ex-presidente Lula. Um momento! o ex-presidente Lula é liberal?
A Reportagem da Carta Capital sobre o IPEA
27/10/2013 por mansueto

Fonte: http://mansueto.wordpress.com/2013/10/2 ... re-o-ipea/

A revista Carta Capital fez uma matéria sobre o IPEA, o tipo de matéria para criar intrigas e cujas as fontes têm medo de falar em “on”. A revista poderia ter falado com os técnicos que cita em “on” e nós poderíamos ter falado, confirmado ou não as declarações que a nós foram imputadas pelo jornalista.

No meu caso específico, o repórter afirma que eu ando me gabando no IPEA de escrever discursos para o candidato Aécio Neves. Quem escreve discurso de candidato são marqueteiros e não economistas. Eu teria que ser muito idiota e burro para fazer uma declaração desse tipo. O que falei muitas vezes é que gosto do time de economistas por trás do programa do Senador Aécio Neves (também gosto do time que ajuda Eduardo Campos/Marina), que já conversei com o candidato Aécio Neves e sim, conheço o senador Aécio Neves. Mas conheço e converso com outros políticos, inclusive de uma ala do PMDB que é da base de apoio do governo e com um grupo do PT que acha que o partido está fazendo tolice na área econômica. Mas vamos para o que interessa.

O IPEA está longe de ser uma casa liberal como insinua a matéria. Basta ler que, na chamada “imprensa liberal”, o IPEA sofre constantes ataques, muitos dos quais injustos, por defender o governo. Vamos dar uma olhada nos titulares das diretorias do IPEA.

O Diretor de Macroeconomia, Claudio Hamilton, foi na era Pochmann coordenador-geral de finanças públicas e, na gestão Marcelo Neri, foi promovido a Diretor. Ou seja, Neri promoveu um pesquisador da casa que já era coordenador na gestão Pochmann e que não compartilha de teses liberais como ele fala abertamente. É um pesquisador da casa e de fácil diálogo.

O diretor da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte), o economista Renato Baumann, foi por anos o chefe do escritório da CEPAL em Brasília. Será que alguém de bom senso ou com conhecimento básico de economia chamaria Baumann de neoliberal? Baumann foi por muitos anos o chefe do Ricardo Bielschowsky na CEPAL, um economista da UFRJ da ala desenvolvimentista que participou fortemente da elaboração do PPA no primeiro governo Lula. Baumman é do grupo de economista que acredita na necessidade de fomento à indústria e no apoio do governo à exportação. Alguém com esse perfil seria classificado de liberal?

O diretor de Estudos e Políticas Sociais (Disoc), Rafael Osório, é um técnico jovem que trabalha no IPEA há anos e que tem um bom relacionamento com todos os técnicos no instituto. Rafael quando ainda técnico contribuiu com o governo na definição de linha de extrema pobreza e sempre foi um técnico excessivamente preocupado com o resultado técnico das pesquisa e não com “desavenças ideológicas”.

A diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), Fernanda De Negri, estudou em Campinas, foi assessora de dois Ministros da Ciência e Tecnologia: Aloisio Mercadante e Marco Antonio Raupp. Ela é uma forte defensora de política industrial voltada à inovação e de avaliação de politicas públicas. Ela é minha chefe e sabe tanto estimular o trabalho quanto puxar a orelha quando agente precisa de um bem vindo puxão de orelha. Fernanda estimula o debate técnico interno e aumentou a interlocução o IPEA com outros órgãos da Esplanada dos Ministérios. Ela liberal? nunca, só se liberal tiver para Carta Capital uma definição muito peculiar de quem não defende Márcio Pochmann.

Bom, vamos agora para a Diretoria de Estudos Institucionais (DIEST). Eu me dou muito bem com o antigo diretor da área na era Pochmann, Alexandre Gomide, um técnico competente que inclusive me convidou para fazer trabalhos na DIEST que serão publicados agora. Um texto que escrevi com dois co-autores procura entender o desenho de politicas industriais em um contexto mais democrático, a partir de dois estudos de caso: o papel do BNDES e Petrobras. O Diretor atual, Daniel Cerqueira, é pesquisador do IPEA e um estudioso na área de segurança pública. Nunca soube ou escutei Daniel defendendo redução do tamanho do estado ou maior abertura comercial, etc. teses identificadas como “liberais”. Daniel é um liberal? Acho que não, mas é muito inteligente e competente.

