Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18558
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3151 Mensagem por knigh7 » Qua Out 30, 2013 12:14 am

Carlos Lima escreveu:
Thor escreveu: Lima, a parte relativa a ida na embaixada não vejo da mesma maneira que está vendo. Penso eu, que como responsável por assinar o contrato e garantir o melhor produto com tudo o que tem direito, negociações dessa natureza são perfeitamente normais. Imagina você tendo que negociar um negócio com três empresas distintas e que uma simples ação de negociação possa gerar benefícios enormes para sua empresa. É comum o negociador utilizar de técnicas diversas para conseguir a melhor proposta. Fazemos isso quase que diariamente, sem perceber, ou propositalmente. Ou você acha que algo semelhante não foi feito com as demais propostas, com cartadas em que houve até a promessa de abaixar valores do avião e garantias de hora de voo, aperfeiçoamento de datalink, etc. Isso se chama negociação, e na condução do processo apenas o Comandante e a COPAC poderiam fazer isso diretamente com os futuros contratados.
Eu mesmo já fiz isso, fui numa agencia de veículos, conversei com o vendedor, puxei o saco de seu produto para conseguir a melhor proposta...e no final, comprei do concorrente, mesmo tendo conseguido o farol de neblina e os vidros elétricos traseiros na proposta, no prazo que eu tinha pedido.
Quanto a primeira parte, não podemos saber se é verídica ou não. Da mesma forma que tivemos nessa semana inúmeras "reportagens" de alto nível falando que os russos entraram no F-X, que a FAB vai comprar aviões Su-35 de 5a geração, que o SH está fora do F-X devido a espionagem (que todos sabemos que os EUA, França e outros países praticam), etc. E se o Cmt falou em sala fechada (não aberto a imprensa) informalmente ou formalmente, não sabemos se poderia ter dito como piloto ou como Comandante da Aeronáutica, segundo o relatório de análise das propostas.
Abraços
Ol'a Thor,

Valeu mesmo pela resposta :)

Voce leu o que o Saito disse naqueles Cables do Wikileaks? Ele nao disse, tira esse datalink e coloca aquele outro, tira o Sidewinder M e coloca o X e diz que integramos o A-Darter facinho facinho. O que ele disse por la foi que a preferencia dele era para o SHornet, que ele estava ajudando para garantir que a proposta Americana era a melhor, etc. Existem paginas e paginas divulgadas sobre as diversas visitas feitas.

Voce vai me desculpar, mas isso nao 'e reuniao de quem vai melhorar a proposta para o bem do Brasil.

Eu nao gosto da analogia do carro porque essa 'e uma decisao bem mais complexa e tem um reflexo de 30/40 anos e varias geracoes e o carro nao, mas em todo o caso :mrgreen: eu entendo o que vc quer dizer, mas eu nunca vou a um vendedor me derretendo pelo carro dele e ao mesmo tempo fazer de tudo para comprar esse mesmo carro e achar que por conta disso o vendedor vai fazer a melhor proposta possivel.

Nenhum vendedor vai se esforcar se eu ajudar o cara a vender o produto. ;)

No mais, esses projetos seguem diversos milestones aonde tais propostas sao discutidas e melhoradas e a mesma chance de melhorar 'e em teoria dada a todos os concorrentes. A historia dos cafezinhos informais nas embaixadas retira a transparencia do processo, pois voce esta falando com embaixadores e outras pessoas que reportam a outros tipos de interesses diferentes do Fabricante, e eu acho que a esse nivel a coisa deixa de ser tecnica e passa a ser politica, e 'e correto esse povo ir a Embaixadas fazer politica? Ou isso pertence a outra parte das negociacoes?

Na minha opiniao isso 'e tudo um tanto estranho.

No mais, o que 'aparentemente' foi dito pelo Saito, ja nao seria a primeira, segunda, Terceira, ou quarta vez que isso acontece. Se nao for verdade porque sera que a FAB nao divulga nota dizendo que nao 'e assim que a coisa funciona e lembra a midia sobre a 'neutralidade' do seu Cmdte com relacao ao processo?

Sim, todo mundo tem preferencias pessoais, e sem duvida o Saito tem as dele e tenho respeito por isso, mas o que complica 'e que pela sua proximidade e influencia nesse processo, eu sou da opiniao que at'e em respeito aos outros candidatos ele deveria manter a opiniao dele para si at'e que tudo esteja terminado.

Aqui em riba pelo menos (e nas empresas que trabalhei no Brasil relacionadas a determinadas atividades) assinamos compromissos de confidencialidade (NDAs) que em determinados casos nao podemos falar nada sobre o assunto por 3 ou 5 anos apos o projeto ter terminado, ou mesmo discutir com clientes fora das reunioes relacionadas a tais discussoes para justamente retirar suspeitas de favorecimento de um ou outro.

