Lima,Carlos Lima escreveu:Ol'a Thor,Thor escreveu: Lima, a parte relativa a ida na embaixada não vejo da mesma maneira que está vendo. Penso eu, que como responsável por assinar o contrato e garantir o melhor produto com tudo o que tem direito, negociações dessa natureza são perfeitamente normais. Imagina você tendo que negociar um negócio com três empresas distintas e que uma simples ação de negociação possa gerar benefícios enormes para sua empresa. É comum o negociador utilizar de técnicas diversas para conseguir a melhor proposta. Fazemos isso quase que diariamente, sem perceber, ou propositalmente. Ou você acha que algo semelhante não foi feito com as demais propostas, com cartadas em que houve até a promessa de abaixar valores do avião e garantias de hora de voo, aperfeiçoamento de datalink, etc. Isso se chama negociação, e na condução do processo apenas o Comandante e a COPAC poderiam fazer isso diretamente com os futuros contratados.
Eu mesmo já fiz isso, fui numa agencia de veículos, conversei com o vendedor, puxei o saco de seu produto para conseguir a melhor proposta...e no final, comprei do concorrente, mesmo tendo conseguido o farol de neblina e os vidros elétricos traseiros na proposta, no prazo que eu tinha pedido.
Quanto a primeira parte, não podemos saber se é verídica ou não. Da mesma forma que tivemos nessa semana inúmeras "reportagens" de alto nível falando que os russos entraram no F-X, que a FAB vai comprar aviões Su-35 de 5a geração, que o SH está fora do F-X devido a espionagem (que todos sabemos que os EUA, França e outros países praticam), etc. E se o Cmt falou em sala fechada (não aberto a imprensa) informalmente ou formalmente, não sabemos se poderia ter dito como piloto ou como Comandante da Aeronáutica, segundo o relatório de análise das propostas.
Abraços
Valeu mesmo pela resposta
Voce leu o que o Saito disse naqueles Cables do Wikileaks? Ele nao disse, tira esse datalink e coloca aquele outro, tira o Sidewinder M e coloca o X e diz que integramos o A-Darter facinho facinho. O que ele disse por la foi que a preferencia dele era para o SHornet, que ele estava ajudando para garantir que a proposta Americana era a melhor, etc. Existem paginas e paginas divulgadas sobre as diversas visitas feitas.
Voce vai me desculpar, mas isso nao 'e reuniao de quem vai melhorar a proposta para o bem do Brasil.
Eu nao gosto da analogia do carro porque essa 'e uma decisao bem mais complexa e tem um reflexo de 30/40 anos e varias geracoes e o carro nao, mas em todo o caso eu entendo o que vc quer dizer, mas eu nunca vou a um vendedor me derretendo pelo carro dele e ao mesmo tempo fazer de tudo para comprar esse mesmo carro e achar que por conta disso o vendedor vai fazer a melhor proposta possivel.
Nenhum vendedor vai se esforcar se eu ajudar o cara a vender o produto.
No mais, esses projetos seguem diversos milestones aonde tais propostas sao discutidas e melhoradas e a mesma chance de melhorar 'e em teoria dada a todos os concorrentes. A historia dos cafezinhos informais nas embaixadas retira a transparencia do processo, pois voce esta falando com embaixadores e outras pessoas que reportam a outros tipos de interesses diferentes do Fabricante, e eu acho que a esse nivel a coisa deixa de ser tecnica e passa a ser politica, e 'e correto esse povo ir a Embaixadas fazer politica? Ou isso pertence a outra parte das negociacoes?
Na minha opiniao isso 'e tudo um tanto estranho.
No mais, o que 'aparentemente' foi dito pelo Saito, ja nao seria a primeira, segunda, Terceira, ou quarta vez que isso acontece. Se nao for verdade porque sera que a FAB nao divulga nota dizendo que nao 'e assim que a coisa funciona e lembra a midia sobre a 'neutralidade' do seu Cmdte com relacao ao processo?
Sim, todo mundo tem preferencias pessoais, e sem duvida o Saito tem as dele e tenho respeito por isso, mas o que complica 'e que pela sua proximidade e influencia nesse processo, eu sou da opiniao que at'e em respeito aos outros candidatos ele deveria manter a opiniao dele para si at'e que tudo esteja terminado.
Aqui em riba pelo menos (e nas empresas que trabalhei no Brasil relacionadas a determinadas atividades) assinamos compromissos de confidencialidade (NDAs) que em determinados casos nao podemos falar nada sobre o assunto por 3 ou 5 anos apos o projeto ter terminado, ou mesmo discutir com clientes fora das reunioes relacionadas a tais discussoes para justamente retirar suspeitas de favorecimento de um ou outro.
Mas enfim, essa 'e a minha opiniao e se no fim qualquer um dos 3 for escolhido, nao serei eu quem irei reclamar embora realmente ache que merecemos algo melhor do que o Gripen NG, mas fazer o que se no fim a Presidente pensar diferente? Ela 'e quem manda!
[]s
CB_Lima
Se vc observar naquele cable, havia referência à respeito de um encontro anterior com o Saito. E certamente houve mais durante o processo. Naquele encontro ele estava querendo garantias. E os outros? Dá para crer que o Comandante não quis que a proposta sobre armamento melhorasse? No depoimento a CRE em agosto desse ano, onde estavam o presidente da COPAC e o Saito, o Comandante destacou a melhora da proposta americana no tocante a armamento e ToT.
Embora, pelo relato dos americanos a Washington constasse que o Saito teria dito que o SH era tecnicamente o melhor e abordasse o assunto das compras via FMS serem baratas (que é mesmo), constava também que a questão da transferência de tecnologia era um problema (" uma barreira" ). E ele estava querendo garantias.
Eu considero criticável, sim, o comportamento de 3 brigadeiros na relação com os americanos, que foi exposta no WikiLeaks. E extremamente criticável várias atitudes do Jobim durante o processo a favor dos franceses.
E não se esqueça: no caso dos americanos, os bastidores deles foram expostos. O que não ocorreu com os outros.