Bom, estou terminando, só falta eu comentar sobre duas diretorias. A Diretoria de Desenvolvimento Institucional, cujo titular é Luiz Cezar Loureiro de Azeredo, é uma diretoria que cuida de assuntos administrativos. Luiz Cezar tem feito um grande esforço para recuperar a capacidade de planejamento na instituição.

Por fim, tem a Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, cujo o titular é o economista Rogério Boueri, também técnico da casa. Rogério é sim um liberal, mas que se destaca por duas qualidades: (i) respeita opiniões divergentes da sua; e (ii) é extremamente discreto e faz o seu trabalho quem quer que seja o seu chefe e não gosta de muita publicidade. É um dos melhores pesquisadores da casa e adora o Botafogo.

Infelizmente, um grupo muito pequeno na gestão Márcio Pochmann tentou fazer do IPEA um órgão de propaganda. É um grupo inclusive que não aceitava muito bem o fato de o PT ter escolhido a presidente Dilma como candidata. A gestão Marcelo Neri está recuperando o IPEA e orespeito a opiniões divergentes.

Depois de muito tempo, perdemos o medo de ter nossa carreira comprometida por falar o que pensamos e o que nossas pesquisas mostram ao invés do que “deveria ser o resultado da pesquisa”. E ao contrário do que sugere a revista, que eu seria um coordenador com amplos poderes, eu não tenho nenhum subordinado e nenhum estagiário. Ou seja, sou coordenador de mim mesmo sem equipe. A influencia que tenho é porque escrevo via meu blog e jornalistas, economistas, estudantes, etc gostam. Escrever é livre e sugiro aqueles que defendem irresponsabilidade fiscal, uma lista grande dentro e fora do governo, a fazerem o mesmo. Escrever é livre e de graça!!

Não tenho absolutamente nada contra Márcio Pochmann e até simpatizo com algumas de suas idéias (apesar de eu ser segundo a revista um liberal). Mas no seu mandato no IPEA no governo Dilma (na sua gestão no governo Lula, os problemas foram pequenos) alguma coisa deu errada e o ambiente de trabalho ficou insuportável. A Carta Capital poderia fazer algo interessante. Por que não convida técnicos do IPEA para um debate sobre o IPEA nos últimos 15 anos? Sei que nós técnicos poderíamos contar vários casos e contribuir para que os órgãos de impressa passassem a conhecer melhor o IPEA, que é uma casa cuja direção voltou a respeitar a pluralidade de opinião como foi a tradição da casa na sua história, inclusive, ao longo de muitos anos do governo do Presidente Lula.
A revista mistura tudo e coloca no mesmo pacote. Lembra as reportagens da Veja que todo mundo é comunista. Porém, para começar, ortodoxo econômico não tem nada a ver com ortodoxo político. Aliás, se tem muitos ortodoxos econômico que defendem intervenção do estado pesada. Como também, tem heterodoxos que são extremamente conversadores políticos.

Voltar a ler o Le Monde e The Spiegel. :lol:
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#5013 Mensagem por GustavoB » Qua Out 30, 2013 4:16 pm

A degradante situação social brasileira piora

29 de outubro de 2013
By Professor Hariovaldo

Imagem

Os índices sociais brasileiros revelam a triste situação em que o petismo atroz, verdadeira praga nacional, criou para esta nação, transformando-a cada vez mais em uma nação de desvalidos, cuja única esperança verdadeira para os homens de bem está em abandonar esta terra ingrata e se asilar de vez em Miami. O Brasil se tornou um lugar estéril para aqueles que lutam pela família, pela tradição e pela pátria não conspurcada pelo bolchevismo marrom, a mãe de todas as infâmias que uma classe de homens bons pode sofrer, aumentando ainda mais a lista negra dos crimes do comunismo mundial.