Mas enfim, essa 'e a minha opiniao e se no fim qualquer um dos 3 for escolhido, nao serei eu quem irei reclamar embora realmente ache que merecemos algo melhor do que o Gripen NG, mas fazer o que se no fim a Presidente pensar diferente? :lol: Ela 'e quem manda! :D

[]s
CB_Lima
Lima,

Se vc observar naquele cable, havia referência à respeito de um encontro anterior com o Saito. E certamente houve mais durante o processo. Naquele encontro ele estava querendo garantias. E os outros? Dá para crer que o Comandante não quis que a proposta sobre armamento melhorasse? No depoimento a CRE em agosto desse ano, onde estavam o presidente da COPAC e o Saito, o Comandante destacou :wink: a melhora da proposta americana no tocante a armamento e ToT.

Embora, pelo relato dos americanos a Washington constasse que o Saito teria dito que o SH era tecnicamente o melhor e abordasse o assunto das compras via FMS serem baratas (que é mesmo), constava também que a questão da transferência de tecnologia era um problema (" uma barreira" ). E ele estava querendo garantias.

Eu considero criticável, sim, o comportamento de 3 brigadeiros na relação com os americanos, que foi exposta no WikiLeaks. E extremamente criticável várias atitudes do Jobim durante o processo a favor dos franceses.

E não se esqueça: no caso dos americanos, os bastidores deles foram expostos. O que não ocorreu com os outros. :wink:
Editado pela última vez por knigh7 em Qua Out 30, 2013 12:16 am, em um total de 1 vez.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3152 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Out 30, 2013 12:16 am

Vai ver assinaram mas não entregaram a via ainda...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3153 Mensagem por FABIO » Qua Out 30, 2013 12:26 am

Um mistério,acho que a Dilma ia anunciar em sua viagem aso EUA,mas devido a celuma criada com a espionagem americana melou foi tudo, quem viver verá.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3154 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 30, 2013 2:40 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Ol'a Thor,

Valeu mesmo pela resposta :)

Voce leu o que o Saito disse naqueles Cables do Wikileaks? Ele nao disse, tira esse datalink e coloca aquele outro, tira o Sidewinder M e coloca o X e diz que integramos o A-Darter facinho facinho. O que ele disse por la foi que a preferencia dele era para o SHornet, que ele estava ajudando para garantir que a proposta Americana era a melhor, etc. Existem paginas e paginas divulgadas sobre as diversas visitas feitas.

Voce vai me desculpar, mas isso nao 'e reuniao de quem vai melhorar a proposta para o bem do Brasil.

Eu nao gosto da analogia do carro porque essa 'e uma decisao bem mais complexa e tem um reflexo de 30/40 anos e varias geracoes e o carro nao, mas em todo o caso :mrgreen: eu entendo o que vc quer dizer, mas eu nunca vou a um vendedor me derretendo pelo carro dele e ao mesmo tempo fazer de tudo para comprar esse mesmo carro e achar que por conta disso o vendedor vai fazer a melhor proposta possivel.

Nenhum vendedor vai se esforcar se eu ajudar o cara a vender o produto. ;)

No mais, esses projetos seguem diversos milestones aonde tais propostas sao discutidas e melhoradas e a mesma chance de melhorar 'e em teoria dada a todos os concorrentes. A historia dos cafezinhos informais nas embaixadas retira a transparencia do processo, pois voce esta falando com embaixadores e outras pessoas que reportam a outros tipos de interesses diferentes do Fabricante, e eu acho que a esse nivel a coisa deixa de ser tecnica e passa a ser politica, e 'e correto esse povo ir a Embaixadas fazer politica? Ou isso pertence a outra parte das negociacoes?

Na minha opiniao isso 'e tudo um tanto estranho.

No mais, o que 'aparentemente' foi dito pelo Saito, ja nao seria a primeira, segunda, Terceira, ou quarta vez que isso acontece. Se nao for verdade porque sera que a FAB nao divulga nota dizendo que nao 'e assim que a coisa funciona e lembra a midia sobre a 'neutralidade' do seu Cmdte com relacao ao processo?

Sim, todo mundo tem preferencias pessoais, e sem duvida o Saito tem as dele e tenho respeito por isso, mas o que complica 'e que pela sua proximidade e influencia nesse processo, eu sou da opiniao que at'e em respeito aos outros candidatos ele deveria manter a opiniao dele para si at'e que tudo esteja terminado.

Aqui em riba pelo menos (e nas empresas que trabalhei no Brasil relacionadas a determinadas atividades) assinamos compromissos de confidencialidade (NDAs) que em determinados casos nao podemos falar nada sobre o assunto por 3 ou 5 anos apos o projeto ter terminado, ou mesmo discutir com clientes fora das reunioes relacionadas a tais discussoes para justamente retirar suspeitas de favorecimento de um ou outro.

Mas enfim, essa 'e a minha opiniao e se no fim qualquer um dos 3 for escolhido, nao serei eu quem irei reclamar embora realmente ache que merecemos algo melhor do que o Gripen NG, mas fazer o que se no fim a Presidente pensar diferente? :lol: Ela 'e quem manda! :D

[]s
CB_Lima
Lima,

Se vc observar naquele cable, havia referência à respeito de um encontro anterior com o Saito. E certamente houve mais durante o processo. Naquele encontro ele estava querendo garantias. E os outros? Dá para crer que o Comandante não quis que a proposta sobre armamento melhorasse? No depoimento a CRE em agosto desse ano, onde estavam o presidente da COPAC e o Saito, o Comandante destacou :wink: a melhora da proposta americana no tocante a armamento e ToT.

Embora, pelo relato dos americanos a Washington constasse que o Saito teria dito que o SH era tecnicamente o melhor e abordasse o assunto das compras via FMS serem baratas (que é mesmo), constava também que a questão da transferência de tecnologia era um problema (" uma barreira" ). E ele estava querendo garantias.

Eu considero criticável, sim, o comportamento de 3 brigadeiros na relação com os americanos, que foi exposta no WikiLeaks. E extremamente criticável várias atitudes do Jobim durante o processo a favor dos franceses.

E não se esqueça: no caso dos americanos, os bastidores deles foram expostos. O que não ocorreu com os outros. :wink:
Pois é cara,

Sabe-se lá o que mais o Saito conseguiu além do que ele disse? Sabe-se lá o que ele informou para os Americanos... os Cables falaram que ele deu garantias que a proposta Americana era a melhor o que os deixou bastante confiantes. Problemático isso...

Além disso, veja bem... o NJ saiu, os 4 Brigadeiros ficaram (3 + Saito) e faziam parte da Comissão responsável de sugerir o caça e escrever o relatório.

E aí? Por pior que o NJ tenha sido, o que está no relatório em partes tem o dedo dos Brigadeiros. Seja do lado da FAB, seja do lado da ajuda aos Americanos ou o que é pior... os dois.

Dá para confiar na honestidade desses relatórios e do processo como um todo?

Dá para continuar assim depois desses casos de espionagem?

Díficil. :|

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3155 Mensagem por Justin Case » Qua Out 30, 2013 8:00 am

Amigos, bom dia.

Contrato já assinado? Para mim, não existe a menor chance.
Não houve anúncio do vencedor, há notícia de que houve pedido de renovação de propostas, e não houve tempo para negociar um contrato tão complexo.
Um programa como este certamente vai ter mais de três mil páginas de contrato.
Abraços,

Justin
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3156 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 30, 2013 10:04 am

Para o FX 2 1/2 sou a favor também do HAWKER HURRICANE.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Sds


Lord Nauta
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3157 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 30, 2013 4:16 pm

Justin Case escreveu:Amigos, bom dia.
Contrato já assinado? Para mim, não existe a menor chance.
Não houve anúncio do vencedor, há notícia de que houve pedido de renovação de propostas, e não houve tempo para negociar um contrato tão complexo.
Um programa como este certamente vai ter mais de três mil páginas de contrato.
Abraços,
Justin
Existe fonte oficial corroborando mais um pedido de extensão das ofertas do FX por mais seis meses?

Eu não vi nenhuma até agora. E se fizeram, as propostas estão tão defasadas hoje que anulariam quase que completamente qualquer vantagem ofertada pelos participantes anos atrás.

Diga-se de passagem que até hoje nada, mas absolutamente nada mesmo, prende o GF a qualquer uma das ofertas feitas no FX. Nada no campo legal ou contratual, e até porque não existe contrato e nem vínculo nenhum neste processo entre empresas e o governo brasileiro.

Começo a suspeitar que essa insistência quase que irracional, em manter-se esse programa, já caduco há anos, deve-se a algum rabo preso de alguém com a questão. E este rabo deve ser bem longo... :roll:

Não fosse isso, já teriam batido o martelo há muito tempo com qualquer outra solução de continuidade solicitada pela FAB, ou com agora com próprios russos.

Mas nós sequer saímos do lugar em que estávamos. Ou seja, nem FAB, nem GF, nem russos, nem MD ou empresas, e nem ninguém mais, sabe, ou parece querer saber, coisa nenhuma deste processo embotado e vexaminoso.

Continuemos ver o os F-5Forever a cair até o último canopi. :?

abs.
Carpe Diem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3158 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 30, 2013 4:25 pm

Yep,

Esse processo deveria estar morto e enterrado por muitos motivos, incluindo ai o fato de estar caduco.