Degradadas, as ordens estamentais que compõem a pirâmide social brasileira foram desarranjadas, o equilíbrio se rompeu e aqueles cuja posição designada pela leis divinas imutáveis deveriam se conformar em seu lugar, foram guindados indevidamente a posições maiores, sem que estivessem prontos para tal up-grade, o resultado é o caos que podemos constatar nos aeroportos e nos boulevards das nossas cidades, indicativo maior de tal tragédia.

Urgente torna-se, pois, reedificarmos a ordem nacional reestabelecendo cada qual a sua devida posição piramidal para que as engrenagens de funcionamento da sociedade nacional voltem a trabalhar corretamente, lubrificada pelo suor daqueles aos quais cabem sustentar a nata brasileira, verdadeira jóia cujo o brilho não deve ser ofuscado pelas estratégias malignas marxistas, como bolsa-família, aumento do salário mínimo, prouni ou outras bobagens.
Bourne
Sênior
Sênior

#5014 Mensagem por Bourne » Qua Out 30, 2013 9:09 pm

Enquanto isso, in PR a campanha eleitoral para 2014 corre solta. Inauguram ala do hospital sem funcionário. :lol:

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#5015 Mensagem por Wingate » Qui Out 31, 2013 12:41 am

Bourne escreveu:Enquanto isso, in PR a campanha eleitoral para 2014 corre solta. Inauguram ala do hospital sem funcionário. :lol:

Vocês não entenderam nada...é um hospital para curas ESPIRITUAIS...Os médicos são invisíveis.

Ó INCRÉUS! :evil:

Wingate
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#5016 Mensagem por Clermont » Qui Out 31, 2013 6:57 am

CCJ da Câmara aprova cota racial para deputados federais e estaduais.

Texto fixa um mínimo de deputados negros na Câmara e nas assembleias.
Proposta ainda não tem prazo para ser levada ao plenário.

Felipe Neri - G1 - 30.10.13.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece reserva de vagas para parlamentares de origem negra na própria Câmara e nas assembleias legislativas.

Não há previsão de quando a proposta será votada no plenário. Antes, o texto ainda terá de ser submetido a uma comissão especial a ser formada especificamente para analisar a proposta. Para alterar a Constituição, uma PEC precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado, por maioria de três quintos dos membros de cada uma das casas (308 deputados e 49 senadores).

Segundo a proposta, o percentual das vagas destinadas aos parlamentares de origem negra corresponderá a dois terços do percentual da população que se declarou preta ou parda no último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelos dados do último censo, de 2010, esse percentual seria de 50,7%.

Se a PEC estivesse em vigor hoje, dois terços dos 50,7% corresponderiam a 173 vagas para negros entre os 513 deputados da Câmara.

A proposta aprovada na CCJ também determina que o percentual de vagas destinadas a parlamentares negros não pode ser inferior a 20% ou superior a 50% do total de vagas.

'Voto específico'

De acordo com o projeto, a reserva de cotas raciais teria validade por cinco legislaturas (o equivalente a 20 anos). Pelo texto, durante esse período, cada eleitor teria direito a um "voto específico" destinado a candidatos negros.

Segundo o autor do texto, deputado Luiz Alberto (PT-BA), deverão ser criadas duas listas de votação nas eleições para deputados federais e estaduais.

“Pela proposta, você tem direito a dois votos. Um voto vai para a lista geral, que pode ser negro, branco, mulher, índio, e um outro voto específico da lista da candidatura negra”, disse Alberto, parlamentar que se declara negro. “Hoje fazendo uma análise superficial, podemos perceber que menos de 5% dos deputados federais são negros.”

'Choque de democracia'

Na justificativa da PEC, Luiz Alberto, coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, afirma que o projeto busca “superar insuficiência” na democracia brasileira.