O mundo mudou, as aeronaves que estao no short-list mudaram, as aeronaves que nao chegaram ao short-list mudaram tambem.

Por que nao fazer de novo?

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3159 Mensagem por NovaTO » Qua Out 30, 2013 4:39 pm

Realmente pode haver algo mais do que a simples compra de 36 caças que impedem que o mesmo seja cancelado, ou efetivamente decidido. No meu entender apesar de todo o teatro em função do caso de espionagem, esse GF talvez simplesmente não tenha como cancelar o FX-2. E a recente nota de que a US Navy possa encomendar exatamente 36 F-18E para não fechar a linha de produção do SH pode indicar isso. :?

[]'s
Avatar do usuário
Olinda
Avançado
Avançado
Mensagens: 373
Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3160 Mensagem por Olinda » Qua Out 30, 2013 5:16 pm

NovaTO escreveu:Realmente pode haver algo mais do que a simples compra de 36 caças que impedem que o mesmo seja cancelado, ou efetivamente decidido. No meu entender apesar de todo o teatro em função do caso de espionagem, esse GF talvez simplesmente não tenha como cancelar o FX-2. E a recente nota de que a US Navy possa encomendar exatamente 36 F-18E para não fechar a linha de produção do SH pode indicar isso. :?

[]'s
Entendi que a aquisição destes F-18E adicionais pela US Navy, se deve as incertezas do F-35. Nada relacionado com o FX-2.

Link da noticia:
http://www.flightglobal.com/news/articl ... 15-392306/

Pensando melhor, podem ter decidido adquirir mais F-18E, por que não acreditam mais que o Brasil escolha o caça da Boeing.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3161 Mensagem por Bourne » Qua Out 30, 2013 7:42 pm

Se a linha de produção do Super Hornet depender do FX, coitada da Boeing :lol:
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3162 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 30, 2013 8:00 pm

Carlos Lima escreveu:Por que nao fazer de novo?
[]s
CB_Lima
Carlos, a ausência de uma resposta - e diria até satisfação - crível e honesta para esta pergunta, de parte do GF, parece ser, a meu ver, o grande mote para o FX ainda não ter sido enterrado e sepultado de vez.

Se existe uma resposta para esta pergunta, o GF federal simplesmente se nega a fornecê-la. Porque? Acho que todos nós aqui gostaríamos muito - e até temos o direito - de saber.

E por que o GF não nos responde, já é uma outra pergunta. :roll:

Aliás, desde o triste começo deste processo todo, sempre sobraram mais perguntas do que respostas para o FX.

abs.
Carpe Diem
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3163 Mensagem por Bourne » Qua Out 30, 2013 8:09 pm

O GF decidiu não decidir desde 2008-09. Não questão técnica. O GF não quer comprometer recursos ou tomar a decisão política. Simples assim. Não vejo mudança do cenário. Agravado pelo fato que com passar do tempo nenhum dos três finalista represente atualmente o melhor pacote.

Começar um novo processo creio ser uma questão de tempo. Possivelmente em 2015 para ter o contrato firmado em 2017. Se for a aquisição de um novo. Caso contrário, a alternativa vai ser um tampão de 12-24 aeronaves com o FX postergado para década de 2020.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3164 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 30, 2013 8:25 pm

Se decidiram não decidir Bourne - o que em outras palavras chama-se omissão, que no serviço público da até processo e exoneração por prevaricação, no mínimo - é um exemplo bem típico da incompetência e arrogância com que a atual mandatária do país, que se quer cumpre as suas obrigações básica de cmte em chefe das ffaa's ao simplesmente se negar a comparecer a imensa maioria das atividades do MD e ffaa's que exigiriam a sua presença, sempre alternando para o seu subalterno vice a fim de fazer-lhe a representação, trata o assunto defesa. Imagine-se então o FX.
Uma decisão que seria do ponto de vista técnico até bem simples, mas que no fundo, no fundo, mostra apenas o que realmente se pensa a despeito da FAB, e de seus "serviços".
O FX não morreu agora, ou há pouco. Simplesmente porque ele já nasceu morto dedes 1997.
E se não quiseram decidir nada mesmo depois de vinte anos, porque fariam isso na próxima década.
A rigor, nenhum motivo. Se caças até hoje não foram e não são prioridade na agenda dos seguidos governos brasileiros, na próxima década é que não serão mesmo.
Afinal, o GTE continuará voando, e os KC-390, e quiçá os novos VVIPS presidenciais e seus tankers auxiliares, também.
Então, caças pra que? :?

abs.
Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3165 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 30, 2013 9:34 pm

Opção para o 1º GDA: Breguet 14

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Sds


Lord Nauta
Trancado