“O que se propõe aqui é dar um choque de democracia nas casas legislativas e que esse choque recaia justamente sobre a questão decisiva em todas as discussões histórica e teoricamente mais relevantes sobre a democracia no Brasil, que é a das relações entre equidade racial e equidade social, econômica, cultural e política”, escreveu o parlamentar do PT ao assinar a proposta.
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#5017 Mensagem por GustavoB » Qui Out 31, 2013 7:06 pm

Polícia desmonta maior escândalo de corrupção na gestão Haddad

31 de outubro de 2013
By Professor Hariovaldo

Como não poderia deixar de ser, bastou um petista ter usurpado o cargo de alcaide-mor da cidade de São Paulo para a corrupção inundar os subterrâneos da administração do município, alcançando níveis alarmantes, deixando a população estarrecida com mais este escândalo do PT. O partido que fez o mensalão não poderia deixar por menos, mostrando que por onde passa semeia a improbidade por todo os lados. José Serra está abismado com tudo isso, pois se não tivesse sido derrotado pela fraude nas últimas eleições, esses corruptos jamais estariam nos cargos públicos promovendo tais desvios.

E se não fosse a imprensa isenta e imparcial paulistana, esse crime contra São Paulo teria sido abafado ou os petralhas tentariam jogar a culpa em Serra ou Kassab, que nada tem a ver com com os fatos, pois essa gente é terrível e faz tudo para se safar. Praticamente a gestão Haddad está acabada com esse monumental caso de corrupção, o prefeito e seus assessores devem ser presos a qualquer momento e novas eleições convocadas, com o PT impedido de participar, pelo bem do povo. Alvíssaras!
Bourne
Sênior
Sênior

#5018 Mensagem por Bourne » Qui Out 31, 2013 8:02 pm

:o

Depois de Dilma Bolada, Aécio Neves ganha versão ‘Boladasso’

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/depois-de- ... o-10637180

http://www.facebook.com/AecioNevesBoladasso

RIO - Aécio Neves também está bolado. Quer dizer, “boladasso”, com dois S mesmo. Pré-candidato à Presidência em 2014, o senador mineiro ganhou um perfil fake na internet nesta quinta-feira nos moldes de Dilma Bolada, uma sátira da presidente Dilma Rousseff e sucesso nas redes sociais. A comunidade “Aécio Boladasso”, que derrapa no português, está no Facebook e no Twitter. Na apresentação, a mensagem para os seguidores e simpatizantes: “Sou lindo, sou tucano, sou futuro presidente dessa nação por um Brasil melhor!”

No Facebook, o único post até a tarde de hoje é “#AécioPresidente2014”, com publicação feita em Juiz de Fora (MG), e tem apenas uma curtida. No Twitter, Aécio Boladasso é seguido por apenas 25 pessoas. Nas duas redes sociais há fotos de Aécio Neves e, ao fundo, a bandeira do Brasil.

O perfil de Dilma Bolada, com 800 mil seguidores, é feito pelo estudante de publicidade Jeferson Monteiro, de 23 anos, que já recebeu prêmios e foi destaque na imprensa nacional e internacional. Há um mês, Monteiro se encontrou com a presidente Dilma Rousseff, a verdadeira, no Palácio do Planalto. No caso de Aécio, o criador, por enquanto, ainda não se identificou. Não há qualquer informação sobre o autor dos perfis.

- É estranho, parece campanha política. Eu nunca postei “Dilma, presidente em 2014”. Prefiro não fazer campanha eleitoral. Mas se for um personagem de humor e de ficção, é sempre bem-vindo. A internet é um espaço democrático para a Dilma, Aécio, Eduardo Campos e Marina Silva. Até prefiro que todos tenham um personagem - afirmou Jeferson Monteiro ao GLOBO.

As assessorias de imprensa de Aécio Neves e do PSDB ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/depois-de- ... z2jL7A5ul8
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Grep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 37 vezes

#5019 Mensagem por Grep » Dom Nov 03, 2013 10:46 am

Comentário na matéria do "Aécio Bolasasso":

"Onda Amore 01/11/13 - 08:39
Caramba. O cara tinha só uma CURTIDA quando publicaram a matéria! É muita intimidade entre ele e o Globo, não? Ou o cara não tem nenhuma chance! Hahahaha. "

O pagina do "Boladasso" no Facebook é deprimente, os posts ridículos e os comentários pejorativos, me admira o Globo publicar matéria com esse lixo.
Bourne
Sênior
Sênior

#5020 Mensagem por Bourne » Dom Nov 03, 2013 3:47 pm

:shock: :shock: :shock:

Medo!!!!!
Miséria do debate - MIRIAM LEITÃO
O GLOBO - 03/11

Fonte; http://www.brasil247.com/pt/247/economi ... C3%ADs.htm

O Brasil não está ficando burro. Mas parece, pela indigência de certos debatedores que transformaram a ofensa e as agressões espetaculosas em argumentos. Por falta de argumentos. Esses seres surgem na suposta esquerda, muito bem patrocinada pelos anúncios de estatais, ou na direita hidrófoba que ganha cada vez mais espaço nos grandes jornais.

É tão falso achar que todo o mal está no PT quanto o pensamento que demoniza o PSDB. O PT tem defeitos que ficaram mais evidentes depois de dez anos de poder, mas adotou políticas sociais que ajudam o país a atenuar velhas perversidades. O PSDB não é neoliberal, basta entender o que a expressão significa para concluir isso.

A ele, o Brasil deve a estabilização e conquistas institucionais inegáveis. A privatização teve defeitos pontuais, mas, no geral, permitiu progressos consideráveis no país e é uma política vencedora, tanto que continuou sendo usada pelo governo petista. O PT não se resume ao mensalão, ainda que as tramas de alguns de seus dirigentes tenham que ser punidas para haver alguma chance na luta contra a corrupção. Um dos grandes ganhos do governo do Partido dos Trabalhadores foi mirar no ataque à pobreza e à pobreza extrema.

Os epítetos “petralhas” e “privataria” se igualam na estupidez reducionista. São ofensas desqualificadoras que nada acrescentam ao debate. São maniqueísmos que não veem nuances e complexidades. São emburrecedores, mas rendem aos seus inventores a notoriedade que buscam. Ou algo bem mais sonante. Tenho sido alvo dos dois lados e, em geral, eu os ignoro por dois motivos: o que dizem não é instigante o suficiente para merecer resposta e acho que jornalismo é aquilo que a gente faz para os leitores, ouvintes, telespectadores e não para o outro jornalista. Ou protojornalista. Desta vez, abrirei uma exceção, apenas para ilustrar nossa conversa.

Recentemente, Suzana Singer foi muito feliz ao definir como “rottweiller” um recém- contratado pela “Folha de S.Paulo” para escrever uma coluna semanal. A ombudsman usou essa expressão forte porque o jornalista em questão escolheu esse estilo. Ele já rosnou para mim várias vezes, depois se cansou, como fazem os que ladram atrás das caravanas.

Certa vez, escreveu uma coluna em que concluía: “Desculpe-se com o senador, Miriam”. O senador ao qual eu devia um pedido de desculpas, na opinião dele, era Demóstenes Torres. Não costumo ler indigências mentais, porque há sempre muita leitura relevante para escolher, mas outro dia uma amiga me enviou o texto de um desses articulistas que buscam a fama. Ele escreveu contra uma coluna em que eu comemorava o fato de que, um século depois de criado, o Fed terá uma mulher no comando.

Além de exibir um constrangedor desconhecimento do pensamento econômico contemporâneo, ele escreveu uma grosseria: “O que importa o que a liderança do Fed tem entre as pernas?” Mostrou que nada tem na cabeça. Não acho que sou importante a ponto de ser tema de artigos. Cito esses casos apenas para ilustrar o que me incomoda: o debate tem emburrecido no Brasil. Bom é quando os jornalistas divergem e ficam no campo das ideias: com dados, fatos e argumentos.

Isso ajuda o leitor a pensar, escolher, refutar, acrescentar, formar seu próprio pensamento, que pode ser equidistante dos dois lados. O que tem feito falta no Brasil é a contundência culta e a ironia fina. Uma boa polêmica sempre enriquece o debate. Mas pensamentos rasteiros, argumentos desqualificadores, ofensas pessoais, de nada servem. São lixo, mas muito rentável para quem o produz.
Agnaldo Marques
Júnior
Júnior
Agradeceram: 11 vezes

#5021 Mensagem por Agnaldo Marques » Sáb Nov 09, 2013 12:55 pm

QUEM É MAURO RICARDO, HOMEM DE SERRA TÃO CITADO NO ESCÂNDALO DE SP

por : Paulo Nogueira

Troque um José por outro.

Em vez de Serra, Dirceu.

Imagine agora: um homem de Dirceu – um daqueles que acompanham alguém por toda parte, de Brasília a São Paulo – ignora uma denúncia de corrupção que pode chegar a meio bilhão de reais.

São cinco Mensalões, para você ter uma ideia da magnitude da ladroeira.

Continuemos. O homem de Dirceu confirma que recebeu a denúncia. E afirma que desistiu de levar adiante qualquer investigação depois que os acusados disseram que não estavam roubando nada.

Diz que ficou surpreso ao saber que estavam sim roubando. Pausa para rir. Surpresa mesmo seria se sujeitos acusados de roubar admitissem.

Enfim.

Você faz conta do que aconteceria o José fosse Dirceu: capas sobre capas da Veja pontificando sobre o mar de lama. Reportagens histéricas do Jornal Nacional repercutindo cada ‘descoberta’ nova da Veja. Editoriais do Estadão dando lições de decência. Colunistas como Jabor, Merval e derivados disputando quem usa mais vezes a palavra corrupção.

Mas como o José é Serra não acontece nada. O homem de Serra – Mauro Ricardo – é apresentado como ‘secretário de Kassab’.

Até quando Serra vai escapar da obrigação de prestar contas em casos de corrupção como o do Metrô e, agora, o das propinas na prefeitura de São Paulo para liberar prédios?

Para saber quanto são ligados Serra e Ricardo pego uma reportagem de 2010 do Valor Econômico e reproduzo algumas palavras. O título era: “O implacável braço direito de Serra”.

Ricardo trabalhava então fazia 15 anos com Serra. E era “um nome certo para compor um eventual ministério do candidato tucano à Presidência”.

Mauro Ricardo é um dos raros elos entre Serra e Aécio. Em janeiro de 2003, então governador de Minas, Aécio pediu a Serra alguém para a presidência da Copasa, a estatal mineira de saneamento. Serra indicou Mauro Ricardo.

Mais recentemente, ele foi contratado para ser secretário das Finanças do prefeito de Salvador ACM Neto. O site Bahia Notícias, em março passado, publicou uma reportagem que trazia documentos com problemas judiciais que Ricardo vem enfrentando.

O título: “Secretário ‘importado’ de SP por ACM Neto já foi condenado e responde por supostos desvios”. Um dos casos listados pelo site se refere ao tempo em que Ricardo, por indicação de Serra, comandava a Suframa, Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Disse o site Bahia Notícias:

“O Ministério Público Federal o responsabilizou pelo superfaturamento de uma obra de melhoramento e pavimentação de um trecho de 34 km da BR-319, entre o Amazonas e o Acre. Para a Procuradoria da República, a obra, que custou R$ 11,3 milhões aos cofres da União, era “superfaturada” e “desnecessária”, pois a conservação da rodovia estava sob supervisão do Exército.”

Mais uma vez. Troque de José. Imagine se Mauro Ricardo fosse ligado a Dirceu, e não a Serra.

As manchetes, as colunas, as denúncias.

Mas, em vez disso, um silêncio camarada, como se nada estivesse ocorrendo.

Palmas para a mídia brasileira, aspas, e seu cinicamente seletivo conceito de moralidade
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#5022 Mensagem por rodrigo » Ter Nov 12, 2013 1:15 pm

Candidatos petistas denunciam compra de votos em eleição interna

Germano Oliveira, O Globo

Enquanto o PT ainda conta os votos da eleição direta para a direção do partido em todas as instâncias, inclusive presidente nacional, candidatos a presidente já derrotados, pois o deputado estadual Rui Falcão (SP, foto abaixo) deve se reeleger com 70% dos votos, denunciaram nesta segunda-feira que há suspeita de "compra" de votos para uma das maiores eleições internas do partido.

Valter Pomar, da "Articulação de Esquerda", e Markus Sokol, da ultraesquerdista "O Trabalho", de formação Trotskista, disseram que "é fato" que no último dia da habilitação dos candidatos aptos a votar, foram pagas mensalidades atrasadas de 311 mil filiados, dos 806 mil em dia com os pagamentos para que pudessem votar no domingo. Essa regularização teria sido encarada como "compra" de votos, mas a assessoria do PT nacional nega corrupção no processo e diz que a regularização dos pagamentos inclui eleitores de todas as tendências, inclusive a dos candidatos da esquerda.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#5023 Mensagem por Clermont » Ter Nov 12, 2013 6:02 pm

Choque de realidade.

Merval Pereira, O Globo - 12.11.13.

Na mesma semana em que o PT dá mais uma demonstração de unidade, reelegendo com larga margem o deputado Rui Falcão, candidato de Lula e Dilma, para sua presidência nacional, o PSDB repete comportamento autodestrutivo, exibindo suas divergências ao respeitável público a menos de um ano da eleição presidencial que pode ser a mais difícil para os petistas, mas que os tucanos teimam em facilitar para o adversário.

Não é que os petistas tenham escondido suas divergências, ao contrário. Há muito tempo o governo Dilma não era tão criticado pelas diversas correntes em que se divide o partido.

E houve até mesmo quem defendesse o fim da aliança com o PMDB, o maior trunfo que o governo Dilma tem no momento para tentar a reeleição. Os críticos, no entanto, a partir deste fim de semana, terão que se recolher à sua insignificância, pois a maioria se pronunciou.

O ex-governador José Serra, obcecado com uma candidatura à Presidência da República, que já tentou duas vezes sem sucesso, exibe a frustração pessoal de não poder tentar uma terceira vez, fazendo críticas públicas à legenda que ajudou a fundar.

Todos sabem, até mesmo Serra, que a maioria do PSDB considera que em 2014 a vez é do ex-governador mineiro Aécio Neves. Ao decidir permanecer no PSDB, em vez de se jogar em uma aventureira candidatura à presidência pelo PPS, tudo indicava que o ex-governador aceitara a realidade política que tem pela frente: encerrar sua carreira como deputado federal ou senador, mantendo o prestígio dentro do partido.

Ia tudo dentro do script combinado com as lideranças tucanas, entre elas, a maior de todas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que já lhe dissera em particular o que declarou em recente entrevista: Serra tem que dar um tempo, a vez é de Aécio.

O próprio Aécio saiu em sua defesa, dizendo que ele tem todo o direito de sair pelo país fazendo palestras, e que sua imagem nacional só ajudaria o PSDB.

Mas, na última semana, a receita desandou. Em uma palestra para a juventude do PSDB, Serra simplesmente chutou o pau da barraca. Disse que o PSDB “tem necessidade de ser aceito pelo PT”.

E deu uma explicação psicológica adaptada às circunstâncias: “(...) o problema da Madame Bovary é querer ser aceita pelo outro lado. Ela vai à loucura, quebra a família e trai o marido com Deus e todo mundo para ser aceita. O PSDB tem um pouco do bovarismo”.

Serra tem até certa razão, e basta lembrar que nem ele nem Geraldo Alckmin usaram as conquistas do PSDB para se opor ao PT quando foram candidatos à Presidência, até mesmo escondendo o ex-presidente FH. Alckmin com aquele ridículo colete cheio de logos de empresas estatais é uma imagem inesquecível.

Mas, mesmo se a definição correta de bovarismo fosse a dada, a comparação não ficaria bem para ele. Afinal, quem foi que iniciou a campanha presidencial de 2010 querendo fazer-se passar por amigo de Lula, pensando em receber os votos petistas descontentes com a candidatura de Dilma?

Após usar o nome do ex-presidente em jingle na propaganda eleitoral (“Quando o Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá”), sua campanha exibiu imagens em que Serra e Lula se abraçam.

Mas bovarismo, no sentido mais amplo que o psicólogo Jules de Gaultier deu em 1892, não é a tentativa de ser aceito pelo outro, ou pelo menos não é só isso. Na verdade, o bovarismo passou a designar fenômeno psíquico produzido pelo choque entre as aspirações de uma pessoa e a realidade que está acima de suas possibilidades.

É justamente o que ocorre hoje com Serra, político de inegáveis qualidades, que tem todo o direito de querer ser presidente, mas não aceita a realidade que o impede de atingir o objetivo.

O psiquiatra Joel Birman identifica na irritabilidade de Serra sintoma desse mal-estar provocado pela impossibilidade de realizar sonho que acalenta desde a juventude.
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2533 vezes
Agradeceram: 1020 vezes

#5024 Mensagem por J.Ricardo » Qua Nov 13, 2013 9:59 am

Clermont escreveu:CCJ da Câmara aprova cota racial para deputados federais e estaduais.

Texto fixa um mínimo de deputados negros na Câmara e nas assembleias.
Proposta ainda não tem prazo para ser levada ao plenário.

Felipe Neri - G1 - 30.10.13.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece reserva de vagas para parlamentares de origem negra na própria Câmara e nas assembleias legislativas.

Não há previsão de quando a proposta será votada no plenário. Antes, o texto ainda terá de ser submetido a uma comissão especial a ser formada especificamente para analisar a proposta. Para alterar a Constituição, uma PEC precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado, por maioria de três quintos dos membros de cada uma das casas (308 deputados e 49 senadores).

Segundo a proposta, o percentual das vagas destinadas aos parlamentares de origem negra corresponderá a dois terços do percentual da população que se declarou preta ou parda no último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelos dados do último censo, de 2010, esse percentual seria de 50,7%.

Se a PEC estivesse em vigor hoje, dois terços dos 50,7% corresponderiam a 173 vagas para negros entre os 513 deputados da Câmara.

A proposta aprovada na CCJ também determina que o percentual de vagas destinadas a parlamentares negros não pode ser inferior a 20% ou superior a 50% do total de vagas.

'Voto específico'

De acordo com o projeto, a reserva de cotas raciais teria validade por cinco legislaturas (o equivalente a 20 anos). Pelo texto, durante esse período, cada eleitor teria direito a um "voto específico" destinado a candidatos negros.

Segundo o autor do texto, deputado Luiz Alberto (PT-BA), deverão ser criadas duas listas de votação nas eleições para deputados federais e estaduais.

“Pela proposta, você tem direito a dois votos. Um voto vai para a lista geral, que pode ser negro, branco, mulher, índio, e um outro voto específico da lista da candidatura negra”, disse Alberto, parlamentar que se declara negro. “Hoje fazendo uma análise superficial, podemos perceber que menos de 5% dos deputados federais são negros.”

'Choque de democracia'

Na justificativa da PEC, Luiz Alberto, coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, afirma que o projeto busca “superar insuficiência” na democracia brasileira.

“O que se propõe aqui é dar um choque de democracia nas casas legislativas e que esse choque recaia justamente sobre a questão decisiva em todas as discussões histórica e teoricamente mais relevantes sobre a democracia no Brasil, que é a das relações entre equidade racial e equidade social, econômica, cultural e política”, escreveu o parlamentar do PT ao assinar a proposta.
Meu Deus... agora vamos ter que escolher pela cor da pele e não pelo caráter/capacidade...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Bourne
Sênior
Sênior

#5025 Mensagem por Bourne » Dom Nov 17, 2013 4:32 pm

Imagem

Tudo folhetim. O pensamento que impera é:

"Se é de meu interesse, mostro tudo. Se não é, mudo de assunto."

[005]

Antes que falem da imprensa golpista, tenho amigos petistas que querem eles vão para cadeia e seja expulsos do PT
Trancado